Estudo de Gálatas 3:11 – Comentado e Explicado

Que ninguém é justificado pela lei perante Deus é evidente, porque o justo viverá pela fé {Hab 2,4}.
Gálatas 3:11

Comentário de E.W. Bullinger

nenhum homem = ninguém. Grego. oudeis ,

por . Grego. en . App-104.

à vista de = antes, grego. para App-104.

apenas grego. dikaios . App-191. Citado em Habacuque 2: 4 . Compare Romanos 1:17 . Hebreus 10:38 .

ao vivo, compare o App-170.

Comentário de John Calvin

11. Mas esse homem não é justificado pela lei . Ele argumenta novamente a partir de uma comparação de esquemas contraditórios. “Se somos justificados pela fé, não é pela lei: mas somos justificados pela fé, portanto, não é pela lei.” O menor é provado por uma passagem de Habacuque, que também é citada na Epístola aos Romanos. ( Habacuque 2: 4 ; Romanos 1:17 .) O maior é provado pela diferença nos métodos de justificação. A lei justifica aquele que cumpre todos os seus preceitos, enquanto a fé justifica aqueles que são destituídos do mérito das obras e que dependem somente de Cristo. Ser justificados por nosso próprio mérito e ser justificados pela graça de outro são dois esquemas que não podem ser reconciliados: um deles deve ser derrubado pelo outro. Essa é a quantidade do argumento: vamos agora observar as cláusulas separadas.

O justo viverá pela fé . Como tivemos ocasião de expor essa passagem onde ocorre na Epístola aos Romanos, será desnecessário repetir a exposição aqui. O profeta evidentemente descreve uma orgulhosa confiança na carne como contrastada com a verdadeira fé. Ele declara que “o justo viverá”; pelo que ele quer dizer, não que eles sejam apoiados por um curto período e passem a ser esmagados por uma tempestade que se aproxima; mas que eles continuem a viver e que, mesmo em meio ao perigo mais iminente, sua vida será preservada. Portanto, não há peso nas censuras desdenhosas de nossos adversários, que alegam que o profeta ali emprega a palavra Fé em uma aceitação mais ampla do que Paulo nesta passagem. Pela fé, ele evidentemente quer dizer o exercício de uma consciência calma e firme, confiando somente em Deus; para que a citação de Paulo seja aplicada corretamente.

Comentário de Adam Clarke

Mas que nenhum homem é justificado pela lei – Pela observância da lei, suponha que ele tenha continuado em todas as coisas que estão escritas nela para fazê-las, é evidente; pois o profeta Habacuque, Habacuque 2: 4 , declarou, sob a influência direta do Espírito de Deus, que o justo viverá pela fé; ou, quem é justo pela fé viverá; portanto, essa justificação não vem das obras ou da observância da lei, mas da fé.

Comentário de Thomas Coke

Gálatas 3:11 . Os justos viverão pela fé. Surgiu uma disputa entre São Paulo e os cristãos da Judéia, sobre o que justificava um homem diante de Deus, e o habilitava à vida eterna trazida à luz pelo evangelho. Eles consideraram que eram as obras da lei. São Paulo, pelo contrário, afirma que era fé em Jesus, o Messias: e assim ele argumenta: Mas que ninguém é justificado pela lei, é evidente; porque o justo viverá pela fé; e a lei não é de fé, mas o homem que os habita neles. – Tanto quanto dizer: “Que ninguém pode obter vida em virtude da lei, é evidente por um de seus próprios profetas, Habacuque, que sustenta expressamente, que o justo viverá pela fé. Agora, pela lei, não recompensas são prometidas à fé, mas somente às obras ; – O homem que pratica (diz a lei, Levítico 18: 5 ) deve viver nelas “. Veja Romanos 1:17 ; Romanos 3:28 . Hebreus 2: 4 .

Comentário de John Wesley

Mas que nenhum homem é justificado pela lei aos olhos de Deus, é evidente: pois, o justo viverá pela fé.

Mas que ninguém é justificado por sua obediência à lei aos olhos de Deus – Tudo o que pode ser feito aos olhos do homem, é mais evidente nas palavras de Habacuque: Os justos viverão pela fé – Ou seja, o homem que é considerados justos ou justos diante de Deus, continuarão em um estado de aceitação, vida e salvação, pela fé. Foi assim que Deus escolheu. Habacuque 2: 4 .

Referências Cruzadas

1 Reis 8:46 – “Quando pecarem contra ti, pois não há ninguém que não peque, e ficares irado com eles e os entregares ao inimigo, que os leve prisioneiros para a sua terra, distante ou próxima;

Jó 9:3 – Ainda que quisesse discutir com ele, não conseguiria argumentar nem uma vez em mil.

Jó 40:4 – “Sou indigno; como posso responder-te? Ponho a mão sobre a minha boca.

Jó 42:6 – Por isso menosprezo a mim mesmo e me arrependo no pó e na cinza”.

Salmos 19:12 – Quem pode discernir os próprios erros? Absolve-me dos que desconheço!

Salmos 130:3 – Se tu, Soberano Senhor, registrasses os pecados, quem escaparia?

Salmos 143:2 – Mas não leves o teu servo a julgamento, pois ninguém é justo diante de ti.

Eclesiastes 7:20 – Todavia, não há um só justo na terra, ninguém que pratique o bem e nunca peque.

Isaías 6:5 – Então gritei: Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! “

Isaías 53:6 – Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós.

Isaías 64:6 – Somos como o impuro — todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniqüidades nos levam para longe.

Habacuque 2:4 – Escreva: “O ímpio está envaidecido; seus desejos não são bons; mas o justo viverá pela sua fidelidade.

Romanos 1:17 – Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”.

Gálatas 2:16 – sabemos que o ninguém é justificado pela prática da lei, mas mediante a fé em Jesus Cristo. Assim, nós também cremos em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pela prática da lei, porque pela prática da lei ninguém será justificado.

Hebreus 10:38 – Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele”.

Tiago 3:2 – Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo.

1 João 1:8 – Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.

Apocalipse 5:9 – e eles cantavam um cântico novo: “Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação.

Apocalipse 7:14 – Respondi: “Senhor, tu o sabes”. E ele disse: “Estes são os que vieram da grande tribulação e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *