Estudo de 1 Tessalonicenses 5:10 – Comentado e Explicado

Ele morreu por nós, a fim de que nós, quer em estado de vigília, quer de sono, vivamos em união com ele.
1 Tessalonicenses 5:10

Comentário de Albert Barnes

Quem morreu por nós – isto é, para nos redimir. Ele planejou por sua morte que deveríamos, finalmente, morar com ele; e esse efeito de sua morte só poderia ser garantido, pois era um sacrifício expiatório.

Se acordamos ou dormimos – Se somos encontrados entre os vivos ou os mortos quando ele vier. O objetivo aqui é mostrar que uma classe não teria vantagem sobre a outra. Isso foi planejado para acalmar suas mentes em suas provações, e para corrigir um erro que parece ter prevalecido na crença de que aqueles que foram encontrados vivos quando ele deveria retornar teriam alguma prioridade sobre aqueles que estavam mortos; veja as notas em 1 Tessalonicenses 4: 13-18 .

Deve viver junto com ele – Veja as notas em João 14: 3 . A palavra traduzida como “juntos” ( ?µa hama) não deve ser considerada conectada à frase “com ele” – como significando que ele e eles estariam “juntos”, mas refere-se àqueles que “acordam e que dormem” – aqueles que estão vivos e os que estão mortos – o que significa que eles estariam “juntos” ou estariam com o Senhor “ao mesmo tempo”; não haveria prioridade ou precedência. Rosenmuller.

Comentário de E.W. Bullinger

wake = watch. juntos. Grego. hama , como em 1 Tessalonicenses 4:17 .

Comentário de John Calvin

10 quem morreu . Desde o desígnio da morte de Cristo, ele confirma o que disse, pois se ele morresse com essa visão – de que ele poderia nos tornar participantes de sua vida, não há razão para duvidarmos de nossa salvação. É duvidoso, no entanto, o que ele quer dizer agora com dormir e acordar , pois pode parecer que ele quis dizer vida e morte , e esse significado seria mais completo. Ao mesmo tempo, podemos não interpretá-lo inadequadamente como significando sono comum. A soma é esta: que Cristo morreu com essa visão, para que ele possa nos conceder sua vida, que é perpétua e sem fim. Não é de admirar, no entanto, que ele afirma que agora vivemos com Cristo , na medida em que entramos pela fé no reino de Cristo e passamos da morte para a vida . ( João 5:24 ) O próprio Cristo, em cujo corpo somos enxertados, nos vivifica pelo seu poder, e o Espírito que habita em nós é vida, por causa da justificação (601)

Comentário de Adam Clarke

Que morreu por nós – Sua morte foi um sacrifício expiatório para os gentios como para os judeus.

Quer acordar ou dormir – se vivemos ou morremos, se estamos neste estado ou no outro mundo, viveremos juntos com ele, gozam sua vida, e as consolações de seu Espírito, enquanto aqui; e será glorificado junto com ele no mundo eterno. As palavras mostram que em todos os lugares e em todas as circunstâncias crentes genuínos, que andam a Deus, têm vida e comunhão com ele, e estão continuamente feliz, e constantemente seguras.

O apóstolo, porém, pode referir-se a doutrina que ele tenha entregue, 1 Tessalonicenses 4:15, sobre os mortos em Cristo subindo pela primeira vez; e a última geração de homens não morrendo, mas passando por uma mudança que os tornará imortais. No grande dia, todos os seguidores de Deus, tanto aqueles que por muito tempo dormiam no pó da terra, e todos aqueles que serão encontrado vivo, deve ser confirmada por Cristo como sua, e juntos ao vivo para sempre com ele.

Comentário de Thomas Coke

1 Tessalonicenses 5:10 . Quem morreu por nós : Os apóstolos enfatizam muito isso: que Cristo não apenas encarnou, mas também morreu para salvar os penitentes, crentes e obedientes; e, portanto, ele tem uma justa reivindicação ao nosso amor e obediência. Veja Romanos 5: 6-12 ; Romanos 14: 8-9 . 1 Coríntios 6:20 . Se acordamos ou dormimos, significa, se vivemos ou morremos; “Quer sejamos do número daqueles que partem desta vida antes da vinda de Cristo; ou daqueles que sobrevivem até aquele momento.” O apóstolo se refere ao que ele havia dito, cap. 1 Tessalonicenses 4:13 , & c.

Comentário de John Wesley

Quem morreu por nós, que, se acordamos ou dormimos, devemos viver juntos com ele.

Se nós acordamos ou dormimos – Seja vivo ou morto na sua vinda.

Referências Cruzadas

Mateus 20:28 – como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.

João 10:11 – “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

João 10:15 – assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.

João 10:17 – Por isso é que meu Pai me ama, porque eu dou a minha vida para retomá-la.

João 15:13 – Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.

Romanos 5:6 – De fato, no devido tempo, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu pelos ímpios.

Romanos 8:34 – Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.

Romanos 14:8 – Se vivemos, vivemos para o Senhor; e, se morremos, morremos para o Senhor. Assim, quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor.

1 Coríntios 15:3 – Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras,

2 Coríntios 5:15 – E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.

2 Coríntios 5:21 – Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.

Efésios 5:2 – e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.

1 Tessalonicenses 4:13 – Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança.

1 Tessalonicenses 4:17 – Depois disso, os que estivermos vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre.

1 Timóteo 2:6 – o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo.

Tito 2:14 – Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.

1 Pedro 2:24 – Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados.

1 Pedro 3:18 – Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *