Estudo de Hebreus 5:4 – Comentado e Explicado

Ninguém se apropria desta honra, senão somente aquele que é chamado por Deus, como Aarão.
Hebreus 5:4

Comentário de Albert Barnes

E ninguém toma essa honra para si mesmo – ninguém tem o direito de entrar neste ofício, a menos que tenha as qualificações que Deus prescreveu. Havia leis fixas e definidas em relação à sucessão no cargo de sumo sacerdote e às qualificações daquele que deveria ocupar o cargo.

Mas aquele que é chamado por Deus como era Arão – Arão foi designado pelo nome. Era necessário que seus sucessores tivessem como evidência clara de que foram chamados por Deus ao ofício, como se tivessem sido mencionados pelo nome. A maneira pela qual o sumo sacerdote deveria suceder ao ofício foi designada na Lei de Moisés, mas na época de Paulo essas regras eram pouco consideradas. O cargo tornou-se venal e foi conferido com prazer pelos governantes romanos. Ainda assim, era verdade que, de acordo com a Lei, à qual somente Paulo se refere aqui, ninguém poderia ocupar esse cargo senão aquele que possuía as qualificações prescritas por Moisés e que mostravam que ele era chamado por Deus. Podemos comentar aqui:

(1) que isso não se refere tanto a uma chamada interna quanto a uma chamada “externa”. Ele deveria ter as qualificações prescritas na Lei – mas não está especificado que ele deveria estar consciente de um chamado interno para o cargo ou ser influenciado pelo Espírito Santo. Tal chamada era, sem dúvida, no mais alto grau desejável, mas não foi prescrita como uma qualificação essencial.

(2) isso não faz referência ao chamado para o trabalho do ministério cristão e não deve ser aplicado a ele. Como prova de texto, não deve ser demonstrado que um ministro do evangelho deve receber um “chamado” diretamente de Deus ou que ele deve ser chamado de acordo com uma certa ordem de sucessão. O objetivo de Paulo não é afirmar isso – qualquer que seja a verdade sobre esse ponto. Seu objetivo é mostrar que o sumo sacerdote judeu foi chamado por Deus para “seu” cargo de certa maneira, mostrando que ele mantinha a nomeação de Deus e que “portanto” era necessário que o Grande Sumo Sacerdote do Cristão profissão deve ser chamada de maneira semelhante. Somente para isso, a comparação deve ser entendida como aplicável.

Comentário de E.W. Bullinger

nenhum homem = não (grego. ou) qualquer (grego. tis) um.

até = para.

ele que é . Os textos omitem.

chamado = quando chamado.

como, etc. = mesmo como Aaron também era. Compare Êxodo 28: 1 . Números 3:10 ; e contraste Números 16: 1-40 .

Comentário de John Calvin

4. E nenhum homem, etc. Nesse versículo, deve-se notar em parte uma semelhança e uma diferença em parte. O que torna legal um ofício é o chamado de Deus; para que ninguém possa executá-lo de maneira correta e ordenada sem que seja feito por Deus. Cristo e Arão tinham isso em comum, que Deus chamou os dois; mas eles diferiram nisso, que Cristo teve sucesso de uma maneira nova e diferente e foi feito sacerdote perpétuo. Portanto, é evidente que o sacerdócio de Arão era temporário, pois deveria cessar. Vemos o objeto do apóstolo; era defender o direito do sacerdócio de Cristo; e ele fez isso mostrando que Deus era seu autor. Mas isso não teria sido suficiente, a menos que se tornasse evidente que um fim deveria ser posto à disposição dos idosos para que um quarto pudesse ser obtido para isso. E esse ponto ele prova dirigindo nossa atenção para os termos em que Arão foi designado, pois não devemos estendê-los além do decreto de Deus; e ele tornará evidente por quanto tempo Deus planejou essa ordem para continuar. Cristo então é um sacerdote legítimo, pois foi designado pela autoridade de Deus. O que se pode dizer de Aaron e seus sucessores? Que eles tinham tanto direito quanto lhes foi concedido pelo Senhor, mas não tanto quanto os homens de acordo com sua própria fantasia lhes concedem.

Mas, embora isso tenha sido dito com referência ao que é tratado aqui, ainda assim podemos traçar uma verdade geral: que nenhum governo deve ser estabelecido na Igreja pela vontade dos homens, mas que devemos esperar pelo comando. de Deus, e também que devemos seguir uma certa regra na eleição de ministros, para que ninguém possa se intrometer de acordo com seu próprio humor. Ambas as coisas devem ser notadas nitidamente, pois o apóstolo aqui fala não apenas de pessoas, mas também do próprio ofício; antes, ele nega que o ofício que os homens designam sem a ordem de Deus seja lícito e divino. Pois, como pertence a Deus apenas para governar sua Igreja, ele reivindica esse direito como seu, ou seja, prescrever o caminho e o modo de administração. Por isso, considero indiscutível que o sacerdócio papal é espúrio; pois foi enquadrado na oficina dos homens. Deus em nenhum lugar ordena que um sacrifício seja oferecido agora a ele pela expiação de pecados; em nenhum lugar ele ordena que os sacerdotes sejam designados para esse fim. Enquanto então o Papa ordena seus sacerdotes com o objetivo de sacrificar, o apóstolo nega que eles sejam considerados sacerdotes legais; portanto, não podem ser assim, exceto por algum novo privilégio que se exaltam acima de Cristo, pois ele não se atreveu a assumir essa honra, mas esperou o mandamento do Pai.

Isso também deve ser considerado bom para as pessoas, que nenhum indivíduo é ele próprio para aproveitar essa honra sem autoridade pública. Falo agora de escritórios divinamente nomeados. Ao mesmo tempo, às vezes pode ser que aquele que não é chamado por Deus ainda deve ser tolerado, por pouco que seja aprovado, desde que o ofício seja divino e aprovado por Deus; pois muitas vezes se arrastam pela ambição ou por alguns motivos ruins, cujo chamado não tem evidências; e, no entanto, eles não devem ser imediatamente rejeitados, especialmente quando isso não pode ser feito pela decisão pública da Igreja. Pois durante duzentos anos antes da vinda de Cristo prevaleceram as corrupções mais sujas no que diz respeito ao sacerdócio, mas o direito de honra, procedente do chamado de Deus, ainda continuou quanto ao próprio ofício; e os próprios homens foram tolerados, porque a liberdade da Igreja foi subvertida. Parece, portanto, que o maior defeito é o caráter do próprio cargo, ou seja, quando os homens inventam o que Deus nunca ordenou. Os menos suportáveis ??são os sacrifícios romanos, que não falam nada além de seus próprios títulos, para que sejam considerados sagrados, embora tenham se escolhido sem nenhuma autoridade de Deus.

Comentário de Adam Clarke

Esta honra – ??? t?µ?? sem dúvida significa aqui o ofício, que é um significado da palavra nos melhores escritores gregos. É aqui um ofício honroso, porque o homem é o sumo sacerdote de Deus e é designado pelo próprio Deus para esse ofício.

Mas aquele que é chamado por Deus, como foi Arão – o próprio Deus designou a tribo e a família da qual o sumo sacerdote seria levado, e Arão e seus filhos foram expressamente escolhidos por Deus para ocupar o cargo do sumo sacerdócio. Como somente Deus tinha o direito de nomear seu próprio sacerdote para a nação judaica, e o homem não tinha autoridade aqui; somente Deus poderia prover e nomear um sumo sacerdote para toda a raça humana. Aarão foi assim designado para o povo judeu; Cristo, para toda a humanidade.

Alguns fazem disso “um argumento para a sucessão ininterrupta de papas e seus bispos na Igreja, que sozinhos têm autoridade para ordenar o ofício sacerdotal; e quem não é assim designado é, com eles, ilegítimo”. É inútil empregar tempo para provar que não existe uma sucessão ininterrupta desse tipo; não existe, nunca existiu. É uma fábula boba, inventada por tiranos eclesiásticos e apoiada por coxcombs clericais. Mas se fosse verdade, não tem nada a ver com o texto. Fala apenas da nomeação de um sumo sacerdote, da sucessão a ser preservada na tribo de Levi e na família de Arão. Mas mesmo essa sucessão foi interrompida e quebrada, e o próprio ofício cessaria com a vinda de Cristo, após a qual não poderia haver sumo sacerdote; nem Cristo pode ter qualquer sucessor e, portanto, diz-se que ele é sacerdote para sempre, pois vive sempre o intercessor e o sacrifício pela humanidade. O versículo, portanto, não tem nada a ver com o ofício clerical, com a pregação da santa palavra de Deus ou com a administração dos sacramentos; e aqueles que citam dessa maneira mostram quão pouco eles entendem as Escrituras e quão ignorantes são sobre a natureza de seu próprio ofício.

Comentário de Thomas Coke

Hebreus 5: 4 . Mas aquele que é chamado por Deus, Chamado por Deus significa uma designação ou nomeação específica para a dignidade do sumo sacerdote; como Arão, Êxodo 30:30 . Eles, portanto, aplicam mal esse texto, que argumentaria dele a necessidade de uma nomeação peculiar feita pelo homem para a administração de um escritório na igreja cristã. Quão corretas sejam essas designações, este texto não tem relação com esses assuntos, mas apenas pretende provar que Cristo foi tão eminentemente e tão claramente designado e designado por Deus para ser um sumo sacerdote quanto Arão. A esse respeito, então, é comprovada uma igualdade de Cristo com Arão: depois, a infinita superioridade de Cristo, mesmo a esse respeito, será demonstrada.

Comentário de John Wesley

E ninguém recebe esta honra para si mesmo, senão o que é chamado por Deus, como foi Arão.

O apóstolo começa aqui a tratar do sacerdócio de Cristo. A soma do que ele observa a respeito é: tudo o que é excelente no sacerdócio levítico está em Cristo, e de uma maneira mais eminente; e tudo o que está faltando naqueles sacerdotes está nele.

E ninguém leva essa honra – o sacerdócio.

Para si mesmo, mas aquele que é chamado por Deus, como foi Arão – e sua posteridade, que eram todos chamados ao mesmo tempo. Mas é observável que Aaron não pregou nada; a pregação não faz parte do ofício sacerdotal.

Referências Cruzadas

Exodo 28:1 – “Chame seu irmão Arão e separe-o dentre os israelitas, e também os seus filhos Nadabe e Abiú, Eleazar e Itamar, para que me sirvam como sacerdotes.

Levítico 8:2 – “Traga Arão e seus filhos, suas vestes, o óleo da unção, o novilho para a oferta pelo pecado, os dois carneiros e o cesto de pães sem fermento;

Números 3:3 – São esses os nomes dos filhos de Arão, que foram ungidos para o sacerdócio e que foram ordenados sacerdotes.

Números 16:5 – Depois disse a Corá e a todos os seus seguidores: “Pela manhã o Senhor mostrará quem lhe pertence e fará aproximar-se dele aquele que é santo, o homem a quem ele escolher.

Números 16:7 – e amanhã coloquem neles fogo e incenso perante o Senhor. Quem o Senhor escolher será o homem consagrado. Basta, levitas! “

Números 16:10 – Ele trouxe você e todos os seus irmãos levitas para junto dele, e agora vocês querem também o sacerdócio?

Números 16:35 – Então veio fogo da parte do Senhor e consumiu os duzentos e cinqüenta homens que ofereciam incenso.

Números 16:40 – como o Senhor tinha dito por meio de Moisés. Isso foi feito como memorial para os israelitas, a fim de que ninguém que não fosse descendente de Arão, queimasse incenso perante o Senhor, para não sofrer o que Corá e os seus seguidores sofreram.

Números 16:46 – e Moisés disse a Arão: “Pegue o seu incensário e ponha incenso nele, com fogo tirado do altar, e vá depressa até a comunidade para fazer propiciação por eles, porque saiu grande ira da parte do Senhor e a praga começou”.

Números 17:3 – Na vara de Levi escreva o nome de Arão, pois é preciso que haja uma vara para cada chefe das tribos.

Números 18:1 – O Senhor disse a Arão: “Você, os seus filhos e a família de seu pai serão responsáveis pelas ofensas contra o santuário; você e seus filhos serão responsáveis pelas ofensas cometidas no exercício do sacerdócio.

1 Crônicas 23:13 – Estes foram os filhos de Anrão: Arão e Moisés. Arão foi separado, ele e seus descendentes para sempre, para consagrar as coisas santíssimas, oferecer sacrifícios ao Senhor, ministrar diante dele e pronunciar bênçãos em seu nome, para sempre.

2 Crônicas 26:18 – Eles o enfrentaram e disseram: “Não é certo que você, Uzias, queime incenso ao Senhor. Isto é tarefa dos sacerdotes, os descendentes de Arão consagrados para queimar incenso. Saia do santuário, pois você foi infiel e não será honrado por Deus, o Senhor”.

João 3:27 – A isso João respondeu: “Uma pessoa só pode receber o que lhe é dado do céu.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *