Estudo de Romanos 4:15 – Comentado e Explicado

Porquanto a lei produz a ira; e onde não existe lei, não há transgressão.
Romanos 4:15

Comentário de Albert Barnes

Seus pés … – A citação neste e nos dois versículos seguintes é resumida ou resumida em Isaías 59: 7-8 . As expressões ocorrem no meio de uma descrição do caráter da nação no tempo do profeta. O apóstolo selecionou algumas expressões dentre muitas, ao invés de fazer uma referência a toda a passagem, do que uma citação formal. A expressão “seus pés são rápidos”, etc., denota a ânsia da nação em cometer crimes, particularmente atos de injustiça e crueldade. Ansiavam pelo sangue da inocência e apressavam-se a derramá-lo, a gratificar sua malícia ou a satisfazer sua vingança.

Comentário de E.W. Bullinger

trabalha . Veja Romanos 1:27 .

para . Os textos lêem “mas” .

no = não. App-105.

no = nenhum. Grego. oude.

transgressão . Veja Romanos 2:23 .

Comentário de John Calvin

15. Pois a lei causa ira, etc. Esta é uma confirmação do último versículo, derivado do efeito contrário da lei; pois, como a lei não gera nada além de vingança, não pode trazer graça. De fato, pode mostrar aos bons e aos perfeitos o modo de vida: mas, como prescreve aos pecadores e corruptos o que eles devem fazer e lhes fornece poder para fazer isso, os exibe como culpados perante o tribunal de Deus. Pois tal é a crueldade de nossa natureza, que quanto mais nos é ensinado o que é certo e justo, mais abertamente é descoberta nossa iniqüidade, e especialmente nossa contumação, e, portanto, ocorre um julgamento mais pesado.

Pela ira , entenda o julgamento de Deus, que significa que ele tem em toda parte. Os que o explicam a ira do pecador, excitados pela lei, na medida em que ele odeia e execra o Legislador, a quem considera oposto às suas concupiscências, dizem o que é engenhoso, mas não adequado a esta passagem; pois Paulo não quis dizer outra coisa senão que a condenação é apenas o que é trazido a todos nós pela lei, como é evidente pelo uso comum da expressão, e também pela razão que ele imediatamente acrescenta.

Onde não há lei , etc. Esta é a prova pela qual ele confirma o que havia dito; pois teria sido difícil ver como a ira de Deus se acende contra nós através da lei, a menos que tivesse sido tornada mais aparente. E a razão é que, à medida que o conhecimento da justiça de Deus é descoberto pela lei, menos desculpas temos e, portanto, mais gravemente ofendemos contra Deus; pois aqueles que desprezam a vontade conhecida de Deus merecem justamente suportar um castigo mais pesado do que aqueles que ofendem por ignorância.

Mas o apóstolo não fala da mera transgressão do que é certo, do qual ninguém está isento; mas ele chama que uma transgressão, quando o homem, tendo sido ensinado o que agrada e desagrada a Deus, conscientemente e voluntariamente ultrapassa os limites estabelecidos pela palavra de Deus; ou, em outras palavras, a transgressão aqui não é um mero ato de pecado, mas uma determinação voluntária de violar o que é certo. (141) A partícula, onde, que eu tomo como advérbio, alguns consideram um parente, do qual; mas a leitura anterior é a mais adequada e a mais comumente recebida. Qualquer que seja a leitura que você siga, o significado será o mesmo: que aquele que não é instruído pela lei escrita, quando peca, não é culpado de uma transgressão tão grande, como é aquele que conscientemente quebra e transgride a lei de Deus. .

Este versículo está relacionado com os romanos 4:13 e não com o dia 14. Ele contém outro motivo, além do que Romanos 4:14 dá, em confirmação do que é dito em Romanos 4:13 . Portanto, [Macknight] torna ???, neste versículo, “mais longe”, o que torna a conexão mais evidente. “Onde não há lei, não há transgressão e, portanto, não há ira ou punição; mas onde está a lei, há transgressão, ira e punição. ” – [Pareus]

Comentário de Adam Clarke

Porque a lei opera a ira – Para a lei, qualquer lei ou regra de dever. Nenhuma lei prevê o exercício da misericórdia, pois opera a ira, a punição, pelos desobedientes. A lei necessariamente sujeita o transgressor à punição; pois onde não há lei – onde nenhuma regra de dever é promulgada e reconhecida, não há transgressão; e onde não há transgressão, não pode haver punição, pois não há lei para aplicá-la. Mas os judeus têm uma lei que eles violaram; e agora eles estão expostos às sanções penais dessa lei; e, se as promessas de perdão sem as obras da lei, não se estendem a elas, elas devem finalmente ser miseráveis, porque todas violaram a lei, e a lei exige punição. Foi um golpe de casa, e o argumento não pode ser respondido.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 4:15 . Onde não há lei, etc. – “daquilo em relação ao qual não há lei, com a sanção de uma punição anexada, não pode haver transgressão, incorrendo em ira ou punição”. Assim, pode ser processado, se lermos a palavra original , com uma aspiração, como alguns fazem: mas, se é necessário significar onde ou de que, o sentido será o mesmo; para a palavra grega pa?aßas?? aqui, para fazer o argumento da força de São Paulo, deve significar uma transgressão que se baseia na ira e punição do transgressor pela força e sanção de uma lei; e assim a proposição do apóstolo é cumprida – que é somente a lei que nos expõe à ira e que é tudo o que a lei, nesse sentido, pode fazer, pois não nos dá poder para realizar. Locke.

Comentário de Scofield

transgressão

Pecado. (Veja Scofield “ Romanos 3:23 “) .

Comentário de John Wesley

Porque a lei opera a ira; porque onde não há lei, não há transgressão.

Porque a lei – considerada à parte a graça, que embora tenha sido de fato misturada com ela, ainda não faz parte da dispensação legal, é tão difícil e nós somos tão fracos e pecadores que, em vez de nos trazer uma bênção, somente opera a ira; torna-se para nós uma ocasião de ira e nos expõe à punição como transgressores. Onde não há lei em vigor, não pode haver transgressão dela.

Referências Cruzadas

Números 32:14 – “E aí estão vocês, raça de pecadores, pondo-se no lugar dos seus antepassados e acendendo ainda mais a ira do Senhor contra Israel.

Deuteronômio 29:20 – O Senhor jamais se disporá a perdoá-lo; a sua ira e o seu zelo se acenderão contra tal pessoa. Todas as maldições escritas neste livro cairão sobre ela, e o Senhor apagará o seu nome de debaixo do céu.

2 Reis 22:13 – “Vão consultar o Senhor por mim, pelo povo e por todo Judá acerca do que está escrito neste livro que foi encontrado. A ira do Senhor contra nós deve ser grande, pois nossos antepassados não obedeceram às palavras deste livro, nem agiram de acordo com tudo que nele está escrito a nosso respeito”.

Jeremias 4:8 – Por isso, ponham vestes de lamento, chorem e gritem, pois o fogo da ira do Senhor não se desviou de nós.

Lamentações 2:22 – Como se faz convocação para um dia de festa, convocaste contra mim terrores por todos os lados. No dia da ira do Senhor, ninguém escapou nem sobreviveu; aqueles dos quais eu cuidava e os quais eu fiz crescer, o meu inimigo destruiu. “

Ezequiel 7:19 – Atirarão sua prata nas ruas, e seu ouro será tratado como coisa impura. Sua prata e seu ouro serão incapazes de livrá-los no dia da ira do Senhor e, não poderão saciar sua fome e encher os seus estômagos; serviram apenas para fazê-los tropeçar na iniqüidade.

Sofonias 1:18 – Nem a sua prata nem o seu ouro poderão livrá-los no dia da ira do Senhor. No fogo do seu zelo o mundo inteiro será consumido, pois ele dará fim repentino a todos os que vivem na terra. “

João 3:36 – Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele”.

João 15:22 – Se eu não tivesse vindo e lhes falado, não seriam culpados de pecado. Agora, contudo, eles não têm desculpa para o seu pecado.

Atos dos Apóstolos 17:30 – No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam.

Romanos 1:17 – Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”.

Romanos 2:5 – Contudo, por causa da sua teimosia e do seu coração obstinado, você está acumulando ira contra si mesmo, para o dia da ira de Deus, quando se revelará o seu justo julgamento.

Romanos 2:12 – Todo aquele que pecar sem a lei, sem a lei também perecerá, e todo aquele que pecar sob a lei, pela lei será julgado.

Romanos 3:19 – Sabemos que tudo o que a lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus.

Romanos 5:13 – pois antes de ser dada a lei, o pecado já estava no mundo. Mas o pecado não é levado em conta quando não existe lei.

Romanos 5:20 – A lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça,

Romanos 7:7 – Que diremos então? A lei é pecado? De maneira nenhuma! De fato, eu não saberia o que é pecado, a não ser por meio da lei. Pois, na realidade, eu não saberia o que é cobiça, se a lei não dissesse: “Não cobiçarás”.

1 Coríntios 15:56 – O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.

2 Coríntios 3:7 – O ministério que trouxe a morte foi gravado com letras em pedras; mas esse ministério veio com tal glória que os israelitas não podiam fixar os olhos na face de Moisés por causa do resplendor do seu rosto, ainda que desvanecente.

Gálatas 3:10 – Já os que são pela prática da lei estão debaixo de maldição, pois está escrito: “Maldito todo aquele que não persiste em praticar todas as coisas escritas no livro da Lei”.

Gálatas 3:19 – Qual era então o propósito da lei? Foi acrescentada por causa das transgressões, até que viesse o Descendente a quem se referia a promessa, e foi promulgada por meio de anjos, pela mão de um mediador.

Efésios 5:6 – Ninguém os engane com palavras tolas, pois é por causa dessas coisas que a ira de Deus vem sobre os que vivem na desobediência.

Colossenses 3:6 – É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência,

1 João 3:4 – Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei.

Apocalipse 6:16 – Eles gritavam às montanhas e às rochas: “Caiam sobre nós e escondam-nos da face daquele que está assentado no trono e da ira do Cordeiro!

Apocalipse 19:15 – De sua boca sai uma espada afiada, com a qual ferirá as nações. “Ele as governará com cetro de ferro”. Ele pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus todo-poderoso.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *