Estudo de Salmos 106:29 – Comentado e Explicado

E, provocando-o com seus crimes, uma peste irrompeu entre eles.
Salmos 106:29

Comentário de Albert Barnes

Assim, eles o provocaram à ira com suas invenções – A palavra traduzida “invenções” significa propriamente “obras; feitos;” então é usado no sentido de ações “más”, crimes.

E a praga trava sobre eles – Veja Números 25: 8-9 . Nada menos que vinte e quatro mil caíram na praga. Números 25: 9 .

Comentário de E.W. Bullinger

provocado = entristecido ou irritado. Hebraico. ka “como. Não é a mesma palavra que nos versículos: Salmos 106: 7 , Salmos 106: 33 , Salmos 106: 43 .

Ele. Esta palavra é lida no texto em alguns códices, com Septuaginta, Siríaca e Vulgata

invenções = ações. Veja Salmos 106: 39 também.

Comentário de John Calvin

29. E eles provocaram a ira de Deus. O profeta mais uma vez nos informa que eles foram postos em guarda por outra praga, a fim de parecer que Deus sempre teve uma consideração estrita por sua própria glória, castigando o povo; mas como não foram superados por essas pragas, esses castigos foram infrutíferos. Tendo afirmado anteriormente, que a ira de Deus havia sido aplacada pelas orações de Moisés, ele agora diz que a praga havia sido presa ou cessada por meio da amável interposição de Finéias. Alguns traduzem a palavra ??? , pilar, para orar; mas a outra interpretação, para executar a justiça, está mais de acordo com o contexto; a saber, que, por seu zelo em executar a justiça contra os esbanjadores, ele afastou a vingança de Deus dos israelitas. Ele levantou-se , portanto, levantou-se ou interpôs-se, quando todos os outros mantiveram uma indiferença descuidada. Como os judeus sentiram que era pela gentil intervenção de um homem que a praga estava agora curada, a obstinação deles era a menos desculpável por nem mesmo deixar de pecar. Não devemos esquecer que todas essas coisas são endereçadas a nós. Pois quando Deus, de tempos em tempos, nos castiga e nos pede que nos arrependamos, colocando diante de nós o exemplo de outros, quão poucos lucram com suas correções! Além disso, merece ser notado que a praga cessou no exato momento em que Finéias executou a justiça. A partir disso, podemos aprender que a maneira mais eficaz de apagar o fogo da ira de Deus é quando o pecador voluntariamente se julga por si mesmo pelo castigo de suas próprias transgressões; como Paulo diz, 1 Coríntios 11:31 ,

“Se nos julgássemos, em verdade não seríamos julgados pelo Senhor.”

E certamente Deus não nos confere pouca honra, ao colocar o castigo de nossos pecados ao nosso alcance. Ao mesmo tempo, deve-se observar que, naquela ocasião, a praga cessou em conseqüência do castigo de uma única pessoa, porque as pessoas então se encolheram da abominável maldade à qual haviam sido viciadas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *