Estudo de João 10:17 – Comentado e Explicado

O Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar.
João 10:17

Comentário de Albert Barnes

Dou a minha vida – dou-me a morrer pelo meu povo, em terras judaicas e pagãs. Ofereço-me um sacrifício para mostrar a disposição de meu Pai para salvá-los; proporcionar expiação e, assim, abrir o caminho para sua salvação. Isso prova que a salvação do homem era um objeto querido por Deus, e que era uma fonte de gratificação especial para ele que seu Filho estivesse disposto a dar sua vida para realizar seus grandes propósitos de benevolência.

Para que eu possa tomá-lo novamente – ressuscite dentre os mortos, e glorifiquei, e ainda continue a obra da redenção. Veja esse mesmo sentimento expressamente subliminar em Filemom 2: 5-11 .

Comentário de E.W. Bullinger

Portanto = Por conta disso (em grego. Dia. App-104. João 10: 2 ) isso.

Meu pai. Veja nota em João 2:16 .

amor Ágape grego . App-135. Veja nota em João 3:16 .

Comentário de John Calvin

17. Por esse motivo, o Pai me ama. Existe, de fato, outra e uma razão mais alta pela qual o Pai ama o Filho ; pois não foi em vão que se ouviu uma voz do céu,

Este é o meu Filho amado, em quem habita a boa vontade de Deus,
( Mateus 3:17 .)

Mas, como ele foi feito homem por nossa conta, e como o Pai se deleitava com ele, para que ele pudesse nos reconciliar consigo mesmo, não precisamos nos perguntar se ele declara que essa é a razão pela qual o Pai o ama , que nossa salvação é mais querido para ele do que sua própria vida. This is a wonderful commendation of the goodness of God to us, and ought justly to arouse our whole souls into rapturous admiration, that not only does God extend to us the love which is due to the only-begotten Son, but he refers it to us as the final cause. And indeed there was no necessity that Christ should take upon him our flesh, in which he was beloved , but that it might be the pledge of the mercy of his Father in redeeming us.

That I may take it again. As the disciples might be deeply grieved on account of what they had heard about the death of Christ, and as their faith might even be greatly shaken, he comforts them by the hope of his resurrection, which would speedily take place; as if he said, that he would not die on the condition of being swallowed up by death, but in order that he might soon rise again as a conqueror. And even at the present day, we ought to contemplate the death of Christ, so as to remember, at the same time, the glory of his resurrection. Thus, we know that he is life , because, in his contest with death, he obtained a splendid victory, and achieved a noble triumph.

Comentário de Adam Clarke

Portanto, meu Pai me ama – Como logo serei crucificado por você, não imagine que fui abandonado por meu Pai celestial e, portanto, caia assim em suas mãos. O Pai me ama particularmente por esse motivo, porque vou dar a minha vida pela vida do mundo. Novamente, não suponha que eu seja morto por seus governantes, porque não tenho forças para resistir a eles. Dou a minha vida voluntariamente e alegremente; ninguém pode tirar isso de mim, veja João 10:18 ; e darei a você a prova mais completa do meu poder supremo, levantando, em três dias, aquele corpo ferido e muito crucificado da sepultura.

Comentário de Thomas Coke

João 10: 17-18 . Portanto, meu Pai me ama : “Nada pode mostrar a grande consideração que tenho pela salvação da humanidade sob uma luz mais forte do que dar minha vida para promovê-la e protegê-la; e isso é tão correspondente às operações de infinita bondade. , que meu Pai não pode deixar de me ver como um objeto de amor infinito, mesmo por isso. ” Em vez disso, posso aceitá-lo novamente, podemos renderizar as palavras para tomá-lo novamente; pois, se nosso Senhor entregou a vida e permaneceu sob o poder da morte, não se podia concluir que ele havia feito uma expiação suficiente, ou que Deus havia se reconciliado com a humanidade pelo sacrifício de si mesmo; a vida para retomar a vida, era evidente que sua morte havia expiado os pecados da humanidade e que aquele que vencera a morte era capaz de salvar e resgatar aqueles do poder da morte que morreu em sua fé. Além disso, podemos observar que era necessário que os sofrimentos de Cristo fossem voluntários, para se tornarem meritórios ou justos; de onde é que ele acrescenta com tanta ênfase que ninguém tira minha vida de mim, João 10:18, mas eu a deito por mim mesma: tenho poder para depositá-la, etc. o que nos dá uma idéia muito sublime da dignidade e da pessoa de nosso Senhor. Mas essa ideia é aumentada, quando considerada, que ele não apenas tinha poder para dar a vida, mas também poderia aceitá-la novamente. Como mortal, a morte era comum a ele com outros homens; mas que mortal, embora devesse sacrificar sua vida, poderia tê-la em seu poder de retomar isso? Que nosso Senhor renunciou voluntariamente a sua vida, evidentemente apareceu do forte clamor proferido pouco antes de sua morte, com o qual o centurião foi tão afetado, Lucas 23:47 . Que ele tinha todo o poder para fazê-lo, aparecerá, porque ele tinha vida em si mesmo, cap. João 5:26 e da mesma forma porque ele retomou sua vida depois que a deixou. Nosso Senhor acrescenta: Este mandamento ou comissão recebi de meu Pai. “Não dou a minha vida, nem ressuscito dos mortos, sem a indicação do meu Pai: com relação a ambos, ajo em estrita conformidade com a vontade dele.” O fato de o Senhor receber esta comissão não deve ser considerado o fundamento de seu poder para estabelecer e retomar sua vida; por isso, ele tinha em si mesmo, como um direito original de dispor dela, antecedente da comissão do Pai; mas essa comissão era a razão pela qual ele usava seu poder para dar a vida. A passagem atual nos oferece uma resposta completa à objeção infiel, de que, ao permitir tanto mérito à morte e ao amor de Cristo, diminuímos muito o amor de Deus Pai; pois como a redenção do mundo pelo Filho pode ser inferida a partir deste versículo, como em estrita consistência com a dispensação do Pai, também a benevolência, bondade e misericórdia do Pai parecem ter conspirado juntas para esse grande fim; e quanto reconhecemos devido aos méritos do Filho, não devemos menos ao Pai.

Comentário de John Wesley

Portanto, meu Pai me ama, porque dou a minha vida, para que eu a tome novamente.

Eu dou a minha vida para que eu possa levá-la novamente – eu morro alegremente para expiar os pecados dos homens, para que eu possa ressuscitar novamente por sua justificação.

Referências Cruzadas

Isaías 42:1 – “Eis o meu servo, a quem sustento, o meu escolhido, em quem tenho prazer. Porei nele o meu Espírito, e ele trará justiça às nações.

Isaías 42:21 – Foi do agrado do Senhor, por amor de sua retidão, tornar grande e gloriosa a sua lei.

Isaías 53:7 – Ele foi oprimido e afligido, contudo não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, ele não abriu a sua boca.

João 3:25 – Surgiu uma discussão entre alguns discípulos de João e um certo judeu, a respeito da purificação cerimonial.

João 15:9 – “Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor.

João 17:4 – Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer.

João 17:24 – “Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha glória, a glória que me deste porque me amaste antes da criação do mundo.

Hebreus 2:9 – Vemos, todavia, aquele que por um pouco foi feito menor do que os anjos, Jesus, coroado de honra e glória por ter sofrido a morte, para que, pela graça de Deus, em favor de todos, experimentasse a morte.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *