Estudo de Oséias 2:5 – Comentado e Explicado

Sim, sua mãe cometeu o adultério, desonrou-se aquela que o concebeu. Ela disse consigo mesma: Seguirei os meus amantes, que me dão meu pão e minha água, minha lã e meu linho, meu óleo e minha bebida.
Oséias 2:5

Comentário de Albert Barnes

Ela que os concebeu fez vergonhosa, literalmente, vergonhosa – O silêncio sobre “o que” ela “envergonhou” é mais enfático do que qualquer palavra. Ela “envergonhou” tudo o que poderia “envergonhar”, seus atos, seus filhos e ela mesma.

Eu irei atrás dos meus amantes – (: literalmente me deixe ir, eu iria). A palavra hebraica “maeahabim” denota intenso amor apaixonado; a forma plural implica que eles eram amores pecaminosos. Toda palavra agrava a vergonha. Em meio aos castigos de Deus, ela se encoraja: “Venha, deixe-me ir”, à medida que as pessoas se endurecem e se encorajam, e, por assim dizer, se envolvem em mais pecados, para que não se encolham ou se detenham. “Deixe-me ir depois.” Ela não espera que seja seduzida, seduzida, seduzida. Ela mesma, sem ser convidada, sem ser convidada, sem ser procurada, contrariamente ao sentimento natural e acostumado da mulher, segue aqueles por quem ela não é atraída e se recusa a seguir a Deus que a atrairá (ver Ezequiel 16: 31-34 ). Os “amantes” são, tudo o que um homem ama e corteja, fora de Deus. Eles eram os ídolos e deuses falsos, que os judeus, como os pagãos, levavam para si, além de Deus. Mas, na verdade, eles eram demônios. Demônios que ela procurava; a vontade dos demônios que ela seguiu; o prazer que ela cumpriu, abandonando-se ao pecado, vergonhosamente cheio de toda maldade e sofrendo com todo tipo de impureza. Ela declarou que amava e que eles, e não Deus, a amavam. Pois quem recebe os dons de Deus, exceto de Deus e à maneira de Deus, recebe-os dos demônios. Quem procura o que Deus proíbe, procura de Satanás e sustenta que Satanás, e não Deus, o ama; já que Deus a recusa, Satanás o encoraja a se possuir. Satanás, então, é seu amante.

Isso me deu meu pão e minha água – A sensação de fraqueza humana permanece, mesmo quando o amor divino se foi. Toda a história das superstições do homem é uma evidência disso, sejam eles meros instintos da natureza, ou se eles se apegaram à religião ou irreligião, judeus ou pagãos ou muçulmanos, ou foram praticados por meio-cristãos. “Ela está consciente de que não possui essas coisas por seu próprio poder, mas é devida a outra por elas; mas não se lembrando dEle (como foi ordenado) que “lhe dera poder para obter riquezas e todas as coisas para desfrutar”, ela professa que elas eram os presentes de seus amantes “. “Pão e água, lã e linho” expressam as necessidades da vida, comida e roupa; “Óleo de minas e minha bebida” (hebraico, bebidas), seus luxos. O óleo também inclui pomadas e, portanto, serve tanto para saúde, alimentação e remédios, para unção do corpo quanto para perfume. Em perfumes e bebidas de escolha, o povo rico de Israel era culpado de grande profusão; de onde é dito: “Quem ama vinho e azeite não será rico” Provérbios 21:17 . Somente por essas coisas, as coisas do corpo, Israel se importava. Atribuindo-os a seus falsos deuses, ela os amava e sustentava que eles a amavam. Da mesma forma, as mulheres judias disseram descaradamente a Jeremias: “certamente faremos tudo o que sair da nossa boca, queimaremos incenso à rainha do céu e serviremos bebidas para ela, como fizemos. e nossos pais, nossos reis e nossos príncipes nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém. Pois então tínhamos muitas provisões, e estávamos bem, e não viamos o mal. Mas desde que paramos para queimar incenso à rainha do céu e derramá-la ofertas de bebida para ela, desejamos todas as coisas e fomos consumidos pela espada e pela fome ” Jeremias 44: 17-18 .

Comentário de Spurgeon

Neste capítulo, Deus compara Israel a uma mulher que foi infiel a seu marido da maneira muito pior e mais perversa.

Oséias 2: 5 . Porque a mãe deles brincou de prostituta; a que os concebeu fez vergonhosamente; porque ela disse: Eu irei atrás dos meus amantes, que me dão meu pão e minha água, minha lã e meu linho, meu óleo e minha bebida.

Ela atribuiu aos deuses falsos os dons que Deus havia dado a ela. Foi uma grande ingratidão para com Deus e um grande insulto à sua santa majestade.

Oséias 2: 6 . Portanto, eis que protegerei o teu caminho com espinhos, e farei um muro, para que ela não encontre os seus caminhos.

É isso que Deus faz aos pecadores, a quem ele pretende salvar. Ele não permitirá que eles sigam seu próprio curso. Ele lhes dá provações espinhosas que protegem seu caminho. Ele coloca um obstáculo no caminho deles, talvez alguma doença ou pobreza. Quando os homens estão desesperados pela maldade, Deus tem um meio de detê-los. Mesmo em sua louca carreira, sua poderosa graça entra e diz: “Até agora você irá, mas não mais”.

Oséias 2: 7 . E ela seguirá seus amantes, mas não os alcançará; e ela os procurará, mas não os encontrará.

Assim, os pecadores perseguem os prazeres do mundo, e os prazeres fogem deles. Eles fazem uma coisa seu deus, e depois outra; e eles se esforçam para atingir o objetivo de sua ambição; e Deus os frustra. No amor infinito, ele confunde todos os seus esforços, porque ele pretende trazê-los para si mesmo.

Oséias 2: 7 . Então ela dirá: irei e voltarei ao meu primeiro marido; pois então era melhor comigo do que agora.

É para isso que ele nos leva; cansados ??do mundo, sim, cansados ??da própria vida, nos cansamos dos caminhos do mal e depois dizemos: “Eu irei a Deus”. Que conclusão abençoada a se chegar! Por mais terrível que seja o chicote com o qual ele nos flagela, isso nos faz bem. A feroz onda que lava o marinheiro sobre a rocha da segurança é uma bênção para ele.

Oséias 2: 8-9 . Pois ela não sabia que eu lhe dei milho, vinho e azeite, e multipliquei sua prata e ouro, que eles prepararam para Baal. Por isso voltarei, e levarei o meu milho no seu tempo, e o meu vinho na sua estação, e recuperarei a minha lã e o meu linho dados para cobrir a sua nudez.

Deus reivindica as bênçãos da providência como suas; e quando ele vê seu povo abusando deles, ele diz: “Eu os recuperarei. Ela está dando para Baal. Ela está usando-os para um propósito maligno; Vou levá-los embora.

Oséias 2: 10-11 . E agora vou descobrir sua lascívia aos olhos de seus amantes, e ninguém a livrará da minha mão. Também farei cessar toda a sua alegria, seus dias de festa, suas novas luas, seus sábados e todas as suas festas solenes.

Quando Deus lida com os homens, ele não usa meias medidas. Se eles foram muito felizes nos caminhos do pecado, e ele pretende salvá-los de seus maus caminhos; ele vai tirar toda a alegria deles. Doravante, eles não terão nenhuma alegria em que se entregaram. Ele lhes dará uma felicidade melhor aos poucos; mas, por enquanto, será verdade: “Farei cessar toda a sua alegria”.

Oséias 2:12 . E destruirei as suas videiras e as suas figueiras, das quais ela disse: Estas são as minhas recompensas que meus amantes me deram; e eu farei para elas uma floresta, e os animais do campo as comerão.

Suas coisas mais preciosas serão destruídas; ou, se lhes for permitido existir, tornar-se-ão causa de medo e problemas. Oh, quantas vezes eu vi isso verificado na experiência de homens e mulheres a quem Deus salvou por sua onipotente graça!

Oséias 2:13 . E visitarei sobre ela os dias de Baalim, em que ela lhes queimou incenso, e enfeitou-se com seus brincos e jóias, e foi atrás de seus amantes, e me perdoou, diz o Senhor.

Não queimaram incenso em Jerusalém; eles se recusaram a oferecer sacrifício lá; mas eles foram a esta colina e àquela, para adorar as diferentes imagens de Baal, e disseram: “Estes são nossos deuses”. Portanto, Deus diz que ele os deixará cansados ??de sua idolatria. Eles se cansarão de poluir seu santo nome e se degradarem adorando coisas feitas de madeira e pedra.

Oséias 2:14 . Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei ao deserto, e falarei confortavelmente com ela.

Oh, verso glorioso! Aquela que se desviou tanto, Deus virá e a afastará do caminho do pecado. Ele a pegará sozinha; ele a trará para um lugar de tristeza e tristeza, um deserto; e então ele se aproximará e proferirá doces palavras de conforto em seu ouvido. “Eu a seduzirei”, como os apanhadores de pássaros assobiam para os pássaros e os atraem para a rede, assim eu a seduzirei e a trarei para o deserto, o lugar da solidão, o lugar da falta; e “falarei com o coração dela”, assim o hebraico diz, pois Deus sabe falar, não apenas no ouvido, mas no coração.

Oséias 2:15 . E darei a ela suas vinhas dali,

Ele devolverá o que levou. Ele selará com benevolência a verdadeira bondade que o fez lidar aproximadamente com ela a princípio.

Oséias 2:15 . E o vale de Achor, como uma porta de esperança; e ela cantará ali, como nos dias de sua juventude e como no dia em que ela subisse da terra do Egito.

Oh, desviado, Deus pode lhe devolver sua alegria precoce, seu amor precoce, sim, e sua pureza precoce; e ele pode fazer você cantar como no começo! Portanto, conforte-se e venha ao seu Senhor; venha agora mesmo, com todos os seus pecados, e ele o receberá.

Oséias 2:16 . E será naquele dia, diz o SENHOR, que você me chamará de Ishi; e não me chamarás mais de Baali.

“Baali” significa “meu senhor” no sentido de dominação; mas Deus não nos parecerá mais como um governador dominador, como já o pensamos; mas vamos chamá-lo de “Ishi”, “meu marido”. Haverá tanta proximidade do amor, tanta confiança na esperança, entre a alma restaurada e seu Deus, que ela não o chamará mais Baali, mas Ishi.

Oséias 2:17 . Porque da sua boca tirarei os nomes de Baalim, e eles não serão mais lembrados pelo seu nome.

Oh, o amor de Deus! Ele não quer que lembremos nossos velhos hábitos. Não gosto de ouvir as pessoas falarem sobre seus velhos hábitos, exceto que o fazem com muita ternura, com muitas lágrimas e muitos suspiros, e contam a história para louvor e glória da graça divina. Deus tira os nomes antigos dos nossos lábios; nós os esquecemos, acabamos com eles, enterramos o passado morto e vivemos em novidade de vida.

Oséias 2:18 . E naquele dia farei um pacto para eles com os animais do campo, e com as aves do céu e com as coisas rastejantes da terra.

Para que os insetos não devorem as colheitas, e as raposas não estragem as videiras, e os pássaros não roubem as sementes, assim Deus cuidará ainda de seu povo. Parece que, quando chegamos certo com Deus, acertamos com tudo; quando estamos em paz com ele, nem os animais, nem as aves, nem as criaturas rastejantes podem nos fazer mal.

Oséias 2:18 . E quebrarei o arco, a espada e a batalha da terra, e farei com que se deitem em segurança.

Eles ficaram muito perturbados com a guerra. Matou seus filhos, destruiu suas casas e os tornou pobres e miseráveis. Agora Deus diz: “Vou quebrar o arco, a espada e a batalha”. Quantas vezes Deus nos dá uma calma celestial quando uma vez somos lavados no sangue de Cristo e cobertos com sua justiça! Lembro-me de como a tempestade dentro do meu coração se acalmou em uma profunda calma assim que eu vi meu Senhor, e entreguei meu coração a ele. Oh, você que está em tempestades esta noite, eu oro para que Deus o traga para si mesmo e lhe dê “paz, perfeita paz!” E então o que mais o Senhor fará?

Oséias 2:19 . E eu te desposarei para sempre;

O que, essa mulher que tinha ido tão longe no mal? Um homem pode receber um desses de volta? Não; mas Deus pode. Ele diz que haverá um novo noivado, um novo casamento: “Eu te prometerei para sempre.” Palavra abençoada!

Oséias 2: 19-20 . Sim, eu te prometerei em justiça, e em juízo, em benignidade e em misericórdia. Eu mesmo te prometerei em fidelidade; e conhecerás o SENHOR.

Tu conhecerás a Jeová; saberás que não há como ele, que passa pela iniqüidade, transgressão e pecado; e fiéis ao seu povo, mesmo quando são infiéis a ele. Existe algum deus como o nosso Deus? Você já provou a graça dele? Você conhece o amor que perdoa? Você já foi trazido de volta para ele? Você foi restaurado a seu favor? Então, tenho certeza de que você pode dizer: “Não há ninguém como Jeová.”

Oséias 2: 21-22 . E acontecerá naquele dia: ouvirei, diz o SENHOR, ouvirei os céus, e eles ouvirão a terra; e a terra ouvirá o milho, o vinho e o óleo; e eles ouvirão Jezreel.

Deus mandaria chuva quando quisesse. Ele seria todo ouvido para ouvir em nome de seu povo. Ele não apenas os ouvia, mas ouvia a própria terra que cultivavam e os céus acima de suas cabeças, como se a própria natureza começasse a orar quando o filho de Deus aprendeu essa arte sagrada.

Oséias 2:23 . E eu a semearei na terra;

Ele faria o povo ser como a semente que ele mesmo semearia, e faria brotar e permanecer.

Oséias 2:23 . E terei piedade dela que não a obteve;

Eu gostaria de ler isso de novo. Talvez alguém tenha entrado aqui hoje à noite, que nunca obteve misericórdia. Talvez você o tenha procurado e não o tenha encontrado. Ouça a promessa de Deus e apegue-se a ela: “Terei piedade dela que não a obteve”.

Oséias 2:23 . E direi aos que não eram o meu povo: Tu és o meu povo; e eles dirão: Tu és o meu Deus.

Veja, está tudo em “vontades” e “vontades”. Deus está falando, Deus onipotente, onipotente sobre o coração dos homens. Ele não está dizendo: “Eu irei, se quiserem”, mas “Eu irei, e eles o farão”, pois ele tem a chave do livre arbítrio; e quando ele a fecha, sem violar o livre arbítrio do homem, ele o faz disposto no dia de seu poder para louvar sua supremacia divina, pois Deus é Deus quando salva tanto quanto quando reina; sim, sua graça reinante é a própria glória de sua natureza, e isso nós amamos e adoramos. Conceda-nos uma amostra! Amém.

Comentário de John Wesley

Porque a mãe deles brincou de prostituta; a que os concebeu fez vergonhosamente; porque ela disse: Eu irei atrás dos meus amantes, que me dão meu pão e minha água, minha lã e meu linho, meu óleo e minha bebida.

Isso me dá – Considerando que toda misericórdia que ela desfrutava era um presente de Deus, fruto de sua aliança, amor e fidelidade para com ela; no entanto, ela nega toda a gentileza dele e atribui a seus ídolos, o pão que comeu, a água que bebeu e as roupas que vestia.

Comentário de Adam Clarke

Isso me dá meu pão – Veja a nota em Jeremias 44: 17-18 ; (nota), onde quase as mesmas palavras são encontradas e ilustradas.

Comentário de E.W. Bullinger

jogou a prostituta: ou seja, idolatria praticada. O silêncio quanto aos detalhes aqui é eloquente.

meus amantes = meus Baals, ou senhores. Compare Jeremias 44:17 , Jeremias 44:18 .

meu c. Observe os três pares, incluindo comida, roupas e luxos. Todos são reivindicados como dela.

Comentário de John Calvin

Depois, declara como as crianças se tornaram espúrias; a mãe deles, que os concebeu ou deu à luz, foi devassa; com atos vergonhosos, ela se contaminou , quer dizer, envergonhar-se; mas aqui o Profeta não quer dizer que os israelitas foram tocados com vergonha, pois tal significado seria inconsistente com a frase anterior; mas que eram como uma mulher sem vergonha e infame, tocada sem vergonha por sua baixeza. A mãe deles , então, tinha sido devassa, e ela que os desprezara se tornara escandalosa. Aqui, o Profeta retira os israelitas de sua confiança tola, que costumavam professar o nome de Deus, enquanto eles estavam completamente alienados dele: pois haviam caído afastados por sua impiedade da adoração pura, haviam rejeitado a lei, sim, e todo jugo. Desde então, eles eram bestas selvagens, era uma extrema estupidez estabelecer para o seu escudo o nome de Deus e se orgulhar da adoção de seu pai Abraão. Mas como os judeus estavam tão perversamente orgulhosos, o Profeta aqui lhes responde: “ Sua mãe foi devassa e, com atos vergonhosos, ela se contaminou; Portanto, não vou contar nem possuir você como meus filhos, pois vocês nasceram por adultério. ”

Esta passagem confirma o que expliquei pouco antes: que não basta que Deus escolha qualquer pessoa para si, exceto que as próprias pessoas perseveram na obediência da fé; pois esta é a castidade espiritual que o Senhor exige de todo o seu povo. Mas quando é que uma esposa, a quem Deus se vinculou por um casamento sagrado, se tornou devassa? Quando ela se afastar, como veremos mais claramente a seguir, da fé pura e sã. Então segue-se que o casamento entre Deus e os homens perdura tanto tempo por aqueles que foram adotados continua em pura fé, e a apostasia de uma maneira liberta Deus de nós, para que ele possa nos repudiar com justiça. Visto que tal apostasia prevalece sob o papado e por muitas eras prevaleceu, quão insensatas se vangloriam, embora se pensasse que ela era a santa Igreja Católica e o povo eleito de Deus? Pois todos nascem por devassidão, todos são filhos espúrios. A semente incorruptível é a palavra de Deus; mas que tipo de doutrina eles têm? É uma semente falsa. Então, quanto a Deus, todos os papistas são bastardos. Em vão, vangloriam-se de serem filhos de Deus e de terem a santa Igreja Mãe, pois nascem de imundície devassa.

O Profeta ainda segue o mesmo assunto: “Ela disse que irei atrás dos meus amantes, doadores do meu pão, das minhas águas, da minha lã, e do meu linho, e do meu óleo e da minha bebida. O Profeta aqui define a prostituição de que ele falara: esta parte é explicativa; o Profeta desdobra em várias palavras o que ele tocou brevemente quando disse: sua mãe foi devassa. Agora, se os judeus se opõem e dizem: Como ela se tornou devassa? Porque, “ela disse, irei atrás dos meus amantes, que me dão meu pão e minhas águas, etc. O Profeta aqui compara falsos deuses aos amantes, que seduzem as mulheres por sua fidelidade conjugal; pois ele persegue a semelhança que ele havia introduzido. A Igreja, a quem Deus prometeu sua fé, é representada como uma esposa; e como uma mulher, quando seduzida por presentes, e tantas mulheres seguem a cobiça e se tornam lascivas, para se vestirem suntuosamente e viverem luxuosamente, então o Profeta agora aponta esse vício na Igreja Israelita. Ela disse: irei depois dos meus amantes Alguns entendem pelos amantes os assírios ou os egípcios; pois quando os israelitas formaram conexões com essas nações pagãs, eles foram afastados, sabemos, do seu Deus. Mas o Profeta investe especialmente contra modos de adoração falsos e corruptos, e todos os tipos de superstições; pois a pura adoração a Deus, sabemos, sempre terá o primeiro lugar, e isso com justiça; pois disso dependem todos os deveres da vida. Portanto, duvido que não, mas que ele inclui todos os deuses falsos, quando diz: “Eu irei atrás dos meus amantes”.

Mas, ao introduzir a palavra “dito”, ele amplia a vergonha do povo, que deliberadamente abandonou seu Deus, que era para eles como um marido legítimo. De fato, às vezes acontece que um homem é impensado por um erro ou uma loucura, mas logo se arrepende; pois vemos muitos dos inexperientes serem enganados por um curto período de tempo: mas o Profeta aqui mostra que os israelitas premeditaram sua infidelidade, de modo que voluntariamente se afastaram de Deus. Por isso ela disse ; e sabemos que isso dito significa muito; e deve ser referido, não à palavra externa pronunciada, mas ao propósito interior. Ela disse , portanto, que fez esta resolução; como se ele dissesse: “Ninguém dê essa desculpa frívola, que eles foram enganados, que eles fizeram isso em sua simplicidade: você é, diz ele, declaradamente perfumado, você com um propósito premeditado buscou esse divórcio”. Ele, no entanto, atribui isso à mãe deles: a deserção começou na raiz, quando eles foram atraídos por Jeroboão para superstições corruptas; e a promoção desse mal tornou-se hereditária. Ele, portanto, pretendia condenar aqui toda a comunidade. Por isso, “ela disse, irei atrás dos meus amantes, que me dão meu pão e minhas águas”. Mas não posso terminar hoje; Devo, portanto, interromper a frase.

Comentário de John Wesley

Porque a mãe deles brincou de prostituta; a que os concebeu fez vergonhosamente; porque ela disse: Eu irei atrás dos meus amantes, que me dão meu pão e minha água, minha lã e meu linho, meu óleo e minha bebida.

Isso me dá – Considerando que toda misericórdia que ela desfrutava era um presente de Deus, fruto de sua aliança, amor e fidelidade para com ela; no entanto, ela nega toda a gentileza dele e atribui a seus ídolos, o pão que comeu, a água que bebeu e as roupas que vestia.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *