Estudo de Salmos 25:10 – Comentado e Explicado

Todos os caminhos do Senhor são graça e fidelidade, para aqueles que guardam sua aliança e seus preceitos.
Salmos 25:10

Comentário de Albert Barnes

Todos os caminhos do Senhor – Todos os caminhos que o Senhor toma; tudo o que Ele ordena; tudo o que ele faz. Os “caminhos do Senhor” denotam o caminho em que ele próprio caminha ou o trato com as criaturas. No verso anterior, o salmista havia dito que o Senhor ensinaria “o seu caminho” aos “mansos”; ele agora diz que todos os seus caminhos são caminhos de misericórdia e de verdade; ou que todos serão encontrados na direção da misericórdia e da verdade.

São misericórdia e verdade – Em todas as suas relações com aqueles que “cumprem sua aliança”, Ele se mostra ao mesmo tempo misericordioso e verdadeiro: compassivo em relação aos seus erros; fiel às suas próprias promessas.

Para aqueles que mantêm sua aliança – Para aqueles que são Seus amigos; para aqueles que são fiéis a ele. Essa expressão é freqüentemente usada para denotar aqueles que são o verdadeiro povo de Deus, Gênesis 17: 9-10 ; Êxodo 19: 5 ; Deuteronômio 29: 9 ; Salmo 132: 12 . A palavra “convênio” aqui é equivalente a “comando ou lei”; e a idéia é que, se eles cumprirem Suas leis, acharão que Ele é misericordioso e verdadeiro. Sobre o significado da palavra “convênio”, veja Atos 7: 8 , nota; Hebreus 8: 8 , nota; Hebreus 9: 16-17 , nota.

E seus testemunhos – A palavra “testemunho” nas Escrituras, neste contexto, refere-se àquilo que Deus presta testemunho como “verdadeiro”; ou aquilo que Ele declarou ser verdade. Nesse sentido, a frase aqui significa aqueles que mantêm Sua verdade; ou que respeitam o que Ele declarou verdadeiro. A palavra é frequentemente usada nas Escrituras para denotar a verdade de Deus e os mandamentos de Deus. Em todos esses casos, existe a ideia subjacente de que o mandamento ou a afirmação referida é aquela à qual Deus presta testemunho como verdadeiro ou certo.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 25:10 . Todos os caminhos do Senhor – Todos os tratos de Deus com eles, sim, mesmo aqueles que são aflitivos e dolorosos para a carne; são misericórdia e verdade – São bondosos e fiéis, como sendo muito necessários para eles e tendendo a sua grande vantagem; até os que cumprem sua aliança – As condições exigidas a eles por sua aliança; ou, a seguir, seus testemunhos ou preceitos, que são os testemunhos ou testemunhas da vontade de Deus e do dever do homem.

Comentário de E.W. Bullinger

tal. Os remidos ( Salmos 25:22 ) e adoradores justos são o assunto deste salmo. Veja a nota acima.

pacto. A primeira ocorrência nos Salmos.

Comentário de Adam Clarke

Todos os caminhos do oriente do Senhor – ????? significam os trilhos ou sulcos feitos pelas rodas dos vagões, passando frequentemente sobre o mesmo terreno. Misericórdia e verdade são os caminhos pelos quais Deus constantemente caminha em referência aos filhos dos homens; e com tanta freqüência ele lhes mostra misericórdia, e com tanta freqüência ele cumpre sua verdade que seus caminhos são sinceramente discernidos. Quão frequentes, quão profundamente recuadas e quão multiplicadas são essas trilhas para toda família e indivíduo! Aonde quer que vamos, vemos que a misericórdia e a verdade de Deus têm estado lá pelas trilhas profundas que deixaram para trás. Mas ele é mais misericordioso com aqueles que guardam sua aliança e seu testemunho; ou seja, aqueles que são conformes, não apenas à letra, mas ao espírito de sua pura religião.

Comentário de John Calvin

10. Todos os caminhos de Jeová. Este versículo é erroneamente interpretado por aqueles que pensam que a doutrina da lei é aqui descrita como verdadeira e doce, e que aqueles que a mantêm sentem que realmente é assim, como se essa passagem tivesse a mesma importância que a que foi falada. por Jesus Cristo,

“Meu jugo é fácil e meu fardo é leve.”
( Mateus 11:30 )

Essa interpretação não é apenas tensa, mas também pode ser facilmente refutada por muitas passagens semelhantes nas quais a expressão ” Os caminhos do Senhor” é tomada como um significado passivo, pela maneira paterna pela qual ele age em relação àqueles que são seu povo. , em defendê-los e apreciá-los; mais ainda, por toda a sua conduta no governo e direção dos assuntos deste mundo. A quantidade do que é dito é que Deus age dessa maneira em relação ao seu povo, pois, em todos os aspectos, eles podem descobrir por experiência própria que ele é misericordioso e fiel. Davi não está aqui falando sobre o caráter em que Deus age em relação à humanidade em geral, mas sobre o que seus próprios filhos o acham. Já vimos nos Salmos 18:26 , que ele é severo e severo com os obstinados e rebeldes; e mesmo que ele aja com bondade para com eles, exercitando misericordiosamente a tolerância para com eles, apesar de sua iniqüidade, ainda assim descobrimos que, tão longe de buscar seu pleno gozo nele e de confiar em suas promessas, eles não têm senso de sua bondade. Não, assim que qualquer adversidade lhes ocorre, eles se tornam apaixonados e irritados, acusam Deus de agir cruelmente com eles, ou reclamam que ele é surdo às suas orações; e quando gozam de prosperidade, o desprezam e o negligenciam, e, tanto quanto podem, fogem da presença dele. Davi, portanto, ao falar da misericórdia e fidelidade de Deus, justamente os descreve como um tesouro peculiar aos piedosos; como se ele tivesse dito: Não temos motivos para ter medo de que Deus nos engane se perseverarmos em sua aliança. Essas palavras, convênio e testemunho, são da mesma importância, a menos que o segundo seja adicionado como explicação do primeiro. Eles compreendem toda a doutrina da lei, pela qual Deus entra em aliança com seu povo escolhido.

Comentário de John Wesley

Todos os caminhos do Senhor são misericórdia e verdade para guardar o convênio e o testemunho.

Caminhos – Todos os tratos de Deus com eles, sim, aqueles que são aflitivos, são feitos com bondade e fidelidade a eles.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *