Estudo de Números 16:46 – Comentado e Explicado

e Moisés disse a Aarão: "Toma o turíbulo, põe-lhe fogo do altar, deita-lhe incenso por cima e vai depressa ao povo para fazer expiação por ele; porque acendeu-se a cólera do Senhor, e o flagelo começa."
Números 16:46

Comentário de Albert Barnes

Um incensário – antes, o incensário. isto é, o do sumo sacerdote usado por ele no grande dia da expiação: compare Levítico 16:12 ; Hebreus 9: 4 .

Comentário de Adam Clarke

A praga está iniciada – Deus agora os puniu com uma explosão secreta, de modo a colocar o assunto além de toda disputa; sua mão e somente a dele foram vistas, não apenas na praga, mas na maneira pela qual a mortalidade foi detida. Era necessário que isso fosse feito dessa maneira, para que toda a congregação visse que aqueles homens que pereceram não eram o povo do Senhor; e que Deus, não Moisés e Arão, os destruiu.

Comentário de John Wesley

E Moisés disse a Arão: Toma um incensário, e põe fogo nele sobre o altar, e incendeia, e vai depressa à congregação, e faz expiação por eles; porque a ira do Senhor se extinguiu; a praga é iniciada.

Incenso – que era um sinal de intercessão e deveria ser acompanhado com ele.

Vá para a congregação – Ele foi com o incenso, para estimular o povo ao arrependimento e à oração, para impedir sua ruína total. Isso ele poderia fazer nesta ocasião extraordinária, tendo o mandamento de Deus para sua garantia, embora normalmente o incenso fosse oferecido apenas no tabernáculo.

Comentário de John Calvin

46. E Moisés disse a Arão. A expiação de um pecado tão grande não dependia de fato da oferta de incenso, nem devemos imaginar que Deus seja apaziguado pelo sabor do incenso; mas, assim, foi colocado um símbolo diante deste povo de coração duro, pelo qual eles poderiam ser igualmente despertados para o arrependimento e a fé; por mais insensíveis que pudessem estar em sua rebelião, ainda assim a dignidade do sacerdócio era tão visível no incensário, que eles deveriam ter sido despertados por ela para reverência. Pois quem não encararia sua impiedade com horror, quando se conscientizou de ter desprezado e violado a santidade em que o poder divino se manifesta pela vida ou pela morte? A visão do incensário poderia ter justamente subjugado sua dureza de coração, para que finalmente eles pudessem começar a condenar e detestar seus atos injustos. O segundo aviso que lhes foi dado não era menos lucrativo, ou seja, que eles pudessem perceber que Deus somente era propiciado a eles em virtude de um mediador; mas., na medida em que o estado real das coisas permitia, o tipo visível os dirigia ao Salvador ausente. Visto que, no entanto, os homens corrompem e obscurecem a verdade por suas boas invenções, Sua majestade é afirmada pela instituição divina do sacrifício. Enquanto Aaron, o padre típico, se destaca, até que o verdadeiro, único e perpétuo Mediador seja revelado.

O verbo cap? , caphar, significa apropriadamente, como já disse em outros lugares, reconciliar Deus aos homens por meio de uma expiação (piaculum;) mas, como aqui se refere ao povo, o sentido de Moisés é corretamente expresso por um único como se pode dizer, limpar ou lustrar a poluição.

Referências Cruzadas

Exodo 30:7 – “Arão queimará incenso aromático sobre o altar todas as manhãs, quando vier cuidar das lâmpadas,

Levítico 9:24 – Saiu fogo da presença do Senhor e consumiu o holocausto e as porções de gordura sobre o altar. E, quando todo o povo viu isso, gritou de alegria e prostrou-se rosto em terra.

Levítico 10:1 – Nadabe e Abiú, filhos de Arão, pegaram cada um o seu incensário, nos quais acenderam fogo, acrescentaram incenso, e trouxeram fogo profano perante o Senhor, sem que tivessem sido autorizados.

Levítico 10:6 – Então Moisés disse a Arão e a seus filhos Eleazar e Itamar: “Não andem descabelados, nem rasguem as roupas em sinal de luto, senão vocês morrerão e a ira do Senhor cairá sobre toda a comunidade. Mas os seus parentes, e toda a nação de Israel, poderão chorar por aqueles que o Senhor destruiu pelo fogo.

Levítico 16:11 – “Arão trará o novilho como oferta por seu próprio pecado para fazer propiciação por si mesmo e por sua família, e ele o oferecerá como sacrifício pelo seu próprio pecado.

Levítico 16:12 – Pegará o incensário cheio de brasas do altar que está perante o Senhor e dois punhados de incenso aromático em pó, e os levará para trás do véu.

Números 1:53 – Os levitas, porém, armarão as suas tendas ao redor do tabernáculo que guarda as tábuas da aliança, para que a ira divina não caia sobre a comunidade de Israel. Os levitas terão a responsabilidade de cuidar do tabernáculo que guarda as tábuas da aliança”.

Números 8:19 – Dentre todos os israelitas, dediquei os levitas como dádivas a Arão e aos seus filhos; eles ministrarão na Tenda do Encontro em nome dos israelitas e farão propiciação por eles, para que nenhuma praga atinja os israelitas quando se aproximarem do santuário”.

Números 11:33 – Mas, enquanto a carne ainda estava entre os seus dentes e antes que a ingerissem, a ira do Senhor acendeu-se contra o povo, e ele o feriu com uma praga terrível.

Números 18:5 – “Vocês terão a responsabilidade de cuidar do santuário e do altar, para que não torne a cair a ira divina sobre os israelitas.

1 Crônicas 27:24 – Joabe, filho de Zeruia, começou a contar os homens, mas não pôde terminar. A ira divina caiu sobre Israel por causa desse recenseamento, e o resultado não entrou nos registros históricos do rei Davi.

Salmos 106:29 – provocaram a ira do Senhor com os seus atos, e uma praga irrompeu no meio deles.

Salmos 141:2 – Seja a minha oração como incenso diante de ti, e o levantar das minhas mãos, como a oferta da tarde.

Isaías 6:6 – Então um dos serafins voou até mim trazendo uma brasa viva, que havia tirado do altar com uma tenaz.

Malaquias 1:11 – Pois do oriente ao ocidente grande é o meu nome entre as nações. Em toda parte incenso e ofertas puras são trazidos ao meu nome, porque grande é o meu nome entre as nações”, diz o Senhor dos Exércitos.

Romanos 5:9 – Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda seremos salvos da ira de Deus por meio dele!

Hebreus 7:25 – Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles.

Hebreus 9:25 – não, porém, para se oferecer repetidas vezes à semelhança do sumo sacerdote que entra no Santo dos Santos todos os anos, com sangue alheio.

1 João 2:1 – Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.

Apocalipse 8:3 – Outro anjo, que trazia um incensário de ouro, aproximou-se e se colocou de pé junto ao altar. A ele foi dado muito incenso para oferecer com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro diante do trono.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *