Estudo de João 3:12 – Comentado e Explicado

Se vos tenho falado das coisas terrenas e não me credes, como crereis se vos falar das celestiais?
João 3:12

Comentário de Albert Barnes

Se eu te disse coisas terrenas – Coisas que ocorrem na terra. Não coisas sensuais ou mundanas, pois Jesus não disse nada sobre isso; mas ele havia lhe falado sobre as operações do Espírito que haviam ocorrido “na terra”, cujos efeitos eram visíveis e que “poderiam”, portanto, ser cridos. Essas eram as doutrinas mais claras e óbvias.

Como você deve acreditar – Como você vai acreditar. Existe alguma probabilidade de que você os entenda?

Coisas celestiais – Coisas pertencentes ao governo de Deus e seus feitos nos céus; coisas que são removidas da visão humana e que não podem ser sujeitas à visão humana; as coisas mais profundas e inescrutáveis ??pertencentes à redenção dos homens. Portanto, aprenda:

1.A altura e profundidade das doutrinas da religião. Há muita coisa que ainda não conseguimos entender,

2. A debilidade de nossos entendimentos e as corrupções de nossos corações são as verdadeiras causas pelas quais as doutrinas da religião são tão pouco compreendidas por nós.

3. Há diante de nós uma vasta eternidade, e existem profundas maravilhas do governo de Deus, para o estudo dos justos, e para serem vistos e admirados por eles para todo o sempre.

Comentário de E.W. Bullinger

Se eu tiver. Assumindo isso como um fato. App-118.

coisas terrenas . Ezequiel 36: 25-27 . 1 Coríntios 15:40 . Colossenses 3: 2 . 2 Coríntios 5: 1 . Filipenses 1: 2 , Filipenses 1:10 ; Filipenses 3:19 .

acreditam. App-150. Eu. Veja nota em João 1: 7 .

se eu contar. Supondo que eu conte. App-118.

heavenly = Plural de epouranios. Ocorre apenas aqui e Mateus 18:35 nos Evangelhos. Ver Efésios 1: 3 , Efésios 1:20 ; Efésios 2: 6 ; Efésios 3:10 ; Efésios 6:12 . Filipenses 2:10 , etc.

Comentário de John Calvin

12. Se eu te disse coisas terrenas. Cristo conclui que deve ser imputado a Nicodemos e outros, se eles não progridem na doutrina do Evangelho; pois ele mostra que a culpa não está com ele, que nem todos são devidamente instruídos, uma vez que ele desce até a terra , para que ele possa nos elevar ao céu . É uma falha muito comum que os homens desejem ser ensinados de maneira engenhosa e espirituosa. Portanto, a maior parte dos homens se deleita tanto com especulações elevadas e abstrusas. Por isso, muitos também consideram o evangelho menos estimado, porque não encontram nele palavras sonoras para encher seus ouvidos, e por esse motivo não se dignam a dedicar sua atenção a uma doutrina tão baixa e mesquinha. Mas mostra um extraordinário grau de maldade, que produzimos menos reverência a Deus falando conosco, porque ele condescende com a nossa ignorância; e, portanto, quando Deus nos fala de maneira grosseira e popular nas Escrituras, deixe-nos saber que isso é feito por causa do amor que ele nos carrega. (60) Quem exclama que está ofendido por tanta maldade de linguagem, ou a invoca como desculpa para não se sujeitar à palavra de Deus, fala falsamente; pois quem não pode suportar abraçar a Deus, quando se aproximar dele, ainda menos voará para encontrá-lo acima das nuvens.

Coisas terrenas. Alguns explicam que isso significa os elementos da doutrina espiritual; pode-se dizer que a abnegação é o começo da piedade. Mas prefiro concordar com aqueles que o referem à forma de instrução; pois, embora todo o discurso de Cristo fosse celestial , ele falava de uma maneira tão familiar que o próprio estilo parecia ter uma aparência terrena . Além disso, essas palavras não devem ser vistas como se referindo exclusivamente a um único sermão; pois o método comum de ensino de Cristo – isto é, uma simplicidade popular de estilo – é aqui contrastado com as frases pomposas e sonoras das quais homens ambiciosos são viciados demais.

Comentário de Adam Clarke

Se eu lhe contei coisas terrenas – Se, depois de ilustrar esse novo nascimento, uma metáfora mais expressiva retirada das coisas terrenas, e afinal você não acredita; como você pode acreditar, devo falar sobre as coisas celestiais, na linguagem usada pelos anjos, onde imagens e ilustrações terrenas não podem ter lugar? Ou, se você, um professor em Israel, não entende a natureza de uma coisa terrena ou o costume do reino estabelecido sobre a nação judaica, como nascido do batismo, praticado todos os dias na iniciação de prosélitos, como você entende coisas celestiais como a iniciação de meus discípulos pelo batismo do Espírito Santo e fogo do céu, se devo prosseguir mais sobre o assunto?

Comentário de Thomas Coke

João 3: 12-13 . Se eu lhe disse coisas terrenas, “Se você não acredita nessas verdades óbvias a respeito da natureza espiritual do reino de Deus e das qualificações de seus súditos, como você deve acreditar nas doutrinas mais sublimes da religião que eu vim para ensinar? ? ” Nosso Senhor continua: “Nesse meio tempo, você pode receber minhas instruções com segurança; pois estou investido de uma autoridade e dotado de dons muito superiores a todos os profetas que já apareceram; ninguém subiu ao céu”, etc. Talvez Jesus tenha mencionado sua descida do céu, para lembrar ao médico judeu o reconhecimento com o qual, no início da entrevista, ele havia se dirigido a ele, a saber, que ele era um professor vindo de Deus. Essa passagem é um exemplo claro do que geralmente é chamado de comunicação de propriedades entre as naturezas divina e humana, em que o que é apropriado à natureza divina é falado a respeito do humano, e o que é apropriado ao humano, é falado sobre o divino. Assim, quando é dito ( 1 Coríntios 2: 8. ) O Senhor da glória foi crucificado e ( Atos 20:28 .) Quando ele é chamado Deus, que comprou a igreja com seu próprio sangue – o significado não é que ele , como o Senhor da glória, foi crucificado, ou, como Deus, derramou seu sangue, como se a natureza divina pudesse ser crucificada e sangrar; mas que a pessoa, que era o Senhor da glória em uma natureza, foi crucificada na outra; e a pessoa, que era Deus em uma natureza, comprou a igreja com seu próprio sangue, que pertencia a sua outra natureza: assim, quando se diz: O Filho do homem está no céu, o significado não é que ele, como o Filho. do homem, estava lá enquanto ele estava na terra; mas que ele, que estava aqui em sua natureza humana, estava em seu divino.

Comentário de John Wesley

Se eu lhes disse coisas terrenas, e não credes, como crerá, se eu lhes falar coisas celestiais?

Coisas terrenas – Coisas feitas na terra; como o novo nascimento e os privilégios atuais dos filhos de Deus.

Coisas celestiais – Como a eternidade do Filho e a unidade do Pai, Filho e Espírito.

Referências Cruzadas

João 1:1 – No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus.

João 3:3 – Em resposta, Jesus declarou: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”.

João 3:5 – Respondeu Jesus: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.

João 3:8 – O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito”.

João 3:13 – Ninguém jamais subiu ao céu, a não ser aquele que veio do céu: o Filho do homem.

João 3:31 – “Aquele que vem do alto está acima de todos; aquele que é da terra pertence à terra e fala como quem é da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos.

1 Coríntios 2:7 – Pelo contrário, falamos da sabedoria de Deus, do mistério que estava oculto, o qual Deus preordenou, antes do princípio das eras, para a nossa glória.

1 Coríntios 3:1 – Irmãos, não lhes pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo.

1 Timóteo 3:16 – Não há dúvida de que é grande o mistério da piedade: Deus foi manifestado em corpo, justificado no Espírito, visto pelos anjos, pregado entre as nações, crido no mundo, recebido na glória.

Hebreus 5:11 – Quanto a isso, temos muito que dizer, coisas difíceis de explicar, porque vocês se tornaram lentos para aprender.

1 Pedro 2:1 – Livrem-se, pois, de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência.

1 João 4:10 – Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *