Estudo de Isaías 52:9 – Comentado e Explicado

Prorrompei todas em brados de alegria, ruínas de Jerusalém, porque o Senhor se compadece de seu povo, e resgata Jerusalém!
Isaías 52:9

Comentário de Albert Barnes

Caia em alegria – Jerusalém, na época mencionada aqui, estava assolada e em ruínas. Esse apelo aos lugares desolados de Jerusalém para se manifestarem em louvor, está de acordo com um estilo que freqüentemente ocorre em Isaías e em outros escritores sagrados, pelos quais objetos inanimados são chamados a manifestar sua alegria (veja as notas em Isaías 14: 7-8 ; Isaías 42:11 ).

Pois o Senhor consolou seu povo – isto é, ele consola seu povo e os redime. Isso é visto pelo profeta em visão e, a seu ver, é representado como se estivesse passando diante de seus olhos.

Ele redimiu Jerusalém – Sobre o significado da palavra ‘redimido’, veja as notas em Isaías 43: 1-3 . A idéia aqui é que Yahweh estava prestes a restaurar seu povo de seu longo cativeiro e novamente fazer Jerusalém ser reconstruída.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 52: 9-10 . Entre em alegria Veja o cap. Isaías 44:23 , Isaías 49:13 . A figura aqui usada é única, projetada para demonstrar a grandeza e a excelência do benefício da redenção. Este discurso primeiro anima a igreja restaurada a celebrar os louvores divinos com seu maior poder; e, em segundo lugar, expõe a razão dessa exortação, extraída da grandeza do benefício, que é proposta no meio do nono verso e mais amplamente apresentada no 10º. Pelo braço do Senhor, devemos entender o poder divino, particularmente como discernível no estabelecimento e no maravilhoso progresso do Evangelho. Pelos lugares desolados de Jerusalém, o profeta quer dizer a igreja como em seu estado de desolação, pouco antes do tempo, aqui aludido, de sua restauração e libertação.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 52: 9-10 . Divida em alegria – Divida em louvores alegres; vocês desperdiçam lugares de Jerusalém – Ou seja, todas as partes de Jerusalém, pois estavam todas em ruínas e todas as partes da Judéia, que estavam desoladas e desperdiçadas durante o cativeiro: um emblema do estado desolado e árido da igreja quando o Senhor , por seus pecados, retira sua presença dela. Pois o Senhor consolou seu povo, etc. – Eles serão restaurados à sua antiga prosperidade e, nos dias do Messias, com um grau muito maior de santidade e felicidade do que a igreja de Deus jamais possuía. O Senhor desnudou o seu braço santo – descobriu e desenvolveu o seu grande poder, que durante muito tempo não pareceu ser exercido em favor do seu povo. E todas as extremidades da terra verão a salvação de nosso Deus – Todas as nações do mundo, com espanto, contemplarão a maravilhosa obra de Deus; primeiro, em tirar seu povo da Babilônia; e depois, em sua redenção por Cristo.

Comentário de Adam Clarke

Ele redimiu Jerusalém “Ele redimiu Israel” – Para a palavra ?????? yerushalaim , que ocorre pela segunda vez neste versículo, MS. Bodleian e outro leram ????? yisrael . É sobre um rasure em um terço; e deixado sem ponta no início, como suspeito, em um quarto. Foi um erro fácil, por parte do transcritor, olhando para a linha acima: e a propriedade da correção, tanto em relação ao senso quanto à elegância, é evidente.

Comentário de John Calvin

9. Louvai-vos, regozijem-se juntos. Ele exorta os crentes a agradecer, mas principalmente os confirma na esperança e confiança nesta salvação; como se o próprio prazer já os tivesse chamado para agradecer a Deus por isso. (43) Nós não somos suficientemente comovidos quando o Senhor testifica que ele nos ajudará e pensa que somos enganados, se ele realmente não demonstrar isso. Por esse motivo, os Profetas insistem muito em fortalecer o coração dos crentes e em colocar o fato quase diante de seus olhos. Embora pareça ser irracional e inapropriado prescrever uma canção de alegria em meio à tristeza, ainda vimos em outros lugares que essa forma de expressão é adequada para despertar aqueles que gemem sob o peso da tristeza, do medo e dos cuidados.

Vós selvagens de Jerusalém . Ele as chama de “selvagens” ou lugares devastados “de Jerusalém”, que, apesar de sua ruína e destruição, eles ainda podem esperar que ela seja restaurada. E essa denominação é mais adaptada para afastar o medo do que se ele a tivesse chamado de próspera ou florescente; pois, por causa de sua condição ser muito miserável, nada os levaria a pensar que essas promessas estavam relacionadas a eles, exceto uma descrição de sua miséria, contra a qual precisavam ser fortalecidas, para que, embora não contemplassem nada além de desolação e desolação. terrível ruína, ainda assim eles podem procurar restauração com confiança garantida.

Pois o Senhor consolou o seu povo . O Senhor transformou o luto do povo em alegria, e do cativeiro os libertou. No entanto, alguém dirá (44) que isso ainda não havia acontecido. Mas nas promessas de Deus, como no espelho, devemos contemplar as coisas que ainda não são visíveis aos nossos olhos, mesmo que elas nos pareçam contrárias à razão.

Ele redimiu Jerusalém. Aqui vemos que entregar a Igreja é obra de Deus. E se devemos julgar assim a redenção da Babilônia, que era apenas de natureza sombria, o que diremos da redenção espiritual? Pode ser atribuída aos homens sem insultar profundamente a Deus? Como pertence somente a Deus para libertar a Igreja, assim também para ele pertence para defender sua liberdade.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *