Estudo de 2 Tessalonicenses 2:4 – Comentado e Explicado

o adversário, aquele que se levanta contra tudo o que é divino e sagrado, a ponto de tomar lugar no templo de Deus, e apresentar-se como se fosse Deus.
2 Tessalonicenses 2:4

Comentário de Albert Barnes


Quem se opõe – Ou seja, ele é distinguido como um opositor do grande sistema que Deus revelou para a salvação humana, e daqueles que serviriam a Deus em pureza no evangelho de seu Filho. Nenhum protestante duvidará que esse tenha sido o caráter do papado. A oposição do sistema geral ao evangelho; a perseguição de Wycliffe, de John Huss, de Jerome de Praga, dos valdenses e dos reformadores; a Inquisição, as crueldades no reinado de Maria (rainha dos escoceses) e o massacre de Bartolomeu na França, são ilustrações óbvias disso.

E se exalta acima de tudo o que é chamado Deus – isto é, entre pagãos ou judeus; acima de um Deus falso, ou o Deus verdadeiro. Isso poderia ser verdade apenas para quem deixou de lado as leis divinas; que se comprometeram a legislar onde Deus só tem o direito de legislar e cuja legislação era contrária à de Deus. Qualquer reivindicação de domínio sobre a consciência; ou qualquer arranjo para anular as leis divinas, e torná-las nugatórias, corresponderia ao que está implícito nesta descrição. Não se pode supor que alguém afirme abertamente ser superior a Deus, mas o sentido deve ser que as promulgações e ordenanças do “homem do pecado” pertencem à província na qual Deus somente pode legislar, e que as ordenanças feito por ele seria tal que tornaria nugatórias as leis divinas, designando outras pessoas em seu lugar. Ninguém pode duvidar razoavelmente de que tudo o que é afirmado aqui pode ser encontrado nas reivindicações do Papa de Roma. As suposições do papado estão relacionadas às seguintes coisas:

(1) Autorizar acima de todas as ordens inferiores do sacerdócio – acima de todos os pastores, bispos e primatas.

(2) autoridade acima de todos os reis e imperadores, “depor alguns e fazer avançar outros, obrigando-os a se prostrarem diante dele, a beijar o dedo do pé, a segurar o estribo, a esperar com os pés descalços no portão, pisando no pescoço, e chutando a coroa imperial com o pé ”- Newton. Assim, Gregório VII fez Henrique IV esperar descalço em seu portão. Assim, Alexandre III pisou no pescoço de Alexandre I. Assim, Celestin arrancou a coroa imperial de Henrique VI. Assim, o direito foi reivindicado, e afirmado, de colocar nações sob interdito, de depor reis e de absolver seus súditos de seus juramentos de lealdade. E assim o Papa reivindicou o direito sobre todas as terras desconhecidas que poderiam ser descobertas por Colombo, e distribuiu o Novo Mundo como quisesse – em todas essas coisas reivindicando prerrogativas que só podem pertencer a Deus.

(3) autoridade sobre a consciência, em assuntos que podem pertencer apenas ao próprio Deus e onde ele somente pode legislar. Assim, tem sido e é uma das reivindicações estabelecidas pelo Papa de que ele é infalível. Assim, ele “proíbe o que Deus ordenou”, como o casamento do clero, a comunhão de ambos os tipos, o uso das Escrituras para o povo comum. Assim, ele anulou o segundo mandamento pela nomeação de adoração à imagem; e assim ele reivindica o poder do perdão dos pecados. Multidões de coisas que Cristo permite ao seu povo são proibidas pelo papado, e muitas coisas são ordenadas, ou permitidas, diretamente contrárias à legislação divina.

Ou isso é adorado – s?ßasµa sebasmaEsta palavra significa “um objeto de adoração;” veja Atos 17: 3 , onde são apresentadas devoções. Pode ser aplicado à adoração de uma divindade pagã ou do verdadeiro Deus. “Pode se referir a uma pessoa, um ídolo ou um lugar. Provavelmente Paulo se refere aqui aos heróis e outras divindades subordinadas da mitologia pagã ”- Oldshausen. Ninguém pode duvidar que o Papa tenha reivindicado honras mais elevadas, como vice-líder de Cristo, do que jamais foi prestado no antigo “culto aos heróis”.

Para que ele, como Deus – ou seja, reivindique as honras devidas a Deus. Essa expressão não implica que ele realmente reivindicou ser o Deus verdadeiro, mas apenas que ele se senta no templo e se manifesta como se fosse Deus. Ele reivindica honras e reverência como o verdadeiro Deus faria se aparecesse na forma humana. Deve-se observar aqui, no entanto, que há muitas razões para duvidar da genuinidade dessa frase – “como Deus” – The? Te?? hos TheonMill supõe que ela foi inserida a partir do contexto. Está marcado com um asterisco na Vulgata, no Copta e no Siríaco, e é omitido por muitos pais; veja Mill e Wetstein. É rejeitado por Griesbach e Lachmann e marcado como duvidoso por Hahn. É defendido, no entanto, por Matthaei, Koppe, Knapp e Schott. O sentido não é materialmente afetado, seja ele genuíno ou não.

Senta-se no templo de Deus – isto é, na igreja cristã. Não é necessário entender isso do templo de Jerusalém, que estava no momento em que esta Epístola foi escrita, porque:

(1) a frase “o templo de Deus” é usada várias vezes com referência à igreja cristã, 1 Coríntios 3:16 , 1 Coríntios 3:17 ; 2 Coríntios 6:16 ; Efésios 2:21 ; Apocalipse 3:12 ; e,

(2) o templo era o símbolo apropriado da igreja, e um apóstolo treinado em meio às instituições hebraicas falaria naturalmente da igreja como o templo de Deus. O templo em Jerusalém era considerado a morada peculiar de Deus na terra. Quando a igreja cristã foi fundada, era mencionada como a morada peculiar de Deus; veja as passagens mencionadas acima. Ele habitou entre o Seu povo. Ele estava com eles, andou com eles e se manifestou entre eles – como havia feito no templo antigo. O uso no Novo Testamento não nos levaria a restringir esse idioma a um edifício ou a uma “igreja”, como a palavra agora é comumente usada, mas sim a supor que denota a igreja como uma sociedade, e a idéia é: que o anticristo aqui referido se apresentaria no meio daquela igreja como reivindicando as honras devidas somente a Deus. No templo de Jerusalém, o próprio Deus presidiu. Lá, ele deu leis ao seu povo; lá ele se manifestou como Deus; e lá ele foi adorado. O reinado do “homem do pecado” seria como se ele estivesse sentado lá. Na igreja cristã, ele usurparia o lugar que Deus havia ocupado no templo. Ele reivindicaria atributos e homenagem divinos. Ele daria leis e respostas como Deus fez lá. Ele seria considerado o chefe de todo poder eclesiástico; a fonte da qual toda autoridade emanava; o mesmo na igreja cristã que o próprio Deus estava no templo. Isso não se refere primariamente ao papa como sentado em uma igreja em particular em qualquer ocasião específica, mas a ele reivindicar na Igreja de Cristo a autoridade e homenagem que Deus tinha no templo em Jerusalém. Em qualquer lugar, seja em uma catedral ou em outro lugar, essa autoridade deve ser exercida, tudo o que a linguagem aqui transmite seria cumprida. Ninguém pode deixar de ver que a autoridade reivindicada pelo Papa de Roma cumpre toda a força da linguagem usada aqui pelo apóstolo.

Mostrando a si mesmo que ele é Deus – Isso não significa necessariamente que ele realmente, em tantas palavras, reivindicou ser Deus; mas que ele usurpou o lugar de Deus, e reivindicou as prerrogativas de Deus. Se os nomes de Deus lhe são dados, ou são reivindicados por ele; se ele recebe as honras devidas a Deus; se ele afirma um domínio como o de Deus, tudo o que a linguagem implica razoavelmente será cumprido. As seguintes expressões, aplicadas ao papa de Roma por escritores católicos, sem qualquer repreensão do papado, mostrarão como isso é inteiramente aplicável ao pretenso chefe da Igreja. Ele foi denominado “Nosso Senhor Deus, o Papa; outro Deus na terra; rei dos reis e senhor dos senhores. O mesmo é o domínio de Deus e do papa. Acreditar que nosso Senhor Deus, o Papa, não decretará como ele decretou, é heresia. O poder do Papa é maior que todo o poder criado, e se estende às coisas celestiais, terrestres e infernais. O papa faz o que quer, até as coisas ilegais e é mais do que Deus; ” veja a autoridade para essas declarações extraordinárias no livro do Dr. Newton sobre Profecias, dissertações xxii. Como se pode duvidar que a referência aqui seja ao papado? A linguagem não poderia ser mais clara, e não é possível conceber que alguma coisa possa ocorrer que forneça um cumprimento mais manifesto dessa profecia. De fato, interpretado pelas reivindicações do papado, está entre as mais claras de todas as previsões nas Escrituras Sagradas.

Comentário de E.W. Bullinger

opõe-se . Grego. antikeimai. A tradução genitiva é um adversário para.

exalta a si mesmo . Grego. huperairomai. Ver 2 Coríntios 12: 7 .

Deus App-98.

adorado = um objeto de adoração. Grego. sebasma. Veja Atos 17:23 .

como Deus . Os textos omitem.

Temple . Grego. naos . Veja Mateus 23:16 .

shewing . Grego. apodeiknumi. Ver Atos 2:22 .

Comentário de John Calvin

4 Um adversário, e que se exalta . Os dois epítetos – homem do pecado e filho da perdição – íntimo, em primeiro lugar, quão terrível seria a confusão, para que a falta de clareza dela não desencorajasse mentes fracas; e mais, eles tendem a despertar o devoto a um sentimento de detestação, para que não degenerem junto com os outros. Paulo, no entanto, agora desenha, como se fosse uma figura, uma impressionante semelhança do Anticristo; pois pode-se facilmente deduzir dessas palavras qual é a natureza do seu reino e em que coisas ele consiste. Pois, quando o chama de adversário , quando diz que reivindicará para si mesmo as coisas que pertencem a Deus, para que seja adorado no templo como Deus, ele coloca seu reino em oposição direta ao reino de Cristo. Portanto, como o reino de Cristo é espiritual, essa tirania deve estar sobre as almas, para que possa rivalizar com o reino de Cristo. Também o encontraremos depois atribuindo a ele o poder de enganar, por meio de doutrinas iníquas e pretensos milagres. Se, portanto, você conhece o anticristo, deve vê-lo como diametralmente oposto a Cristo. (642)

Onde eu traduzi – tudo o que é chamado Deus , a leitura geralmente recebida entre os gregos é: todo aquele que é chamado . No entanto, pode ser conjecturado, tanto na tradução antiga (643) quanto em alguns comentários gregos, que as palavras de Paulo foram corrompidas. O erro, também, de uma única carta foi prontamente caído, especialmente quando o formato da carta era muito semelhante; pois onde havia escrito p?? t? , ( tudo ), algum transcritor ou leitor muito ousado transformou-o em p??ta , ( todos ). Essa diferença, no entanto, não tem tanta importância quanto o sentido, para Paulo, sem dúvida significa que o anticristo tomaria para si mesmo as coisas que pertenciam a Deus, para que ele se exaltasse acima de toda reivindicação divina, de que toda religião e todo culto a Deus estivesse sob seus pés. Essa expressão, então, tudo o que é considerado Deus , equivale a tudo o que é considerado Divindade , e s?ßasµa , isto é, no qual consiste a veneração devida a Deus.

Aqui, no entanto, o sujeito tratado não é o nome do próprio Deus, mas sua majestade e adoração e, em geral, tudo o que ele reivindica para si. “A verdadeira religião é aquela pela qual somente o verdadeiro Deus é adorado; isso , o filho da perdição se transferirá para si mesmo. ” Agora, todo mundo que aprendeu das Escrituras quais são as coisas que mais pertencem a Deus e, por outro lado, observa o que o Papa reivindica para si – embora ele fosse apenas um menino de dez anos de idade – terá não há grande dificuldade em reconhecer o anticristo. As escrituras declaram que Deus é o único legislador ( Tiago 4:12 ) que é capaz de salvar e destruir; o rei sozinho, cujo cargo é governar as almas por sua palavra. Representa-o como o autor de todos os ritos sagrados; (644) ensina que a justiça e a salvação devem ser buscadas somente a partir de Cristo; e atribui, ao mesmo tempo, a maneira e os meios. Não há uma dessas coisas que o Papa não afirme estar sob sua autoridade. Ele se vangloria de que é dele vincular as consciências a leis que lhe parecem boas, e sujeitá-las a punição eterna. Quanto aos sacramentos, ele institui novos, de acordo com sua própria inclinação (645), ou corrompe e deforma aqueles que foram instituídos por Cristo – antes, os deixa de lado, para que possa substituir no lugar deles os sacrilégios (646). ) que ele inventou. Ele cria meios de alcançar a salvação que está completamente em desacordo com a doutrina do Evangelho; e, em suma, ele não hesita em mudar toda a religião como quiser. O que é, peço-lhe, que alguém se levante acima de tudo que é considerado Deus, se o Papa não o faz? Quando ele assim rouba a Deus sua honra, ele deixa para ele nada mais que um título vazio de Deidade, (647) enquanto ele transfere para si todo o seu poder. E é isso que Paulo acrescenta pouco depois, que o filho da perdição se manifestaria como Deus . Pois, como já foi dito, ele não insiste no termo simples Deus , mas sugere que o orgulho (648) do Anticristo seria tal que, elevando-se acima do número e no posto de servos e montando o tribunal de Deus, (649) reinaria, não com um humano, mas com uma autoridade divina. Pois sabemos que tudo o que é levantado no lugar de Deus é um ídolo, embora não deva levar o nome de Deus.

No templo de Deus . Por esse termo, há uma refutação suficiente do erro, mais ainda, a estupidez daqueles que consideram o papa como vigário de Cristo, com o fundamento de que ele tem seu assento na Igreja, de qualquer maneira que ele possa se comportar; pois Paulo coloca o anticristo em nenhum outro lugar senão no próprio santuário de Deus. Pois este não é um inimigo estrangeiro, mas um inimigo doméstico, que se opõe a Cristo sob o próprio nome de Cristo. Mas é perguntado: como a Igreja é representada como o covil de tantas superstições, enquanto estava destinada a ser o pilar da verdade? ( 1 Timóteo 3:15 .) Respondo que é assim representado, não com base em reter todas as qualidades da Igreja, mas porque ainda resta alguma coisa. Por conseguinte, reconheço que esse é o templo de Deus no qual o papa governa, mas ao mesmo tempo profanado por inúmeros sacrilégios.

Comentário de Adam Clarke

Quem se opõe e exalta – Ele se posiciona contra e se exalta acima de toda autoridade Divina, e acima de todo objeto de adoração, e de toda instituição relativa à adoração divina , sendo ele mesmo a fonte, de onde deve originar todas as doutrinas da religião e todas as suas ritos e cerimônias; de modo que, sentado no templo de Deus – tendo o mais alto lugar e autoridade na Igreja Cristã, ele age como Deus – assumindo sobre si os títulos e atributos de Deus, e arrogando para si a autoridade que pertence ao Altíssimo.

As palavras ?? Te?? , como Deus, estão faltando no ABD, muitos outros, o árabe de Erpen, o copta, o sahídico, o etiópico, o armênio, a vulgata, algumas cópias da Itala e o chefe dos pais gregos. Griesbach os deixou de fora do texto, e o professor White diz: Certissime delenda ; “Eles certamente devem ser apagados.” De fato, não há evidências de que sejam autênticos, e o texto parece muito melhor sem eles: para que ele se sente no templo de Deus, etc.

Referências Cruzadas

Isaías 14:13 – Você que dizia no seu coração: “Subirei aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me assentarei no monte da assembléia, no ponto mais elevado do monte santo.

Ezequiel 28:2 – “Filho do homem, diga ao governante de Tiro: ‘Assim diz o Soberano Senhor: ” ‘No orgulho do seu coração você diz: “Sou um deus; sento-me no trono de um deus no coração dos mares”. Mas você é um homem, e não um deus, embora se ache tão sábio quanto um deus.

Ezequiel 28:6 – ” ‘Por isso, assim diz o Soberano Senhor: ” ‘Porque você pensa que é sábio, tão sábio quanto um deus,

Ezequiel 28:9 – Será que então você dirá: “Eu sou um deus” na presença daqueles que o matarem? Você será tão-somente um homem, e não um deus, nas mãos daqueles que o abaterem.

Daniel 7:8 – “Enquanto eu estava refletindo nos chifres, vi um outro chifre, pequeno, que surgiu entre eles; e três dos primeiros chifres foram arrancados para dar lugar a ele. Esse chifre possuía olhos como os olhos de um homem e uma boca que falava com arrogância.

Daniel 7:25 – Ele falará contra o Altíssimo, oprimirá os seus santos e tentará mudar os tempos e as leis. Os santos serão entregues nas mãos dele por um tempo, tempos e meio tempo’.

Daniel 8:9 – De um deles saiu um outro chifre, que começou pequeno, mas cresceu em poder na direção do sul, do leste e da Terra Magnífica.

Daniel 8:12 – Por causa da rebelião, o exército dos santos e o sacrifício diário foram dados ao chifre. Ele tinha êxito em tudo o que fazia, e a verdade foi lançada por terra.

Daniel 11:36 – “O rei fará o que bem entender. Ele se exaltará e se engrandecerá acima de todos os deuses e dirá coisas jamais ouvidas contra o Deus dos deuses. Ele terá sucesso até que o tempo da ira se complete, pois o que foi decidido irá acontecer.

Daniel 11:45 – Armará suas tendas reais entre os mares, no belo monte santo. No entanto, ele chegará ao seu fim, e ninguém o socorrerá.

1 Coríntios 8:5 – Pois mesmo que haja os chamados deuses, quer no céu, quer na terra, ( como de fato há muitos “deuses” e muitos “senhores” ),

Apocalipse 13:6 – Ela abriu a boca para blasfemar contra Deus e amaldiçoar o seu nome e o seu tabernáculo, os que habitam no céu.

Apocalipse 13:6 – Ela abriu a boca para blasfemar contra Deus e amaldiçoar o seu nome e o seu tabernáculo, os que habitam no céu.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *