Estudo de 2 Reis 2:16 – Comentado e Explicado

e disseram: Sabe que entre os teus servos há cinqüenta homens valentes, que podem ir em busca do teu amo. Talvez o tenha arrebatado o Espírito do Senhor e atirado com ele para algum monte ou para algum vale. Não os mandeis, respondeu Eliseu.
2 Reis 2:16

Comentário de Albert Barnes

Compare as referências marginais. As palavras “lançam-no sobre alguma montanha”, indicam que eles esperavam encontrar o profeta vivo.

Comentário de Thomas Coke

2 Reis 2:16 . O Espírito do Senhor o levou A partir de algumas expressões das Escrituras, parece que o Espírito do Senhor costumava transportar os profetas pelo ar, e com grande rapidez os remove para lugares distantes. Obadias fala disso como uma coisa comum, 1 Reis 18:12 . E no Novo Testamento nos é dito por Filipe que, quando eles saíram da água, o Espírito do Senhor o arrebatou, que o eunuco não o viu mais: – E Filipe foi encontrado em Atzotus; Atos 8: 39-40 .

REFLEXÕES.— Elias se foi, mas Eliseu permanece. Quando Deus remove uma luz de sua igreja, ele pode levantar outra para suprir seu lugar.

1. Eliseu, com prazer, recolhe o manto que caiu de seu pai falecido: ele o amou desde o primeiro dia em que foi lançado sobre ele, e não apenas por sua causa o preservou, mas, como o penhor de sua petição, recebeu com a mais profunda gratidão, e o usou como sucessor no cargo do grande profeta que o deixara para trás. Nota; (1.) Os símbolos que nos foram dados pelos amigos que partiram, que nos estimulam a imitar suas virtudes, são realmente valiosos. (2.) Os que vestem o uniforme de um profeta devem ler em suas próprias roupas as obrigações que lhes incumbem de cumprir com diligência seu pesado cargo.

2. Agora vestido com o espírito de Elias, assim como com seu manto, ele volta para as águas do Jordão, e ali, com fé invocando o Senhor Deus de Elias, fere as águas e elas se dividem. Onde ele está? ele chora; ???????? Aph-hu segue no original. Aqui está ele, até ele, respondendo imediatamente à chamada. Nota; (1.) Mesmo que a oração da fé seja proferida, Deus responderá. (2.) Os que andam no espírito de Elias encontrarão com eles a presença e o poder do Deus de Elias.

3. Os filhos dos profetas, que contemplaram o milagre, receberam com profundo respeito o profeta que voltava, como sucessor designado por Elias. Nota; Não é material de onde veio um homem ou qual foi sua educação; se Deus o dá com dons eminentes e graças eminentes, mesmo os filhos dos profetas precisam achar que não é desonra se curvar diante dele.

Comentário de Joseph Benson

2 Reis 2: 16-17 . Eis que há com teus servos cinquenta homens fortes – capazes de fazer essa jornada. Deixe-os ir, oramos a ti, e busquemos o seu mestre – Eles receberam apenas uma revelação imperfeita do desígnio de Deus, com respeito a Elias, quando perguntaram a Eliseu se ele sabia que o Senhor levaria seu mestre: pois eles parecem ter supunha que o Espírito de Deus poderia tê-lo erguido e lançado, vivo ou morto, sobre alguma montanha ou vale a distância; veja em 1 Reis 18:12 ; e, se vivos, desejavam encontrá-lo, para que pudessem ministrar às suas necessidades; e, se estiverem mortos, para que possam dar ao seu corpo um enterro honroso. E ele disse: Não mandareis ; pois sabia que não teria sentido. Eles o exortaram até que ele se envergonhasse – isto é, negá-los por mais tempo, para que não pensassem que sua negação resultou de uma negligência de seu mestre ou de um desprezo por eles. Ou, como o hebraico ?? ??? , gnad bosh, pode ser prestado com igual propriedade, até que tenham vergonha, a saber, porque ele tantas e obstinadamente negou seu pedido. E eles o procuraram por três dias – vasculhando todos os lugares onde pensavam que ele poderia ser escolhido. Mas não o encontrou – Assim, mais uma evidência foi dada de sua tradução, e eles, perdendo o trabalho e cansando-se de sua busca infrutífera, estariam mais prontos para se submeter à autoridade de Eliseu e concordar com seu julgamento outra vez.

Comentário de Adam Clarke

Cinqüenta homens fortes – Provavelmente os mesmos cinquenta que são mencionados em 2 Reis 2: 7 e que viram Elias ser levado pelo turbilhão.

Lance -o sobre uma montanha – Embora eles o tenham visto levado para o céu, ainda assim eles pensavam que o Espírito do Senhor poderia ter descido com ele e o deixado em alguma montanha ou vale remoto.

Não enviareis – Ele sabia que havia sido traduzido para o céu, e que, portanto, seria inútil.

Comentário de John Wesley

E eles disseram-lhe: Eis agora, com teus servos cinquenta homens fortes; deixem-nos ir, oramos a ti, e busquemos o teu senhor; para que não aconteça que o Espírito do Senhor o tenha levantado, eo lançado sobre algum monte ou vale. E ele disse: Não enviareis.

Homens fortes – Capazes de fazer essa jornada.

Para que, … – Eles pensassem, ou que Deus não o tivesse finalmente tirado deles, mas apenas por um tempo; ou que Deus havia apenas tirado sua alma e que seu corpo foi jogado em algum lugar que eles desejavam procurar, para que pudessem lhe dar um enterro honroso.

Referências Cruzadas

1 Reis 18:12 – Não sei para onde o Espírito do Senhor poderá levar-te quando eu te deixar. Se eu for dizer a Acabe e ele não te encontrar, ele me matará. E eu, que sou teu servo, tenho adorado o Senhor desde a minha juventude.

Ezequiel 3:14 – Então o Espírito elevou-me e tirou-me de lá, com o meu espírito cheio de amargura e de ira, e com a forte mão do Senhor sobre mim.

Ezequiel 8:3 – Ele estendeu o que parecia um braço e pegou-me pelo cabelo. O Espírito levantou-me entre a terra e o céu e, em visões de Deus, ele me levou a Jerusalém, à entrada da porta do norte do pátio interno, onde estava colocado o ídolo que desperta o zelo de Deus.

Ezequiel 11:24 – Então o Espírito ergueu-me e levou-me aos que estavam exilados na Babilônia, na visão dada pelo Espírito de Deus. Findou-se então a visão que eu estava tendo,

Ezequiel 40:2 – Em visões de Deus ele me levou a Israel e me pôs num monte muito alto, em cujo lado sul estavam alguns prédios que tinham a aparência de uma cidade.

Atos dos Apóstolos 8:39 – Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe repentinamente. O eunuco não o viu mais e, cheio de alegria, seguiu o seu caminho.

2 Coríntios 12:2 – Conheço um homem em Cristo que há catorze anos foi arrebatado ao terceiro céu. Se foi no corpo ou fora do corpo, não sei; Deus o sabe.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *