Estudo de Romanos 3:30 – Comentado e Explicado

Porque não há mais que um só Deus, o qual justificará pela fé os circuncisos e, também pela fé, os incircuncisos.
Romanos 3:30

Comentário de E.W. Bullinger

Vendo = Desde. Grego. epeiper. Só aqui.

é um Deus = Deus é Um, ou seja, para judeus e gentios.

Qual deve = Quem o fará.

Comentário de John Calvin

30. Quem deve justificar, (127) etc. Ao dizer que alguns são justificados pela fé, e outros pela fé, ele parece ter se entregado a variar sua língua, enquanto expressa a mesma coisa e para esse fim – que a propósito, ele poderia tocar na loucura dos judeus, que imaginavam uma diferença entre eles e os gentios, embora, no que se refere à justificação, não houvesse diferença alguma; pois desde que os homens se tornaram participantes dessa graça somente pela fé, e como a fé em todos é a mesma, é absurdo fazer uma distinção naquilo que é tão parecido. Por isso, sou levado a pensar que há algo irônico nas palavras, como se fosse dito: “Se alguém deseja fazer uma diferença entre os gentios e os judeus, deixe-o tomar isso, – que aquele obtém justiça pela fé. e o outro pela fé. ”

Mas pode ser que alguns prefiram essa distinção – que os judeus foram justificados pela fé, porque nasceram herdeiros da graça, pois o direito de adoção lhes foi transmitido pelos pais – e que os gentios foram justificados pela fé, porque a aliança para eles era adventícia.

Comentário de Adam Clarke

Vendo que é um Deus – ep?pe? e?? ? ?e?? . Isso foi traduzido: Ver Deus é um. Contudo, faz pouca diferença no sentido: o significado do apóstolo é evidentemente: é o mesmo Deus que criou judeus e gentios, que justificará – com perdão, a circuncisão – os judeus crentes, pela fé; e a incircuncisão – os gentios crentes, pela mesma fé; pois existe apenas um Salvador e uma expiação para o todo.

É fantasioso supor que o apóstolo tenha um significado quando ele diz: e? p?ste?? , Pela fé, e um significado diferente quando ele diz: d?a t?? p?ste?? , Pela fé. Ambas as preposições devem ser entendidas exatamente no mesmo sentido; somente a adição do artigo t?? , no último caso, se estende e determina mais claramente o significado. É o mesmo Deus que justificará os judeus que crêem pela fé; e os crentes gentios d?a t?? p?ste?? , pela mesma fé.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 3:30 . Vendo que é um Deus, etc. – Para que seja um Deus, o mesmo eterno e imutável Jeová, que justificará, etc. O Sr. Locke mostraria isso, vendo que Deus é um; e suponha que seja uma alusão à previsão, Zacarias 14: 9, de que o Senhor será Um, e seu nome Um, preenchido pela publicação do Evangelho: mas a alusão parece absurda. O apóstolo, tendo afirmado que Deus é o Deus dos gentios, bem como dos judeus, continua observando que existe apenas um Deus, cujas misericórdias estão sobre todas as suas obras; e com quem não há aceitação de pessoas. Ver cap. Romanos 2:11 .

Comentário de John Wesley

Vendo que é um Deus, que justificará a circuncisão pela fé, e a incircuncisão pela fé.

Vendo que é um Deus que – mostra misericórdia a ambos, e pelos mesmos meios.

Referências Cruzadas

Romanos 3:28 – Pois sustentamos que o homem é justificado pela fé, independente da obediência à lei.

Romanos 4:11 – Assim ele recebeu a circuncisão como sinal, como selo da justiça que ele tinha pela fé, quando ainda não fora circuncidado. Portanto, ele é o pai de todos os que crêem, sem terem sido circuncidados, a fim de que a justiça fosse creditada também a eles;

Romanos 10:12 – Não há diferença entre judeus e gentios, pois o mesmo Senhor é Senhor de todos e abençoa ricamente todos os que o invocam,

Gálatas 2:14 – Quando vi que não estavam andando de acordo com a verdade do evangelho, declarei a Pedro, diante de todos: “Você é judeu, mas vive como gentio e não como judeu. Portanto, como pode obrigar gentios a viverem como judeus?

Gálatas 3:8 – Prevendo a Escritura que Deus justificaria pela fé os gentios, anunciou primeiro as boas novas a Abraão: “Por meio de você todas as nações serão abençoadas”.

Gálatas 3:20 – Contudo, o mediador representa mais de um; Deus, porém, é um.

Gálatas 3:28 – Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus.

Gálatas 5:6 – Porque em Cristo Jesus nem circuncisão nem incircuncisão têm efeito algum, mas sim a fé que atua pelo amor.

Gálatas 6:15 – De nada vale ser circuncidado ou não. O que importa é ser uma nova criação.

Filipenses 3:3 – Pois nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos pelo Espírito de Deus, que nos gloriamos em Cristo Jesus e não temos confiança alguma na carne,

Colossenses 2:10 – e, por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *