Estudo de Jó 9:3 – Comentado e Explicado

Jesus respondeu: Nem este pecou nem seus pais, mas é necessário que nele se manifestem as obras de Deus.
Jó 9:3

Comentário de Albert Barnes

Se ele contender com ele – isto é, se Deus entrar em polêmica com o homem. Se ele escolher acusar o crime, e responsabilizá-lo por suas ações. A linguagem aqui é tirada dos tribunais de justiça e significa que, se um julgamento fosse instaurado, onde Deus deveria apresentar acusações, e o assunto fosse levado a julgamento, o homem não poderia responder as acusações contra ele; compare as anotações em Isaías 41: 1 .

Ele não pode responder-lhe um de mil – por um de mil dos pecados que lhe foram imputados. A palavra “mil” aqui é usada para indicar o maior número, ou todos. Um homem que não pode responder por uma acusação contra ele dentre mil, deve ser considerado culpado; e a expressão aqui é equivalente a dizer que ele não conseguiu responder a ele. Também pode estar implícito que Deus tem muitas acusações contra o homem. Seus pecados devem ser contados por milhares. São numerosos como anos, meses, semanas, dias, horas, momentos; numerosos como seus privilégios, seus feitos e seus pensamentos. Pois nenhum desses pecados ele pode responder. Ele não pode prestar contas satisfatórias perante um tribunal imparcial por nenhum deles. Nesse caso, quão profundamente culpado é o homem diante de Deus! Quão glorioso é o plano de justificação pelo qual ele pode ser libertado dessa longa lista de ofensas e tratado como se não tivesse pecado.

Comentário de Thomas Coke

Jó 9: 3 . Se ele argumentar contestar é um termo judicial e significa adequadamente a lei salarial. Responder-lhe um de mil significa justificar-se por um dos mil crimes que serão acusados ??contra ele. Embora a falta de caridade e as censuras dos amigos de Jó o tenham transportado para expressões apaixonadas e ousadas de sua própria inocência e integridade, ele logo percebeu que eles se aproveitavam dessas expressões para acusá-lo de presunção, como se Deus o tivesse injustamente injustificado, mas ele se apressou a se libertar dessa imputação. Como um homem deve ser justo com Deus? e aquele que está melhor preparado para uma conta com ele, não pode pagar nada a não ser sua própria moeda; e que, em vez disso, guardados em um guardanapo, são casados ??e empregados como deveriam ter sido. Se ele pudesse oferecer a ele um bom pensamento, um propósito e uma intenção honestos, ele os havia recebido e, talvez, desejasse coragem para melhorá-los e executá-los; e assim o mundo não teve mais fruto deles, do que se o seu coração tivesse sido tão mau como o do seu próximo. De modo que, quando ele disser o melhor que puder por si mesmo, não haverá que respeitar o julgamento que ainda deve ser preterido; a misericórdia deve ser implorada; nenhuma satisfação ou pagamento pretendido; mas toda uma libertação e perdão imploraram e se apoiaram.

Comentário de Joseph Benson

Jó 9: 3 . Se ele contender com ele – Se Deus tiver prazer em contender com o homem, a saber, em julgamento, ou debater, ou implorar por ele; ele não pode responder-lhe uma dentre mil – uma acusação entre mil que Deus poderia produzir contra ele. Até agora, ele seria capaz de manter sua própria inocência contra Deus, se Deus se colocasse contra ele como seu adversário.

Comentário de E.W. Bullinger

vontade = desejo.

Comentário de Adam Clarke

Se ele contender com ele – Deus é tão santo e sua lei tão rigorosa que, se ele entrar em julgamento com suas criaturas, as mais retas delas não poderão ser justificadas aos seus olhos.

Um de mil – De mil crimes dos quais ele pode ser acusado, ele não pode se justificar nem em um. Quão pouco alguém faz, mesmo no caminho da retidão, verdade e misericórdia, pode suportar os olhos penetrantes de um Deus justo e santo, quando todos os motivos, sentimentos e objetos passam a ser examinados à sua vista, sobre isso. chão, nenhum homem vivo pode ser justificado. Ó, quão necessário para o homem caído, fraco, miserável, imperfeito e pecador, é a doutrina da justificação pela fé e santificação pelo Espírito Divino, pela morte sacrificial e mediação do Senhor Jesus Cristo!

Comentário de John Wesley

Se ele contender com ele, não poderá responder-lhe um de mil.

Acusação uma – uma entre mil que Deus produzirá contra ele.

Referências Cruzadas

Jó 9:20 – Mesmo sendo eu inocente, minha boca me condenaria; se eu fosse íntegro, ela me declararia culpado.

Jó 9:32 – “Ele não é homem como eu, para que eu lhe responda, e nos enfrentemos em juízo.

Jó 10:2 – Direi a Deus: Não me condenes, revela-me que acusações tens contra mim.

Jó 23:3 – Se tão-somente eu soubesse onde encontrá-lo e ir à sua habitação!

Jó 31:35 – ( “Ah, se alguém me ouvisse! Agora assino a minha defesa. Que o Todo-poderoso me responda; que o meu acusador faça a acusação por escrito.

Jó 33:13 – Por que você se queixa a ele de que não responde às palavras dos homens?

Jó 34:14 – Se fosse intenção dele, e de fato retirasse o seu espírito e o seu sopro,

Jó 40:2 – “Aquele que contende com o Todo-poderoso poderá repreendê-lo? Que responda a Deus aquele que o acusa! “

Salmos 19:12 – Quem pode discernir os próprios erros? Absolve-me dos que desconheço!

Salmos 40:12 – Pois incontáveis problemas me cercam e as minhas culpas me alcançaram, e já não consigo ver. Mais numerosos são que os cabelos da minha cabeça, e o meu coração perdeu o ânimo.

Isaías 57:15 – Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: “Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito.

Romanos 9:20 – Mas quem é você, ó homem, para questionar a Deus? “Acaso aquilo que é formado pode dizer ao que o formou: ‘Por que me fizeste assim? ’ “

1 João 1:8 – Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.

1 João 3:20 – quando o nosso coração nos condenar. Porque Deus é maior do que o nosso coração e sabe todas as coisas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *