Estudo de Marcos 12:33 – Comentado e Explicado

E amá-lo de todo o coração, de todo o pensamento, de toda a alma e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, excede a todos os holocaustos e sacrifícios.
Marcos 12:33

Comentário de E.W. Bullinger

compreensão = inteligência. Grego. sunesis = uma montagem . Não é a mesma palavra que em Marcos 12:30 , que é dianoia = mente, a faculdade de pensar.

mais , & c. Compare 1 Samuel 15:22 .

Comentário de John Calvin

33. É melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios. Mas parece ser incongruente que os sacrifícios, que fazem parte da adoração divina e pertencem à primeira tabela da Lei, sejam considerados menos importantes que a caridade para com os homens. A resposta é: Embora a adoração a Deus seja grandemente preferível e seja mais valiosa do que todos os deveres de uma vida santa, ainda assim seus exercícios externos não devem ser estimados tão alto que tragam a bondade fraterna. Pois sabemos que a bondade fraterna, por si só e simplesmente, é agradável a Deus, embora os sacrifícios não sejam encarados por ele com deleite ou aprovação, exceto com vista a outro objeto. Além disso, são aqui mencionados os sacrifícios nus e vazios; pois nosso Senhor contrasta uma aparência hipócrita de piedade com retidão verdadeira e sincera. A mesma doutrina é encontrada com muita frequência nos profetas, para que os hipócritas possam saber que os sacrifícios não têm valor, a menos que a verdade espiritual se junte a eles, e que Deus não seja apaziguado pelas ofertas de animais, onde a bondade fraterna é negligenciada.

Comentário de Thomas Coke

Marcos 12:33 . É mais do que todos os holocaustos inteiros isto é, “é mais aceitável para Deus e importante para a humanidade”. Ver Oséias 6: 6 .

Comentário de John Wesley

E amá-lo com todo o coração, e com todo o entendimento, e com toda a alma, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todas as ofertas queimadas e sacrifícios.

Amá-lo com todo o coração – Amá-lo e servi-lo, com todos os poderes unidos da alma em seu máximo vigor; e amar o próximo como a si mesmo – Manter o mesmo temperamento e comportamento equitativo e caridoso em relação a todos os homens, como nós, em circunstâncias semelhantes, desejaríamos deles para nós mesmos, é um dever mais necessário e importante do que a oferta mais sacrifícios nobres e caros.

Referências Cruzadas

1 Samuel 15:22 – Samuel, porém, respondeu: “Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros.

Salmos 50:8 – Não o acuso pelos seus sacrifícios, nem pelos holocaustos, que você sempre me oferece.

Salmos 50:23 – Quem me oferece sua gratidão como sacrifício, honra-me, e eu mostrarei a salvação de Deus ao que anda nos meus caminhos. “

Provérbios 21:3 – Fazer o que é justo e certo é mais aceitável ao Senhor do que oferecer sacrifícios.

Isaías 1:11 – “Para que me oferecem tantos sacrifícios? “, pergunta o Senhor. Para mim, chega de holocaustos de carneiros e da gordura de novilhos gordos; não tenho nenhum prazer no sangue de novilhos, de cordeiros e de bodes!

Isaías 58:5 – Será esse o jejum que escolhi, que apenas um dia o homem se humilhe, incline a cabeça como o junco e se deite sobre pano de saco e cinzas? É isso que vocês chamam jejum, um dia aceitável ao Senhor?

Jeremias 7:21 – ” ‘Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Juntem os seus holocaustos aos outros sacrifícios e comam a carne vocês mesmos!

Oséias 6:6 – Pois desejo misericórdia, não sacrifícios, e conhecimento de Deus em vez de holocaustos.

Amós 5:21 – “Eu odeio e desprezo as suas festas religiosas; não suporto as suas assembléias solenes.

Miquéias 6:6 – Com que eu poderia comparecer diante do Senhor e curvar-me perante o Deus exaltado? Deveria oferecer holocaustos de bezerros de um ano?

Mateus 9:13 – Vão aprender o que significa isto: ‘Desejo misericórdia, não sacrifícios’. Pois eu não vim chamar justos, mas pecadores”.

Mateus 12:7 – Se vocês soubessem o que significam estas palavras: ‘Desejo misericórdia, não sacrifícios’, não teriam condenado inocentes.

1 Coríntios 13:1 – Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *