Estudo de Deuteronômio 32:8 – Comentado e Explicado

Quando o Altíssimo dividia os povos e dispersava os filhos dos homens, fixou limites aos povos, segundo o número dos filhos de Deus.
Deuteronômio 32:8

Comentário de Albert Barnes

Ou seja, enquanto as nações estavam sendo constituídas sob a providência de Deus, e os limites de sua habitação determinados sob Seu governo (compare Atos 17:26 ), ele ainda tinha em vista os interesses de Seus eleitos, e reservou uma herança apropriada “de acordo com o número dos filhos de Israel; isto é, proporcional às necessidades de sua população. Alguns textos da versão grega têm “de acordo com o número dos anjos de Deus”; aparentemente não é uma leitura diferente, mas a noção judaica de que as nações da terra são setenta em número (compare Gênesis 10: 1 nota) e que cada uma tem seu próprio anjo da guarda (compare Deuteronômio 32: 9-14

Esses versículos expõem em linguagem figurada o estado de impotência e desesperança da nação quando Deus teve piedade dela, e o amor e cuidado que Ele concedeu a ela.

Comentário de Thomas Coke

Ver. 8, 9. Quando o Altíssimo se divide, etc. – Bochart dá às palavras esse significado simples: “Deus distribuiu os limites e os assentamentos de várias pessoas e nações, de modo a reservar em seu conselho uma parte da terra para os Os israelitas, como ele sabia que seriam uma herança suficiente, uma habitação confortável para uma raça tão numerosa; ” cujo sentido não pode ser melhor expresso do que nas palavras de São Paulo, Atos 17:26 . Deus fez de um só sangue todas as nações dos homens, para habitar em toda a face da terra, e determinou os tempos antes marcados, e os limites de sua habitação. Quanto à versão que os LXX deram deste lugar, de acordo com o número dos anjos de Deus, parece meramente rabínico, se não adaptado aos sentimentos pagãos. Devo compreender que a passagem pode ser muito provável e facilmente compreendida, se assim for lida, por uma ligeira alteração de nossa versão:

Quando os mais altos dividiram entre as nações sua herança. Quando ele separou os filhos de Adão, estabeleceu os limites do povo para o número dos filhos de Israel: Porque a porção do Senhor é o seu povo, etc.

Diz-se que Jacó é o lote (no hebraico, cordão ) de sua herança, como era habitual medir a terra por cordão ou linha, de onde a metáfora é tomada. Ver Salmos 16: 6 .

Comentário de Adam Clarke

Quando o Altíssimo se dividiu entre as nações, etc. – Deuteronômio 32: 8 ; e Deuteronômio 32: 9 , diz o Dr. Kennicott, nos dá autoridade expressa para acreditar que a Terra foi muito cedo dividida em conseqüência de um mandamento divino, e provavelmente por sorteio (veja Atos 17:26 ;); e como a África é chamada terra de Cão ( Salmo 78:51 ; Salmo 105: 23 , Salmo 105: 27 ; Salmo 106: 22 ;), provavelmente esse país caiu com ele e com seus descendentes, ao mesmo tempo em que a Europa caiu a Jafé e a Ásia a Sem, com uma reserva específica da Palestina como parte do Senhor, para um povo peculiar. E essa separação da humanidade em três corpos, chamada migração geral, foi ordenada a Noé, e por ele a seus filhos, para ocorrer nos dias de Peleg, cerca de duzentos anos depois. Essa migração geral foi anterior à dispersão parcial de Babel por cerca de quinhentos anos.

Ele estabeleceu os limites do povo de acordo com o número dos filhos de Israel – A Septuaginta é muito curiosa, ?st?se? ???a e???? ?ata a???µ?? a??e??? t?? Te?? . “Ele estabeleceu os limites das nações de acordo com o número dos anjos de Deus.” O significado da passagem parece ser que, quando Deus dividiu a terra entre a humanidade, ele reservou doze lotes, de acordo com o número de filhos de Jacó, que ele estava prestes a dar aos descendentes, de acordo com sua promessa.

Comentário de John Wesley

Quando o Altíssimo dividiu a herança entre as nações, quando separou os filhos de Adão, estabeleceu os limites do povo de acordo com o número dos filhos de Israel.

A herança deles – Quando Deus, por sua providência, distribuiu as várias partes do mundo a várias pessoas, o que foi feito Gênesis 10: 1-32 ; Gênesis 11: 1-9 .

Quando ele se separou – os dividiu em suas línguas e habitações de acordo com suas famílias.

Ele estabeleceu os limites – isto é, ele descartou as várias terras e limites do povo, de modo a reservar um lugar suficiente para o grande número do povo de Israel. E, portanto, ele guiou o coração de várias pessoas, para que a posteridade de Canaã, que era amaldiçoada por Deus e devotada à ruína, estivesse assentada naquele país que Deus pretendia para os filhos de Israel, para que, quando amadurecessem suas iniqüidades. eles podem ser extirpados, e os israelitas entram em seu lugar.

Comentário de Joseph Benson

Deuteronômio 32: 8 . Sua herança – Quando Deus, por sua providência, distribuiu as várias partes do mundo a várias pessoas, o que foi feito, Gênesis 10:11 . Quando ele se separou – os dividiu em suas línguas e habitações, de acordo com suas famílias. Ele estabeleceu os limites – isto é, ele descartou as várias terras e limites do povo, de modo a reservar um lugar suficiente para o grande número do povo de Israel. E, portanto, ele guiou o coração de várias pessoas, para que a posteridade de Canaã, que era amaldiçoada por Deus e devotada à ruína, estivesse assentada naquele país que Deus pretendia para os filhos de Israel, para que, quando amadurecessem suas iniqüidades. eles podem ser extirpados, e os israelitas entram em seu lugar.

Comentário de E.W. Bullinger

Quando, & c. isto é, ele conheceu Seus propósitos em relação a Israel. Veja Gênesis 10:32 . Isso foi 200 anos antes de Abraão.

MAIS ALTO = “eley o n . Veja App-4.

dividido. Como herança. Compare Deuteronômio 32: 9 . Hebraico. nah al = possuir. Veja nota em Deuteronômio 32: 9 . Não hebraico. palag ( Gênesis 10:25 ), que = se apega por perturbações, ou parur ( Gênesis 10: 5 , Gênesis 10:32 ), que = se divide por romper. (Veja nota App-50.)

Pessoas = Povos.

Referências Cruzadas

Gênesis 10:15 – Canaã gerou Sidom, seu filho mais velho, e Hete,

Gênesis 10:25 – A Héber nasceram dois filhos: Um deles se chamou Pelegue, porque em sua época a terra foi dividida; seu irmão chamou-se Joctã.

Gênesis 11:9 – Por isso foi chamada Babel, porque ali o Senhor confundiu a língua de todo o mundo. Dali o Senhor os espalhou por toda a terra.

Gênesis 15:18 – Naquele dia o Senhor fez a seguinte aliança com Abrão: “Aos seus descendentes dei esta terra, desde o ribeiro do Egito até o grande rio, o Eufrates:

Números 24:16 – daquele que ouve as palavras de Deus, que possui o conhecimento do Altíssimo, daquele que vê a visão que vem do Todo-poderoso, daquele que cai prostrado, e vê com clareza:

Salmos 7:17 – Darei graças ao Senhor por sua justiça; Ao nome do Senhor Altíssimo cantarei louvores.

Salmos 50:14 – Ofereça a Deus em sacrifício a sua gratidão, cumpra os seus votos para com o Altíssimo,

Salmos 82:6 – Eu disse: vocês são deuses, todos vocês são filhos do Altíssimo.

Salmos 91:1 – Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso

Salmos 92:8 – Pois tu, Senhor, és exaltado para sempre.

Salmos 115:16 – Os mais altos céus pertencem ao Senhor, mas a terra ele a confiou ao homem.

Isaías 14:14 – Subirei mais alto que as mais altas nuvens; serei como o Altíssimo”.

Daniel 4:17 – “A decisão é anunciada por sentinelas, os anjos declaram o veredicto, para que todos os que vivem saibam que o Altíssimo domina sobre os reinos dos homens e os dá a quem quer, e põe no poder o homem mais simples.

Daniel 5:18 – “Ó rei, foi a Nabucodonosor, teu predecessor que o Deus Altíssimo deu soberania, grandeza, glória e majestade.

Atos dos Apóstolos 7:48 – “Todavia, o Altíssimo não habita em casas feitas por homens. Como diz o profeta:

Atos dos Apóstolos 17:26 – De um só fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *