Estudo de 1 João 2:3 – Comentado e Explicado

Eis como sabemos que o conhecemos: se guardamos os seus mandamentos.
1 João 2:3

Comentário de Albert Barnes

E por meio disso sabemos que o conhecemos – ou seja , pelo que se segue, temos evidências de que estamos realmente familiarizados com ele e com os requisitos de sua religião; isto é, que somos verdadeiramente seus amigos. A palavra “ele” neste versículo parece se referir ao Salvador. Sobre o significado da palavra “saber”, veja as notas em João 17: 3 . O apóstolo havia declarado na parte anterior desta epístola alguns dos pontos principais revelados pela religião cristã, e ele aqui entra na consideração da natureza das evidências necessárias para mostrar que estamos pessoalmente interessados ??nela ou que estamos verdadeiros cristãos. Uma grande parte da Epístola está ocupada com este assunto. A primeira, a grande evidência – sem a qual todos os outros seriam vaidosos – ele diz é que guardamos seus mandamentos.

Se guardarmos seus mandamentos – Veja as notas em João 14:15 . Compare João 14: 23-24 ; João 15:10 , João 15:14 .

Comentário de Joseph Benson

1 João 2: 3-6 . Nisto sabemos que nós, verdadeira e salvamente, o conhecemos – como ele é o advogado, o justo, a propiciação; se guardarmos seus mandamentos – Particularmente os de fé e amor. Aquele que diz, eu o conheço, e não guarda seus mandamentos, é um mentiroso – “Os nicolaítas e os gnósticos, apesar de viverem em um curso habitual das mais deliciosas indulgências sexuais criminosas, vangloriam-se de serem objetos do amor de Deus e com certeza de obter a vida eterna, apenas porque possuíam o conhecimento do Deus verdadeiro e de sua misericórdia em perdoar os pecados dos homens. Nisso ostentava o apóstolo os declarou mentirosos, ou porque falaram o que sabiam ser falso, ou pelo menos o que em si era mais falso. ” Mas quem guarda sua palavra – sinceramente se esforça para viver em obediência a todos os seus mandamentos; nele realmente está o amor de Deus – reconciliado conosco através de Cristo; aperfeiçoado – perfeitamente conhecido ou mostra-se sincero. Veja em 1 João 4:12 . Nisto – Por mantermos sua palavra; sabemos que estamos nele – verdadeiramente unidos a ele por uma fé viva e temos comunhão com ele. Assim é a árvore conhecida por seus frutos. Conhecê- lo, estar nele, permanecer nele, são termos quase sinônimos; somente com uma gradação: conhecimento, comunhão, constância. Aquele que diz que permanece nele – Uma expressão que implica um estado durável; um conhecimento constante e duradouro e comunhão com ele; ele próprio – Caso contrário, são palavras vãs; para andar, assim como ele andou – No mundo. Como ele são palavras que freqüentemente ocorrem nesta epístola. Os crentes, tendo o coração cheio dele, facilmente fornecem seu nome.

Comentário de E.W. Bullinger

por meio deste documento = (App-104.) this.

saber . App-132. O segundo “saber” está em perf. tenso, como em 1 João 2: 4 também.

Comentário de John Calvin

3 E por este meio , ou por isso . Depois de ter tratado da doutrina respeitante à remissão gratuita de pecados, ele chega às exortações que pertencem a ela e que dela dependem. E primeiro, de fato, ele nos lembra que o conhecimento de Deus, derivado do evangelho, não é ineficaz, mas que a obediência procede dele. Ele então mostra o que Deus exige especialmente de nós, qual é a principal coisa na vida, até o amor a Deus. O que lemos aqui sobre o conhecimento vivo de Deus, as Escrituras não se repetem sem razão em todos os lugares; pois nada é mais comum no mundo do que atrair a doutrina da religião para especulações frígidas. Desse modo, a teologia foi adulterada pelos sofistas da Sorbonian, de modo que, de toda a sua ciência, nem mesmo a centelha da verdadeira religião brilha. Em todo lugar, homens curiosos aprendem muito com a palavra de Deus, o que lhes permite tagarelar em prol da exibição. Em resumo, nenhum mal tem sido mais comum em todas as épocas do que em vão professar o nome de Deus.

João então aceita esse princípio como garantido, que o conhecimento de Deus é eficaz. Ele conclui, portanto, que eles de modo algum conhecem a Deus que não guardam seus preceitos ou mandamentos. Platão, embora tateando na escuridão, ainda negava que “o belo” que ele imaginava pudesse ser conhecido, sem encher o homem com a admiração de si mesmo; é o que ele diz no Fedro e em outros lugares. Como é possível, então, conhecer a Deus e ser movido por nenhum sentimento? De fato, também não procede apenas da natureza de Deus que conhecê-lo é amá-lo imediatamente; mas o Espírito também, que ilumina nossas mentes, inspira nossos corações com um sentimento conforme ao nosso conhecimento. Ao mesmo tempo, o conhecimento de Deus nos leva a temê-lo e a amá-lo. Pois não podemos conhecê-lo como Senhor e Pai, como ele se mostra, sem sermos filhos obedientes e servos obedientes. Em resumo, a doutrina do evangelho é um espelho vivo no qual contemplamos a imagem de Deus e somos transformados na mesma, como Paulo nos ensina em 2 Coríntios 3:18 . Onde, portanto, não há consciência pura, nada pode estar lá senão um fantasma vazio de conhecimento.

Devemos notar a ordem quando ele diz: sabemos que o conhecemos ; pois ele sugere que a obediência está tão ligada ao conhecimento, que o último ainda está em ordem o primeiro, pois a causa está necessariamente antes de seu efeito.

Se guardarmos seus mandamentos Mas não há quem em tudo os guarde; assim, não haveria conhecimento de Deus no mundo. A isto, respondo que o apóstolo não é de modo algum inconsistente consigo mesmo; já que ele antes mostrou que todos são culpados diante de Deus, ele não entende que aqueles que guardam seus mandamentos satisfazem totalmente a lei (nenhum exemplo pode ser encontrado no mundo;) mas que eles são os que se esforçam, de acordo com a capacidade da enfermidade humana, para formar sua vida em conformidade com a vontade de Deus. Pois sempre que a Escritura fala da justiça dos fiéis, ela não exclui a remissão de pecados, mas pelo contrário, começa com ela.

Mas não devemos concluir que a fé recai sobre as obras; pois, embora cada um receba um testemunho de sua fé de suas obras, ainda assim não se segue que se baseie nelas, uma vez que são acrescentadas como evidência. Então a certeza da fé depende somente da graça de Cristo; mas a piedade e a santidade da vida distinguem a verdadeira fé daquele conhecimento de Deus que é fictício e morto; pois a verdade é que aqueles que estão em Cristo, como Paulo diz, afastaram o velho. ( Colossenses 3: 9. )

Comentário de Adam Clarke

E por meio disso sabemos que o conhecemos – Se guardarmos os mandamentos de Deus, amando-o de todo o coração e nosso próximo como a nós mesmos, temos a prova mais completa de que temos o verdadeiro conhecimento salvador de Deus e de seu Cristo. Os gnósticos fingiam ter muito conhecimento, mas seu conhecimento os deixava de posse de todas as suas más paixões e hábitos profanos; eles, portanto, não deram prova de que haviam conhecido Deus ou seu Filho Jesus – nem há um homem devidamente familiarizado com Deus, que ainda está sob o poder de seus pecados.

Comentário de Thomas Coke

1 João 2: 3 . Nisto sabemos que o conhecemos Conhecer a Cristo, amá-lo, tê-lo e estar nele, nesta epístola são usados ??como termos sinônimos, ou quase isso. São João sugeriu no primeiro capítulo que nenhum homem pode ter comunhão com Deus, a menos que ande na luz, como Deus está na luz. Aqui ele afirma que ninguém pode se beneficiar do fato de Cristo ser um advogado junto ao Pai, ou uma propiciação pelos pecados dos homens, a menos que seu conhecimento de Deus e do evangelho produza santidade de coração e vida. Esta parece ser a conexão entre o presente e o verso anterior. Os falsos mestres se vangloriavam de seus conhecimentos, enquanto suas práticas eram ruins; daí eles foram chamados gnósticos; – e talvez essa seja a razão pela qual São João tantas vezes repete as palavras saber e conhecimento. O conhecimento de Deus não consiste em mera opinião, especulação estéril, ou em noções misteriosas de sua natureza e essência, mas naquele conhecimento prático que leva ao amor de Deus e à guarda dos mandamentos divinos. Observou-se que havia um conjunto de homens que se levantaram na igreja cristã, mesmo nos dias dos apóstolos, que até agora perverteram a doutrina do grande apóstolo São Paulo sobre a justificação pela fé, sem as obras da lei, de modo a fingir que aqueles que conheciam a verdade e tinham fé, não tinham necessidade de levar uma vida santa. Todas as sete epístolas católicas parecem ter sido particularmente contra esse erro perigoso, e o presente texto é uma confirmação direta dessa opinião. Erros práticos são os erros mais perigosos; e, a menos que o conhecimento seja levado à prática, e a fé influencie com um temperamento e conduta corretos, nosso conhecimento é inútil e nossa fé também é vaidosa; mas o conhecimento de Deus que influencia uma experiência santa e uma prática correta, se perseverado em, fim na vida eterna.

Comentário de Scofield

mandamentos

João usa “mandamentos”

(1) no sentido geral da vontade divina, por mais revelada que seja, “sua palavra” ( 1 João 2: 5 ); e

(2) especialmente da lei de Cristo Gálatas 6: 2 ; 2 João 1: 5 . Veja também João 15: 10-12 .

Comentário de John Wesley

E por meio disso sabemos que o conhecemos, se guardarmos seus mandamentos.

E por meio disso sabemos que o conhecemos verdadeira e salvamente – como ele é o advogado, o justo, a propiciação.

Se guardarmos seus mandamentos – Particularmente os de fé e amor.

Referências Cruzadas

Salmos 119:6 – Então não ficaria decepcionado ao considerar todos os teus mandamentos.

Salmos 119:32 – Corro pelo caminho que os teus mandamentos apontam, pois me deste maior entendimento.

Isaías 53:11 – Depois do sofrimento de sua alma, ele verá a luz e ficará satisfeito; pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniqüidade deles.

Lucas 6:46 – “Por que vocês me chamam ‘Senhor, Senhor’ e não fazem o que eu digo?

João 14:15 – “Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.

João 14:21 – Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele”.

João 15:10 – Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço.

João 15:14 – Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno.

João 17:3 – Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

2 Coríntios 4:6 – Pois Deus que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.

1 Tessalonicenses 4:1 – Quanto ao mais, irmãos, já os instruímos acerca de como viver a fim de agradar a Deus e, de fato, assim vocês estão procedendo. Agora lhes pedimos e exortamos no Senhor Jesus que cresçam nisso cada vez mais.

Hebreus 5:9 – e, uma vez aperfeiçoado, tornou-se a fonte de eterna salvação para todos os que lhe obedecem,

1 João 2:4 – Aquele que diz: “Eu o conheço”, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele.

1 João 3:14 – Sabemos que já passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte.

1 João 3:19 – Assim saberemos que somos da verdade; e tranqüilizaremos o nosso coração diante dele

1 João 3:22 – e recebemos dele tudo o que pedimos, porque obedecemos aos seus mandamentos e fazemos o que lhe agrada.

1 João 4:13 – Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito.

1 João 5:3 – Porque nisto consiste o amor a Deus: obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados.

1 João 5:19 – Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno.

Apocalipse 22:14 – “Felizes os que lavam as suas vestes, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *