Estudo de 1 Coríntios 15:56 – Comentado e Explicado

Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.
1 Coríntios 15:56

Comentário de Albert Barnes

O aguilhão da morte – O aguilhão que a morte suporta; aquilo com o qual ele efetua seu propósito; aquilo que é usado para infligir morte; ou aquilo que é a causa da morte. Não haveria morte sem pecado. O apóstolo aqui personifica a morte, como se fosse um ser vivo, e fazendo uso do pecado para infligir a morte, ou como o ferrão, ou instrumento envenenado, com o qual inflige a agonia mortal. A idéia é que o pecado é a causa da morte. Introduziu; torna certo; é a causa da dor, angústia, agonia e horror que a acompanha. Se não houvesse pecado, as pessoas não teriam morrido. Se não houvesse pecado, a morte não seria assistida com horror ou alarme. Pois por que a inocência deveria ter medo de morrer? O que tem inocência a temer em qualquer lugar do universo de um Deus justo? O fato, portanto, que as pessoas morrem, é prova de que são pecadoras; o fato de sentirem horror e alarme, é prova de que se sentem culpados e que têm medo de entrar na presença de um Deus santo. Se isso for retirado, se o pecado for removido, é claro que o horror, o remorso e o alarme que ele é adequado para produzir também serão removidos.

É pecado – o pecado é a causa disso; veja a nota em Romanos 5:12 .

A força do pecado – Seu poder sobre a mente; sua energia terrível e terrível; e especialmente seu poder de produzir alarme na hora da morte.

É a lei – A pura e santa lei de Deus. Essa ideia que Paulo ilustrou longamente em Romanos 7: 9-13 ; veja as notas nessa passagem. Ele provavelmente fez a declaração aqui para encontrar os judeus e mostrar que a lei de Deus não tinha poder para tirar o medo da morte; e que, portanto, havia necessidade do evangelho, e que somente isso poderia fazê-lo. Os judeus sustentavam que um homem poderia ser justificado e salvo pela obediência à lei. Paulo aqui mostra que é a lei que dá o seu principal vigor ao pecado, e que ela não tende a subjugá-lo ou destruí-lo; e esse poder é visto de maneira mais impressionante nas dores e horrores de uma consciência culpada no leito da morte. Havia necessidade, portanto, do evangelho, que sozinho poderia remover a causa desses horrores, eliminando o pecado e, assim, deixando o homem perdoado morrer em paz; compare a nota em Romanos 4:15 .

Comentário de E.W. Bullinger

força = poder, como nos versículos: 1 Coríntios 15:24 , 1 Coríntios 15:43 .

Comentário de John Calvin

56. O aguilhão da morte é o pecado. Em outras palavras, “a morte não tem dardo com o qual nos ferir, exceto o pecado, pois a morte procede da ira de Deus. Agora é somente com nossos pecados que Deus está zangado. Afaste o pecado, portanto, e a morte não poderá mais nos prejudicar. ” Isso concorda com o que ele disse em Romanos 6:23 , que o salário do pecado é a morte. Aqui, no entanto, ele faz uso de outra metáfora, pois comparou o pecado a uma picada, com a qual somente a morte está armada para nos infligir uma ferida mortal. Que isso seja tirado, e a morte é desarmada, para não ser mais prejudicial. Agora, com que visão Paulo diz que isso será explicado por ele em breve.

A força do pecado é a lei. É a lei de Deus que concede a esse poder seu poder mortal, porque ele não apenas descobre nossa culpa, mas até a aumenta. Uma exposição mais clara dessa afirmação pode ser encontrada em Romanos 7: 9 , onde Paulo nos ensina que estamos vivos, enquanto estivermos sem a lei, porque , em nossa opinião, ela está bem conosco e não sentimos nossa própria miséria, até que a lei nos convoque para o julgamento de Deus e fira nossa consciência com uma apreensão da morte eterna. Além disso, ele nos ensina que o pecado foi adormecido de certa maneira, mas é estimulado pela lei, de modo a se enfurecer furiosamente. Enquanto isso, no entanto, ele justifica a lei das calúnias, com base em que ela é santa, boa e justa, e não é por si só a mãe do pecado ou a causa da morte. Portanto, ele conclui que tudo o que há de mal deve ser considerado em nossa própria conta, na medida em que ele provém manifestamente da depravação de nossa natureza. Portanto, a lei é apenas a ocasião da lesão. A verdadeira causa da ruína está em nós mesmos. Por isso, ele fala da lei aqui como força ou poder do pecado , porque ela executa sobre nós o julgamento de Deus. Nesse meio tempo, ele não nega, que o pecado inflige a morte mesmo àqueles que não conhecem a lei; but he speaks in this manner, because it exercises its tyranny upon them with less violence. For the law came that sin might abound, ( Romans 5:20 ,) or that it might become beyond measure sinful. ( Romans 7:13 .)

Comentário de Adam Clarke

The sting of death is sin – The apostle explains himself particularly here: death could not have entered into the world if sin had not entered first; it was sin that not only introduced death, but has armed him with all his destroying force; the goad or dagger of death is sin; by this both body and soul are slain.

The strength of sin is the law – The law of God forbids all transgression, and sentences those who commit it to temporal and eternal death. Sin has its controlling and binding power from the law. The law curses the transgressor, and provides no help for him; and if nothing else intervene, he must, through it, continue ever under the empire of death.

Comentário de John Wesley

O aguilhão da morte é pecado; e a força do pecado é a lei.

O aguilhão da morte é o pecado – Sem o qual não poderia ter poder. Mas essa picada que ninguém pode resistir por sua própria força.

E a força do pecado é a lei – como é amplamente declarado, Romanos 7: 7 , etc.

Referências Cruzadas

Gênesis 3:17 – E ao homem declarou: “Visto que você deu ouvidos à sua mulher e comeu do fruto da árvore da qual eu lhe ordenara que não comesse, maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da sua vida.

Salmos 90:3 – Fazes os homens voltarem ao pó, dizendo: “Retornem ao pó, seres humanos! “

Provérbios 14:32 – Quando chega a calamidade, os ímpios são derrubados; os justos, porém, até em face da morte encontram refúgio.

João 8:21 – Mais uma vez, Jesus lhes disse: “Eu vou embora, e vocês procurarão por mim, e morrerão em seus pecados. Para onde vou, vocês não podem ir”.

João 8:24 – Eu lhes disse que vocês morrerão em seus pecados. Se vocês não crerem que Eu Sou, de fato morrerão em seus pecados”.

Romanos 3:19 – Sabemos que tudo o que a lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus.

Romanos 4:15 – porque a lei produz a ira. E onde não há lei, não há transgressão.

Romanos 5:13 – pois antes de ser dada a lei, o pecado já estava no mundo. Mas o pecado não é levado em conta quando não existe lei.

Romanos 5:15 – Entretanto, não há comparação entre a dádiva e a transgressão. Pois se muitos morreram por causa da transgressão de um só, muito mais a graça de Deus, isto é, a dádiva pela graça de um só homem, Jesus Cristo, transbordou para muitos!

Romanos 5:17 – Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo.

Romanos 5:20 – A lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça,

Romanos 6:23 – Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Romanos 7:5 – Pois quando éramos controlados pela carne, as paixões pecaminosas despertadas pela lei atuavam em nossos corpos, de forma que dávamos fruto para a morte.

Gálatas 3:10 – Já os que são pela prática da lei estão debaixo de maldição, pois está escrito: “Maldito todo aquele que não persiste em praticar todas as coisas escritas no livro da Lei”.

Hebreus 9:27 – Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *