Estudo de Isaías 42:21 – Comentado e Explicado

O Senhor quer, por causa de sua justiça, publicar uma lei grande e magnífica.
Isaías 42:21

Comentário de Albert Barnes

O Senhor está muito satisfeito por causa de sua justiça – Há uma grande variedade na tradução e interpretação deste versículo. Lowth o processa:

Contudo, o Senhor foi gentil com ele por causa da sua verdade;

Ele exaltou seu próprio louvor e o fez glorioso.

Noyes o processa:

Agradava ao Senhor por sua bondade

Dar-lhe uma lei grande e gloriosa;

E, no entanto, é um povo roubado e saqueado.

A Septuaginta declara: ‘O Senhor Deus determinou que ele deveria ser justificado e engrandecer seu louvor.’ O caldeu declara: O Senhor quis que Israel fosse justificado; ele engrandeceu os praticantes da sua lei e os confortou. O siríaco: O Senhor quis, por causa de sua justiça, engrandecer sua lei e elogiá-la. Vitringa explica: Deus abraçou o povo judeu em seu amor e favor, e os considera aceitáveis ??para si mesmo, não de fato por algum mérito deles ou por vantagens externas, mas por sua própria verdade. fidelidade e eqüidade, para que ele cumpra as promessas que fez aos pais deles. Isso parece expressar o sentido da passagem. De acordo com isso, refere-se apenas ao povo judeu, e não, como costuma ser suposto, ao Messias. A frase ‘está satisfeita’ significa que o Senhor se deleita com o seu povo ou os olha com um olhar de ternura e afeição. Ele sente prazer em contemplá-los como seu povo e em considerar e tratar o espinho como tal.

Por causa da sua justiça – Não pela justiça do seu povo, mas por causa da sua própria justiça; isto é, sua própria bondade, clemência, misericórdia e paciência. Não é porque ele vê neles algo que deve conquistar seu amor, ou excitar seu favor, pois ele diz Isaías 42:22 que eles são roubados, saqueados, escondidos e presos na prisão. Mas o Senhor havia escolhido seus pais como seu próprio povo. Ele fez promessas preciosas. Ele tinha desígnios de misericórdia para com eles. Ele lhes dera uma lei sagrada. Ele prometeu ser seu protetor e seu Deus. Nesse encontro, ele ficou satisfeito com eles ainda; e foi por causa de sua própria fidelidade e proteção, que ele se deleitou neles como seu povo. A palavra justiça, portanto ( therefore tsedeq ), é usada para denotar o propósito de Deus de fazer o que é certo; isto é, aderir às suas promessas e manter um caráter de fidelidade e integridade. Ele não falharia ou violaria suas próprias promessas ao seu povo.

Ele ampliará a lei – A palavra “lei” é usada para denotar toda a série de estatutos ou atos legislativos de Deus em relação ao povo judeu – incluindo todas as suas promessas e promessas a eles. E o significado é que ele lidaria com eles de modo a tornar essa lei importante para eles; para mostrar que ele considerava isso um momento infinito. Ele aderiu estritamente a todas as suas próprias promessas de aliança nessa lei, de modo a mostrar que a considerava sagrada e obrigatória; e todos os seus tratos com eles nos termos dessa lei seriam tais que aumentariam sua importância e pureza em sua opinião. O hebraico é: ele fará grande a lei; isto é, ele fará com que seja de grande importância.

E faça com que seja honroso – ou faça com que seja glorioso, demonstrando uma consideração constante por ele e lidando com eles, para que sejam levados a ver e sentir sua importância. De acordo com isso, que é a interpretação óbvia, a passagem não tem referência particular ao Messias. É verdade, no entanto, que o herói da linguagem usado é o que descreveria adequadamente o trabalho do Redentor; e que grande parte do que ele fez em seu ministério público e por sua expiação foi: ampliar a lei e torná-la honrosa; – reivindicar seu patrimônio – exortar sua obrigação vinculativa – sustentar suas reivindicações – mostrar que não poderia ser violado impunemente – e demonstrar que sua penalidade era justa. Todo o efeito do trabalho do Redentor é fazer honra à lei de Deus, nem ocorreu nada na história de nosso mundo que tenha feito tanto para manter sua autoridade e obrigação vinculativa, como sua morte na cruz, no lugar dos pecadores.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 42:21 . O Senhor está muito satisfeito Jeová deleitou se com ele por causa da sua justiça; ele o engrandeceu por sua lei e o tornou honrado. Vitringa. O significado da passagem é muito claro nesta tradução. Deus, em toda reprovação de seu povo, tem o cuidado de mostrar que a culpa de suas aberrações não era dele, mas deles. Ele forneceu liberalmente tudo o que pudesse ser pensado para sua salvação e a estabilidade de seu estado. Ele lhes dera excelentes leis; ele os havia aumentado e honrado; haviam feito e estavam dispostos a torná-los gloriosos entre os vizinhos. Mas eles estavam querendo para si mesmos, desprezavam suas leis e incorriam em sua justa vingança.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 42:21 . O Senhor está bem satisfeito, etc. – Embora você seja um povo perverso, que se rebela contra a luz mais clara, e, portanto, Deus pode te destruir com justiça repentinamente, ainda assim ele esperará pacientemente pelo seu arrependimento, para que seja gracioso; e isso não por tua causa, mas pela glória de sua própria fidelidade, no cumprimento da aliança que ele fez com teus piedosos progenitores. Ele magnificará a lei – Ele manterá a honra de sua lei e, portanto, não está disposto a destruir você, que professa a verdadeira religião, para que sua lei não seja, nessa ocasião, exposta ao desprezo. Assim, o versículo pode ser interpretado de acordo com a presente tradução. Mas pode ser traduzido de maneira diferente, como é por Vitringa e o Dr. Waterland, assim: “O Senhor deleitou-se nele por causa de sua justiça; ele o engrandeceu por sua lei e o tornou honrado. ” Deus providenciou liberalmente para o seu povo o que fosse necessário ou útil, a fim de que eles se salvassem e se estabilizassem. “Ele lhes dera excelentes leis; ele os havia aumentado e honrado; haviam feito e estavam dispostos a torná-los gloriosos entre os vizinhos. Mas eles estavam querendo para si mesmos, desprezavam suas leis e incorriam em sua justa vingança. – Dodd.

Comentário de Adam Clarke

Ele vence a magnificar a lei “Ele exaltou seu próprio louvor” – Para ???? torah , a lei, a Septuaginta leu ???? todah , louvor.

Comentário de John Calvin

21. O Senhor está bem satisfeito. A fim de agravar ainda mais a culpa dos judeus, ele agora mostra que não foi Deus quem os impediu de levar uma vida próspera e feliz. Ele já havia dito que as angústias e aflições que elas suportam são o castigo de sua cegueira, que elas voluntariamente trouxeram sobre si mesmas; e agora ele apresenta como um ponto adicional e culminante da acusação, que por sua obstinação, eles rejeitam todo alívio.

Esta passagem é interpretada de várias maneiras. Alguns a traduzem: “O Senhor a quis;” outros, “Ele é misericordioso;” mas, por minha parte, eu traduzi: “O Senhor está disposto”, isto é, disposto e inclinado a libertar seu povo, e isso com o propósito de magnificar sua Lei e exaltar sua justiça. Assim, Deus designa a razão pela qual ele está pronto para ajudar aqueles que não são dignos, que deseja espalhar sua glória em sua salvação, para que dessa maneira sua justiça seja ilustrativamente exibida, e que sua lei prevaleça e floresça. Quanto às pesadas calamidades que caíram sobre os judeus, a razão é que, por vontade própria, resolveram ser cegos e causar aflições em si mesmas, em vez de obedecerem a Deus; pois, caso contrário, o Senhor desejaria enriquecê-los e exaltá-los. Outros o vêem assim: “O Senhor deseja ampliar sua lei, porque deseja parecer fiel em punir os judeus, como os havia ameaçado por sua lei”; e assim eles consideram “justiça” para denotar o castigo e vingança que Deus inflige a um povo iníquo.

Outros a traduzem, “por seu justo”, e a referem a Cristo; mas eles confundem o significado da palavra ???? , (tzidko), e inquestionavelmente ele fala de justiça, e significa que o Senhor teria voluntariamente demonstrado a magnificência de suas promessas: e teria dado provas de sua justiça na preservação de seu povo, se não tivessem se mostrado ingratos e indignos. Alguns pensam que o Senhor aqui oferece uma desculpa para si mesmo, porque, quando as pessoas que ele adotou foram expostas a tantos males, parecia que sua verdade havia sido abalada e que o Profeta pretendia enfrentar essa calúnia, pois estavam apreendeu e se tornou presa, não porque o Senhor se deleita com suas misérias, mas porque prefere sua justiça a tudo o mais.

Pela minha parte, explico simplesmente que significa: “O Senhor, por uma questão de honrar sua Lei, estava inclinado a fazer o bem ao seu povo, a fim de que sua glória e justiça brilhassem nele; mas seu povo mostrou-se indigno de um favor tão grande; e, portanto, por sua própria obstinação, tornaram suas feridas incuráveis. ” Além disso, devemos aprender com esta passagem a razão pela qual o Senhor concede tantos favores à sua Igreja. É que ele pode promover sua lei, isto é, que ele faça homens honrarem sua majestade, e que sua verdade possa brilhar cada vez mais. Quando ele diz que o Senhor está disposto e inclinado; ele mostra claramente que não é induzido por ninguém a não ser por si mesmo; mas ele expressa isso mais plenamente, quando acrescenta, por causa de sua justiça; pois ele exclui tudo o que os homens poderiam trazer. Por outro motivo, o Senhor também não é estimulado a fazer o bem, a não ser por ser justo; pois nenhum mérito ou valor será encontrado entre os homens. Mas esse motivo se aplicava especialmente aos judeus, que somente ele se dignou adotar.

Comentário de John Wesley

O Senhor está muito satisfeito por causa da sua justiça; ele engrandecerá a lei e a tornará honrosa.

Bem satisfeito – embora Deus possa justamente te destruir repentinamente, mas ele esperará pacientemente pelo seu arrependimento, para que ele seja gracioso; e isso não por tua causa, mas pela glória de sua própria fidelidade, no cumprimento dessa aliança, que ele fez com teus piedosos progenitores.

Ampliar – Ele manterá a honra de sua lei e, portanto, não está disposto a destruir você, que professa a verdadeira religião, para que sua lei não seja exposta ao desprezo nessa ocasião.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *