Estudo de Apocalipse 22:6 – Comentado e Explicado

Ele me disse: Estas palavras são fiéis e verdadeiras, e o Senhor Deus dos espíritos dos profetas enviou o seu anjo para mostrar aos seus servos o que deve acontecer em breve.
Apocalipse 22:6

Comentário de Albert Barnes

E ele me disse: O intérprete de anjos, que havia mostrado a João a visão da Nova Jerusalém, Apocalipse 21: 9-10 . Como essas visões estão agora no fim, o anjo chega diretamente a João e garante a ele que todas essas coisas são verdadeiras – que não houve engano dos sentidos nessas visões, mas que elas eram realmente revelações divinas do que em breve e certamente ocorrer.

Essas palavras são fiéis e verdadeiras – Essas comunicações – tudo o que lhe foi divulgado por símbolos ou em linguagem direta. Veja as notas em Apocalipse 21: 5 .

E o Senhor Deus dos santos profetas – O mesmo Deus que inspirou os profetas antigos.

Enviou seu anjo – Veja as notas em Apocalipse 1: 1 .

Mostrar a seus servos – a todos os seus servos – isto é, a todo o seu povo, pela instrumentalidade de João. A revelação foi feita a ele, e ele deveria registrá-la para o bem de toda a igreja.

As coisas que devem ser feitas em breve – cujo começo deve ocorrer em breve – embora a série de eventos se estendesse a eras distantes e até à eternidade. Veja as notas em Apocalipse 1: 1-3 .

Comentário de Joseph Benson

Apocalipse 22: 6-7 . A glória e a felicidade estabelecidas no capítulo anterior, e continuadas nos cinco versículos que acabamos de considerar, sendo grandes acima de toda imaginação, certas como a palavra profecia e duradouras sem fim, devem, se devidamente consideradas, ser um incentivo poderoso para nós, e persuasivo à constância na profissão e na prática do puro cristianismo, quaisquer que sejam as dificuldades ou perigos que possam surgir. O que se segue, até o final, é a conclusão de todo o livro, ou uma espécie de epílogo, que confirma a verdade das profecias contidas nessas revelações, mostra a importância e o uso delas e está bem adaptado para deixá-las com fortes impressões no coração dos leitores, para preservá-los de cumprirem quaisquer corrupções da fé e adoração cristãs e incentivar sua constância nos caminhos da verdade e da retidão. E ele disse: Estas palavras são verdadeiras e fiéis – Todas as coisas que você ouviu e viu serão cumpridas fielmente em sua ordem, e são infalivelmente verdadeiras. Assim, o anjo ratifica todos os detalhes mencionados, repetindo a mesma garantia solene que ele dera antes ( Apocalipse 19: 9 ; Apocalipse 21: 5 ), acrescentando que ele foi comissionado pelo mesmo Deus que inspirara os profetas antigos. , para mostrar o que deve ser feito em breve – isto é, que muito em breve começaria a ser parcialmente cumprido e, com o tempo, seria concluído. Eis que venho rapidamente – Aqui o anjo fala, não em sua própria pessoa, mas na pessoa e caráter de Cristo, cujo embaixador e representante ele era. Diz-se que Cristo vem, sobre qualquer manifestação notável e ilustre de sua providência; e todos esses são apenas muitos passos para preparar o caminho para sua última vinda ao julgamento. Abençoado, feliz, é aquele que guarda, sem acrescentar ou diminuir, os ditos da profecia deste livro – E que é devidamente influenciado por eles. E, como Vitringa deseja com devoção, “Que o Senhor conceda esse favor a nós que concedemos algum trabalho ao meditar sobre ela, para que também possamos ter parte nessa bênção.”

Comentário de E.W. Bullinger

ele. ou seja, o anjo de Apocalipse 1: 1 .

até = para.

provérbios = palavras. App-121.

fiel. App-150.

verdade. App-175.

o senhor deus. Como Apocalipse 22: 5 .

Deus = o Deus

do . . . profetas. Os textos lêem “dos espíritos (App-101.) Dos profetas” (App-189).

enviei. App-174.

Em breve. Como Apocalipse 1: 1 . Nota Figura do discurso Polysyndeton (App-6) nos versículos: Apocalipse 22: 1-6 .

Comentário de Adam Clarke

Essas palavras são fiéis e verdadeiras – Veja o capítulo anterior, Apocalipse 21: 5 . Deste versículo até o final do capítulo é contado o epílogo deste livro.

  1. O anjo afirma a verdade de tudo o que foi dito, Apocalipse 22: 6-11 .
  • Jesus Cristo confirma o que foi afirmado e compromete-se a cumprir todas as profecias contidas nele, Apocalipse 22: 12-17 .
  • João adverte seus leitores contra aumentar ou diminuir e conclui com a bênção apostólica, Apocalipse 22: 18-21 .
  • As coisas que devem ser feitas em breve – Há muitas palavras neste livro que, se tomadas literalmente, sugerem que as profecias proferidas em todo o Apocalipse devem ser cumpridas em pouco tempo após a entrega a João; e este é um forte apoio ao esquema de Wetstein, e aqueles que sustentam que todas as profecias deste livro se referiam àqueles tempos em que o apóstolo viveu, e às perturbações que então ocorreram, não apenas entre os judeus, mas em o império Romano. O que todos eles significam, e quando e como devem ser cumpridos, somente Deus no céu sabe.

    Comentário de Thomas Coke

    Apocalipse 22: 6 , etc. – A parte profética deste livro termina em uma perfeita felicidade dos fiéis, grande acima de toda a imaginação, certa como a palavra profetizar e duradoura; um incentivo poderoso e persuasivo à constância na profissão e na prática do puro cristianismo, quaisquer que sejam as dificuldades ou perigos que possam surgir. O que se segue, até o fim, é a conclusão de todo o livro, ou uma espécie de epílogo, que confirma a verdade das profecias contidas nessas Revelações; mostra a importância e o uso deles; e está bem preparado para deixá-los com fortes impressões no coração dos leitores, para preservá-los do cumprimento de quaisquer corrupções da fé e adoração cristãs e para incentivar sua constância nos caminhos da verdade e da retidão.

    Ele me disse: Estas palavras, etc. – Na conclusão, o anjo ratifica e confirma todos os elementos anteriores com uma repetição da mesma garantia solene que ele havia dado, cap. Apocalipse 19: 9 e Apocalipse 21: 5 que essas palavras são verdadeiras e fiéis; e ele foi comissionado pelo mesmo Deus, que inspirara os profetas antigos, para mostrar as coisas que em breve deveriam ser feitas; que muito em breve começaria em parte a ser cumprido e, com o tempo, tudo seria concluído. Eis que venho rapidamente, diz ele, Apocalipse 22: 7 . Pois podemos observar que o anjo fala às vezes em sua própria pessoa, e às vezes na pessoa e caráter de Cristo, cujo embaixador e representante ele era. Diz-se que Cristo se depara com qualquer manifestação notável e ilustre de sua providência; e todos esses são apenas muitos passos, para preparar o caminho para sua última vinda ao julgamento. Também é pronunciada uma bênção (como no cap. Apocalipse 1: 3. ) Para aqueles que guardam as palavras deste livro; e, como Vitringa deseja com devoção,

    “Que o Senhor conceda sua graça e favor a nós, que empregamos algum tempo e esforço no estudo e na explicação deste livro, para que parte dessa bênção também possa descer até nós!”

    Comentário de John Wesley

    E ele me disse: Estas palavras são fiéis e verdadeiras; e o Senhor Deus dos santos profetas enviou seu anjo para mostrar a seus servos o que em breve deve ser feito.

    E ele me disse : Aqui começa a conclusão do livro, concordando exatamente com a introdução (particularmente os versículos 6,7, 10, Apocalipse 22: 6,7,10 com o cap. 1.1,) Apocalipse 1: 1,3 e dando luz a todo o livro, como este livro faz a toda a escritura.

    Essas palavras são fiéis e verdadeiras – Todas as coisas que você ouviu e viu serão cumpridas fielmente em sua ordem e são infalivelmente verdadeiras.

    O Senhor, o Deus dos santos profetas – que os inspirou e os autorizou de antigamente. Agora me enviou seu anjo, para mostrar a seus servos – Por ti.

    O que deve ser feito em breve – O que começará a ser realizado imediatamente.

    Referências Cruzadas

    Gênesis 41:32 – O sonho veio ao faraó duas vezes porque a questão já foi decidida por Deus, que se apressa em realizá-la.

    Daniel 3:28 – Disse então Nabucodonosor: “Louvado seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que enviou o seu anjo e livrou os seus servos! Eles confiaram nele, desafiaram a ordem do rei, preferindo abrir mão de suas vidas a que prestar culto e adorar a outro deus, que não fosse o seu próprio Deus.

    Daniel 6:22 – O meu Deus enviou o seu anjo, que fechou a boca dos leões. Eles não me fizeram mal algum, pois fui considerado inocente à vista de Deus. Também contra ti não cometi mal algum, ó rei”.

    Mateus 13:41 – O Filho do homem enviará os seus anjos, e eles tirarão do seu Reino tudo o que faz tropeçar e todos os que praticam o mal.

    Lucas 1:70 – ( como falara pelos seus santos profetas, na antigüidade ),

    Lucas 16:16 – “A Lei e os Profetas profetizaram até João. Desse tempo em diante estão sendo pregadas as boas novas do Reino de Deus, e todos tentam forçar sua entrada nele.

    Atos dos Apóstolos 3:18 – Mas foi assim que Deus cumpriu o que tinha predito por todos os profetas, dizendo que o seu Cristo haveria de sofrer.

    Atos dos Apóstolos 12:11 – Então Pedro caiu em si e disse: “Agora sei, sem nenhuma dúvida, que o Senhor enviou o seu anjo e me libertou das mãos de Herodes e de tudo o que o povo judeu esperava”.

    Romanos 1:2 – o qual foi prometido por ele de antemão por meio dos seus profetas nas Escrituras Sagradas,

    1 Coríntios 7:29 – O que quero dizer é que o tempo é pouco. De agora em diante, aqueles que têm esposa, vivam como se não tivessem;

    2 Tessalonicenses 1:7 – e dar alívio a vocês, que estão sendo atribulados, e a nós também. Isso acontecerá quando o Senhor Jesus for revelado lá do céu, com os seus anjos poderosos, em meio a chamas flamejantes.

    1 Pedro 1:11 – procurando saber o tempo e as circunstâncias para os quais apontava o Espírito de Cristo que neles estava, quando lhes predisse os sofrimentos de Cristo e as glórias que se seguiriam àqueles sofrimentos.

    2 Pedro 1:21 – pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo.

    2 Pedro 3:2 – das palavras proferidas no passado pelos santos profetas, e do mandamento de nosso Senhor e Salvador que os apóstolos de vocês lhes ensinaram.

    2 Pedro 3:8 – Não se esqueçam disto, amados: para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos como um dia.

    Apocalipse 1:1 – Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos o que em breve há de acontecer. Ele enviou o seu anjo para torná-la conhecida ao seu servo João,

    Apocalipse 18:20 – Celebre o que se deu com ela, ó céus! Celebrem, ó santos, apóstolos e profetas! Deus a julgou, retribuindo-lhe o que ela fez a vocês ’ “.

    Apocalipse 19:9 – E o anjo me disse: “Escreva: Felizes os convidados para o banquete do casamento do Cordeiro! ” E acrescentou: “Estas são as palavras verdadeiras de Deus”.

    Apocalipse 21:5 – Aquele que estava assentado no trono disse: “Estou fazendo novas todas as coisas! ” E acrescentou: “Escreva isto, pois estas palavras são verdadeiras e dignas de confiança”.

    Apocalipse 22:7 – “Eis que venho em breve! Feliz é aquele que guarda as palavras da profecia deste livro”.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *