Estudo de Daniel 6:22 – Comentado e Explicado

Meu Deus enviou seu anjo e fechou a boca dos leões; eles não me fizeram mal algum, porque a seus olhos eu era inocente e porque contra ti também, ó rei, não cometi falta alguma.
Daniel 6:22

Comentário de Albert Barnes

Meu Deus enviou seu anjo – Era comum entre os hebreus atribuir qualquer preservação notável do perigo à intervenção de um anjo enviado por Deus, e ninguém pode demonstrar que isso não ocorreu como eles supunham. Não há mais absurdo em supor que Deus emprega um ser angelical para defender seu povo ou conceder bênçãos a eles, do que em supor que ele emprega um ser humano para prestar ajuda importante e transmitir bênçãos importantes para outro. Por uma questão de fato, poucos dos favores que Deus concede aos homens são transmitidos a eles diretamente de si mesmo, mas são principalmente conferidos pela instrumentalidade de outros. Assim é nas bênçãos da liberdade, na libertação do cativeiro, na provisão feita para nossos desejos, no favor que nos é concedido na infância e na infância. Como esse princípio prevalece em todos os lugares da Terra, não é absurdo supor que ele possa prevalecer em outros lugares, e que em ocasiões importantes e em casos acima do nível da intervenção humana, Deus pode empregar a instrumentalidade dos seres superiores para defender seu povo. problemas e resgatá-los do perigo. Compare o Salmo 34: 7; Salmo 91:11; Daniel 9:21; Mateus 18:10; Lucas 16:22; Hebreus 1:14. Daniel não diz se o anjo era visível ou não, mas deve-se presumir que ele era, pois assim seria mais seguro saber que ele devia sua libertação à intervenção de um anjo, e como isso seria para ele um sinal manifesto do favor e da proteção de Deus.

E fechou a boca dos leões – É claro que Daniel supôs que isso fosse realizado por um milagre; e esta é a única solução satisfatória do que ocorreu. Além disso, não há mais objeções à suposição de que isso foi um milagre do que a qualquer milagre, por

(a) não há ocasião mais apropriada para a intervenção Divina do que quando um homem bom está em perigo; e

(b) o objetivo a ser realizado na mente do rei, e através dele, na mente do povo em geral, era digno dessa interposição.

Evidentemente, o desígnio era impressionar a mente do monarca com a crença na existência do Deus verdadeiro e fornecer ao tribunal da Babilônia a prova de que isso deveria ser convincente de que ele é o único Deus.

Porque antes dele a inocência foi encontrada em mim –

(1) Inocência absoluta em referência à questão da culpa no ponto em que ele havia sido condenado – ele havia feito apenas o que Deus aprovou; e

(2) integridade geral e retidão de caráter. Não precisamos supor que Daniel alegou ser absolutamente perfeito (compare Daniel 9 ), mas podemos supor que ele queira dizer que Deus viu que ele era o que ele professava ser e que sua vida era como ele aprovou.

E também diante de ti, ó rei, eu não machuquei – isto é, ele não havia violado de nenhuma maneira seu dever para com o rei; ele não havia feito nada que tendesse a derrubar seu governo ou espalhar o descontentamento entre seus súditos.

Comentário de Thomas Coke

Daniel 6:22 . E também diante de ti, ó rei, eu não fiz mal “Tu conheces a minha fidelidade em tudo que diz respeito ao meu serviço. Se nesta ocasião eu desobedeci às tuas ordens, foi apenas por um sentido desse dever que devo a um mestre muito maior “.

Comentário de Scofield

anjo

(Veja Scofield “ Hebreus 1: 4 “) .

Comentário de Adam Clarke

Meu Deus enviou seu anjo – Um como aquele que compareceu a Sadraque, Mesaque e Abednego, na fornalha ardente, e soprou as chamas para o lado, para que elas não pudessem machucá-las.

Antes dele, a inocência foi encontrada em uma – porque eu era inocente, Deus me preservou; e agora que estou preservada, minha inocência está totalmente provada.

Comentário de E.W. Bullinger

enviou seu anjo . Como em Daniel 3:28 .

inocência = retidão ou pureza. Veja a estrutura, p. 1178

Comentário de John Calvin

Meu Deus, diz ele, enviou seu anjo e fechou a boca dos leões! Assim, vemos que Daniel atribui abertamente aos anjos o dever de prestar assistência, enquanto todo o poder permanece nas mãos do próprio Deus. Ele diz, portanto, que foi libertado pela mão e assistência de um anjo, mas mostra como o anjo era o agente e não o autor de sua segurança. Deus, portanto, diz que ele enviou seu anjo. Vimos com freqüência o quão indistintamente os caldeus falavam quando mencionavam a Deidade; eles chamaram suas divindades de santas, mas Daniel aqui atribui toda a glória somente a Deus. Ele não apresenta uma multidão de divindades de acordo com a opinião predominante entre os profanos. Ele expõe com destaque a unidade de Deus; e depois acrescenta a presença de anjos como auxiliar dos servos de Deus, mostrando como eles realizam o que lhes é ordenado. Assim, todo o louvor de sua salvação permanece com o Deus único, já que os anjos não ajudam a quem quiserem e não são movidos por sua própria vontade, mas apenas na obediência aos mandamentos de Deus.

Agora devemos observar o que se segue: Deus fechou a boca dos leões. Com essas palavras, o Profeta mostra como os leões e os animais mais cruéis estão nas mãos de Deus e são contidos por seu meio-fio secreto, para que não possam se enfurecer nem cometer qualquer dano, a menos que com a permissão de Deus. Assim, podemos aprender que bestas selvagens são tão prejudiciais para nós quanto Deus pode permitir que humilhem nosso orgulho. Enquanto isso, podemos perceber que nenhum animal é tão cruel a ponto de nos ferir com suas garras ou dentes, a menos que Deus lhe dê as rédeas. E essa instrução é digna de nota especial, pois trememos com o menor perigo, mesmo com o barulho de uma folha que cai. Como estamos necessariamente expostos a muitos perigos por todos os lados e cercados por várias formas de morte, portanto devemos ser assediados por uma ansiedade miserável, a menos que esse princípio nos apoie; não apenas nossa vida está sob a proteção de Deus, mas nada pode nos prejudicar enquanto ele dirige tudo por sua vontade e prazer. E esse princípio deve ser estendido aos próprios demônios, e aos homens ímpios e ímpios, pois sabemos que o diabo sempre está ansioso para nos destruir, como um leão que ruge, porque ronda a procura de quem pode devorar, como Pedro diz. em sua Primeira Ephstle, ( 1 Pedro 5: 8. ) Pois vemos como todo o plano ímpio de nossa destruição é contínuo e quão loucamente eles estão inflamados contra nós. Mas Deus, que pode fechar a boca do leão, também impedirá o diabo e todos os ímpios de ferir alguém sem a sua permissão. A experiência também nos mostra como o diabo e todos os ímpios são controlados por ele, pois devemos perecer a cada momento, a menos que ele se afaste de sua influência oposta aos inúmeros males que sempre pairam sobre nós. Devemos perceber como a proteção singular de Deus nos preserva na segurança diária em meio à ferocidade e loucura de nossos inimigos. Daniel diz que não sofreu nenhum tipo de perda, porque diante de Deus sua justiça foi encontrada nele. Essas palavras significam que sua preservação surgiu de Deus desejando justificar sua própria glória e adoração que ele havia ordenado em sua lei. O Profeta aqui não se vangloria de sua própria justiça, mas mostra como sua libertação surgiu do desejo de Deus de testemunhar por uma certa e clara prova de sua aprovação daquela adoração pela qual Daniel lutou até a morte. Vemos, então, como Daniel refere todas as coisas à aprovação da adoração a Deus. A conclusão é que ele era o advogado de uma causa piedosa e santa, e preparado para sofrer a morte, não por qualquer imaginação tola, nem por qualquer impulso precipitado, nem zelo cego, mas porque tinha certeza de ser um adorador dos um Deus. Ser defensor da causa da piedade e santidade foi, como ele afirma, o motivo de sua preservação. Esta é a conclusão correta.

Por isso, reunimos prontamente a loucura dos papistas que, a partir desta e de passagens semelhantes, se esforçam para estabelecer o mérito e a justiça das boas obras. Oh! Daniel foi preservado porque a justiça foi encontrada nele diante de Deus; por isso Deus retribui a todos os homens de acordo com os méritos de suas obras! Mas devemos primeiro considerar a intenção de Daniel na narrativa diante de nós; pois, como eu disse, ele não se vangloria de seus próprios méritos, mas deseja que sua preservação seja atribuída à Deidade como um testemunho de sua adoração verdadeira e pura, de modo a envergonhar o rei Dario e mostrar todas as suas superstições a Deus. seja ímpio, e especialmente, adverti-lo sobre o edito sacrílego pelo qual ele se arrogou a si mesmo o comando supremo e, tanto quanto pôde, aboliu a própria existência de Deus. Com a visão, então, de admoestar Dario, o Profeta diz que sua causa era justa. E para facilitar a solução da dificuldade, devemos observar a diferença entre salvação eterna e libertação especial. Deus nos liberta da morte eterna e nos adota na esperança da vida eterna, não porque ele encontra alguma justiça em nós, mas através de sua própria escolha gratuita, e ele aperfeiçoa em nós seu próprio trabalho, sem nenhum respeito por nossas obras. Com referência à nossa salvação eterna, nossa justiça não é de forma alguma considerada, porque sempre que Deus nos examina, ele apenas encontra materiais para condenação. Mas quando consideramos a libertação específica, ele pode então perceber nossa justiça, não como se fosse naturalmente nossa, mas ele estende a mão para aqueles a quem governa pelo seu Espírito e insiste em obedecer seu chamado; e se eles correm algum perigo em seus esforços para obedecer a sua vontade, ele os livra. O significado então é exatamente o mesmo como se alguém afirmasse que Deus favorece causas justas, mas não tem nada a ver com méritos. Portanto, os papistas brincam, como crianças, quando usam essa passagem para extrair dela os méritos humanos; pois Daniel queria afirmar nada além da pura adoração a Deus, como se ele tivesse dito, não apenas sua razão procedeu de Deus, mas havia outra causa para sua libertação, a saber, o desejo do Todo-Poderoso de mostrar ao mundo experimentalmente a justiça. de sua causa.

Ele acrescenta: E mesmo diante de ti, ó rei, eu não cometi nada de errado. É claro que o Profeta violou o decreto do rei. Por que, então, ele não confessa ingenuamente isso? Não, por que ele afirma que não transgrediu contra o rei? Por se comportar com fidelidade em todos os seus deveres, podia se libertar de todas as calúnias pelas quais se sabia oprimido, como se tivesse desprezado a soberania do rei. Mas Daniel não estava tão ligado ao rei dos persas quando reivindicou para si mesmo como um deus o que não deveria ser oferecido a ele. Sabemos como os impérios terrestres são constituídos por Deus, apenas com a condição de que ele se priva de nada, mas resplandece sozinho, e todos os magistrados devem ser estabelecidos em ordem regular, e toda autoridade existente deve estar sujeita à sua glória. Visto que, portanto, Daniel não poderia obedecer ao decreto do rei sem negar a Deus, como vimos anteriormente, ele não transgrediu contra o rei, perseverando constantemente no exercício de piedade a que estava acostumado e invocando seu Deus. vezes por dia. Para tornar isso mais evidente, devemos lembrar que a passagem de Pedro,

“Tema a Deus, honre o rei.” ( 1 Pedro 2:17 .)

Os dois comandos estão conectados juntos e não podem ser separados um do outro. O temor de Deus deve preceder, para que os reis possam obter sua autoridade. Pois se alguém começa a reverenciar um príncipe terrestre ao rejeitar a de Deus, ele agirá de maneira absurda, pois essa é uma perversão completa da ordem da natureza. Então, que Deus seja temido em primeiro lugar, e os príncipes terrenos obterão sua autoridade, se apenas Deus brilhar, como eu já disse. Daniel, portanto, aqui se defende com justiça, pois não havia cometido nenhum crime contra o rei; pois ele foi obrigado a obedecer ao mandamento de Deus, e negligenciou o que o rei havia ordenado em oposição a ele. Pois os príncipes terrestres deixam de lado todo o seu poder quando se levantam contra Deus e são indignos de serem contados no número da humanidade. Devemos desafiá-lo totalmente a obedecê-los sempre que eles são tão inquietos e desejam estragar a Deus seus direitos e, por assim dizer, tomar seu trono e atraí-lo do céu. Agora, portanto, entendemos o sentido dessa passagem. Segue-se, –

Comentário de John Wesley

Meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, para que não me machucassem; porque antes dele se achava em mim uma inocência; e também diante de ti, ó rei, não fiz mal algum.

Seu anjo – O mesmo que aconteceu com os três filhos na fornalha ardente, cuja presença fez até a cova dos leões uma fortaleza, seu palácio, seu paraíso. Veja o poder de Deus sobre as criaturas mais ferozes! Veja o cuidado que Deus toma de seus servos fiéis, especialmente quando eles são chamados a sofrer por ele! Veja como os anjos estão prontos para ministrar aos herdeiros da salvação!

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *