Estudo de Marcos 14:61 – Comentado e Explicado

Mas Jesus se calava e nada respondia. O sumo sacerdote tornou a perguntar-lhe: És tu o Cristo, o Filho de Deus bendito?
Marcos 14:61

Comentário de E.W. Bullinger

o Cristo = o Messias. App-98.

o abençoado . Usado pelos judeus em vez do nome Jeová.

Comentário de Adam Clarke

Dos abençoados? e?? t?? e?????t?? , ou, de Deus, o abençoado. Então , é adicionado aqui por AK, dez outros, Vulgate e um dos Itala. Pode ser introduzido no texto, em itálico, se a autoridade do MSS. e as versões não serão consideradas suficientes. Parece necessário para uma melhor compreensão do texto. O adjetivo, no entanto, transmite um bom senso por si só, e está de acordo com uma forma freqüente de fala hebraica.

Comentário de Thomas Coke

Marcos 14:61 . O Filho dos Abençoados? Este é um método muito sublime e enfático de expressar a felicidade de Deus. Ele transmite tal idéia da bem-aventurança divina, que, comparativamente falando, não há ninguém feliz senão ele. Veja a nota sobre Mateus 26: 62-63 . Está claro na passagem paralela, Lucas 22:67, que a resposta de nosso Salvador, estabelecida por São Marcos e São Mateus, é uma resposta apenas a esta pergunta : Você é o Filho de Deus? e não a esse outro, tu és o Cristo, ou o Messias? que precedeu e que ele havia respondido antes; e embora São Mateus e São Marcos os conectem, como se fizessem apenas uma pergunta, e omitissem todo o discurso intermediário, ainda é claro de São Lucas que eram duas perguntas distintas, às quais Jesus deu duas respostas distintas ; no primeiro caso, de acordo com sua cautela habitual, ele se recusou a dizer com palavras claras e expressas que ele era o Messias, embora no último se possuísse como o Filho de Deus: o qual, embora eles, sendo judeus, entendessem significar o Messias, mas ele sabia que não poderia haver acusação legal ou pesada contra ele diante de um pagão; e assim provou. Havia, no entanto, muita habilidade na questão, que consistia nisso: que, se Jesus respondeu afirmativamente, eles estavam prontos para condená-lo como um blasfemador; mas, se negativo, eles propunham que ele fosse punido como impostor, que, ao aceitar as honras e os títulos do Messias do povo, os havia enganado. Veja a razoabilidade do cristianismo de Locke, p. 154

Comentário de John Wesley

Mas ele manteve a paz e não respondeu nada. Novamente o sumo sacerdote perguntou-lhe e disse-lhe: Tu és o Cristo, o Filho dos Abençoados?

Mateus 26:63 ; Lucas 22:67 .

Referências Cruzadas

Salmos 2:7 – Proclamarei o decreto do Senhor: Ele me disse: “Tu és meu filho; eu hoje te gerei.

Salmos 39:1 – Eu disse: Vigiarei a minha conduta e não pecarei em palavras; porei mordaça em minha boca enquanto os ímpios estiverem na minha presença.

Salmos 39:9 – Estou calado! Não posso abrir a boca, pois tu mesmo fizeste isso.

Salmos 119:12 – Bendito sejas, Senhor! Ensina-me os teus decretos.

Isaías 9:6 – Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

Isaías 53:7 – Ele foi oprimido e afligido, contudo não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, ele não abriu a sua boca.

Mateus 3:17 – Então uma voz dos céus disse: “Este é o meu Filho amado, em quem me agrado”.

Mateus 8:29 – Então eles gritaram: “Que queres conosco, Filho de Deus? Vieste aqui para nos atormentar antes do devido tempo? “

Mateus 11:3 – “És tu aquele que haveria de vir ou devemos esperar algum outro? “

Mateus 16:16 – Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.

Mateus 26:63 – Mas Jesus permaneceu em silêncio. O sumo sacerdote lhe disse: “Exijo que você jure pelo Deus vivo: se você é o Cristo, o Filho de Deus, diga-nos”.

Mateus 27:12 – Acusado pelos chefes dos sacerdotes e pelos líderes religiosos, ele nada respondeu.

Marcos 15:2 – “Você é o rei dos judeus? “, perguntou Pilatos. “Tu o dizes”, respondeu Jesus.

Lucas 22:67 – “Se você é o Cristo, diga-nos”, disseram eles. Jesus respondeu: “Se eu vos disser, não crereis em mim

João 1:34 – Eu vi e testifico que este é o Filho de Deus”.

João 1:49 – Então Natanael declarou: “Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel! “

João 5:18 – Por essa razão, os judeus mais ainda queriam matá-lo, pois não somente estava violando o sábado, mas também estava até mesmo dizendo que Deus era seu próprio Pai, igualando-se a Deus.

João 10:24 – Os judeus reuniram-se ao redor dele e perguntaram: “Até quando nos deixará em suspense? Se é você o Cristo, diga-nos abertamente”.

João 10:30 – Eu e o Pai somos um”.

João 10:36 – que dizer a respeito daquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo? Então, por que vocês me acusam de blasfêmia porque eu disse: ‘Sou Filho de Deus’?

João 18:37 – “Então, você é rei! “, disse Pilatos. Jesus respondeu: “Tu dizes que sou rei. De fato, por esta razão nasci e para isto vim ao mundo: para testemunhar da verdade. Todos os que são da verdade me ouvem”.

João 19:7 – Os judeus insistiram: “Temos uma lei e, de acordo com essa lei, ele deve morrer, porque se declarou Filho de Deus”.

Atos dos Apóstolos 8:32 – O eunuco estava lendo esta passagem da Escritura: “Ele foi levado como ovelha para o matadouro, e como cordeiro mudo diante do tosquiador, ele não abriu a sua boca.

1 Timóteo 1:11 – Essa sã doutrina se vê no glorioso evangelho que me foi confiado, o evangelho do Deus bendito.

1 Timóteo 6:15 – a qual Deus fará se cumprir no seu devido tempo. Ele é o bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores,

1 Pedro 2:23 – Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *