Estudo de Isaías 6:6 – Comentado e Explicado

Porém, um dos serafins voou em minha direção; trazia na mão uma brasa viva, que tinha tomado do altar com uma tenaz.
Isaías 6:6

Comentário de Albert Barnes

Então voou – Isaías é representado como estando fora do templo; os serafins como nele.

Tendo um carvão vivo – A Vulgata torna isso, ‹Uma pedra. Este é, provavelmente, o significado original da palavra; ver 1 Reis 19: 6 . A princípio, denotava uma pedra quente usada para assar carne. Também pode significar um carvão, de sua semelhança com essa pedra.

Do altar – O altar do holocausto. Esta ficou na corte dos sacerdotes, em frente ao templo; veja as notas em Mateus 21:12 . O fogo neste altar foi inicialmente incendiado pelo Senhor, Levítico 9:24 , e foi mantido continuamente aceso; Levítico 6: 12-13 .

Comentário de Joseph Benson

Isaías 6: 6-7 . Então voou um dos serafins para mim – Por ordem de Deus; tendo um carvão vivo na mão – tanto um sinal quanto um instrumento de purificação, como o próximo versículo explica; que ele tirara com as pinças do altar – Do holocausto, que ficava na corte dos sacerdotes, onde o profeta parecia a si mesmo durante a visão. O serafim o tirou do altar, para mostrar que os homens esperam a expiação do pecado e a purificação dele, somente pelos meios que Deus designou, e particularmente pela mediação de Cristo, a quem aquele altar manifestamente representava, e por aquela graça purificadora e refinadora do Espírito Santo, que foi significada por esse carvão vivo, e não é conferida a ninguém, exceto pelo mérito do sacrifício de Cristo; veja Hebreus 9:14 ; Hebreus 13:10 . E ele colocou na minha boca – Para tocar apenas meus lábios, e não para queimá-los. Isso foi feito para significar, não apenas que todos os dons e graças que purificam a mente e nos preparam para o cumprimento de qualquer dever ou função específica, vêm de Deus; mas que deve haver uma aplicação e comunicação reais delas para nossas almas. Não basta ouvir, pensar e falar deles; ou mesmo que nós desejamos, e acreditamos que eles são alcançáveis; mas devemos realmente recebê-los e possuí-los. Observe isso, leitor. É de infinita consequência para a tua salvação. Eis que isto tocou os teus lábios e a tua iniqüidade foi removida – isto é um sinal de que a culpa do teu pecado é removida pela perdão da misericórdia, e a tua disposição corrupta e inclinação ao pecado, pela graça renovadora; e, portanto, nada pode impedir que seja aceito por Deus, como adorador, em concerto com os santos anjos; ou de ser empregado para Deus, como mensageiro para os filhos dos homens. Somente aqueles que são expurgados dessa má consciência estão preparados para servir ao Deus vivo, Hebreus 9:14 . A remoção do pecado é necessária, a fim de falarmos com confiança e conforto, seja para Deus em oração, seja para Deus em pregação. Tampouco é alguém tão apto a mostrar aos outros as riquezas e o poder da graça do evangelho, como aqueles que provaram a doçura e sentiram a influência dessa graça.

Comentário de E.W. Bullinger

voou. Compare “correu” ( Lucas 15:20 ).

as pinças. Referência a Pent ( Êxodo 25:38 ; Êxodo 25:37 . Êxodo 25:23 ( “raptores” ). Números 4: 9 ). App-92.

Comentário de Adam Clarke

Um carvão vivo – A palavra de profecia, que foi colocada na boca do profeta.

Do altar – Ou seja, do altar dos holocaustos, diante da porta do templo, na qual o fogo que desceu primeiro do céu ( Levítico 9:24 ; 2 Crônicas 7: 1 😉 estava perpetuamente queimando . Isso nunca deveria ser extinto, Levítico 6:12 , Levítico 6:13 .

Comentário de John Calvin

6. Então voou um dos serafins para mim. O Profeta mostra que tipo de alívio foi trazido a ele, quando ele ficou tão apavorado a ponto de pensar que ele era um homem morto; e isso confirma o que já dissemos, que a pureza dos lábios vem somente de Deus; pois os homens não podem produzir nada de si mesmos, exceto o que é imundo e abominável. Se for contestado que é absurdo dizer que o Senhor agora o purificou, como se sua língua anteriormente fosse impura e profana, embora tenha sido o instrumento empregado pelo Espírito Santo, eu já respondi suficientemente a essa objeção. O Senhor já o havia purificado, mas de acordo com seu grau. A limpeza agora adicionada é maior; pois possui ampliações e acréscimos que nenhum homem pode obter de uma só vez.

Portanto, não devemos concluir que os lábios de Isaías estavam impuros, porque agora estão limpos; mas devemos perguntar por que isso é feito. Foi porque o Senhor pretendia ampliar e estender seu favor a ele, e elevá-lo a uma dignidade mais alta, para que ele pudesse ter maior influência sobre o povo; e isso foi tornado necessário pelo caráter dos tempos e pela mudança ocorrida no estado.

O fogo foi retirado do altar , para dar a entender que era divino ou celestial; pois a lei proibia que qualquer fogo estranho lhe fosse trazido ( Levítico 10: 1 ), porque nas coisas sagradas toda mistura humana é profanação absoluta. Por essa figura, portanto, Isaías foi ensinado que toda pureza flui somente de Deus.

Comentário de John Wesley

Então voou para mim um dos serafins, tendo na mão um carvão vivo, que ele tirara com as pinças do altar.

Voou – Por ordem de Deus.

Um carvão – Um símbolo e um instrumento de purificação.

O altar – do holocausto.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *