Estudo de Gálatas 4:1 – Comentado e Explicado

Explico-me: enquanto o herdeiro é menor, em nada difere do escravo, ainda que seja senhor de tudo,
Gálatas 4:1

Comentário de Albert Barnes

Agora eu digo – Ele havia dito antes Gálatas 3: 24-25 que, enquanto estavam sob a Lei, estavam em minoria. Esse sentimento ele continua a ilustrar, mostrando a verdadeira condição de quem era menor de idade.

Que o herdeiro – Qualquer herdeiro de uma propriedade, ou alguém que tenha uma perspectiva de herança. Não importa quão grande seja a propriedade; não importa o quão rico seu pai; não importa o quão elevado ele possa ser elevado no momento em que ingressar em sua herança, mas até esse momento ele estará na condição de servo.

Desde que ele seja criança – até que ele chegue à idade. A palavra traduzida como “criança” ( ??p??? nepioi) significa adequadamente uma criança; literalmente, “alguém que não fala” ( ?? neinsep. un , ?p?? epos) e, portanto, uma criança ou bebê, mas sem qualquer limitação definida – Robinson. É usado como a palavra “criança” está conosco na lei, para denotar “criança menor”.

Nada difere de um servo – isto é, ele não tem mais controle de sua propriedade; ele não está sob seu comando. Isso não significa que ele não difira em nenhum aspecto, mas apenas que no assunto em consideração ele não difere. Ele difere em suas perspectivas de herdar a propriedade e nos afetos do pai, e geralmente nas vantagens da educação e no respeito e atenção mostrados a ele. mas em relação à propriedade, ele não difere e é como um servo, sob o controle e a direção de outros.

Embora ele seja o senhor de tudo – isto é, em perspectiva. Ele tem um direito prospectivo a toda a propriedade, que ninguém mais tem. A palavra “senhor” aqui ( ?????? kurios) é usada no mesmo sentido em que costuma estar nas Escrituras, para indicar mestre ou dono. A idéia que isso foi planejado para ilustrar é que a condição dos judeus antes da vinda do Messias era inferior em muitos aspectos ao que seria a condição dos amigos de Deus sob ele – tão inferior quanto a condição de um herdeiro. antes que ele fosse maior de idade, como seria quando deveria entrar em sua herança. Os judeus alegaram, de fato, que eram filhos ou filhos de Deus, um título que o apóstolo não negaria à parte piedosa da nação; mas era uma condição na qual eles não haviam ingressado na herança completa e era muito inferior à daqueles que abraçaram o Messias e que foram admitidos aos plenos privilégios da filiação. Eles eram de fato herdeiros. Eles estavam interessados ??nas promessas. Mas eles ainda estavam em condição de servidão comparativa e só podiam ser libertados pelo evangelho.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 1-8 . E em um daqueles dias, os principais sacerdotes, escribas e anciãos – isto é, alguns dos primeiros homens da nação; veio – Por nomeação do senado, a Jesus; e falou, dizendo: Conte-nos com que autoridade, etc. – Veja em Mateus 21: 23-27 e Marcos 11: 27-33 .

Comentário de E.W. Bullinger

contanto = por (grego. epi . App-104.) esse tempo. criança. Grego. nepios . App-108.

nada Grego. oudeis .

servo . Grego. doulos . App-190.

senhor = dono. Grego. kurios . App-98.

Comentário de John Calvin

1. Agora eu digo . Quem transformou a divisão em capítulos separou indevidamente este parágrafo do anterior, pois nada mais é do que a seção final ( ?pe?e??as?a ) , na qual Paulo explica e ilustra a diferença que existe entre nós e os povos antigos. Ele o faz introduzindo uma terceira comparação, desenhada a partir da relação que uma pessoa menor de idade mantém com seu tutor. O jovem, embora seja livre, apesar de ser o senhor de toda a família de seu pai, ainda se parece com um escravo; pois ele está sob o governo de tutores. (65) Mas o período de tutela dura apenas “até o tempo determinado pelo pai”, após o qual ele desfruta de sua liberdade. Nesse aspecto, os pais do Antigo Testamento, sendo filhos de Deus, eram livres; mas eles não possuíam liberdade, enquanto a lei ocupava o lugar de seu tutor e os mantinha sob seu jugo. Essa escravidão da lei durou o tempo que agradou a Deus, que a pôs fim na vinda de Cristo. Os advogados enumeram vários métodos pelos quais a tutela ou tutela é encerrada; mas de todos esses métodos, o único adaptado a essa comparação é o que Paulo selecionou, “a nomeação do pai”.

Vamos agora examinar as cláusulas separadas. Alguns aplicam a comparação de uma maneira diferente ao caso de qualquer homem, enquanto Paulo está falando de duas nações. O que eles dizem, eu reconheço, é verdade; mas não tem nada a ver com a passagem atual. Os eleitos, embora sejam filhos de Deus desde o ventre, ainda assim, até que pela fé cheguem à posse da liberdade, permanecem como escravos sob a lei; mas, desde o momento em que conheceram a Cristo, não precisam mais desse tipo de tutela. Concedendo tudo isso, nego que Paulo aqui trate de indivíduos ou faça uma distinção entre o tempo da descrença e o chamado pela fé. Os assuntos em disputa eram estes. Visto que a igreja de Deus é uma, como é que nossa condição é diferente da dos israelitas? Visto que somos livres pela fé, como é que eles, que tinham fé em comum conosco, não eram participantes da mesma liberdade? Visto que somos todos igualmente filhos de Deus, como é que hoje nós estamos isentos de um jugo que eles foram forçados a suportar? Nesses pontos, a controvérsia se voltou, e não sobre a maneira pela qual a lei reina sobre cada um de nós antes de sermos libertados pela fé de sua escravidão. Que este ponto seja antes de tudo resolvido, que Paulo aqui compara a igreja israelita, que existia sob o Antigo Testamento, com a igreja cristã, para que assim possamos perceber em que pontos concordamos e em que diferimos. Essa comparação fornece as instruções mais abundantes e mais lucrativas.

Primeiro, aprendemos com isso que nossa esperança nos dias atuais e a dos pais do Antigo Testamento foram dirigidas à mesma herança; pois eles eram participantes da mesma adoção. De acordo com os sonhos de alguns fanáticos, e de Servetus entre outros, os pais foram eleitos divinamente com o único propósito de nos prefigurar um povo de Deus. Paulo, por outro lado, afirma que eles foram eleitos para estarem conosco os filhos de Deus, e atesta particularmente que a eles, não menos que a nós, pertencia a bênção espiritual prometida a Abraão.

Em segundo lugar, aprendemos que, apesar de sua escravidão externa, suas consciências ainda estavam livres. A obrigação de cumprir a lei não impediu Moisés e Daniel, todos os reis piedosos, sacerdotes e profetas, e toda a companhia de crentes, de serem livres em espírito. Eles carregavam o jugo da lei sobre seus ombros, mas com espírito livre eles adoravam a Deus. Mais particularmente, tendo sido instruídas a respeito do livre perdão do pecado, suas consciências foram libertadas da tirania do pecado e da morte. Portanto, devemos concluir que eles mantinham a mesma doutrina, estavam unidos a nós na verdadeira unidade da fé, depositavam confiança no único Mediador, invocavam Deus como seu Pai e eram guiados pelo mesmo Espírito. Tudo isso leva à conclusão de que a diferença entre nós e os pais antigos está em acidentes, não em substância. Em todos os personagens principais do Testamento ou Convênio, concordamos: as cerimônias e a forma de governo, nas quais diferimos, são meras adições. Além disso, esse período foi a infância da igreja; mas agora que Cristo veio, a igreja chegou ao estado da humanidade.

O significado das palavras de Paulo é claro, mas ele não parece contradizer a si mesmo? Na Epístola aos Efésios, ele nos exorta a progredir diariamente

“Até chegarmos a um homem perfeito, à medida da estatura da plenitude de Cristo”. ( Efésios 4:13 .)

Na primeira Epístola aos Coríntios, ele diz ( 1 Coríntios 3: 2 )

“Eu te alimentei com leite, e não com carne; porque até agora você não era capaz de suportá-lo, nem agora você é capaz;”

e logo depois disso ele compara os gálatas com as crianças. ( Gálatas 4:19 ) Nessas passagens, eu respondo, o apóstolo fala de homens particulares e de sua fé como indivíduos; mas aqui ele fala geralmente de dois corpos sem considerar as pessoas. Esta resposta nos ajudará a resolver uma dificuldade muito maior. Quando olhamos para a inigualável fé de Abraão, e a vasta inteligência dos santos profetas, com que insensatez ousaremos falar de homens como nossos inferiores? Não eram eles os heróis e nós as crianças? Para não falar de nós mesmos, quem dentre os gálatas seria encontrado igual a qualquer um desses homens?

Mas aqui, como eu já disse, o apóstolo descreve não pessoas particulares, mas a condição universal de ambas as nações. Alguns homens receberam presentes extraordinários; mas eles eram poucos, e todo o corpo não compartilhava com eles. Além disso, apesar de terem sido numerosos, devemos investigar não o que eles eram interiormente, mas qual era o tipo ou governo sob o qual Deus os havia colocado; e isso era manifestamente uma escola , pa?da????a, um sistema de instrução para crianças. E o que somos agora? Deus quebrou essas correntes, governa sua igreja de uma maneira mais indulgente, e não nos impõe tanta restrição. Ao mesmo tempo, podemos observar de passagem, que qualquer quantidade de conhecimento que eles possam obter participava da natureza do período; pois uma nuvem negra repousava continuamente na revelação de que gozavam. E, portanto, essa frase do nosso Salvador,

“Bem-aventurados os olhos que vêem as coisas que vedes; porque eu vos digo que muitos profetas e reis desejaram ver as coisas que vedes e não as viram; e ouvir as coisas que ouvistes, e não as ouviste. ” ( Lucas 10:23 .)

Agora entendemos em que aspecto somos preferíveis àqueles que eram grandemente nossos superiores; pois as declarações não são aplicadas a pessoas, mas se relacionam inteiramente à economia da administração Divina.

Esta passagem provará ser uma bateria mais poderosa para destruir a pompa das cerimônias, que constitui todo o esplendor do sistema papal. Pois o que mais deslumbra os olhos das pessoas simples, de modo a levá-las a considerar o domínio do Papa, se não com admiração, pelo menos com algum grau de reverência, mas com o magnífico exército de cerimônias, ritos, gesticulações, e equipamento de toda descrição, inventado com o propósito expresso de surpreender o ignorante? A partir desta passagem, parece que eles são falsos disfarces, pelos quais a verdadeira beleza da igreja é prejudicada. Agora não falo de corrupções maiores e mais assustadoras, como, por exemplo, que elas as sustentam para o culto divino, imaginam que possuem o poder de merecer a salvação e reforçam com mais severidade a observação desses insignificantes do que toda a lei de Deus. Só anuncio o pretexto ilusório sob o qual nossos modernos contratados pedem desculpas por uma multidão de abominações. E se eles objetam que a ignorância da multidão prevalece em maior extensão do que antes entre os israelitas, e que, portanto, são necessárias muitas assistências? Eles nunca serão capazes de provar que o povo deve ser colocado sob a disciplina ou uma escola semelhante à que existia entre o povo de Israel; pois sempre os encontrarei com a declaração de que a nomeação de Deus é totalmente diferente.

Se eles alegam conveniência, pergunto, eles são melhores juízes do que é conveniente do que o próprio Deus? Vamos manter a firme convicção de que a maior vantagem, bem como a maior propriedade, serão encontradas em tudo o que Deus determinou. Ao ajudar os ignorantes, devemos empregar não os métodos que a fantasia dos homens pode ter o prazer de inventar, mas os que foram consertados por Deus, que inquestionavelmente não deixou de fora nada que fosse adequado para ajudar sua fraqueza. Que esse escudo seja suficiente para repelir qualquer objeção: “Deus julgou o contrário, e seu propósito nos fornece o lugar de todos os argumentos; a menos que se suponha que os homens sejam capazes de inventar melhores auxílios do que aqueles que Deus havia providenciado e que depois descartou como inúteis. ” Seja observado com cuidado, Paulo não apenas diz que o jugo que foi imposto aos judeus foi removido de nós, mas estabelece expressamente uma distinção no governo que Deus ordenou que fosse observado. Reconheço que agora temos liberdade quanto a todos os assuntos externos, mas apenas com a condição de que a igreja não seja sobrecarregada com uma infinidade de cerimônias, nem que o cristianismo seja confundido com o judaísmo. A razão disso, consideraremos posteriormente no lugar apropriado.

Comentário de Adam Clarke

O herdeiro, desde que seja criança – Embora ele seja nomeado pelo pai, o herdeiro de todas as suas posses ainda até chegar à idade legal, ele não é dono de nada, e não difere de um dos empregados domésticos comuns.

Comentário de Thomas Coke

Gálatas 4: 1 . Agora digo que o herdeiro, etc. – O Apóstolo continua a provar que a lei não era contrária à promessa, na medida em que a criança não é deserdada por estar sob tutores: mas seu principal objetivo é mostrar que: embora ambos, judeus e gentios, pretendessem ser filhos de Deus e herdeiros da promessa pela fé em Cristo, ainda assim ambos foram deixados em cativeiro, até que Cristo, no devido tempo, veio resgatar os dois; e, portanto, era loucura nos Gálatas, sendo redimidos de uma escravidão, voltar atrás e colocar-se novamente em um estado de escravidão, embora sob um novo mestre.

A palavra ?????? significa adequadamente, e deve ser prestado, servo ou servo; e, a menos que seja assim traduzido, Gálatas 4: 1 ; Gálatas 4: 7-8 escravidão em Gálatas 4: 3 ; Gálatas 4: 9 dificilmente será entendido por um leitor de inglês; mas o sentido de São Paulo será perdido para uma pessoa que, por servo, não entende ninguém em estado de escravidão. Bengelius pensa que isso deve se conectar com o que precede, e não começar um novo capítulo: – o que eu quero dizer é que, enquanto, etc.

Comentário de Spurgeon

Gálatas 4: 1-5 . Agora digo que o herdeiro, desde que seja criança, nada difere de um servo, embora seja o senhor de todos; mas está sob tutores e governadores até o tempo indicado pelo pai. Mesmo assim, quando éramos crianças, estávamos em servidão sob os elementos do mundo; mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, feito de mulher, feito sob a lei, para resgatar aqueles que eram sob a lei, para que possamos receber a adoção de filhos.

Como crianças, os crentes judeus estavam sob a lei. Eles observaram essa cerimônia e que, assim como as crianças, mesmo que sejam herdeiros de vastas propriedades, ainda que sejam minoria, estão sob tutores e governadores. Mas agora em Cristo chegamos à maioridade, e terminamos com os livros escolares e essa tutela, e recebemos a adoção de filhos. Agora, temos alegria e paz em acreditar; começamos a entrar em nossa posse; já temos o que merecemos, e aos poucos receberemos a plenitude da herança dos santos na luz.

Gálatas 4: 6 . E porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho aos seus corações, clamando, Abba, Pai.

Enquanto os crentes judeus, como crianças, estavam sob a lei, eles não tinham acesso direto ao Pai como nós. Eles não podiam entrar em tão íntima comunhão com Deus como agora podemos. Nós, que somos filhos de Deus, realmente nascidos em sua família, sentimos dentro de nós algo que nos faz chamar Deus de “Pai”, não apenas em oração, dizendo: “Pai nosso, que estás no céu”; mas, interiormente, quando não estamos em atitude de oração, nossos corações continuam chorando: “Pai, Pai”. O judeu pode dizer: “Abba, e a palavra é muito doce; mas clamamos: “Pai”, e isso significa a mesma coisa.

Gálatas 4: 7 . Portanto você não é mais um servo, mas um filho; e se um filho, então um herdeiro de Deus através de Cristo.

Todos os filhos de Deus são, em certo sentido, seus servos; mas há um sentido em que servos não são filhos. Nós, portanto, não somos como aqueles servos que não têm nenhum relacionamento com seu mestre e não têm parte em seus bens; mas nós somos filhos. Qualquer que seja o serviço que prestamos, ainda somos filhos e temos uma participação em tudo o que nosso Pai tem; nós somos herdeiros, “herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo”. Você está vivendo de acordo com seus privilégios, irmãos? Será que algum de nós está compreendendo plenamente o que significa essa herança? Não vivemos frequentemente como se fôssemos apenas criados trabalhando por aluguel? Não trememos de Deus como se fôssemos seus escravos e não seus filhos? Lembremos que somos filhos de Deus, seus herdeiros; e vamos nos aproximar dele, tomemos posse da herança abençoada que ele nos deu.

Gálatas 4: 8-11 . No entanto, quando não conhecia a Deus, serviu àqueles que por natureza não são deuses. Mas agora, depois que conhecestes a Deus, ou melhor, somos conhecidos de Deus, como voltamos novamente aos elementos fracos e pedintes, aos quais desejamos novamente estar em cativeiro? Vocês observam dias, meses, horas e anos. Tenho medo de você, para que eu não lhe tenha dado trabalho em vão.

Entre os pagãos, houve mergulhadores com dias de “sorte” e “azar”; dias sagrados e dias em que eles se entregavam ao excesso sensual. Eles tinham meses “santos” e meses “profanos”. Agora, todo esse tipo de coisa é eliminado no caso de um cristão: ele é libertado de tais superstições fracas e implacáveis. Entre os judeus, houve certas festas sagradas, épocas mais notáveis ??que outras estações; mas eles também foram eliminados em Cristo. Observamos o sábado cristão; mas além disso, para o verdadeiro crente, não deve haver observância especial de dias, meses e anos. Tudo isso é um retorno aos “elementos fracos e miseráveis” dos quais Cristo o libertou. Essa escravidão acabou agora; mas há alguns que ainda “observam dias, meses, tempos e anos”; e Paulo lhes disse: “Tenho medo de você, para que não lhe tenha dado trabalho em vão”. Todo dia é santo, todo ano é santo, para um homem santo; e todo lugar é santo também para o homem que traz um coração santo para ele.

Gálatas 4:12 . Irmãos, peço-lhes que sejam como eu sou; porque eu sou como vós sois; não me ferestes de forma alguma.

“Fique perfeitamente em casa comigo, pois estou tão com você. Embora vocês gálatas tenham me tratado muito mal, ainda assim vocês não me machucaram de verdade e eu negligencio livremente suas maneiras más em relação a mim.

Gálatas 4: 13-15 . Vocês sabem como, pela enfermidade da carne, eu preguei o evangelho a você no começo. E a minha tentação que estava na minha carne não desprezastes, nem rejeitaste; mas me recebeu como anjo de Deus, como Cristo Jesus. Onde está então a bênção de que falaste? porque eu testemunho que, se fosse possível, você teria arrancado seus próprios olhos e os teria dado a mim.

O apóstolo lembra como eles o receberam no início, seu evangelho era para eles como a vida dentre os mortos; e embora ele estivesse cheio de enfermidades – talvez tivesse olhos fracos – talvez tivesse uma língua gaguejante – talvez estivesse naquele momento muito deprimido em espírito, – ainda assim, ele diz: “Você me recebeu como anjo de Deus, até como Cristo Jesus. Você me amou tanto que, se fosse possível, arrancaria seus próprios olhos e os daria para mim.

Gálatas 4:16 . Tornei-me, portanto, seu inimigo, porque digo a verdade?

Chegará o tempo, com todos os servos de Deus, em que certas pessoas proclamarão algo novo e novo na doutrina; e então o velho mensageiro de Deus, que lhes foi abençoado, passa a ser desprezado. Eu vivi o suficiente para ver dezenas de fantasias muito boas começarem, mas todas não deram em nada; Ouso dizer que verei uma dúzia a mais, e todos eles vão dar em nada. Mas aqui estou eu; Não sou desencaminhado nem por novidades de excitação nem por doutrinas. As coisas que eu preguei no começo, eu prego ainda, e assim continuarei, como Deus me ajudará. Mas eu sei, em alguma medida, o que o apóstolo quis dizer quando disse: “Portanto, sou eu que sou seu inimigo, porque digo a verdade?”

Gálatas 4: 17-20 . Eles o afetam zelosamente, mas não bem; sim, eles o excluiriam, para que vocês os afetassem. Mas é bom ser zelosamente sempre afetado por uma coisa boa, e não apenas quando estou presente com você. Meus filhinhos, de quem trabalho de novo para nascer até que Cristo seja formado em você, desejo estar presente com você agora e mudar minha voz; pois estou em dúvida de você.

O ponto de dúvida era que eles haviam sido desviados por professores de direito; eles foram levados a acreditar que, afinal de contas, havia algo nas cerimônias externas, algo nas obras da lei, e então eles haviam sido escravizados novamente. Então o apóstolo diz:

Gálatas 4: 21-23 . Diga-me, vós que desejais estar debaixo da lei, não ouvis a lei? Pois está escrito que Abraão teve dois filhos, um de uma escrava e outro de uma mulher livre. Mas quem era da escrava nasceu segundo a carne;

Pela própria força de Abraão; –

Gálatas 4:23 . Mas ele da mulher livre era por promessa.

Nascido quando Abraão e sua esposa tinham passado da idade, nascido pelo poder do Espírito de Deus, de acordo com a promessa.

Gálatas 4:24 . Que coisas são uma alegoria: pois estas são as duas alianças: a do monte Sinai, que gera o cativeiro, que é Hagar.

É a força da carne que leva à escravidão.

Gálatas 4: 25-26 . Pois Hgar é o monte Sinai, na Arábia, e responde a Jerusalém que agora é e está em servidão com seus filhos. Mas Jerusalém que está no alto é livre, que é a mãe de todos nós.

Ou seja, de todos nós que cremos em Cristo Jesus. Nascemos da mulher livre, não da escrava; não nascido da aliança de obras e na força da criatura; mas nascido da aliança da graça, no poder de Deus, de acordo com a promessa.

Gálatas 4: 27-28 . Pois está escrito: Alegra-te, estéril, que não dás à luz; rompe e clama, tu que não sofre; porque a desolada tem muito mais filhos do que a que tem marido. Agora nós, irmãos, como Isaque era, somos filhos da promessa.

Se somos filhos de Deus, não é por nossa própria força, ou pela força da carne, em qualquer medida ou grau; mas é pela graça de Deus e pela promessa de Deus que somos o que somos.

Gálatas 4: 29-30 . Mas, como naquele tempo, aquele que nasceu após a carne perseguiu o que nasceu após o Espírito, assim é agora. No entanto, o que diz a escritura?

Faça um compromisso e seja amigo? Que Isaque e Ismael morem na mesma casa e deitem na mesma cama? Não!

Gálatas 4: 30-31 . Lança fora a escrava e seu filho; porque o filho da escrava não será herdeiro do filho da livre. Portanto, irmãos, não somos filhos da escrava, mas da livre.

Gálatas 5: 1 . Permaneça firme, portanto, na liberdade com que Cristo nos libertou, e não se enrosque novamente no jugo da escravidão.

Deus nos conceda graça para manter a graça! Deus nos conceda fé suficiente para viver pela fé, até o fim, como os filhos nascidos livres de Deus, por causa de seu nome! Amém.

Comentário de John Wesley

Agora digo que o herdeiro, desde que seja criança, nada difere de um servo, embora seja o senhor de todos;

Agora – Para ilustrar por uma semelhança clara a preeminência do cristão, acima da dispensação legal.

O herdeiro, desde que ele seja criança – Como ele é menor de idade.

Nada difere de um servo – Não ter liberdade para usar ou desfrutar de sua propriedade.

Embora ele seja senhor – proprietário de tudo.

Referências Cruzadas

Gênesis 24:2 – Disse ele ao servo mais velho de sua casa, que era o responsável por tudo quanto tinha: “Ponha a mão debaixo da minha coxa

2 Reis 10:1 – Ora, viviam em Samaria setenta descendentes de Acabe. Jeú escreveu uma carta e a enviou a Samaria, aos líderes da cidade, às autoridades e aos tutores dos descendentes de Acabe. A carta dizia:

2 Reis 11:12 – Depois Joiada trouxe para fora o filho do rei, colocou nele a coroa e entregou-lhe uma cópia da aliança. Então o proclamaram rei ungindo-o, e o povo aplaudia e gritava: “Viva o rei! “

2 Reis 12:2 – Joás fez o que o Senhor aprova durante todos os anos em que o sacerdote Joiada o orientou.

Gálatas 4:23 – O filho da escrava nasceu de modo natural, mas o filho da livre nasceu mediante promessa.

Gálatas 4:29 – Naquele tempo, o filho nascido de modo natural perseguia o filho nascido segundo o Espírito. O mesmo acontece agora.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *