Estudo de João 8:36 – Comentado e Explicado

Se, portanto, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres.
João 8:36

Comentário de Albert Barnes

Se o Filho … – O Filho de Deus – herdeiro de todas as coisas – que está para sempre com Deus, e que tem, portanto, o direito e o poder de libertar os homens de seu poder.

O libertará – o libertará da escravidão e domínio do pecado.

Livre de fato – Verdadeiramente e realmente gratuito. Você será abençoado com a liberdade mais valiosa; não das correntes e opressões dos mestres e monarcas terrestres, mas da escravidão do pecado.

Comentário de E.W. Bullinger

verdadeiramente sereis livres = sereis realmente livres. de fato. Grego. ontos. Não é a mesma palavra que em João 8:31 . Compare 1 Timóteo 6:19 , Versão Revisada.

Comentário de John Calvin

36. Se então o Filho vos libertará. Com essas palavras, ele quer dizer que o direito à liberdade pertence somente a si mesmo e que todos os outros, nascidos escravos , não podem ser libertados senão por sua graça. Pelo que ele possui por natureza, ele nos transmite por adoção, quando somos enxertados pela fé em seu corpo e nos tornamos seus membros. Assim, devemos lembrar o que eu disse anteriormente, que o Evangelho é o instrumento pelo qual obtemos nossa liberdade. Portanto, nossa liberdade é um benefício conferido por Cristo, mas a obtemos pela fé, em conseqüência da qual também Cristo nos regenera por sua liberdade. Espírito. Quando ele diz que eles serão verdadeiramente livres, há uma ênfase verdadeira na palavra ; pois devemos fornecer o contraste com a persuasão tola pela qual os judeus se encheram de orgulho, da mesma maneira que a maior parte do mundo imagina que eles possuem um reino, enquanto estão na escravidão mais miserável.

Comentário de Thomas Coke

João 8:36 . Se, portanto, o Filho o libertar, “A única maneira de chegar ao relacionamento acima mencionado – para se tornar filho de Deus, é crer e se submeter à autoridade de seu Filho; nesse caso, o Filho o adotará. como co-herdeiros consigo mesmo.Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres; livres da escravidão do pecado, livres para fazer o bem; livres no que diz respeito ao seu direito à herança e livres na sua posse do presente privilégios e bênçãos presentes “.

Comentário de John Wesley

Se, portanto, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

Se eu, portanto, te libertar, participarei do mesmo privilégio: sendo libertado de toda culpa e pecado, permanecerei na casa de Deus para sempre.

Referências Cruzadas

Salmos 19:13 – Também guarda o teu servo dos pecados intencionais; que eles não me dominem! Então serei íntegro, inocente de grande transgressão.

Salmos 119:32 – Corro pelo caminho que os teus mandamentos apontam, pois me deste maior entendimento.

Salmos 119:133 – Dirige os meus passos, conforme a tua palavra; não permitas que nenhum pecado me domine.

Isaías 49:24 – Será que se pode tirar o despojo dos guerreiros, ou serem os prisioneiros resgatados do poder dos violentos?

Isaías 61:1 – O Espírito do Soberano Senhor está sobre mim porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros,

Zacarias 9:11 – Quanto a você, por causa do sangue da minha aliança com você, libertarei os seus prisioneiros de um poço sem água.

Lucas 4:18 – “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos

João 8:31 – Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos.

Romanos 8:2 – porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.

2 Coríntios 3:17 – Ora, o Senhor é o Espírito e, onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade.

Gálatas 5:1 – Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *