Estudo de João 19:28 – Comentado e Explicado

Em seguida, sabendo Jesus que tudo estava consumado, para se cumprir plenamente a Escritura, disse: Tenho sede.
João 19:28

Comentário de Albert Barnes

Veja as notas em Mateus 27: 46-50 .

Para que as escrituras sejam cumpridas, diz: Tenho sede – Veja Salmo 69:21 . A sede foi uma das circunstâncias mais angustiantes que assistiram à crucificação. As feridas estavam altamente inflamadas, e uma febre violenta era causada, geralmente, pelos sofrimentos na cruz, e isso era acompanhado por uma sede insuportável. Veja as notas em Mateus 27:35 . Um mameluco, ou oficial turco, foi crucificado, segundo um manuscrito árabe recentemente traduzido, nas margens do rio Barada, sob o castelo de Damasco. Ele foi pregado na cruz na sexta-feira e permaneceu até o meio dia de domingo, quando morreu. Depois de relatar a crucificação, o narrador prossegue: “Eu ouvi isso de alguém que testemunhou; e assim permaneceu até morrer, paciente e silencioso, sem lamentar, mas olhando à sua volta para a direita e a esquerda, sobre o povo. Mas ele implorou por água, e nada lhe foi dado; e o coração do povo se derreteu de compaixão por ele, e com pena de uma das criaturas de Deus, que, ainda menino, estava sofrendo sob uma provação tão grave. Enquanto isso, a água estava fluindo ao seu redor, e ele olhou para ela e ansiava por uma gota dela; e ele se queixou de sede durante todo o primeiro dia, após o qual ficou em silêncio, pois Deus lhe deu força ”- Wiseman’s Lectures, pp. 164.165, ed.

João 19:30

Está consumado – Os sofrimentos e agonias no homem redentor acabaram. A obra há muito contemplada, prometida há muito esperada pelos profetas e santos, está concluída. As labutas no ministério, as perseguições e zombarias, e as dores do jardim e da cruz, terminam, e o homem é redimido. Que declaração maravilhosa foi essa! Quão cheio de consolo para o homem! E como essa declaração moribunda do Salvador deve atingir todo coração e afetar toda alma!

Comentário de E.W. Bullinger

Depois . Grego. meta. App-104.

foram concluídas = já foram concluídas. Grego. teleo Não é a mesma palavra que “cumprida” , que é teleioo = consumado. Há um significado profundo aqui. Ele viu o sorteio e sabia que tudo o que as Escrituras haviam predito para os outros estava terminado. Ainda restava uma previsão para Ele perceber, a dos Salmos 69:21 . Veja nota no Salmo 69: 1 .

Comentário de John Calvin

28. Jesus, sabendo que todas as coisas estavam agora cumpridas. João propositalmente passa por muitas coisas que são relatadas pelos outros três evangelistas. Agora ele descreve o último ato, que foi um evento da maior importância . Quando John diz que um vaso foi colocado lá, ele fala dele como algo que era habitual. Tem havido muita controvérsia sobre esse assunto; mas concordo com aqueles que pensam (e, de fato, o costume é comprovado pelas histórias) que era um tipo de bebida geralmente administrada com o objetivo de acelerar a morte de criminosos infelizes, quando eles haviam sofrido tortura suficiente (176). Agora, deve-se observar que Cristo não pede que nada beba até que todas as coisas tenham sido cumpridas; e assim ele testemunhou seu amor infinito por nós e a sinceridade inconcebível de seu desejo de promover nossa salvação. Nenhuma palavra pode expressar completamente a amargura das dores que ele suportou; e ainda assim ele não deseja se libertar deles, até que a justiça de Deus seja satisfeita e até que ele faça uma expiação perfeita. (177)

Mas como ele diz que todas as coisas foram realizadas, enquanto a parte mais importante ainda estava por ser executada, isto é, sua morte? Além disso, sua ressurreição não contribui para a realização de nossa salvação? Eu respondo, John inclui as coisas que deveriam seguir imediatamente. Cristo ainda não havia morrido; e ainda não havia ressuscitado; mas ele viu que agora nada restava para impedi-lo de avançar para a morte e ressurreição. Dessa maneira, ele nos instrui, por seu próprio exemplo, a prestar perfeita obediência, para que não achemos difícil viver de acordo com seu bom prazer, mesmo que tenhamos que definhar no meio das dores mais excruciantes.

Que a Escritura possa ser cumprida. Pelo que é afirmado pelos outros evangelistas ( Mateus 27:48 ; Marcos 15:23 ; Lucas 23:36 ), pode-se concluir prontamente que a passagem mencionada é Salmos 69:21 ,

Eles me deram fel pela comida, e na minha sede me deram vinagre para beber.

É, sem dúvida, uma expressão metafórica, e Davi quer dizer com isso, não apenas que eles recusaram a assistência de que ele precisava, mas que agravaram cruelmente suas angústias. Mas não há inconsistência em dizer que o que havia sido obscurecido em Davi foi mais claramente exibido em Cristo: pois assim somos capacitados a perceber mais plenamente a diferença entre verdade e figuras, quando aquelas coisas que Davi sofreu, apenas em sentido figurado. de maneira distinta e perfeitamente manifesta em Cristo. Para mostrar que ele era a pessoa a quem Davi representava, Cristo escolheu beber vinagre; e ele fez isso com o objetivo de fortalecer nossa fé.

Tenho sede. Aqueles que inventam um significado metafórico para a palavra sede, como se ele quisesse dizer que, em vez de uma bebida agradável e agradável, lhe davam amargura, como se pretendessem esfolar sua garganta (178), são mais desejosos de serem considerados engenhosos do que promover verdadeira edificação; e, de fato, eles são expressamente refutados pelo evangelista, que diz que Cristo pediu vinagre quando ele estava perto da morte; do qual é evidente que ele não desejava nenhum luxo. (179)

Comentário de Adam Clarke

Tenho sede – As escrituras que se referiam a ele beber vinagre é o Salmo 69:21 . O cansaço pelo qual passara, a tristeza que sentira, o calor do dia e a perda de sangue eram as causas naturais dessa sede. Isso ele teria suportado sem reclamar; mas ele desejou dar a eles a prova mais completa de que ele era o Messias, marcando claramente como tudo o que era relativo ao Messias, que havia sido escrito nos profetas, possuía nele completo cumprimento.

Referências Cruzadas

Salmos 22:15 – Meu vigor secou-se como um caco de barro, e a minha língua gruda no céu da boca; deixaste-me no pó, à beira da morte.

Salmos 69:21 – Puseram fel na minha comida e para matar-me a sede deram-me vinagre.

Lucas 9:31 – Apareceram em glorioso esplendor, e falavam sobre a partida de Jesus, que estava para se cumprir em Jerusalém.

Lucas 12:50 – Mas tenho que passar por um batismo, e como estou angustiado até que ele se realize!

Lucas 18:31 – Jesus chamou à parte os Doze e lhes disse: “Estamos subindo para Jerusalém, e tudo o que está escrito pelos profetas acerca do Filho do homem se cumprirá.

Lucas 22:37 – Está escrito: ‘E ele foi contado com os transgressores’; e eu lhes digo que isto precisa cumprir-se em mim. Sim, o que está escrito a meu respeito está para se cumprir”.

João 13:1 – Um pouco antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.

João 18:4 – Jesus, sabendo tudo o que lhe ia acontecer, saiu e lhes perguntou: “A quem vocês estão procurando? “

João 19:30 – Tendo-o provado, Jesus disse: “Está consumado! ” Com isso, curvou a cabeça e entregou o espírito.

Atos dos Apóstolos 13:29 – Tendo cumprido tudo o que estava escrito a respeito dele, tiraram-no do madeiro e o colocaram num sepulcro.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *