Estudo de João 7:34 – Comentado e Explicado

Buscar-me-eis sem me achar, nem podereis ir para onde estou.
João 7:34

Comentário de Albert Barnes

Vós me procurareis – Isso provavelmente significa simplesmente: Vós procurareis o Messias. Tais serão seus problemas, tais como as calamidades que virão sobre a nação, que você desejará sinceramente a vinda do Messias. Você procurará um Libertador e procurará fingir que ele pode trazer libertação. Isso não significa que eles procurariam por Jesus e não o encontrariam, mas que desejariam a ajuda e o conforto do Messias e ficariam desapontados. Jesus fala de si mesmo como o Messias, e seu próprio nome como sinônimo do Messias. Veja as notas em Mateus 23:39.

Não me encontrará – Não encontrará o Messias. Ele não virá, de acordo com suas expectativas, para ajudá-lo. Veja as notas em Mateus 24 .

Onde estou – Toda essa cláusula deve ser entendida como futura, embora as palavras AM e não possam estar no tempo presente. O significado é: Onde eu estarei, você não poderá ir. Ou seja, ele, o Messias, estaria no céu; e embora desejassem sinceramente sua presença e ajuda para salvar a cidade e a nação dos romanos, ainda assim não seriam capazes de obtê-la – representada aqui por não poderem procurá-lo. Isso não se refere à sua salvação individual, mas à libertação de sua nação. Não é verdade para os pecadores individuais que eles buscam a Cristo de maneira adequada e não são capazes de encontrá-lo; mas era verdade para a nação judaica que eles procuravam o Messias, e procuravam sua vinda para libertá-los, mas ele não o fez.

Comentário de E.W. Bullinger

will = vontade.

Eu sou. A fórmula da existência divina e eterna. Veja nota em João 6:35 e p. João 8:58 .

Comentário de John Calvin

34. Você deve me procurar. Eles procuraram Cristo, para matá-lo. Aqui Cristo alude à significação ambígua da palavra busca, pois logo eles o buscarão de outra maneira; como se ele tivesse dito: “Minha presença, que agora é cansativa e intolerável para você, durará pouco tempo; mas em breve me procurarás em vão, pois, longe de ti, não só pelo meu corpo, mas também pelo meu poder, contemplarei do céu a tua destruição. Mas aqui uma pergunta pode ser feita, de que natureza era essa busca de Cristo? Pois é claro o suficiente que Cristo fala dos réprobos, cuja obstinação em rejeitar a Cristo alcançara o ponto máximo. Alguns o referem à doutrina, porque os judeus, perseguindo tolamente a justiça das obras, não obtiveram o que desejavam ( Romanos 9:31 .) Muitos o entendem como se referindo à pessoa do Messias, porque os judeus se reduziram a extremidades, em vão implorou um Redentor. Mas, por minha parte, explico isso como meramente denotando os gemidos de angústia proferidos pelos iníquos, quando, compelidos pela necessidade, eles olham de alguma maneira para Deus.

E não me encontrará. Quando o procuram , não o procuram; pois a incredulidade e a obstinação – fechando o coração deles, por assim dizer – os impede de se aproximarem de Deus. Eles desejariam, de fato, que Deus os ajudasse e deveria ser seu Redentor, mas, por impenitência e dureza de coração, eles obstruíam seu caminho. Temos um exemplo muito impressionante (192) em Esaú, que, por ter perdido o direito de primogenitura, não só é oprimido pelo sofrimento, mas geme e range os dentes, e começa a ficar furioso de indignação ( Gênesis 27:38 ; Hebreus 12:17 .) Mas ainda assim, ele está longe do caminho certo de buscar a bênção, que, no exato momento em que a procura, (193) ele se torna mais indigno disso. Dessa maneira, Deus geralmente pune o desprezo de sua graça nos réprobos, de modo que, afligidos por punições severas ou oprimidos por uma convicção de sua miséria, ou reduzidos a outras extremidades, eles reclamam, choram e uivam, mas sem colhendo qualquer vantagem; pois, sendo sempre como eles, nutrem em seus corações a mesma crueldade que anteriormente demonstravam, e não vão a Deus, mas desejam que ele tenha mudado, pois não podem destruí-lo. Por isso, aprendamos que devemos receber a Cristo sem demora, enquanto ele ainda está presente conosco, para que a oportunidade de desfrutá-lo não desapareça de nós; pois se a porta for fechada uma vez, será inútil tentarmos abri-la.

Busca o Senhor, diz Isaías, enquanto ele pode ser encontrado; invoque-o enquanto ele estiver perto,
( Isaías 55: 6. )

Portanto, devemos ir a Deus cedo, enquanto o tempo de seu bom prazer durar , como o profeta fala ( Isaías 49: 8 ;), pois não sabemos quanto tempo Deus suportará nossa negligência. Nessas palavras, onde eu estou, você não pode vir, ele emprega o tempo presente em vez do futuro, onde eu estarei , você não poderá vir

Comentário de Adam Clarke

Vós me procurareis, e não me encontrareis. Quando os exércitos romanos vierem contra ti, vais em busca de um libertador. Mas sereis exterminados em vossos pecados, porque não crestes em mim; e onde estou – no reino da glória, não podeis vir; pois nada que seja profano entrará na nova Jerusalém. Neste, e o trigésimo sexto verso, e?µ? , eu sou, é lido por vários e?µ? , vim, como no vigésimo nono verso; e nesses dois últimos lugares, os etíopes, árabes, três cópias de Itala, Nonnus e Theophylact, concordam. Veja a nota em João 7:29 .

Comentário de John Wesley

Vós me buscareis, e não me achareis; e onde estou, para onde não podeis vir.

Vós me buscarás – A quem agora desprezais. Essas palavras são, por assim dizer, o texto comentado neste e no capítulo seguinte.

Onde estou – Cristo está dizendo tantas vezes enquanto está na terra, onde estou, quando ele falou de estar no céu, sugere sua presença perpétua ali em sua natureza divina: embora sua ida para lá fosse uma coisa futura, com relação à sua natureza humana .

Referências Cruzadas

Provérbios 1:24 – Vocês, porém, rejeitaram o meu convite; ninguém se importou quando estendi minha mão!

Oséias 5:6 – Quando eles forem buscar o Senhor com todos os seus rebanhos e com todo o seu gado, não o encontrarão; ele se afastou deles.

Mateus 23:39 – Pois eu lhes digo que vocês não me verão desde agora, até que digam: ‘Bendito é o que vem em nome do Senhor’”.

Lucas 13:24 – “Esforcem-se para entrar pela porta estreita, porque eu lhes digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão.

Lucas 13:34 – “Jerusalém, Jerusalém, você, que mata os profetas e apedrejas os que lhe são enviados! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram!

Lucas 17:22 – Depois disse aos seus discípulos: “Chegará o tempo em que vocês desejarão ver um dos dias do Filho do homem, mas não verão.

João 8:21 – Mais uma vez, Jesus lhes disse: “Eu vou embora, e vocês procurarão por mim, e morrerão em seus pecados. Para onde vou, vocês não podem ir”.

João 13:33 – “Meus filhinhos, vou estar com vocês apenas mais um pouco. Vocês procurarão por mim e, como eu disse aos judeus, agora lhes digo: Para onde eu vou, vocês não podem ir.

João 14:3 – E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver.

João 14:6 – Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

João 17:24 – “Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha glória, a glória que me deste porque me amaste antes da criação do mundo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *