Estudo de Ezequiel 3:18 – Comentado e Explicado

Se digo ao malévolo que ele vai morrer, e tu não o prevines e não lhe falas para pô-lo de sobreaviso devido ao seu péssimo proceder, de modo que ele possa viver, ele há de perecer por causa de seu delito, mas é a ti que pedirei conta do seu sangue.
Ezequiel 3:18

Comentário de Albert Barnes

Esta passagem antecipa o grande princípio moral do governo divino Ezequiel 3:20

Ponho uma pedra de tropeço diante dele – levo-o a julgamento colocando dificuldades e tentações em seu caminho (compare Ezequiel 7:19 ; margem Ezequiel 44:12 ; Ezequiel 14: 3-4 ). É verdade que Deus não tenta nenhum homem para sua destruição, mas, no curso de Sua Providência, Ele permite que homens sejam julgados para que sua fé seja aprovada, e neste julgamento alguns que parecem ser justos caem.

Porque tu … o sangue dele … – No que diz respeito ao profeta, a negligência de seu dever é considerada a causa da queda do homem aparentemente justo.

Sua justiça … – Ou justiça, isto é, atos de justiça. O homem “justo” aqui é aquele que, até então, havia praticado os “atos de justiça” prescritos pela Lei, mas quando chegou a provação faltava o “princípio de justiça”.

Ezequiel 3:21

A repetição da palavra “justo” deve ser observada. Parece haver uma sugestão de que o pecado é estranho ao caráter de um homem “justo”. Compare 1 João 3: 7-9 .

Comentário de Adam Clarke

Certamente morrerás – Ou seja, se ele não se converter de sua maldade, e você não lhe der aviso, como acima, ele morrerá em sua iniqüidade, que ele não deveria ter cometido; mas o sangue dele precisarei de tua mão – visitarei tua alma pela perda dele. Oh, quão horrível é isso! Ouçam, sacerdotes, pregadores, ministros do Evangelho; vós, especialmente, que entraram no ministério para viver, vós que reunimos uma congregação para vos alimentar da gordura deles, e vestir-nos com sua lã; em cujas paróquias e em cujas congregações as almas estão morrendo, sem conversão, dia após dia, que nunca foram solenemente avisadas por você e para quem você nunca mostrou o caminho da salvação, provavelmente porque você não sabe nada disso! Oh, que perdição espera por você! Ter o sangue de todas as almas que morreram em suas paróquias ou em suas congregações, sem conversão, posto à sua porta! Sofrer uma condenação comum por toda alma que perece pela sua negligência! Quantas cargas intermináveis ??de coisas devem suportar! Levas o dízimo, os subsídios ou os aluguéis, até o último grão e o último centavo; enquanto as almas sobre as quais vocês se fizeram vigias pereceram e estão perecendo pela sua negligência. Ó homens inúteis e infelizes! melhor para você nunca tivesse nascido! Vão se vangloria de autoridade apostólica, enquanto não fazeis obra de apóstolos! Vão vangloriar-se de ortodoxia, enquanto não mostram nem conhecem o caminho da salvação! Vã suas pretensões a um chamado divino, quando não fizerem o trabalho dos evangelistas! O estado dos mais miseráveis ??da raça humana é invejável ao dos ministros, pastores, professores e pregadores.

Mas isso não desencoraja o ministro fiel que ensina todo homem, e adverte todo homem, com toda a sabedoria, para que ele apresente todo homem perfeito a Cristo Jesus. Se após esse ensino e advertência eles pecarem e morrerem em seus pecados, seu sangue estará sobre si mesmos; mas tu, ó homem de Deus, entregaste a tua própria alma.

Comentário de John Calvin

O Profeta agora é ensinado como é difícil e perigoso um cargo que ele tem agora para assumir. Deus havia previamente estabelecido como lei que ele não pronuncia nada de si mesmo: agora ele acrescenta que o vigia está tão determinado sobre as pessoas que deve prestar contas da diligência com que passa por seus vigias. É como se tivesse sido dito que as almas estavam comprometidas com seu cuidado e fidelidade, de modo que, se elas perecerem, ele deve sofrer punição diante de Deus. Mas é melhor explicar as palavras – se quando eu disser ao ímpio: “Certamente morrerás”, e você não o advertir, e ele perecer, então de ti exigirei o sangue dele. Em primeiro lugar, Deus confirma o que vimos ontem, que não é. permitido a qualquer mortal condenar ou absolver a seu próprio critério. Quando, portanto, Deus envia seus servos, ele não renuncia a esse poder, pois a autoridade suprema permanece consigo: porque existe um legislador, como diz Tiago, que pode salvar e destruir. ( Tiago 4:12 ; Ezequiel 13:19 .) E em outros lugares Ezequiel reprova os falsos profetas, porque eles mantêm vivas as almas que estavam morrendo e matam as almas que não são devotadas à morte. Pois sabemos que homens orgulhosos sempre tiranizam a consciência quando tomam sobre si o nome profético e se substituem no lugar de Deus, como sua prática no papado. Pois o Papa de fato finge que não faz nada em seu próprio nome, mas, enquanto isso, reivindica a prerrogativa de Deus, e senta-se no templo como um ídolo, porque nada é mais peculiar a Deus do que governar nossas mentes com doutrina celestial; mas os próprios papistas se amontoam em seus próprios comentários, e assim acontece que distorcem miseravelmente e afogam suas próprias consciências até para destruir completamente. Eles promulgam leis de acordo com o seu prazer, e sempre acrescentam a condição de que devem ser mantidos sob a dor da condenação eterna ou do pecado mortal, como eles dizem. Este lugar, então, deve ser marcado diligentemente, onde Deus reivindica a si mesmo o poder e o direito de condenar: se, diz ele, quando digo aos ímpios. A partir disso, inferimos que todos aqueles que são sacrílegos que vinculam as consciências a suas próprias leis, decretos e promessas, reforçam uma coisa e proíbem outra, porque tiram de Deus o que aqui ele deseja que lhe seja atribuído, pois é seu escritório sozinho para pronunciar sentença, pois os profetas são apenas seus arautos.

Enquanto isso, esses fanáticos devem ser rejeitados, que, sob pretexto deste lugar, desejam dar licença ao pecado e afirmam que não há diferença entre o bem e o mal, porque não é nosso dever condenar. Pois, propriamente falando, não assumimos nada para nós mesmos quando recitamos o que procedeu da boca de Deus. Deus condena adúlteros, ladrões, bêbados, assassinos, invejosos, caluniadores, opressores: se um investiga contra um adúltero, outro ladrão e um terceiro bêbado, diremos que eles assumem mais do que deveriam? De maneira alguma, porque eles não se pronunciam como dissemos, mas Deus disse isso, e eles são apenas testemunhas e mensageiros de sua sentença. No entanto, essa moderação deve ser mantida, para não condenar ninguém por meio da melancolia, já que muitos abominam imediatamente o que quer que os desagrade, e não podem ser induzidos a usar investigações diligentes. A investigação, portanto, deve preceder nossas frases; mas quando Deus falou, então devemos seguir a regra que foi dada ao Profeta, se você não o admoestou e falou por sua admoestação. Aqui se refere o caráter imposto a Ezequiel: pois o mesmo dever não se aplica. sobre indivíduos particulares que não ostentam o nome profético. Pois devemos observar que esta não é uma declaração geral que diz respeito a todos os homens em geral, mas diz respeito a um Profeta que já havia sido chamado para vigia: pois, a menos que aqueles que sustentam esse fardo advertem a humanidade, não há desculpa para eles, mas a necessidade de enviar uma conta a Deus para aqueles que estão perdidos. E a repetição mostra que isso não deve ser feito naturalmente, mas que os Profetas devem estar ansiosos e até zelosos em recordar os pecadores. Esta cláusula era clara o suficiente: se você não admoestar os ímpios depois de eu ter falado, mas é acrescentado e não falou por sua admoestação. Esta frase parece ser repetida em vão, mas Deus significa isso. a menos que o Profeta repreenda os pecadores, ele não é absolvido, porque falou uma vez de passagem e pronunciou apenas uma única palavra. Devemos lembrar que os pecadores devem ser continuamente reprovados para que possam retornar ao caminho certo. E esta é a tendência da doutrina de Paulo para Timóteo:

“Seja instantâneo na estação e fora de estação”. ( 2 Timóteo 4: 2. )

Pois se fosse suficiente reprovar um pouco os pecadores e depois poupá-los, Paulo teria se contentado com essa cortesia, mas ele diz que devemos ser urgentes em todas as ocasiões. O ministro da Igreja não deve deixar de repetir essas advertências, como Paulo diz em outro lugar aos Filipenses –

“Eu não estou cansado de repetir as mesmas coisas para você.”
( Filipenses 3:18 .)

E nós sabemos o que ele professa nos Atos. ( Atos 20:31 .) Não parei de dia e de noite, pública e privada, para advertir cada um de vocês. A perseverança então que Paulo mostra que ele usou é aqui ordenada a todos os Profetas e servos de Deus.

Ele diz, para exortá-lo a se desviar de seu mau caminho, ou seja, a ser cauteloso; como foi dito ontem, ??? , zeher, significa ser cauteloso; aqui é tomado ativamente – a menos que você tenha falado, para que você possa ensiná-lo a ser cauteloso, ou retornar de seu mau caminho. Aqui pode ser perguntado, por que Deus toca apenas em um lado do ensino e omite o ponto principal ? Pois por que a lei foi dada? e por que os profetas foram chamados, a não ser para reunir o povo para Deus? Aqui devemos exercer a obediência da fé, pois sabemos que Deus não considera nada mais importante do que unir homens miseráveis ??na esperança da vida eterna. Este é o principal objetivo da lei e do evangelho, para que os homens reconciliados com Deus possam adorá-lo como Pai. Depois, castigos, ameaças e terrores, dos quais agora há apenas a menção; mas devemos considerar a condição do povo, como já a vimos; pois naquela época a prevalência de impiedade e desprezo a Deus, e de todos os tipos de iniqüidade, era tão grande que o Profeta não podia se dirigir ao povo de maneira suave e suave. Visto que, de fato, essa passagem de Paulo deve ser lembrada ( 1 Coríntios 4:21 ), o que quereis? como devo chegar até você? com uma vara, ou no espírito de brandura? Quando ele dá aos coríntios a escolha, se desejam que ele venha com espírito de ternura, ou armados com uma vara para o castigo – e por quê? Pois quando eles estavam satisfeitos com seus pecados, Paulo não podia, de acordo com seu costume, tratá-los como filhos, nem lidar livremente com eles, mas foi obrigado a assumir, por assim dizer, outro personagem, e a usar pura austeridade. e rigor. Tais eram os israelitas e, portanto, não podemos nos surpreender que Deus deixe de lado sua piedade, suas promessas de favor e o que é doce e agradável para os homens; pois eles não estavam em condições de ouvir a voz paterna de Deus, a menos que previamente subjugados; e isso não poderia ser feito sem violência, por causa de sua excessiva perversidade.

Por isso, devemos observar que, quanto mais desagradável a embaixada dos profetas, maior a necessidade de excitação; porque, se a graça de Deus somente deve ser posta diante de um povo, e a esperança da vida eterna lhes é dada, uma vez que não há nada nesse ensino que os ofenda grandemente ou amargure seus sentimentos, então é fácil oferecer livremente mensagens desse tipo. Mas quando os homens devem ser convocados, ou melhor, arrastados, para o tribunal de Deus, quando devem ter medo do medo da morte eterna, quando o ministro, no arsenal de Deus, como Paulo diz, ( 2 Coríntios 10: 5 ,) traz sua vingança perante a humanidade, porque a ofensa é assim provocada, e isso às vezes instiga os homens a se enfurecer, porque, eles não podem suportar ser pressionados para casa com a palavra de Deus; portanto, é necessário que os próprios profetas sejam animados, para que fracassem ou até hesitem em seu dever. Agora, portanto, entendemos por que Deus fala apenas de suas próprias ameaças e terrores, pois ele não tem gosto de piedade, porque, na verdade, os israelitas não eram capazes de lucrar com qualquer brandura, de modo que o Profeta nunca ousaria cumpra seu dever com tanta coragem, a menos que essa ameaça tenha sido adicionada. Em outros lugares, veremos o Profeta como embaixador de Deus, por reconciliar os miseráveis ??exilados a Deus; pois ele apresentará muitos testemunhos a respeito do reino de Cristo e da restauração da Igreja, e anunciará a misericórdia e o perdão de Deus; mas antes que ele possa expressar qualquer mensagem de graça, ele próprio deve enfrentar a extrema obstinação do povo. Portanto, é, portanto, que somente Deus pode dizer que os ímpios devem ser advertidos, para que voltem de sua impiedade

É acrescentado, para lhes dar vida; e isso pode parecer absurdo, porque toda a esperança de arrependimento foi tirada antes; eles são uma casa rebelde e uma casa amarga; não lhes darás proveito. ( Ezequiel 2: 5. ) Mas agora parece que o fruto de seu trabalho é prometido, quando é feita menção à vida daqueles que, quando admoestados, se arrependerão. Mas, em primeiro lugar, devemos lembrar que algumas pessoas sempre são curáveis, mesmo que todo o corpo do povo pareça desesperado. Para Deus, quando ele disse anteriormente que todos os israelitas eram rebeldes e intratáveis, se referiam ao corpo em geral, mas como ele está acostumado a preservar algumas pequenas sementes, restavam algumas pessoas que poderiam ser convertidas pelo trabalho do Profeta. . Este é um ponto. Além disso, devemos lembrar que, mesmo que não apareça sucesso no trabalho, ainda assim deve nos satisfazer, como se tivéssemos tido sucesso melhor e de acordo com nossos desejos. Por exemplo, suponha que nosso dever seja com a multidão ímpia, onde quer que voltemos nossos olhos, o desprezo por Deus nos encontra, e até por tanta maldade, que parecemos perder todas as nossas dores. Porém, embora o pecado do povo nos forneça apenas materiais para o desespero, devemos, no entanto, seguir nosso curso, como se as sementes plantadas estivessem produzindo frutos. Embora, portanto, Ezequiel tivesse ouvido da boca de Deus que o povo seria rebelde, ele deveria dedicar seu trabalho a Deus tanto quanto se percebesse ou esperasse algum bom resultado. Enquanto isso, o que eu toquei deve ser lembrado, a saber, que Deus sempre tem alguma semente como remanescente, embora as pessoas como um todo possam cair na impiedade.

Acrescenta-se agora que o ímpio morrerá em sua impiedade, mas exigirei o sangue dele na tua mão. Deus aqui diz que ele havia chamado seu servo sob essa condição, que ele deveria prestar contas se alguém perecesse por sua culpa. Este lugar, embora eu tenha abordado recentemente o assunto, mostra quão perigoso é o cargo daqueles que são chamados para o dever de ensinar. Nada é mais precioso para Deus do que as almas que ele criou à sua imagem e das quais ele é o Redentor e o Pai. Visto que, portanto, nossas almas e sua salvação são muito queridas por Deus, inferimos, com que ansiedade os Profetas e todos os pastores devem cumprir seus deveres; pois é como se Deus comprometesse as almas sob seus cuidados, sob esta condição de prestar contas de cada uma. Tampouco é suficiente admoestar um ao outro, pois, a menos que eles tenham se esforçado para recordar tudo, da destruição à vida e à salvação, ouvimos o que Deus aqui pronuncia. Portanto, Paulo também usa essa expressão: ai de mim se eu não pregar o evangelho, porque uma necessidade é imposta a mim. ( 1 Coríntios 9:16 .) Por fim, para que o Profeta seja despertado para assumir seu cargo, Deus aqui anuncia que certas penalidades dependem dele, a menos que ele se esforce diligentemente para lembrar todos os andarilhos do caminho da salvação. Mas, porque os homens pensam que sua ignorância provará uma defesa suficiente, essa brecha é removida, porque Deus diz que eles perecerão, embora não tenham sido advertidos. Essa exceção é acrescentada de maneira aconselhável, para que os homens não se lisonjeiem e joguem a culpa em seus pastores, se eles perecerem por engano. Embora, portanto, alguém não tenha sido advertido, ainda assim ele morrerá e, embora o pastor faça um relato de sua negligência e se poupe ao fazê-lo, ele não terá desculpas diante de Deus. Agora percebemos que a negligência nos profetas e pastores é aliada à perfídia, quando conscientemente e voluntariamente permitem que as almas pereçam através de seu próprio silêncio: enquanto isso, não surpreende que Deus julgue até a morte aqueles que não são advertidos: pois sua consciência é uma acusador suficiente, e, no entanto, agora eles podem defender seu erro e ignorância, é certo que eles perecem por vontade própria. Depois segue-se –

Comentário de E.W. Bullinger

perverso = sem lei. Hebraico. rdsha`. App-44.

certamente morrerá . Observe a figura do discurso Polyptbtco, App-6 (Inf. Com Fut.), Para enfatizar. Hebraico “morrendo, tu morrerás” . Veja notas em Gênesis 2:17 ; Gênesis 26:28 .

sua vida = ele mesmo vivo.

iniqüidade . Aval hebraico, App-44,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *