Estudo de Salmos 110:2 – Comentado e Explicado

O Senhor estenderá desde Sião teu cetro poderoso: Dominarás, disse ele, até no meio de teus inimigos.
Salmos 110:2

Comentário de Albert Barnes

O Senhor enviará de Sião a vara da tua força; o cetro do teu poder; aquilo com o qual governarás. Isto te será dado pelo Senhor; e te será dado, por assim dizer, “fora de Sião”; isto é, como procedente da igreja e como derivado disso. Será um compromisso relacionado à igreja, e será “como se” a igreja a tivesse conferido a você. A idéia é que o Messias receba, por assim dizer, sua designação, autoridade, comissão, poder da igreja. Ele brotaria disso Isaías 11: 1 ; agiria por isso; faria o que era necessário para o seu bem; exerceria o poder que pertence apropriadamente à igreja na terra. Compare as notas no Salmo 2: 9 .

Governa tu no meio dos teus inimigos – Põe o teu poder sobre eles e reina neles. Esta é uma comissão para estabelecer um reino “no meio” daqueles que eram seus inimigos; no coração daqueles que foram e foram rebeldes. Seu reino é estabelecido não destruindo-os, mas “subjugando-os” para que se tornem seus servos dispostos. Eles se rendem a ele, e ele governa sobre eles. Não é aqui uma comissão para cortá-los, mas muito mais difícil de executar – torná-los amigos e descartá-los para se submeterem à sua autoridade. O mero “poder” pode esmagar as pessoas; requer mais do que isso para tornar os rebeldes voluntariamente submissos, e descartá-los voluntariamente para obedecer.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 110: 2-3 . O Senhor enviará a vara É claro que, fazendo apenas dois períodos do 2º, 3º e 4º versículos do salmo, que é confessado por todas as mãos como profético do reinado do Messias, os judeus até agora assassinaram o sentido disso, que nenhuma versão foi capaz de traduzi-la sem alguns superlativos desnecessários e injustificáveis; considerando que, se o tivessem dividido em três versículos e colocado os pontos onde deveriam estar, o sentido teria sido claro, fácil e exatamente agradável à profecia contida nele. Mas talvez seja isso que eles evitaram cuidadosamente. A razão disso aparecerá pelo que se segue. E como nenhuma versão ainda a retificou, teremos a liberdade de subordinar a tradução literal desses três versos, de acordo com a sua e a nossa pontuação, para que o leitor possa escolher qual deve ser preferido.

De acordo com o massorético.

Salmos 110: 2 . O Senhor enviará de Sião a vara do teu poder; sê governante no meio dos teus inimigos.

3. Teu povo de livre arbítrio nos dias do teu poder, na beleza da santidade; do ventre da manhã está o orvalho do teu nascimento.

De acordo com nossa pontuação.

Salmos 110: 2 . O Senhor enviará a vara do teu poder de Sião.

3. Governa tu, no meio dos teus inimigos, o teu povo de livre arbítrio, no dia do teu poder, na beleza da santidade. 4. Desde o ventre da manhã está o orvalho do teu nascimento.

No primeiro deles, o leitor verá que, ao colocar o ponto completo depois que os inimigos atacam as próximas palavras, o teu povo de livre-arbítrio, seja acusador do verbo ??? redimir, ordene, vá antes ou tenha qualquer conexão com o que vem depois. De modo que as palavras permanecem tão gramaticais por si mesmas, que para dar sentido ao verso, a maioria das versões foi forçada a torná-lo nominativo de um verbo, que eles substituíram por ele próprio. Assim, uma de nossas versões – que na Liturgia da igreja da Inglaterra – diz assim: “No dia do teu poder o povo oferecerá ofertas de livre-arbítrio”; onde as palavras devem oferecer são adicionadas para compor o sentido; e as outras palavras são invertidas, colocando as palavras no dia do teu poder diante delas, ao contrário do hebraico. Isso em nossa Bíblia é ainda mais amplo do original, embora substitua menos, como o leitor pode ver comparando-o com o nosso aqui, que é exatamente literal e claro. De acordo, portanto, com esse argumento, os versículos em questão podem ser bastante comentados da seguinte forma; Salmos 110: 2 . O Senhor enviará a vara, ou cetro do teu poder, de Sião; isto é , da tribo de Judá; Salmos 110: 3 . Domina tu sobre o teu povo de livre-arbítrio – pois ninguém, senão que, é digno de ser sujeito de Cristo. No meio dos teus inimigos, judeus e pagãos, ou, no sentido espiritual, o mundo, a carne e o diabo. No dia do teu poder, isto é, quando todo o poder lhe for concedido, tanto no céu como na terra, Mateus 28:18 . Nas belezas da santidade; qual é a característica peculiar do reino de Cristo e de sua religião. Univ. Hist. vol. 3: p. 223

Comentário de Joseph Benson

Salmos 110: 2 . O Senhor enviará – ou enviará a vara da tua força –

Tua vara forte ou poderosa; isto é, teu cetro ou poder real, Isaías 10:24 ; Jeremias 48:17 . Mas então, como o reino de Cristo não é carnal, ou deste mundo, João 18:36 , mas espiritual; portanto, esta vara ou cetro não é mais que sua palavra ou evangelho, publicada por ele mesmo, ou por seus apóstolos e ministros, e acompanhada com seu Espírito, pelo qual o Messias estabeleceu e estabeleceu seu reino: ver Isaías 2: 3 ; Isaías 11: 4 ; Miquéias 4: 2 ; 2 Coríntios 10: 4 ; 2 Tessalonicenses 2: 8 . Portanto, esse evangelho é chamado a palavra do reino, Mateus 13:19 ; e o poder de Deus, Romanos 1:16 . Davi, tendo falado do Messias, Salmos 110: 1 , neste versículo, dirige seu discurso a ele. Fora de Sião – De Jerusalém, que é freqüentemente entendida pelo nome de Sião. Aqui o reino do Messias deveria ser estabelecido pela primeira vez, de acordo com as previsões dos profetas, e a partir daí a vara de sua força, a palavra do evangelho, seria enviada a todas as partes e reinos do mundo, para trazer nos gentios, que também os profetas haviam predito, como Isaías 2: 3 , e em diversos dos salmos anteriores, como já foi observado e provado com frequência. Governa tu no meio dos teus inimigos – Ou, tu governarás, o imperativo sendo posto para o futuro, como é frequentemente o caso em outros lugares. Cristo governa em parte por sua graça, convertendo alguns e estabelecendo seu reino em seus corações, o reino que é justiça, paz e alegria no Espírito Santo; e em parte por sua poderosa providência, pela qual ele defende sua igreja e seu povo, e subjuga e pune todos os seus adversários; no meio de quem ele é dito aqui governar, para significar que, embora eles devam fazer o que neles se opõe ao seu reino, eles não devem ser capazes de impedir a ereção e o estabelecimento dele, mas devem arruinar-se opondo-se a isso.

Comentário de E.W. Bullinger

a vara da Tua força = Teu bastão forte. Genitivo de caráter, App-17. A referência é aos funcionários ancestrais, marcando o padre e o príncipe, e entregues aqui ao Messias, filho de Davi.

Sião. Veja App-68. Compare Romanos 11: 25-27 .

inimigos = inimigos.

Comentário de Adam Clarke

A vara da tua força – O Evangelho – a doutrina de Cristo crucificado; que é o poderoso cetro do Senhor que nos comprou, é rápido e poderoso, mais afiado do que qualquer espada de dois gumes; e é o poder de Deus para a salvação de todos os que crêem.

O reino de nosso Senhor deveria ser fundado em Sião, e daí, por conquistas graduais, ser estendido por toda a terra. Foi em Sião que a pregação do Evangelho começou; e é pelo evangelho que Cristo governa, mesmo no meio de seus inimigos; pois o evangelho estende uma influência moralizante sobre multidões que não o recebem para sua salvação.

Comentário de John Calvin

2 Jeová enviará de Sião o cetro do teu poder. O salmista não apenas confirma, em termos diferentes, o que ele declarou acima, mas também acrescenta que o reino de Cristo será amplamente estendido, porque Deus faria seu cetro estender-se por toda parte. De fato, Davi tornou não poucas tributárias das nações vizinhas a ele, mas ainda assim seu reino, quando contrastado com outras monarquias, estava sempre confinado dentro de limites estreitos. Há nas palavras um contraste implícito, como se ele tivesse dito, que Cristo não deveria reinar apenas como rei no monte Sião, porque Deus faria com que seu poder se estendesse às regiões mais remotas da terra. E por essa razão, é denominado o cetro de seu poder, (323) e quão surpreendente foi que, embora o mundo inteiro tenha se deslocado em oposição ao reino de Cristo, ele ainda continuou a se espalhar e prosperar. Em uma palavra, Davi aqui anima o coração dos piedosos contra o desânimo pelas tentativas imprudentes da parte daqueles que pretendem introduzir discórdia e desordem no reino de Cristo; pois ele lhes mostra que Deus dará seu poder invencível para a manutenção da glória de seu trono sagrado. A que horas, então, nossas mentes são agitadas por várias comoções, vamos aprender com confiança a repousar sobre esse apoio, que, por mais que o mundo se enfurecer contra Cristo, nunca será capaz de jogá-lo da mão direita do Pai. Além disso, como ele não reina por conta própria, mas para nossa salvação, podemos ter certeza de que seremos protegidos e preservados de todos os males sob a tutela deste rei invencível. Sem dúvida, nossa condição neste mundo está conectada com muitas dificuldades; mas como é a vontade de Deus que o reino de Cristo seja abrangido por muitos inimigos, e que também com o objetivo de nos manter em um estado de guerra constante, torna-se exercitar paciência e mansidão; e assegurada a ajuda de Deus, corajosamente para desencadear a raiva de todo o mundo. A partir desta passagem, somos instruídos quanto ao chamado dos gentios. Porque, se Deus não tivesse nos dito neste lugar a respeito da extensão do reino de Cristo, este dia não teríamos sido classificados entre o seu povo. Porém, quando o muro é derrubado ( Efésios 2:14 ) e o evangelho promulgado, fomos reunidos no corpo da Igreja, e o poder de Cristo é posto em ação para nos defender e defender.

Comentário de John Wesley

O SENHOR mandará de Sião a vara da tua força; governa no meio dos teus inimigos.

A vara – Tua vara forte ou poderosa, e a vara é posta para seu cetro, ou poder real: mas como o reino de Cristo não é carnal, mas espiritual, então este cetro não é mais que sua palavra.

Sião – de Jerusalém.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *