Estudo de Ezequiel 8:3 – Comentado e Explicado

Estendeu uma espécie de mão, e me agarrou pelos cachos dos cabelos. O espírito levantou-me entre o céu e a terra, e me levou a Jerusalém, em visões divinas, à entrada da porta interior que olha para o norte, lá onde se erige o ídolo que provoca o ciúme {do Senhor}.
Ezequiel 8:3

Comentário de Albert Barnes

Nas visões de Deus – Ezequiel não foi transportado “no corpo”, mas extasiado “em espírito”, enquanto ele ainda estava sentado entre os anciãos de Judá.

O portão interno – Ou, o portão do pátio interno. Esse portão, que leva do pátio externo ao pátio interno (o tribunal dos sacerdotes), é chamado Ezequiel 8: 5 “o portão do altar”, porque foi desse lado que os sacerdotes se aproximaram do altar de bronze. O profeta está do lado de fora deste portão, de modo que a “imagem do ciúme” foi estabelecida na corte externa ou do povo, contra a entrada norte da corte do padre. Esta imagem era a imagem de um deus falso que provocava o Senhor ao “ciúme” Deuteronômio 32:16 , Deuteronômio 32:21 ; 1 Reis 14:22 . Pode-se duvidar se as cenas descritas neste capítulo pretendem representar o que realmente ocorreu. Podem ser figuras ideais para indicar a corrupção idólatra de padres e pessoas. E isso está de acordo com o caráter simbólico do número “quatro”; as quatro idolatrias representando as idolatria em todos os quatro quadrantes do mundo. Os deuses falsos do pagandom são levados ao templo para que possam ser detectados e expostos ao serem confrontados com o Deus da revelação. Ainda a história prova que a imagem ideal era sustentada por fatos reais que haviam ocorrido e estavam ocorrendo.

Comentário de Thomas Coke

Ezequiel 8: 3 . Me levou por uma fechadura, etc. – Naquela época, os pecados desse povo rebelde estavam maduros para o castigo de seu cativeiro que se aproximava: eles se poluíram com todos os tipos de abominações egípcias, como aparece nesta famosa visão do profeta, em que suas três idolatria de capitais são descritas graficamente. O profeta se representa como uma visão trazida a Jerusalém. E à porta do portão interno que dá para o norte, ele viu a sede da imagem do ciúme, que provoca ciúmes. Este é um prelúdio para as visões que descrevem as várias idolatrias da casa de Israel, onde, no esboço mais nobre de uma imaginação inspirada, a idolatria é ela mesma personificada e transformada em ídolo; e a imagem subliminarmente chamou a imagem do ciúme; o que o profeta explica observando, que foi aquilo que provocou Deus ao ciúme. Ele então prossegue para os vários cenários da visão inspirada. Veja a Divina Legação, vol. 3: Houbigant é de opinião que essa imagem de ciúme representava Marte, porque Tammus é mencionado no versículo 14, que certamente era o mesmo que Adonis; pois cada um desses ídolos estava na mesma parte do templo, e as mulheres choram por Adonis diante da imagem do ciúme, ou Marte, que matou Adonis por meio do javali, por ciúme: mas a opinião do bispo Warburton parece preferível. Em vez da porta do portão interno, podemos ler, porta ou entrada do portão da quadra interna.

Comentário de Joseph Benson

Ezequiel 8: 3-6 . E ele estendeu a forma de uma mão – Ele pareceu fazê-lo. Isso, e tudo o que se segue, até o final de Ezequiel 8:16 , foi feito apenas em visão, como aparece na expressão usada aqui: e me trouxe as visões de Deus, etc. – De maneira semelhante, foi representado à mente do Profeta Eliseu ( 2 Reis 5:26 ) o que Geazi estava fazendo quando recebeu os presentes de Naamã, que o profeta ali chama estar presente com Geazi. A Jerusalém, à porta do portão interno – À entrada que leva ao pátio interno, chamada pátio dos sacerdotes, onde ficava o altar de holocaustos; onde estava a sede da imagem do ciúme – “Uma imagem criada nos arredores do templo, para provocar Deus ao ciúme, estabelecendo um rival contra ele no local dedicado à sua própria adoração”. Provavelmente era uma imagem de Baal, pois esse foi o ídolo que eles adoravam principalmente. Como era extremamente provocador para Deus estabelecer outro objeto de adoração além dele; por isso, era ainda mais importante fazê-lo no local que fora construído e dedicado apenas a sua adoração. Falar no sentido figurado em que Deus é mencionado, com relação à nação judaica, a saber, como marido dela, era exatamente o mesmo que se o adúltero fosse trazido para a casa do marido a quem ele havia ferido. , à sua própria vista; portanto, é muito apropriadamente chamada aqui, a imagem do ciúme, ou que excita o ciúme. Que eu deveria ir longe do meu santuário – Quais são as provocações suficientes para me fazer abandonar o meu santuário, e entregá-lo para ser profanado pelos pagãos, Ezequiel 7: 21-22 . Isso é representado significativamente pela partida da glória divina do limiar do templo, Ezequiel 10:18 .

Comentário de Scofield

visões

As visões, ou seja, das antigas profanações do templo e da impiedade por causa da qual Israel estava na Babilônia, mostram ao profeta que ele poderia justificar a nova geração nascida na Assíria e na Babilônia durante o cativeiro, a justiça de Deus em o atual castigo nacional. As visões são retrospectivas; Israel havia feito essas coisas, daí os cativeiros. Essa cepa continua até Ezequiel 33:20 . É a visão divina da pecaminosidade nacional e da apostasia, revelada a Ezequiel em uma série de visões tão vívidas que, embora o profeta estivesse à beira do rio Quebar; Ezequiel 1: 1 ; Ezequiel 1: 3 ; Ezequiel 3:23 ; Ezequiel 10:15 ; Ezequiel 10:20 ; Ezequiel 10:22 ; Ezequiel 43: 3 Era como se ele fosse transportado de volta a Jerusalém e ao tempo em que essas coisas estavam ocorrendo. Essas visões da pecaminosidade de Israel são intercaladas com promessas de restauração e bênção que ainda precisam ser cumpridas. Veja “Israel”; Gênesis 12: 2 ; Gênesis 12: 3 ; Romanos 11:26 . Também “Reino (OT)”; Gênesis 1: 26-28 ; Zacarias 12: 8 .

Comentário de Adam Clarke

A imagem do ciúme – ????? ??? semel hakkinah . Certamente não sabemos de que forma era essa imagem, nem que deus ela representava. Alguns dizem que foi a imagem de Baal, que foi colocada no templo por Manasses; outros, que era a imagem de Marte; e outros, que era a imagem de Tammuz ou Adonis. A Calmet apoia esta opinião pelos seguintes motivos: –

  1. O nome concorda perfeitamente com ele. Ele foi representado como um belo jovem, amado por Vênus; quando Marte, seu amante, enfurecido e cheio de ciúmes, enviou um grande javali contra Adonis, que o matou com suas presas. Por isso, foi a imagem daquele que foi vítima de ciúmes.
  • O profeta, voltando para o portão norte, onde vira a imagem de ciúmes, Ezequiel 8:14 , viu as mulheres lamentando Tamuz. Agora, Tammuz, todos concordam, significa Adonis; era isso, portanto, que era chamado de imagem do ciúme.
  • As Escrituras freqüentemente dão aos ídolos pagãos nomes de degradação; como Baal-Zebub, deus das moscas; Baal-zebul; deus do esterco.
  • É provável que tenha sido Adônis que se chama Os mortos, Levítico 19:27 , Levítico 19:28 ; Deuteronômio 14: 9 , porque ele era adorado como um morto. E as mulheres representadas como adorando-o provavelmente eram adúlteras e haviam sofrido com o ciúme de seus maridos. E esse culto à imagem do ciúme provocou Deus ao ciúme, a destruir essas pessoas más.

    Comentário de John Calvin

    O Profeta aqui relata que ele foi levado a Jerusalém para poder contemplar as superstições sujas pelas quais os judeus haviam profanado o templo. Mas primeiro ele diz que a forma de uma mão foi levantada. De onde novamente coletamos que o corpo não era sólido ou substancial que o Profeta tinha visto; mas era apenas uma figura visível como um símbolo da presença de Deus. Isso explica a palavra semelhança ou figura, pois não foi uma mão real que agarrou o Profeta pelas mechas ou pelos da cabeça, mas foi a semelhança de uma mão e, portanto, ele acrescenta , nas visões de Deus isso foi feito. . Ele realmente diz que foi carregado entre o céu e a terra, mas ninguém imagina que isso foi realmente feito, pois ele se explica e diz, nas visões de Deus. Por visões de Deus, ele entende uma revelação livre de toda dúvida: por há uma oposição silenciosa entre essas revelações divinas e os espectros que muitas vezes enganam os sentidos dos homens. Aqueles que interpretam “visões de Deus” simplesmente como profecia enfraquecem o que o Profeta desejava expressar enfaticamente; e aqueles que pensam que o nome de Deus usado aqui como epíteto (como os hebreus chamam de notável, divino) também se afastam do sentido genuíno do Profeta. Portanto, não há dúvida de que ele se opõe às visões de Deus a todos os espectros: pois Satanás, como sabemos, ilude os sentidos dos homens com seus prodígios e suas maravilhosas artes de fascinação: pois acontece que os filhos de Deus às vezes são iludidos: daí a O Profeta, para tirar todas as dúvidas de seus ensinamentos, diz que ele foi levado a Jerusalém em visões de Deus e acrescenta que ele foi levado ao portão norte. Sabemos que havia muitos portões da grande área, para que a entrada das pessoas fosse mais confortável. Pois se houvesse apenas um portão aberto, eles teriam sido mais tumultuados, como geralmente é uma multidão. A área do templo tinha então um portão oriental e um norte; depois havia outros portões, que davam fácil entrada ao povo e também aos sacerdotes. Os sacerdotes realmente tinham uma área interna que era distinta, mas quando ofereceram vítimas no altar, eles se misturaram com o povo. Portanto, essa foi a razão pela qual o piso do templo tinha portões diferentes. Agora, o Profeta diz que ele foi levado para a varanda do portão, para que ele não penetrasse diretamente na parte secreta do templo, mas parecia estar diante das portas, até que Deus o informou do que estava fazendo. dentro. Ele diz que havia o assento do ídolo. Não sabemos o que era o ídolo, exceto que o Profeta diz que era abominável. Ele o chama primeiro de ídolo do ciúme, e depois acrescenta o particípio, provocando Deus ao ciúme. Mas, embora o substantivo e o verbo sejam freqüentemente tomados em mau sentido, Deus transfere o afeto do ciúme para si mesmo e, nesse sentido, ele diz em Deuteronômio,

    “Eles me provocaram: me deixaram com ciúmes do que não é Deus; portanto, eu os farei inveja” ( Deuteronômio 32:21 ).

    Ele faz alusão ao ciúme de marido e mulher, pois se a mulher se prostitui, o marido arde de indignação e esse surto de raiva é mais flagrante. Assim também quando a esposa, por sua vez, sabe que seu marido é um adúltero, ela é levado com intemperança e excesso. Assim, Deus, quando mostra como estima sua glória e adoração, se compara a um homem ciumento, quando nos voltamos para a adoração idólatra e adúltera. Nesse sentido, o ídolo que estava na varanda ou na entrada do templo é chamado de ídolo do ciúme, e o ídolo que causa ciúmes. Embora possamos também traduzir, foi a sede do ídolo causando ciúmes, uma vez que o substantivo ???? , kenah, é considerado no caso ablativo. Dizem que esse ídolo provocou ciúmes, porque os judeus ao erguerem esse ídolo pisaram em pé seu Deus, ou pelo menos tentaram prostrar sua glória. Agora segue –

    Comentário de E.W. Bullinger

    o espírito . Provavelmente um anjo. Ver abaixo. Hebr, ruach . App-9.

    mim. Emph .: isto é, o próprio Ezequiel, como Filipe. Compare 1 Reis 18:12 . 2 Reis 2:16 . Atos 8:39 . 2 Coríntios 12: 2 , 2 Coríntios 12: 4 . Apocalipse 1:10 ; Apocalipse 4: 2 ; Apocalipse 17: 3 ; Apocalipse 17:21 , Apocalipse 17:10 . Compare Ezequiel 11:24 , Ezequiel 11:25 ; Ezequiel 40: 2 , Ezequiel 40: 3 .

    as visões de Deus: i, e. as visões dadas a ele por Deus. O Genitivo de Origem (App-17.)

    Deus Hebraico. Elohim. App-4.

    para Jerusalém: ou seja, para a própria cidade em si, não uma visão dela.

    porta Entrada.

    ciúme . Dê um tapinha na figura do discurso Metonímia (de efeito), App-6, para o efeito produzido por ela, conforme explicado na próxima seção. Referência ao Pentateuco ( Deuteronômio 4:16 ). App-92. Em outros lugares apenas em 2 Crônicas 33: 7 , 2 Crônicas 33:15 .

    provoca ciúmes . Referência a Pentateuco ( Êxodo 20: 5 , Deuteronômio 32:16 ), App-92.

    Comentário de John Wesley

    E ele estendeu a forma de uma mão e me levou por uma mecha da minha cabeça; e o espírito me levantou entre a terra e o céu, e me trouxe as visões de Deus para Jerusalém, até a porta da porta interna que dá para o norte; onde estava a sede da imagem do ciúme, que provoca ciúmes.

    E – Isso, e todas as passagens até o final do versículo 16, foram feitas apenas em visão.

    Portão interno – Para a porta do portão da quadra interna.

    O norte – Os tribunais do templo tinham quatro portões em direção aos quatro quadrantes, e este era o portão norte, que dava para a grande corte onde Ahaz havia erguido seu altar de Damasco e onde os ídolos estavam erguidos.

    A imagem – Baal, que Manassés montara, Josias destruíra, mas os reis que a sucederam novamente a montaram.

    Ciúme – Porque era uma afronta tão notória a Deus, que havia casado Israel sozinho.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *