Estudo de 1 João 3:4 – Comentado e Explicado

Todo aquele que peca transgride a lei, porque o pecado é transgressão da lei.
1 João 3:4

Comentário de Albert Barnes

Todo aquele que comete pecado também transgride a lei – a lei de Deus dada ao homem como regra de vida. O objetivo do apóstolo aqui é excitá-los à santidade e impedi-los de cometer pecados, talvez em vista do fato declarado em 1 João 3: 3, de que todo mundo que tem a esperança do céu tentará ser santo como o Salvador. Para confirmar isso, ele mostra a eles que, de fato, aqueles que são nascidos de Deus levam uma vida de obediência, 1 João 3: 5-10; e isso ele introduz mostrando qual é a natureza do pecado, no versículo diante de nós. As considerações pelas quais ele os impediria de se entregar ao pecado são as seguintes:

(a) todo pecado é uma violação da lei de Deus, 1 João 3: 4;

(b) o próprio objetivo da vinda de Cristo era libertar as pessoas do pecado, 1 João 3: 5;

(c) aqueles que são verdadeiros cristãos não pecam habitualmente, 1 João 3: 6;

(d) aqueles que pecam não podem ser cristãos verdadeiros, mas são do diabo, 1 João 3: 8; e,

(e) quem é nascido de Deus tem nele um germe ou princípio de verdadeira piedade e não pode pecar, 1 João 3: 9.

Parece evidente que o apóstolo está aqui combatendo uma opinião que então existia para que as pessoas pudessem pecar, e ainda serem verdadeiros cristãos, 1 João 3: 7; e ele percebeu que havia perigo de que essa opinião se tornasse predominante. Em que base esta opinião foi mantida é desconhecida. Talvez se tenha afirmado que tudo o que era necessário para constituir religião era abraçar as doutrinas do cristianismo ou ser ortodoxo na fé; talvez não se esperasse que as pessoas se tornassem santas nesta vida e, portanto, pudessem se entregar a atos de pecado; talvez que Cristo tenha vindo para modificar e relaxar a lei, e que o direito que ele adquiriu para eles fosse a liberdade de se entregar ao que quer que as pessoas escolhessem; talvez que, como os cristãos fossem herdeiros de todas as coisas, tivessem o direito de desfrutar de todas as coisas; talvez que as paixões das pessoas fossem tão fortes que não pudessem ser contidas, e que, portanto, não era errado dar indulgência às propensões com as quais nosso Criador nos formou. Todas essas opiniões foram mantidas sob várias formas de antinomianismo, e não é improvável que algumas ou todas elas tenham prevalecido no tempo de João. O argumento que ele recomenda seria aplicável a qualquer um deles. A consideração que ele declara aqui é que todo pecado é uma transgressão da lei e que quem o comete, sob qualquer pretexto, deve ser considerado transgressor da lei. A tradução literal desta passagem é: “Quem comete pecado ( ?µa?t?a? hamartian) também faz transgressão” – ???µ?a? anomianSin é o termo genérico que engloba tudo o que estaria errado. A palavra transgressão ( ???µ?a anomia) é um termo específico, mostrando onde está o errado, ou seja, em violar a lei.

Pois o pecado é a transgressão da lei – Ou seja, todo pecado envolve isso como conseqüência de que é uma violação da lei. O objetivo do apóstolo não é tanto definir o pecado, mas impedir sua comissão declarando qual é a sua natureza essencial – embora ele tenha de fato dado a melhor definição que poderia ser dada. A idéia essencial é que Deus deu uma lei às pessoas para regular sua conduta, e que qualquer que seja o afastamento dessa lei de qualquer forma é considerado pecado. A lei mede nosso dever e, portanto, mede o grau de culpa quando não é obedecida. A lei determina o que é certo em todos os casos e, é claro, o que é errado quando não é cumprido. A lei é a expressão do que é a vontade de Deus quanto ao que devemos fazer; e quando isso não é feito, há pecado. A lei determina o que devemos amar ou não; quando nossas paixões e apetites serão limitados e contidos, e até que ponto eles serão satisfeitos; quais serão nossos motivos e objetivos na vida; como devemos agir em relação a Deus e às pessoas; e sempre que, em qualquer um desses aspectos, seus requisitos não forem cumpridos, haverá pecado.

Isso incluirá tudo em relação ao qual a lei é dada e abraçará o que “omitimos” quando a lei ordenou que algo fosse feito, bem como um ato de transgressão “positivo”, onde a lei proibia um coisa. Essa idéia é encontrada corretamente na palavra original traduzida como “transgressão da lei” – ???µ?a anomiaEsta palavra ocorre no Novo Testamento apenas nos seguintes lugares: Mateus 7:23; Mateus 13:41; Mateus 23:28; Mateus 24:12; Romanos 4: 7; Romanos 6:19; 2 Tessalonicenses 2: 7; Tito 2:14; Hebreus 1: 9; Hebreus 8:12; Hebreus 10:17, em todos os lugares em que é traduzida “iniqüidade” e “iniqüidades”; em 2 Coríntios 6:14, onde é traduzida como “injustiça”; e no verso diante de nós duas vezes. Significa apropriadamente ilegalidade, no sentido de que os requisitos da lei não estão em conformidade ou são cumpridos; isto é, não obedecendo ou violando positivamente. Quando um pai ordena que uma criança faça algo, e ele não faz isso, ele é tão culpado de violar a lei quanto quando ele faz algo que é positivamente proibido. Este versículo importante, portanto, pode ser considerado em dois aspectos – como uma definição da natureza do pecado e como um argumento contra a indulgência nele ou contra seu cometimento.

I. Como definição da natureza do pecado. Ensina.

(a) que existe um estado de direito pelo qual a conduta da humanidade deve ser regulada e governada, e à qual ela deve ser conformada.

(b) Que existe pecado em todos os casos em que essa lei não é cumprida; e que todos os que não a cumprem são culpados diante de Deus.

(c) Que a coisa particular que determina a culpa do pecado, e que a mede, é que ela é um afastamento da lei e, conseqüentemente, que não há pecado onde não há afastamento da lei.

O essencial é que a lei não foi respeitada e obedecida, e o pecado deriva seu caráter e agravamento desse fato. Ninguém pode duvidar razoavelmente da precisão dessa definição de pecado. Baseia-se no fato de:

(a) que Deus tem o direito absoluto de prescrever o que podemos ou não fazer;

(b) que se presume que o que ele prescreve estará de acordo com o que é certo; e,

(c) que nada mais de fato constitui pecado. O pecado não pode consistir em mais nada. Não consiste em uma altura específica de estatura ou em uma tez específica; de um intelecto débil, ou um intelecto débil, como resultado de qualquer apostasia anterior; de qualquer propensão constitucional ou qualquer disposição fundada em nossa natureza como criaturas.

Por nenhuma dessas coisas nossas consciências nos condenam; e, por mais que possamos lamentá-los, não temos consciência do errado.

(Nestas observações, o autor tem em vista a doutrina do pecado original, ou pecado imputado, que ele considera tão absurdo quanto o pecado de estatura ou aparência. Suas opiniões serão encontradas em geral nas notas de Romanos 5 ao longo e comparando-as com as notas suplementares no mesmo local, o leitor poderá formar sua própria opinião. Parece não haver nada afetando o ponto desta passagem.)

II Como argumento contra a comissão do pecado. Esse argumento pode ser considerado como consistindo de duas coisas – o erro que é feito pela violação da lei e a exposição à penalidade.

(1) o próprio erro. Esse erro, como argumento para impedir o pecado, surge principalmente de duas coisas:

(a) porque o pecado é uma violação da vontade de Deus e, por si só, é errado desconsiderar essa vontade; e,

(b) porque se deve presumir que quando Deus deu lei, há uma boa razão pela qual ele a fez.

(2) o fato de a lei ter uma penalidade é um argumento para não violar a lei.

Toda lei tem uma penalidade; isto é, há algum sofrimento, desvantagem, perda de privilégios etc., que a violação da lei atrai em seu caminho, e que deve ser considerada uma expressão do sentido que o legislador nutre do valor de sua lei, e do mal de desobedecê-lo. Muitas dessas penalidades pela violação da lei divina são vistas nesta vida, e tudo ocorrerá mais cedo ou mais tarde, neste mundo ou no mundo vindouro. Com tais visões da lei e do pecado – de suas obrigações e dos males da desobediência – um cristão não deve, e não irá, deliberadamente e habitualmente, violar a lei de Deus.

Comentário de Joseph Benson

1 João 3: 4-5 . A verdade afirmada no versículo anterior é tão importante, e o apóstolo sabia tão bem que os homens carnais seriam propensos a lisonjear-se a ponto de serem admitidos no céu depois de morrerem, sem serem santos enquanto vivem, que ele aqui amplia o assunto importante. Todo aquele que comete pecado – Ou seja, como o apóstolo aqui quer dizer, pecado conhecido, seja realizando ações que Deus proibiu, ou omitindo deveres que ele ordenou, ou proferindo palavras falsas, profanas, difamatórias, maliciosas, apaixonadas, ou insignificante e tolo; ou concedendo temperamentos contrários aos de Cristo; transgride também a lei – A santa, justa e boa lei de Deus, e, portanto, deixa sua autoridade em nada; pois o pecado é a transgressão da lei – que está implícita na própria natureza do pecado. O significado do apóstolo é que ninguém deve pensar levianamente em seus pecados, porque todo pecado, mesmo o mínimo, sendo uma violação da lei de Deus, se não se arrepender e perdoar, pela fé em Cristo, certamente será punido. E você sabe que ele, Cristo, foi manifestado – que Ele veio ao mundo com esse mesmo propósito; tirar – A culpa, poder e poluição de nossos pecados – Pelo sacrifício expiatório e pelas influências santificadoras de sua palavra e Espírito; e nele não há pecado – para que ele não pudesse sofrer por sua própria conta, mas para expiar nossos pecados e nos fazer gostar de si mesmo.

Comentário de E.W. Bullinger

Quem quer = Todo aquele que.

comete = faz, ou seja pratica. Ver 1 João 2:29 .

pecado . App-128.

transgride, etc. = faz ilegalidade (grego. anomia. App-128.) também.

para = e.

a transgressão, etc. Grego. anomia, como acima.

Comentário de John Calvin

4 Todo aquele que comete ou pratica pecado . O apóstolo já mostrou quão ingratos devemos ser para com Deus, se fizermos pouco da homenagem à adoção, pela qual ele, por sua própria boa vontade, nos antecipa e se, pelo menos, não lhe rendemos amor mútuo. Ele, ao mesmo tempo, introduziu essa advertência, de que nosso amor não deve ser diminuído, porque a felicidade prometida é adiada. Mas agora, como os homens costumam se entregar mais do que deveriam, em males, ele reprova essa indulgência perversa, declarando que todos os que pecam são maus e transgressores da lei. Pois é provável que houvesse então aqueles que atenuaram seus vícios com esse tipo de lisonja: “Não é de admirar se pecamos, porque somos homens; mas há uma grande diferença entre pecado e iniqüidade. ”

Essa desculpa frívola que o apóstolo agora se dissipa, quando define o pecado como uma transgressão da lei divina; pois seu objetivo era produzir ódio e horror quanto ao pecado. A palavra pecado parece leve para alguns; mas a iniqüidade ou transgressão da lei não parece ser tão facilmente perdoada. Mas o apóstolo não torna os pecados iguais, acusando todos pela iniqüidade que pecam; mas ele quer simplesmente nos ensinar que o pecado surge do desprezo a Deus e que, ao pecar, a lei é violada. Portanto, essa doutrina de João não tem nada em comum com os paradoxos delirantes dos estóicos.

Além disso, pecar aqui, não significa ofender em alguns casos; nem a palavra pecado deve ser tomada por toda falta ou erro que um homem possa cometer; mas ele chama esse pecado, quando os homens de todo o coração se deparam com o mal, nem entende que os homens pecam, exceto aqueles que são entregues ao pecado. Pois os fiéis, que ainda são tentados pelas concupiscências da carne, não devem ser considerados culpados de iniqüidade, embora não sejam puros ou livres do pecado, mas como o pecado não reina neles, João diz que eles não o fazem. pecado, como vou explicar agora mais detalhadamente.

A importância da passagem é que a vida perversa daqueles que se entregam à liberdade de pecar é odiosa a Deus e não pode ser suportada por ele, porque é contrária à sua lei. Portanto, não se segue, nem se pode inferir que os fiéis sejam iníquos; porque eles desejam obedecer a Deus e abominar seus próprios vícios, e isso em todos os casos; e eles também formam sua própria vida, tanto quanto neles , de acordo com a lei. Mas quando existe um propósito deliberado para pecar, ou um curso contínuo no pecado, a lei é transgredida. (77)

Podemos render o quarto versículo assim:

“Todo praticante do pecado também é praticante da injustiça;
porque pecado é injustiça ”

ou iniqüidade, como Calvino a processa.

A palavra ???µ?a , literalmente, é ilegalidade, mas nunca é usada estritamente nesse sentido, nem no Sept nem no Novo Testamento. Os termos pelos quais é comumente expresso são: iniquidade, iniqüidade, transgressão, injustiça. Ver 1 João 3: 7 . – Ed

Comentário de Adam Clarke

O pecado é a transgressão da lei – O espírito da lei, bem como do evangelho, é que “devemos amar a Deus com todos os nossos poderes e ao próximo como a nós mesmos”. Toda desobediência é contrária ao amor; portanto, o pecado é a transgressão da lei, independentemente de o ato se referir imediatamente a Deus ou ao próximo.

Comentário de Thomas Coke

1 João 3: 4 . Todo aquele que comete pecado o desígnio de São João neste versículo não era explicar o significado da palavra pecado, mas garantir aos cristãos que o pecado expunha um homem à punição; e então a conexão é clara e evidente: 1 João 3: 3 . “Aquele que espera a felicidade celestial, purifica-se como Cristo é puro: 1 João 3: 4. Aquele que se contamina com o vício ou com a iniquidade, deve ser infeliz; pois a iniqüidade expõe o homem ao castigo: 1 João 3: 5 […] Para esse grande e gracioso propósito, Jesus Cristo se manifestou, que não tivesse pecado próprio, poderia tirar nosso pecado e nos libertar do castigo dos ímpios e impenitentes “. Veja cap. 1 João 5:17 .

Comentário de Scofield

comete pecado pratica pecado pratica também a ilegalidade; e pecado é ilegalidade.

pecado pecado. (Veja Scofield “ Romanos 3:23 “)

Comentário de John Wesley

Todo aquele que comete pecado também transgride a lei; porque o pecado é a transgressão da lei.

Todo aquele que comete pecado – Deste modo transgride a santa, justa e boa lei de Deus, e, assim, nada determina sua autoridade; pois isso está implícito na própria natureza do pecado.

Referências Cruzadas

Números 15:31 – Por ter desprezado a palavra do Senhor e quebrado os seus mandamentos, terá que ser eliminado; sua culpa estará sobre ele”.

1 Samuel 15:24 – “Pequei”, disse Saul. “Violei a ordem do Senhor e as instruções que você me deu. Tive medo dos soldados e lhes atendi.

1 Reis 8:47 – se eles caírem em si, na terra para a qual foram deportados, e se arrependerem e lá orarem: ‘Pecamos, praticamos o mal e fomos rebeldes’;

1 Crônicas 10:13 – Saul morreu porque foi infiel ao Senhor; não guardou a palavra do Senhor e chegou a consultar uma médiun em busca de orientação,

2 Crônicas 24:20 – Então o Espírito de Deus apoderou-se de Zacarias, filho do sacerdote Joiada. Ele se colocou diante do povo e disse: “Isto é o que Deus diz: ‘Por que vocês desobedecem aos mandamentos do Senhor? Vocês não prosperarão. Já que abandonaram o Senhor, ele os abandonará’ “.

Isaías 53:8 – Com julgamento opressivo ele foi levado. E quem pode falar dos seus descendentes? Pois ele foi eliminado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo ele foi golpeado.

Daniel 9:11 – Todo o Israel tem transgredido a tua lei e se desviou, recusando-se a te ouvir. “Por isso as maldições e as pragas escritas na Lei de Moisés, servo de Deus, têm sido derramadas sobre nós, porque temos pecado contra ti.

Romanos 3:20 – Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à lei, pois é mediante a lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado.

Romanos 4:15 – porque a lei produz a ira. E onde não há lei, não há transgressão.

Romanos 7:7 – Que diremos então? A lei é pecado? De maneira nenhuma! De fato, eu não saberia o que é pecado, a não ser por meio da lei. Pois, na realidade, eu não saberia o que é cobiça, se a lei não dissesse: “Não cobiçarás”.

2 Coríntios 12:21 – Receio que, ao visitá-los outra vez, o meu Deus me humilhe diante de vocês e eu lamente por causa de muitos que pecaram anteriormente e não se arrependeram da impureza, da imoralidade sexual e da libertinagem que praticaram.

Tiago 2:9 – Mas se tratarem os outros com favoritismo, estarão cometendo pecado e serão condenados pela Lei como transgressores.

Tiago 5:15 – E a oração feita com fé curará o doente; o Senhor o levantará. E se houver cometido pecados, ele será perdoado.

1 João 3:8 – Aquele que pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vem pecando desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo.

1 João 5:17 – Toda injustiça é pecado, mas há pecado que não leva à morte.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *