Estudo de João 15:22 – Comentado e Explicado

Se eu não viesse e não lhes tivesse falado, não teriam pecado; mas agora não há desculpa para o seu pecado.
João 15:22

Comentário de Albert Barnes

E falou com eles – Declarou a eles a vontade de Deus, e tornou conhecidos seus requisitos. Jesus não menos certamente demonstrou por seus próprios argumentos que ele era o Messias do que por seus milagres. Por esses dois tipos de prova, sua culpa deveria ser medida. Ver João 15:26 . Nenhuma parte pequena do evangelho de João consiste em argumentos usados ??pelo Salvador para convencer os judeus de que ele veio de Deus. Ele aqui diz que se ele não tivesse usado esses argumentos, e provado a eles sua missão divina, eles não tinham pecado.

Não tinha pecado – é evidente que deve ser entendido o pecado particular de persegui-lo e rejeitá-lo. Sobre isso ele estava falando; e ainda que, se ele não tivesse vindo, eles teriam sido culpados de muitos outros pecados; contudo, desse grande pecado culminante, eles não teriam sido culpados. Podemos entender isso, então, como ensino:

1. Que eles não teriam sido culpados deste tipo de pecado. Eles não teriam sido responsáveis ??por rejeitar a graça sinal de Deus se Jesus não tivesse vindo e feito uma oferta de misericórdia a eles.

2. Eles não teriam sido culpados do mesmo grau de pecado. A rejeição do Messias foi o principal ato de rebelião que derrubou a vingança de Deus e levou suas calamidades nacionais especiais. A título de eminência, portanto, isso pode ser chamado de pecado – o pecado especial de sua idade e nação. Compare Mateus 23: 34-39 ; Mateus 27:25 . E isso nos mostra, o que tantas vezes é ensinado nas Escrituras, que nossa culpa será proporcional à luz que possuímos e às misericórdias que rejeitamos, Mateus 11: 20-24 ; Lucas 12: 47-48 . Se foi um crime rejeitar o Salvador, então, é um crime agora; e se a rejeição do Filho de Deus trouxe tais calamidades à nação judaica, a mesma rejeição envolverá o pecador agora em aflição, vingança e desespero.

Sem capa – Sem cobertura, sem desculpa. A prova foi tão clara que eles não podem alegar ignorância; foi tão freqüentemente apresentado que eles não podem alegar que não tiveram oportunidade de conhecê-lo. Ainda é assim com todos os pecadores.

Comentário de E.W. Bullinger

teve . . . venha , etc. = veio e falou.

não teve pecado = não teria pecado (imperfeito), isto é, em rejeitá-lo como o Messias. Figura do discurso Heterasis. App-6. pecado. App-128.

agora. Grego. freira. Ver João 12:27 .

no = not (App-105) qualquer.

cloke = desculpa. Grego. profase. Ocorre sete vezes, tornado “fingido” em Mateus 23:14 . Marcos 12:40 . Filipenses 1: 1 , Filipenses 1:18 ; “shew”, Lucas 20:47 ; “cor”, Atos 27:30 e “cloke”, aqui e 1 Tessalonicenses 2: 5 .

para = relativo. Grego. peri. App-104.

Comentário de John Calvin

22. Se eu não tivesse vindo. Ele havia dito que os judeus encaravam o Evangelho com ódio, porque não conheciam a Deus. Para que ninguém pense que isso tende a aliviar sua culpa, acrescenta, é por maldade que eles são cegos, como se alguém fechasse os olhos, para que ele não fosse obrigado a ver a luz. Caso contrário, poderia ter sido trazido como uma objeção contra Cristo. “Se eles não conhecem teu Pai, como é que não curas a ignorância deles? Por que você pelo menos não julgou se eles eram totalmente incapazes de serem ensinados ou não? ” Ele responde que cumpriu o dever de um professor bom e fiel, mas sem sucesso, porque a malícia deles não os faria adquirir a mente sã. Na pessoa daqueles homens, ele pretendia aterrorizar todos os que rejeitam a verdade de Deus, quando é oferecida a eles, ou intencionalmente lutam contra ela, quando é conhecida. E embora uma terrível vingança os aguarde, ainda Cristo, nesta passagem, olha principalmente para seus próprios discípulos, para animá-los pela expectativa confiante e bem fundamentada da vitória, para que, a qualquer momento, eles cederão à malícia dos ímpios. homens; pois quando soubermos que esse será o problema, já podemos triunfar, como se estivéssemos no meio da batalha.

Eles não teriam pecado. Pode-se pensar que Cristo pretendeu dizer com essas palavras que não existe outro pecado senão a descrença; e há quem pense assim. Agostinho fala com mais sobriedade, mas ele se aproxima dessa opinião; pois, como a fé perdoa e apaga todos os pecados, ele diz que o único pecado que condena um homem é a incredulidade. Isso é verdade, pois a descrença não apenas impede que os homens sejam libertados da condenação da morte, mas é a fonte e a causa de todos os males. Mas todo esse raciocínio é inaplicável à presente passagem; pois a palavra pecado não é tomada em um sentido geral, mas relacionada ao assunto que está sendo considerado; como se Cristo tivesse dito, que a ignorância deles é totalmente indesculpável, porque em sua pessoa eles maliciosamente rejeitaram Deus; como se quiséssemos declarar uma pessoa inocente, justa e pura, quando desejávamos meramente absolvê-la de um único crime do qual ele havia sido acusado. A absolvição de Cristo deles, portanto, está confinada a um tipo de pecado , porque tira dos judeus toda pretensão de ignorância nesse pecado (87), de desprezar e odiar o Evangelho.

Mas ainda há outra pergunta que se coloca: “A incredulidade não foi suficiente para condenar os homens antes da vinda de Cristo?” Há fanáticos que argumentam inconclusivamente a partir desta passagem, que todos os que morreram antes da vinda de Cristo morreram sem fé e permaneceram em estado de dúvida e suspense até que Cristo se manifestasse a eles; como se não houvesse muitas passagens das Escrituras que testemunhem que somente a consciência delas era suficiente para condená-las. A morte , diz Paulo, reinou no mundo até Moisés ( Romanos 5:14 ). E novamente ele declara que

aqueles que pecaram sem lei perecerão sem lei,
( Romanos 2:12 .)

O que, então, Cristo quer dizer? Sem dúvida, há uma admissão feita nessas palavras, pela qual ele quer dizer que os judeus não têm mais nada a oferecer na extenuação de sua culpa, uma vez que conscientemente e voluntariamente rejeitaram a vida que lhes era oferecida. Assim, a desculpa que ele apresenta para eles não os livra de toda a culpa, mas apenas atenua a hediondez do crime, de acordo com o ditado: O servo que conhece a vontade de seu mestre e a despreza , será severamente punido ? (88) Pois não era a intenção de Cristo aqui prometer perdão a ninguém, mas condenar seus inimigos, que haviam obstinadamente rejeitado a graça de Deus, para que fosse totalmente evidente que eles eram indignos de todo perdão e misericórdia.

Se eu não tivesse vindo e falado com eles. Deve-se observar que ele não fala de sua vinda, como visto por si só, mas como conectado com sua doutrina, pois eles não seriam considerados culpados de um crime tão grande por causa de sua presença corporal, mas a o desprezo pela doutrina os tornou totalmente indesculpáveis.

“Aquele servo, que conhecia a vontade de seu mestre, e não se aprontou, nem fez de acordo com sua vontade, será castigado com muitos açoites ( Lucas 12:47 .)

Ed .

Comentário de Adam Clarke

Mas agora eles não têm desculpa para o seu pecado – (margem: Ou, desculpa ) Eles estão sem desculpa. Veja a nota em João 9:41 . Cristo fez as obras que demonstraram que ele era o Messias – mas eles o rejeitaram: aqui estava o pecado deles; e esse pecado e a punição a que os expôs ainda permanecem; pois eles ainda continuam a rejeitar o Senhor que os comprou.

Comentário de Thomas Coke

João 15:22 . Se eu não tivesse vindo e falado, etc. – “A ignorância dos judeus em particular não os desculpará, (veja a última nota), uma vez que eles tiveram meios de informação mais que suficientes. Se eu não tivesse aparecido pessoalmente entre eles, de acordo com suas próprias profecias, e provaram minha missão divina por argumentos que a colocam além de toda dúvida razoável, eles não seriam os culpados por rejeitar o evangelho: eles não tinham pecado; isto é, seu pecado teria tem sido comparativamente muito menor do que é agora: (veja João 9:41 .) Mas agora que todas as coisas preditas por Moisés e pelos profetas se cumprem em mim; agora que meu evangelho é digno de Deus e que minha missão é minha. Pai comprovado pelos meus milagres, eles não têm nenhum fundamento , [ p??fas?? ], paliar ou desculpar sua incredulidade “.

Comentário de Scofield

pecado

Pecado. (Veja Scofield “ Romanos 3:23 “) .

Comentário de John Wesley

Se eu não tivesse vindo e falado com eles, eles não tinham pecado; mas agora eles não têm desculpa para o seu pecado.

Eles não tinham pecado – não a esse respeito.

Referências Cruzadas

Ezequiel 2:5 – E, quer aquela nação rebelde ouça, quer deixe de ouvir, saberá que um profeta esteve no meio dela.

Ezequiel 33:31 – O meu povo vem a você, como costuma fazer, e se assenta diante de você para ouvir as suas palavras, mas não as põe em prática. Com a boca eles expressam devoção, mas o coração deles está ávido de ganhos injustos.

Lucas 12:46 – O senhor daquele servo virá num dia em que ele não o espera e numa hora que não sabe, e o punirá severamente e lhe dará um lugar com os infiéis.

João 3:18 – Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.

João 9:41 – Disse Jesus: “Se vocês fossem cegos, não seriam culpados de pecado; mas agora que dizem que podem ver, a culpa de vocês permanece”.

João 12:48 – Há um juiz para quem me rejeita e não aceita as minhas palavras; a própria palavra que proferi o condenará no último dia.

João 19:11 – Jesus respondeu: “Não terias nenhuma autoridade sobre mim, se esta não te fosse dada de cima. Por isso, aquele que me entregou a ti é culpado de um pecado maior”.

Atos dos Apóstolos 17:30 – No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam.

Romanos 1:20 – Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis;

Romanos 2:1 – Portanto, você, que julga, os outros é indesculpável; pois está condenando a si mesmo naquilo em que julga, visto que você, que julga, pratica as mesmas coisas.

2 Coríntios 2:14 – Mas graças a Deus, que sempre nos conduz vitoriosamente em Cristo e por nosso intermédio exala em todo lugar a fragrância do seu conhecimento;

Hebreus 6:4 – Ora para aqueles que uma vez foram iluminados, provaram o dom celestial, tornaram-se participantes do Espírito Santo,

Tiago 4:17 – Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado.

1 Pedro 2:16 – Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *