Estudo de João 8:21 – Comentado e Explicado

Jesus disse-lhes: Eu me vou, e procurar-me-eis e morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir.
João 8:21

Comentário de Albert Barnes

Eu vou do meu jeito – Veja as notas em João 7:33 .

Morrereis em seus pecados – Ou seja, você buscará o Messias; você desejará a vinda dele, mas o Messias que você espera não virá; e, como você me rejeitou, e não há outro Salvador, você deve morrer em seus pecados. Você morrerá sem perdão e, como não me procurou onde poderia me encontrar, não pode vir onde eu estarei. Observar:

1. Todos os que rejeitam o Senhor Jesus devem morrer imperdoáveis. Não há como perdoar senão por ele. Veja as notas em Atos 4:12 .

2. Haverá um tempo em que os pecadores buscarão um Salvador, mas não o encontrarão. Muitas vezes, isso é feito tarde demais, em um momento de morte e no mundo futuro eles podem procurar um libertador, mas não conseguem encontrá-lo.

3. Aqueles que rejeitam o Senhor Jesus devem perecer. Onde ele está, eles não podem vir. Onde ele está é o paraíso. Onde ele não está, com seu favor e misericórdia, existe o inferno; e o pecador que não tem Salvador deve ser infeliz para sempre.

Comentário de E.W. Bullinger

siga meu caminho = me retire.

will = vontade.

pecados = pecado. Veja App-128. O pecado de rejeitá-lo.

não pode = não é (em grego. ou) capaz.

Comentário de John Calvin

21. eu vou. Percebendo que ele não está fazendo nenhum bem entre esses homens obstinados, ele ameaça a destruição deles; e este é o fim de todos aqueles que rejeitam o Evangelho. Pois não é jogado inutilmente no ar, mas deve respirar o odor da vida ou da morte ( 2 Coríntios 2:16 .) O significado dessas palavras equivale a isso. “Os ímpios finalmente sentirão a grande perda que sofreram por rejeitarem a Cristo, quando se oferecerem livremente a eles. Eles sentirão isso, mas será tarde demais, pois não haverá mais espaço para arrependimento. ” E para alarmá-los ainda mais, mostrando-lhes que seu julgamento está próximo, em primeiro lugar, ele diz que em breve partirá, o que significa que o Evangelho lhes é pregado apenas por um curto período de tempo, e que se eles deixarem passar essa oportunidade, o tempo aceito e os dias designados para a salvação ( Isaías 49: 8 ; 2 Coríntios 6: 2 ) nem sempre durarão. Assim também, nos dias atuais, quando Cristo bater à nossa porta, devemos ir imediatamente ao seu encontro, para que ele não se canse da nossa preguiça e se retire de nós. E, de fato, aprendemos, por muitos experimentos em todas as épocas, quão grandemente essa partida de Cristo deve ser temida.

E você deve me procurar. Precisamos primeiro verificar de que maneira as pessoas agora faladas buscavam a Cristo ; pois, se tivessem sido verdadeiramente convertidos, não o teriam procurado em vão; porque ele não prometeu falsamente que, assim que um pecador geme, ele estará pronto para ajudá-lo. Cristo não significa, portanto, que eles o procurassem pelo caminho certo da fé, mas que eles o procuravam , como homens, oprimidos pelas extremidades da angústia, que buscam libertação em todas as mãos. Pois os incrédulos desejariam que Deus se reconciliasse com eles, mas ainda assim eles não deixam de fugir dele. Deus os chama; a abordagem consiste em fé e arrependimento; mas eles se opõem a Deus pela dureza de coração e, oprimidos pelo desespero, exclamam contra ele. Em resumo, eles estão tão longe de querer desfrutar do favor de Deus, que não lhe dão permissão para ajudá-los, a menos que ele negue a si mesmo, o que nunca fará.

Dessa maneira, por mais perversos que fossem os escribas, eles voluntariamente teriam aplicado a si mesmos a redenção prometida pela mão do Messias, desde que Cristo se transformasse, de acordo com sua disposição natural. Portanto, com essas palavras, Cristo ameaça e denuncia a todos os incrédulos que, depois de terem desprezado a doutrina do Evangelho, serão apreendidos com tanta angústia, que serão constrangidos a clamar a Deus, mas seu uivo não terá proveito. ; porque, como já dissemos, buscando , eles não procuram. E isso é ainda mais claramente expresso na próxima cláusula, quando ele diz: você morrerá em seu pecado; pois ele mostra que a causa de sua destruição será, que eles foram desobedientes e rebeldes até o fim. Qual é a natureza de seus pecados que veremos atualmente.

Comentário de Adam Clarke

Então disse Jesus novamente a eles – Ele lhes havia dito as mesmas coisas no dia anterior. Ver João 7:34 .

Me procurareis – Quando vossas calamidades virem sobre você, em vão procurará a ajuda do Messias, a quem agora rejeita, e a quem crucificará em breve.

Comentário de Thomas Coke

João 8:21 . Eu vou no meu caminho, e você me procurará, etc. – Nosso Senhor disse isso a eles em um discurso anterior, cap. João 7:34 e repetiu agora, para que isso lhes causasse uma impressão mais profunda: seu significado aqui parece ser que “depois de sua ascensão ao céu, quando os exércitos romanos estavam espalhando desolação e morte em todos os cantos da terra, eles desejaria sinceramente a vinda do Messias, na expectativa de libertação; mas morreria por seus pecados, e sob a culpa deles, sem qualquer Salvador, e seria excluído para sempre do céu. ” Talvez nisso nosso Senhor tenha se oposto a um erro comum dos judeus, que imaginavam que pela morte eles faziam expiação por todos os seus pecados. Em vez de nos seus pecados, alguns renderizam o e? t? aµa?t?a original, em seu pecado, isto é, por incredulidade, veja Ezequiel 3:19 .

Comentário de Scofield

pecados

(Veja Scofield “ Romanos 3:23 “) .

Referências Cruzadas

1 Reis 18:10 – Juro pelo nome do Senhor, o teu Deus, que não há uma só nação ou reino aonde o rei, meu senhor, não enviou alguém para procurar por ti. E, sempre que uma nação ou reino afirmava que tu não estavas lá, ele os fazia jurar que não conseguiram encontrar-te.

2 Reis 2:16 – “Olha, nós, teus servos, temos cinqüenta homens fortes. Deixa-os sair à procura do teu mestre. Talvez o Espírito do Senhor o tenha levado e deixado em algum monte ou em algum vale”. Respondeu Eliseu: “Não mandem ninguém”.

Jó 20:11 – O vigor juvenil que enche os seus ossos jazerá com ele no pó.

Salmos 73:18 – Certamente os pões em terreno escorregadio e os fazes cair na ruína.

Provérbios 11:7 – Quando morre o ímpio, sua esperança perece; tudo o que ele esperava do seu poder dá em nada.

Provérbios 14:32 – Quando chega a calamidade, os ímpios são derrubados; os justos, porém, até em face da morte encontram refúgio.

Isaías 65:20 – “Nunca mais haverá nela uma criança que viva poucos dias, e um idoso que não complete os seus anos de idade; quem morrer aos cem anos ainda será jovem, e quem não chegar aos cem será maldito.

Ezequiel 3:18 – Quando eu disser a um ímpio que ele vai morrer, e você não o advertir nem lhe falar para dissuadi-lo dos seus maus caminhos para salvar a vida dele, aquele ímpio morrerá por sua iniqüidade; mas para mim você será responsável pela morte dele.

Mateus 23:39 – Pois eu lhes digo que vocês não me verão desde agora, até que digam: ‘Bendito é o que vem em nome do Senhor’”.

Mateus 24:23 – Se, então, alguém lhes disser: ‘Vejam, aqui está o Cristo! ’ ou: ‘Ali está ele! ’, não acreditem.

Mateus 25:41 – “Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos.

Mateus 25:46 – “E estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna”.

Lucas 16:22 – “Chegou o dia em que o mendigo morreu, e os anjos o levaram para junto de Abraão. O rico também morreu e foi sepultado.

João 7:34 – Vocês procurarão por mim, mas não me encontrarão; onde eu estou, vocês não podem vir”.

João 8:24 – Eu lhes disse que vocês morrerão em seus pecados. Se vocês não crerem que Eu Sou, de fato morrerão em seus pecados”.

João 12:33 – Ele disse isso para indicar o tipo de morte que haveria de sofrer.

João 12:35 – Disse-lhes então Jesus: “Por mais um pouco de tempo a luz estará entre vocês. Andem enquanto vocês têm a luz, para que as trevas não os surpreendam, pois aquele que anda nas trevas não sabe para onde está indo.

João 13:33 – “Meus filhinhos, vou estar com vocês apenas mais um pouco. Vocês procurarão por mim e, como eu disse aos judeus, agora lhes digo: Para onde eu vou, vocês não podem ir.

1 Coríntios 15:17 – E, se Cristo não ressuscitou, inútil é a fé que vocês têm, e ainda estão em seus pecados.

Efésios 2:1 – Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *