Estudo de Oséias 6:6 – Comentado e Explicado

porque eu quero o amor mais que os sacrifícios, e o conhecimento de Deus mais que os holocaustos.
Oséias 6:6

Comentário de Albert Barnes

Pois eu desejei misericórdia e não sacrifício – Deus havia dito antes, que eles deveriam “procurá-lo” com seus rebanhos e manadas, e não encontrá-lo. Então aqui Ele antecipa suas desculpas com a mesma resposta com a qual encontrou as de Saul, quando compensaria a desobediência por ofertas queimadas. A resposta é que tudo o que eles fizeram para conquistar Seu favor, ou desviar Sua ira, foi inútil, enquanto eles intencionalmente retinham o que Ele exigia deles. Sua misericórdia e bondade eram apenas um breve e passageiro espetáculo; em vão, tentara despertá-los por seus profetas; portanto, o julgamento estava chegando sobre eles, pois, para desviá-lo, eles Lhe ofereceram o que Ele não desejava, sacrificam sem amor, e não Lhe ofereceram o que Ele desejava, amor ao homem por amor a Deus. Deus, depois da queda, ordenou a si mesmo o sacrifício, para declarar e implorar a si mesmo o meritório sacrifício de Cristo. “Ele” não havia contrastado “misericórdia” e “sacrifício”, que ordenou a ambos.

Quando eles foram contrastados, foi através da separação do homem que Deus uniu. Se disséssemos: “A caridade é melhor do que ir à Igreja”, devemos entender que é melhor do que ir à Igreja, separado da caridade. Pois, se estivessem unidos, não seriam contrastados. A alma tem mais valor que o corpo. Mas isso não é contrastado, a menos que eles entrem em concorrência um com o outro e seus interesses (embora não possam confiar em “estar”) “pareçam” estar separados. em si, “sacrifício” representava todos os deveres diretos a Deus, todos os deveres da primeira mesa. Pois o sacrifício o possuía como Deus único, a quem, como Suas criaturas, devemos e oferecemos tudo; como Suas criaturas culpadas, possuía que deveríamos a Ele nossas vidas também. “Misericórdia” representava todos os deveres da segunda mesa. Ao dizer então: “Terei misericórdia e não sacrifício”, ele diz, com efeito, o mesmo que João: “Se um homem diz: eu amo a Deus e odeia a seu irmão, ele é um mentiroso, pois quem não ama. seu irmão, a quem viu, como pode amar a Deus a quem não viu? ” 1 João 4:20 .

Como o amor, que um homem fingia ter por Deus, não era amor real, se um homem não amava seu irmão, então “sacrifício” não era uma oferta, para Deus, enquanto o homem retinha de Deus essa oferta, que Deus o mais exigido dele, a oblação do próprio homem. Antes, eram ofertas para satisfazer e subornar a consciência de um homem. No entanto, os judeus foram profusos em fazer esses sacrifícios, o que lhes custou pouca esperança, garantindo assim a si mesmos a impunidade dos ganhos, opressões e plenitudes ilegais das quais não se separariam. É com esse contraste que Deus tantas vezes rejeita os sacrifícios dos judeus: “Com que propósito a multidão de suas oblações para mim é? Não traga mais oblações vãs para Mim; novas luas e sábados, a convocação de assembléias, com as quais não posso me afastar; iniqüidade e reunião solene ” Isaías 1: 11-13 . “Não falei com vossos pais, nem os ordenei, no dia em que os tirei da terra do Egito, a respeito de holocaustos ou sacrifícios; mas isto lhes ordenou, dizendo: Obedeçam à minha voz, e eu serei o seu Deus, e sereis o meu povo ” Jeremias 7: 22-23 . E o salmista; “Não te reprovarei pelos teus sacrifícios ou holocaustos, por estarem continuamente diante de mim. Oferece a Deus ações de graça, etc. Mas ao ímpio Deus diz: O que tens de fazer, para declarar os meus estatutos, etc. ” Salmo 1: 1-6 , Salmo 8: 1-9 , Salmo 14: 1-7 , Salmo 16: 1-11 .

Mas, além disso, o profeta acrescenta: “e o conhecimento de Deus mais do que ofertas queimadas”. As duas partes do versículo se completam, e a segunda explica a primeira. “O conhecimento de Deus” não é, como antes, nenhum conhecimento inativo da cabeça, mas aquele conhecimento de que João fala: “Nisto sabemos que o conhecemos, se guardarmos Seus mandamentos” Efésios 2: 3 . É um conhecimento, como somente eles podem ter, que amam a Deus e fazem Sua vontade. Deus diz então que prefere o conhecimento interior, amoroso de Si mesmo e a bondade para com o homem, acima dos meios externos de aceitabilidade consigo mesmo, que Ele havia designado. Ele não abaixa aqueles Seus próprios compromissos; mas somente quando, esvaziados do espírito de devoção, eles eram corpos sem vida, sem serem despertados por Sua graça.

No entanto, as palavras de Deus vão além da ocasião imediata e do rumo em que foram ditas pela primeira vez. E, portanto, essas palavras: “Terei misericórdia e não sacrificarei” Mateus 9:13 , são uma espécie de provérbio sagrado, contrastando “misericórdia”, que transborda os limites da justiça estrita, com “sacrifício”, que representa essa justiça severa. Assim, quando os fariseus se queixaram em nosso Senhor por comer com publicanos e pecadores, Ele lhes disse: “Vá e aprenda o que isso significa. Terei piedade e não sacrifício. Ele lhes ordenou que aprendessem o significado mais profundo das palavras, que Deus valorizava a misericórdia pelas almas pelas quais Cristo morria, acima daquela propriedade externa, de que Ele, o Todo-Santo, não se deleitaria familiarmente com aqueles que profanaram a lei de Deus e a si mesmos. Novamente, quando encontraram falhas nos discípulos famintos por quebrarem o sábado, esfregando as espigas de trigo, Ele, da mesma maneira, lhes diz que eles não sabiam o verdadeiro significado desse ditado. “Se soubesses o que isso significa, terei misericórdia e não sacrifício, não condenaríamos os inocentes”. Mateus 12: 7 . Pois, como antes, eles invejavam a misericórdia com as almas dos pecadores, assim como eram imprudentes quanto às necessidades corporais dos outros. Sem esse amor, então, que se mostra em atos de misericórdia para as almas e corpos das pessoas, todo sacrifício é inútil.

“Misericórdia” também é mais abrangente que “sacrifício”. Pois o sacrifício era referido apenas a Deus como seu fim; “Misericórdia”, ou amor do homem pelo amor de Deus, obedece a Deus que o ordena; imita a Deus: “De quem é sempre a misericórdia;” procura a Deus que a recompensa; promove a glória de Deus, através da ação de graças a Deus, daqueles a quem se beneficia. “A misericórdia leva o homem a Deus, porque a misericórdia trouxe Deus ao homem; a misericórdia humilhou Deus, exalta o homem. ” a misericórdia toma Cristo como padrão, que, desde Sua Santa Encarnação até Sua Preciosa Morte na Cruz, “revela nossas dores e carrega nossas tristezas” Isaías 53: 4 . No entanto, nem a própria misericórdia é útil sem o verdadeiro conhecimento de Deus. Pois, como a misericórdia ou o amor é a alma de todos os nossos atos, o verdadeiro conhecimento de Deus e a fé em Deus são a fonte e a alma do amor. “Foi inútil vangloriar-se de que temos os outros membros, se a fé, a cabeça, fosse cortada”.

Comentário de Thomas Coke

Oséias 6: 6 . Eu desejei misericórdia, e não sacrifício Ou, em vez de sacrifício. Veja Mateus 9:13 . Penso que a palavra chesed, que traduzimos misericórdia, é usada aqui em um sentido abrangente; significando piedade para com Deus e filantropia, não encontro uma única palavra para responder, mas caridade. Pois a caridade, no sentido evangélico, é o amor do homem fundado no amor de Deus e dele decorrente.

Comentário de Joseph Benson

Oséias 6: 6 . Pois eu desejei misericórdia, e não sacrifício – isto é, em vez de sacrifício, isto sendo dito comparativamente. Estou mais satisfeito com a verdadeira bondade do que com a mais exata observância dos deveres externos da religião: ver Miquéias 6: 6-8 . Os judeus costumam expressar comparação por negativos ou rejeitar a coisa menos digna: assim devemos entender essa expressão do Profeta Joel 2:13 : Rasgue seu coração, e não suas vestes; e essas palavras de Cristo, João 6:27 , trabalham não pela carne que perece, mas pela que permanece para a vida eterna; isto é, por isso e não pela primeira. Por misericórdia aqui se entende, não apenas tudo o que é devido de homem para homem, considerado como companheiro de criatura e membro da sociedade civil; mas também aqueles atos de benevolência que, embora não sejam exigíveis nos princípios de justiça, ainda devem ser realizados por nós, como temos oportunidade, se quisermos ser filhos de nosso Pai que está nos céus: ver Mateus 5:45 . De fato, a palavra ??? , aqui usada e prestada misericórdia, inclui piedade para com Deus, além de benevolência para com o homem; ou o desempenho de todos os deveres da lei moral. “Não consigo encontrar uma única palavra”, diz o bispo Horsley, “para responder, mas caridade; pois a caridade, no sentido evangélico, é o amor do homem, fundamentado no amor de Deus e dele decorrente ”. E o conhecimento de Deus mais do que ofertas queimadas – Nomeadamente, esse conhecimento de Deus, que é seu dom super natural, através da influência de seu Espírito iluminador, Efésios 1:17 ; e que sempre produz uma confiança filial nele, amor a ele e obediência a seus mandamentos; (ver Salmos 9:10 ; 1 João 2: 3-4 ; 1 João 4: 7-8 😉 e sempre acompanhada de um verdadeiro, sincero, interno culto espiritual a ele e reverência por ele. Isso é infinitamente mais agradável a Deus e mais essencial à religião verdadeira do que qualquer observação cerimonial; sim, do que todos os sacrifícios e holocaustos.

Comentário de John Wesley

Pois eu desejei misericórdia, e não sacrifício; e o conhecimento de Deus mais do que ofertas queimadas.

Pois – eu os cortei e matei, porque eles não fizeram o que eu mais exigia; eles estavam cheios de sacrifícios, mas tanto para ídolos quanto para formalidade e orgulho.

Misericórdia – Compaixão e caridade para com os homens, este dever principal da segunda mesa colocado para todos. Nisso me alegro, encontrei pouco disso entre vocês.

Não sacrifício – Em vez de sacrifício.

O conhecimento de Deus – O conhecimento afetuoso de Deus, que enche a mente com reverência de sua majestade, medo de sua bondade, amor de sua santidade, confiança em sua promessa e submissão à sua vontade.

Comentário de Adam Clarke

Desejei misericórdia, e não sacrifício – ensinei-lhes a justiça pelos meus profetas; pois eu desejei misericórdia. Eu estava mais disposto a salvar do que destruir; e preferia vê-los cheios de resoluções penitentes e santas, do que contemplá-los oferecendo as melhores e mais numerosas vítimas em meu altar. Veja Mateus 9:13 .

Comentário de E.W. Bullinger

Eu desejava, etc. Compare 1 Samuel 15:22 . Eclesiastes 5: 1 . Miquéias 6: 8 .

misericórdia = bondade. Citado em Mateus 9:13 ; Mateus 12: 7 .

não sacrifique. Compare os Salmos 50: 8 , Salmos 50: 9 . Provérbios 21: 3 . Isaías 1:11 . Hebraico. zabach. App-43.

o conhecimento de Deus. Compare Jeremias 9:23 , Jeremias 9:24 ; Jeremias 22:16 . Veja nota em Oséias 2:20 .

Deus. Hebraico. Elohim. App-4.

Comentário de John Calvin

Deus neste lugar declara que deseja misericórdia, e não sacrifícios; e ele o faz para evitar objeções e antecipar todas as pretensões frívolas. Nunca queremos hipócritas, sabemos, uma cobertura para si mesmos; e é tão grande a certeza deles, que hesitam em não brigar algumas vezes com Deus. De fato, é prática comum deles sustentar que eles adoram a Deus, desde que ofereçam sacrifícios a ele, desde que trabalhem em cerimônias e acumulem muitos ritos. Eles pensam então que Deus é obrigado a eles, e que eles cumpriram plenamente seu dever. Esse mal tem sido comum em todas as idades. O Profeta, portanto, antecipa essa evasão e diz: Misericórdia que desejo, e não sacrifício; como se ele dissesse: “Sei o que está pronto para alegar e que dirá que me oferece sacrifícios, que realiza todas as cerimônias; mas essa desculpa é considerada por mim frívola e de nenhum momento. Por quê? “Porque não desejo sacrifícios, mas misericórdia e fé.” Agora entendemos o objetivo principal deste versículo.

É uma passagem notável; o Filho de Deus já o citou duas vezes. Os fariseus o repreenderam por sua relação com homens de vida ruim e abandonada, e ele lhes disse em Mateus (34): ‘Misericórdia que desejo, e não sacrifício:’ ele mostra, por essa defesa, que Deus não é adorado por cerimônias externas. , mas quando os homens perdoam e suportam um ao outro, e não estão acima da medida rígida. Novamente, em Mateus 12: 0 , (35), quando os fariseus culparam os discípulos por colherem espigas de milho, ele disse: ‘Mas vá e aprenda o que é isso, misericórdia que desejo, e não sacrifício’. Por serem tão severos contra seus discípulos, Cristo mostra que aqueles que fazem santidade para consistir em cerimônias são adoradores tolos de Deus; e que eles também culparam seus irmãos sem causa, e cometeram um crime daquilo que não era em si pecaminoso, e do que poderia ser facilmente defendido por qualquer exposto sábio e calmo.

Mas, para que possamos entender melhor esta sentença do Profeta, é preciso observar que a adoração externa a Deus e todas as cerimônias legais são incluídas sob o nome de sacrifício e ofertas queimadas. Essas palavras compreendem uma parte para o todo. O mesmo pode ser dito da palavra ch , chesad , que significa misericórdia ou bondade; pois o Profeta aqui, sem dúvida, coloca fé ou piedade em relação a Deus e amor aos vizinhos, em oposição a todas as cerimônias externas. “Eu desejo”, diz ele, “misericórdia;” ou “a misericórdia me agrada mais que o sacrifício, e o conhecimento de Deus me agrada mais do que holocaustos”. O conhecimento de Deus aqui é, sem dúvida, considerado de fé ou piedade, porque os hipócritas supõem que Deus é adorado corretamente quando eles usam muitas cerimônias. O Profeta ridiculariza toda essa pompa e exibição vazia e diz que a adoração a Deus é muito diferente; sendo feito somente quando ele é conhecido. O ponto principal é que Deus deseja ser adorado, a não ser o sonho dos homens sensuais; pois eles apenas exibem seus ritos e negligenciam a adoração espiritual de Deus, que permanece na fé e no amor.

Essas duas cláusulas devem então ser lidas em conjunto – que a bondade agrade a Deus – e que a fé agrade a Deus. A fé por si só não pode agradar a Deus, uma vez que não pode sequer existir sem amor ao próximo; e então, a bondade humana não é suficiente; pois, se alguém se abstivesse de causar algum dano e de ferir seus irmãos de alguma forma, ele ainda poderia ser um homem profano e desprezador de Deus; e certamente sua bondade seria inútil para ele. Vemos, portanto, que essas duas frases não podem ser separadas e que o que o Profeta diz é igualmente o mesmo como se ele tivesse conectado piedade com amor. O significado é que Deus valoriza a fé e a bondade muito mais do que sacrifícios e todas as cerimônias. Mas quando o Profeta diz que o sacrifício não agrada a Deus, ele fala, sem dúvida, comparativamente; pois Deus não repudia positivamente os sacrifícios prescritos em sua própria lei; mas ele prefere fé e amor a eles; como aprendemos mais claramente da partícula mem , mem , quando ele diz: ?????? , meoulut , do que ofertas queimadas ”. Parece então que Deus não é inconsistente consigo mesmo, como se ele rejeitasse os sacrifícios que ele próprio havia designado; mas que ele condena o abuso absurdo deles, no qual os hipócritas se glorificavam.

E aqui duas coisas devem ser notadas: Deus não exige cerimônias externas, como se elas tivessem alguma utilidade em si mesmas, mas para um fim diferente. A fé em si mesma agrada a Deus, como também o amor; pois eles são, como dizem, da classe das boas obras: mas os sacrifícios devem ser vistos de maneira diferente; para matar um boi, ou um bezerro, ou um cordeiro, o que é senão fazer o que o açougueiro faz em suas bagunças? Deus então não pode se deliciar com o abate de animais; portanto, os sacrifícios, como dissemos, não são de si mesmos. Fé e amor são diferentes. Por isso, o Senhor diz, em Jeremias,

Já ordenei a vossos pais, quando os tirei do Egito,
oferecer sacrifícios para mim?
[ Jeremias 7:22 ]

não tem isso; “Eu nunca os ordenei”, diz ele, “mas apenas para ouvir minha voz.” Mas o que a lei em grande parte contém, exceto comandos sobre cerimônias? A resposta para isso é fácil, ou seja, que os sacrifícios nunca agradaram a Deus por seu valor próprio ou intrínseco, como se tivessem algum valor neles. O que então? Mesmo assim, essa fé e piedade são aprovadas e sempre foram o culto espiritual legítimo de Deus. Isso é uma coisa. Deve-se notar ainda que, quando os Profetas reprovam os hipócritas, eles consideram o que é adequado para eles e não explicam especificamente os assuntos com os quais lidam. Isaías diz em um lugar: ‘Quem mata um boi faz o mesmo como se tivesse matado um cachorro’, e um cachorro era a mais alta abominação;

antes, aqueles que oferecem sacrifícios fazem o mesmo
como se tivessem matado homens ‘( Isaías 66: 3. )

O que! comparar sacrifícios com assassinatos! Isso parece muito estranho; mas o Profeta dirigiu seu discurso aos ímpios, que então abusaram de toda a adoração exterior prescrita pela lei: não é de admirar que ele assim falasse de sacrifícios. Da mesma maneira, também devem ser explicadas muitas outras passagens, que freqüentemente ocorrem nos Profetas. Agora vemos então que Deus não rejeita simplesmente sacrifícios, na medida em que os ordena, mas apenas condena o abuso deles. E, portanto, o que eu já disse deve ser lembrado, que o Profeta aqui coloca ritos externos em oposição à piedade e fé, porque os hipócritas despedaçam coisas que são, por assim dizer, inseparáveis: é um divórcio ímpio, quando alguém apenas oprime cerimônias em Deus, enquanto ele próprio é vazio de piedade. Mas como essa doença geralmente prevalece entre os homens, o Profeta adiciona um contraste entre esse culto fictício e a verdadeira religião. Também é digno de ser observado que ele chama a fé de conhecimento de Deus. Vemos então que a fé não é uma imaginação fria e vazia, mas que se estende muito mais; pois é então que temos fé, quando a vontade de Deus é conhecida por nós, e a abraçamos, para que o adoremos como nosso Pai. Portanto, o conhecimento de Deus é necessário conforme necessário para a fé. Os papistas então falam muito infantilmente sobre a fé implícita: quando um homem não entende nada e não tem o menor conhecimento de Deus, eles ainda dizem que ele é dotado de fé implícita. Este é um romance mais que tolo; pois onde não há conhecimento de Deus, não há religião, a piedade é extinta e a fé é destruída, como parece evidente nesta passagem.

Comentário de John Wesley

Pois eu desejei misericórdia, e não sacrifício; e o conhecimento de Deus mais do que ofertas queimadas.

Pois – eu os cortei e matei, porque eles não fizeram o que eu mais exigia; eles estavam cheios de sacrifícios, mas tanto para ídolos quanto para formalidade e orgulho.

Misericórdia – Compaixão e caridade para com os homens, este dever principal da segunda mesa colocado para todos. Nisso me alegro, encontrei pouco disso entre vocês.

Não sacrifício – Em vez de sacrifício.

O conhecimento de Deus – O conhecimento afetuoso de Deus, que enche a mente com reverência de sua majestade, medo de sua bondade, amor de sua santidade, confiança em sua promessa e submissão à sua vontade.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *