Estudo de Salmos 87:3 – Comentado e Explicado

De ti se anuncia um glorioso destino, ó cidade de Deus.
Salmos 87:3

Comentário de Albert Barnes

Coisas gloriosas são faladas de ti, ó cidade de Deus – Jerusalém, chamada a “cidade de Deus” como sendo o lugar de seu lar único na terra. A palavra traduzida como “falada” pode significar “foi falada” ou “deve ser falada”; isto é, essas coisas foram ditas ou podem ser ditas. Eles foram registrados; ou agora eles podem ser registrados em relação a ti. Provavelmente o primeiro é o verdadeiro significado; e a linguagem adotaria pontos como estes:

(1) As coisas que foram ditas quanto à sua beleza da situação; sua magnificência e esplendor. Compare o Salmo 48: 2-3 , notas; Salmo 48: 12-13 , notas.

(2) coisas que foram ditas ou registradas em relação à sua futura prosperidade, seus triunfos e sua influência no mundo; as promessas que foram feitas em referência à prosperidade de Sião e a propagação da verdadeira religião a partir desse ponto como um centro.

Compare as anotações em Isaías 2: 3 . O Antigo Testamento está repleto de promessas relativas à glória futura de Sião – as “coisas gloriosas” que são ditas respeitando o triunfo final da religião no mundo. Disto, a afirmação aqui deve ser entendida principalmente, onde Sião é chamada de sede da verdadeira religião e, portanto, representante da verdadeira igreja na terra. É sobre isso que o registro real foi feito, e não apenas Jerusalém ou Sião como cidade. Isso pode passar; a igreja da qual esse era o representante permanecerá para sempre. Compare Isaías 54: 1-3 ; 60 ; Apocalipse 21: 2-4 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 87: 3 . Coisas gloriosas são faladas de ti Coisas gloriosas, deve-se dizer, estão em ti; ie todas as nações falarão deles com surpresa e admiração. Chandler.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 87: 3 . Coisas gloriosas são faladas de ti, ó cidade de Deus – “Quando o profeta começou, em um arrebatamento, a falar da cidade santa, agora, em um novo transporte, ele muda a pessoa e de repente se dirige a ela. A antiga Jerusalém era a cidade de Deus e, portanto, coisas gloriosas eram ditas pelo Espírito. “Agradável para a situação, e magnífica em seus edifícios, foi o deleite das nações, a alegria de toda a terra; havia a residência real dos reis de Judá; havia o templo, a arca, a glória e o rei do céu habitando no meio dela; suas ruas eram honradas com os passos do Redentor dos homens; lá ele pregou e operou seus milagres, viveu, morreu e ressuscitou; ali ele enviou seu Espírito, e ali ele primeiro estabeleceu o fundamento de sua igreja. ” Horne. No entanto, desta igreja de Cristo, a igreja do evangelho, coisas mais gloriosas são faladas. É a esposa de Cristo, a compra de seu sangue, um povo peculiar, uma nação santa, um sacerdócio real, a luz do mundo, o sal da terra, o lugar sagrado dos tabernáculos do Altíssimo, o templo de Deus, e uma habitação de Deus através do Espírito. E é dito que ele, o Santo de Israel, está no meio dela, e que, portanto, ela não será abalada; pois ele é poderoso e a salvará; sim, ele se alegrará sobre ela com alegria; ele descansará em seu amor, ele se alegrará com ela cantando, 1 Pedro 2: 9 ; Salmos 46: 5 ; Efésios 2: 21-22 ; Sofonias 3:17 . Não nos envergonhemos, portanto, desta igreja, em sua condição mais insignificante, nem de qualquer uma que lhe pertença: não negemos nossa relação com ela, embora ela nunca se volte tanto para nossa reprovação, pois tais coisas gloriosas são falou disso, e nem um pingo ou til do que é dito deve cair no chão. Devemos lembrar que muitas coisas básicas e más foram ditas por Jerusalém por seus inimigos, para torná-la mesquinha e odiosa; mas por aquele cujo julgamento é segundo a verdade, coisas gloriosas foram ditas sobre ele; e, portanto, seus cidadãos genuínos, acreditando no que Deus havia falado, e não nas calúnias de seus inimigos, não tinham vergonha disso; e teremos vergonha daquela igreja, da qual Jerusalém era apenas um tipo, e de que coisas muito mais gloriosas são ditas por Aquele que não pode mentir?

Comentário de E.W. Bullinger

Deus. Hebraico. ha – ” Elohim = o [verdadeiro] Deus. App-4.

Selah. Conectando a primeira alternação com a segunda, mostrando que deve ser uma alternância repetida.

Comentário de Adam Clarke

Coisas gloriosas são faladas de ti – Ou há palavras ou doutrinas gloriosas em ti. Isso se refere às gloriosas doutrinas da Igreja Cristã? Estas são palavras gloriosas, de fato.

Comentário de John Calvin

3 Coisas gloriosas são faladas de ti, ó cidade de Deus! A leitura é literalmente: Aquilo que é falado em ti são coisas gloriosas. Devemos considerar o desígnio do profeta, ou melhor, o objeto do Espírito de Deus, falando pela boca do profeta. Da condição baixa e desprezada de todo o povo, dos muitos e terríveis inimigos que os pressionaram por todos os lados, do pequeno número que teve coragem suficiente para superar os obstáculos em seu caminho, das mudanças novas e inesperadas que surgiam diariamente, do perigo de que o estado de coisas afundasse cada vez mais em decadência, se finalmente se desesperasse, era difícil acalentar a esperança de que a cidade santa fosse restaurada. Que o desespero não possa vencer o coração dos fiéis, e fazer com que falhem, é posto diante deles a consideração de apoio e consolação, que o Senhor falou de maneira diferente a respeito da condição futura da Igreja. A atenção deles, sem dúvida, é desviada do aspecto atual das coisas e direcionada às promessas que os inspiraram com a esperança da maravilhosa glória com a qual ela deveria ser adornada. Embora, portanto, nada parecesse aos olhos dos sentidos e da razão, calculado grandemente para alegrar o coração, o profeta os encorajaria a permanecerem como se estivessem em uma torre de vigia, esperando pacientemente pelo cumprimento daquilo que Deus prometeu. Dessa maneira, eles foram advertidos, primeiro, a direcionar sua atenção para as profecias antigas e a manter em lembrança, especialmente aquelas que estão contidas em Isaías desde o quadragésimo capítulo ( Isaías 40: 0 ) até o final do livro; e, em segundo lugar, dar ouvidos aos servos de Deus, que naquele tempo pregavam o reino de Jesus Cristo. Daí resulta que não se pode formar um julgamento correto da felicidade da Igreja, exceto quando o estimamos de acordo com o padrão da palavra de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *