Estudo de Salmos 115:16 – Comentado e Explicado

O céu é o céu do Senhor, mas a terra ele a deu aos filhos de Adão.
Salmos 115:16

Comentário de Albert Barnes

O céu – hebraico, “Os céus”.

Até os céus são do Senhor – Uma tradução mais literal e correta disso seria: “Os céus são céus para Jeová.” Ou seja, ele reservou os céus como um lar para si ou como sua possessão e lar especiais. Compare Isaías 66: 1 ; Mateus 5:34 ; Atos 7:49 .

Mas a terra … – Ele propôs a terra para a morada do homem; ele colocou o homem sobre ela para cultivá-la; ele deu seus frutos e produções ao homem, para serem mantidos e desfrutados pelo homem; ele fez tudo na terra sujeito ao homem – os moradores no ar, na terra e nas águas. Tudo isso ele deu ao homem; não para os anjos. A Terra é o lar do homem, o local de nascimento do homem; o lugar onde ele mora, onde mostra o resultado de sua labuta, habilidade e engenhosidade; o lugar onde ele constrói casas, pontes, monumentos, obras de arte; o lugar onde ele se prepara para outro estado de existência; o lugar onde ele morre e é sepultado. É, como formado pelo Criador, um belo lar equipado para a humanidade; Quão mais bonito seria se o homem nunca a contaminasse ou a desolasse pelo pecado! quão feliz seria uma morada se o pecado nunca tivesse entrado nela!

Comentário de Joseph Benson

Salmos 115: 16 . Os céus são do Senhor – Nomeadamente, de uma maneira peculiar, onde ele habita naquela luz e glória à qual nenhum homem pode se aproximar, e de onde ele contempla e dispõe de todas as pessoas e coisas na terra. Mas a terra – ou, e a terra; ele deu aos filhos dos homens – por sua habitação, possessão e uso. Assim, como o versículo anterior declarou que Deus era o Criador do céu e da terra, isso afirma que ele também é seu Senhor e Governador, e pode dispor deles, e de todos os homens e coisas, como quiser.

Comentário de John Calvin

16 Os céus, os céus são de Jeová. Nesta passagem, o profeta exalta a generosidade de Deus e sua consideração paterna pela raça humana, pois, embora ele não precisasse de nada, ele ainda criou o mundo, com toda a sua plenitude. , para seu uso. Como acontece que a Terra está por toda parte coberta com uma variedade tão grande de coisas boas, encontrando nossos olhos em todas as direções, a menos que Deus, como pai providente de uma família, tenha planejado prover nossos desejos? Em proporção, portanto, aos confortos de que desfrutamos aqui estão os sinais de seu cuidado paternal. Este é o significado do profeta, que me espanta é tão pouco atendido pela maioria dos intérpretes. A quantidade é que Deus, satisfeito com sua própria glória, enriqueceu a terra com abundância de coisas boas, para que a humanidade não falte nada. Ao mesmo tempo, ele demonstra que, como Deus tem sua morada nos céus, ele deve ser independente de todas as riquezas do mundo; pois, certamente, nem vinho, nem milho, nem qualquer coisa necessária para sustentar a vida presente são produzidos lá. Conseqüentemente, Deus tem todo recurso em si mesmo. A essa circunstância, a repetição do termo céus se refere: Os céus, os céus são suficientes para Deus; e como ele é superior a toda ajuda, ele é para si mesmo, em vez de cem mundos. Resta, portanto, como outra conseqüência disso, que todas as riquezas com as quais o mundo abunda proclamam em voz alta que pai benéfico Deus é para a humanidade. É realmente surpreendente que não haja prazer por essa doutrina, considerando que o Espírito Santo falou da bondade inestimável de Deus. Sob o papado, eles entoaram esse salmo em suas igrejas e continuam a prática; mas existe alguém dentre cem que reflete que Deus, ao conceder todas as coisas boas sobre nós, não reserva nada para si, exceto um reconhecimento agradecido delas? E não apenas nesse assunto aparece a ingratidão do mundo, mas os desgraçados perversos se comportam com mais vileza, em blasfêmia aberta e infame; pervertendo este versículo e zombando dele, dizendo que Deus permanece despreocupado no céu e não presta atenção aos assuntos dos homens. O profeta aqui declara expressamente que o mundo é empregado por Deus, com o único propósito de testemunhar sua solicitude paterna em relação à humanidade; e, no entanto, esses porcos e cães tornaram essas palavras motivo de chacota, como se Deus, por causa de sua vasta distância dos homens, os desconsiderasse totalmente. E aqui sou induzido a contar uma história memorável. Enquanto estávamos jantando em uma certa estalagem e falando da esperança da vida celestial, um profano desprezador de Deus que estava presente, tratou nosso discurso com escárnio e, de vez em quando, zombava: “O céu dos céus é o Senhor”. . ” Imediatamente depois, ele foi tomado por uma dor terrível e começou a vociferar: “Ó Deus! Ó Deus!” e, com uma voz poderosa, ele encheu o apartamento inteiro com seus gritos. Então eu, que se sentira indignado com sua conduta, comecei a dizer-lhe calorosamente que agora pelo menos ele percebia que aqueles que zombavam de Deus não podiam escapar impunemente. Um dos convidados, um homem honesto e piedoso, mas vivo, mas com uma faceta, empregou a ocasião assim: “Você invoca Deus? Você esqueceu sua filosofia? Por que você não permite que ele permaneça à vontade em seu próprio céu? E sempre que alguém gritava: “Ó Deus!” o outro, zombando dele, respondeu: – Onde está agora o teu Coelum coeli Domino? Naquele momento, sua dor foi realmente atenuada; no entanto, o resto de sua vida foi gasto em impunidade.

Comentário de John Wesley

O céu, os céus, são do SENHOR; mas a terra ele deu aos filhos dos homens.

O Senhor – De uma maneira peculiar, onde ele habita nessa luz e glória, para a qual ninguém pode se aproximar.

Dado – Como o versículo anterior declara, que Deus foi o criador do céu e da terra, isso afirma que ele também é seu Senhor e governador para dispor de todos os homens e coisas como ele quiser.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *