Estudo de 1 João 5:3 – Comentado e Explicado

Eis o amor de Deus: que guardemos seus mandamentos. E seus mandamentos não são penosos,
1 João 5:3

Comentário de Albert Barnes

Pois este é o amor de Deus, que guardamos Seus mandamentos – Isso constitui amor verdadeiro; isso fornece a evidência disso.

E seus mandamentos não são graves – grego, “pesado” – ßa?e?a? bareia, isto é, difícil de ser carregado como um fardo. Veja Mateus 11:30 . O significado é que suas leis não são irracionais; os deveres que ele exige não estão além da nossa capacidade; seu governo não é opressivo. É fácil obedecer a Deus quando o coração está certo; e aqueles que se esforçam sinceramente para guardar seus mandamentos não reclamam que são difíceis. Todas as queixas desse tipo vêm de quem não está disposto a guardar seus mandamentos. De fato, eles objetam que suas leis são irracionais; que eles impõem restrições impróprias; que eles não são facilmente cumpridos; e que o governo divino é de severidade e injustiça. Mas essas queixas não vêm dos verdadeiros cristãos. Eles acham o serviço dele mais fácil do que o serviço do pecado, e as leis de Deus são mais brandas e fáceis de serem cumpridas do que as da moda e da honra, às quais eles tentaram obedecer. O serviço de Deus é a liberdade; o serviço do mundo é servidão. Nenhum homem jamais ouviu um cristão verdadeiro dizer que as leis de Deus, exigindo que ele levasse uma vida santa, eram severas e “dolorosas”. Mas quem não sentiu isso em relação às leis inexoráveis ??do pecado? Que votante do mundo não diria isso se ele falasse seus sentimentos reais? Compare as notas em João 8:32 .

Comentário de E.W. Bullinger

amor App-135.

isso . Grego. hina. Guardar Seus mandamentos é o resultado de Seu amor ser derramado em nossos corações ( Romanos 5: 5 ). Compare os Salmos 119: 97 , Salmos 119: 119 , Salmos 119: 163 , etc.

mantenha . Veja Mateus 19:17 .

grave = oneroso. Grego. barus . Veja Atos 20:29 .

Comentário de John Calvin

3 Seus mandamentos não são penosos. Isso foi acrescentado, para que as dificuldades, como é geralmente o caso, reduzam ou diminuam nosso zelo. Pois aqueles que, com uma mente alegre e grande ardor, seguiram uma vida santa e piedosa, depois se cansam, achando sua força inadequada. Portanto, João, a fim de despertar nossos esforços, diz que os mandamentos de Deus não são penosos.

Mas, por outro lado, pode ser contestado e dito que achamos isso muito diferente por experiência própria, e que as Escrituras testificam que o jugo da lei é insuportável. ( Atos 15: 2. ) A razão também é evidente, pois, como a negação de si é, por assim dizer, um prelúdio à observância da lei, podemos dizer que é fácil para um homem negar a si mesmo? antes, como a lei é espiritual, como Paulo, em Romanos 7:14 , nos ensina, e não somos nada além de carne, deve haver uma grande discórdia entre nós e a lei de Deus. A isto, respondo que essa dificuldade não surge da natureza da lei, mas de nossa carne corrupta; e é isso que Paulo declara expressamente; pois depois de dizer que era impossível para a Lei nos conferir justiça, ele imediatamente coloca a culpa em nossa carne.

Essa explicação reconcilia totalmente o que Paulo e Davi dizem, que aparentemente parecem totalmente contraditórios. Paulo faz da lei o mestre da morte, declara que ela não produz nada além de trazer sobre nós a ira de Deus, que foi dada para aumentar o pecado, que ela vive para nos matar. David, por outro lado, diz que é mais doce que o mel e mais desejável que o ouro; e entre outras recomendações, ele menciona o seguinte – que anima corações, se converte ao Senhor e acelera. Mas Paulo compara a lei com a natureza corrupta do homem; daí surge o conflito: mas Davi mostra como eles pensam e sentem quem Deus pelo seu Espírito renovou; daí a doçura e prazer de que a carne nada sabe. E John não omitiu essa diferença; pois ele confina aos filhos de Deus essas palavras, os mandamentos de Deus não são penosos , para que ninguém os tome literalmente; e ele sugere que, através do poder do Espírito, não é doloroso nem cansativo para nós obedecer a Deus.

A questão, no entanto, parece ainda não ter sido totalmente respondida; pois os fiéis, ainda que governados pelo Espírito, por Deus, ainda lutam com sua própria carne; e quanto quer que trabalhem, dificilmente cumprem a metade de seu dever; antes, quase falham sob seu fardo, como se estivessem, como dizem, entre o santuário e a íngreme. Vemos como Paulo gemeu ao ser mantido em cativeiro, e exclamou que ele era miserável, porque não podia servir completamente a Deus. Minha resposta a isso é que se diz que a lei é fácil, na medida em que somos dotados de poder celestial e superamos as concupiscências da carne. Pois, no entanto, a carne pode resistir, mas os fiéis acham que não há prazer real, exceto em seguir a Deus.

Deve-se observar ainda que João não fala apenas da lei, que contém nada além de mandamentos, mas conecta com ela a indulgência paterna de Deus, pela qual o rigor da lei é mitigado. Como, então, sabemos que somos graciosamente perdoados pelo Senhor, quando nossas obras não cumprem a lei, isso nos torna muito mais prontos a obedecer, de acordo com o que encontramos nos Salmos 130: 4 ,

“Contigo é propiciação, para que sejas temido.”

Portanto, é a facilidade de cumprir a lei, porque os fiéis, sendo sustentados pelo perdão, não desanimam quando ficam aquém do que deveriam ser. O apóstolo, entretanto, lembra-nos que devemos lutar, para que possamos servir ao Senhor; pois o mundo inteiro nos impede de ir aonde o Senhor nos chama. Então, ele apenas mantém a lei que resiste corajosamente ao mundo.

Comentário de Adam Clarke

Pois este é o amor de Deus – este o amor de Deus necessariamente produz. É inútil fingir amor a Deus enquanto vivemos em oposição à sua vontade.

Seus mandamentos – amá-lo de todo o coração e de nosso próximo como a nós mesmos não são graves – não são pesados; pois ninguém é sobrecarregado com os deveres que seu próprio amor impõe. O velho provérbio explica o significado das palavras do apóstolo: O amor não sente cargas. O amor a Deus traz força de Deus; através de seu amor e força, todos os seus mandamentos não são apenas fáceis e leves, mas agradáveis ??e agradáveis.

Sobre o amor de Deus, como fundamento de todo culto religioso, há um bom ditado em Sohar Exod., Fol. 23, col. 91: “O rabino Jesa disse: quão necessário é que um homem ame o santo e abençoado Deus! Pois ele não pode trazer outra adoração a Deus senão o amor; e quem o ama, e o adora de um princípio de amor, ele é o santo. Deus abençoado chama seu amado. ”

Comentário de Thomas Coke

1 João 5: 3 . Pois este é o amor de Deus : O amor de Deus é um princípio no coração de um homem regenerado, que o leva a guardar os mandamentos de Deus; e que não pode ser visivelmente manifestado de outra maneira; pois, o que quer que alguns homens possam fingir, não há amor verdadeiro a Deus sem guardar seus mandamentos. Os cristãos a quem São João escreveu talvez estejam prontos para objetar: “Você nos exorta a guardar os mandamentos de Deus; mas isso é impossível, ou pelo menos não pode ser feito sem muita dificuldade:” Agora São João sabia bem que a noção de que os mandamentos de Deus sejam impossíveis, ou pesados ??e onerosos, tendia a desencorajar os homens de tentar mantê-los, e, portanto, seria de muito má conseqüência: por essa razão, ele acrescentou: E seus mandamentos não são graves, ou seja, sob o poder da graça divina que todos os verdadeiros crentes possuem. Mas o mandamento que São João tinha mais particularmente em seus olhos era o de amor aos irmãos cristãos. Os cristãos verdadeiros se comportam através da graça, conforme sua religião dirige e, portanto, são as pessoas mais amáveis ??do mundo; e o amor de tais objetos adoráveis ??é certamente delicioso; mas os mandamentos de Cristo em geral não são graves; são os conselhos gentis do Pai mais sábio e do melhor amigo; que não tinham mais nada em vista ao nos dar tais mandamentos, a não ser promover nossa verdadeira dignidade, perfeição e felicidade. Em vez de ser onerosa, a religião é para o homem regenerado a alegria e o deleite de sua alma; sua carne e bebida, seus negócios diários e um prazer indescritível, veja Provérbios 3: 13-18 . Pela conexão entre 1 João 5: 3-4 , parece que esta última cláusula é uma meiose; isto é, muito menos é expresso do que o pretendido; pois até agora os mandamentos de Deus são penosos, de modo que sejam muito agradáveis ??e excelentes.

Comentário de John Wesley

Pois este é o amor de Deus, que guardamos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são graves.

Pois este é o amor de Deus – a única prova segura disso.

Que guardemos os seus mandamentos: e os seus mandamentos não são graves – para quem é nascido de Deus.

Referências Cruzadas

Exodo 20:6 – mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e guardam os meus mandamentos.

Deuteronômio 5:10 – mas trato com bondade até mil gerações os que me amam e guardam os meus mandamentos.

Deuteronômio 7:9 – Saibam, portanto, que o Senhor, o seu Deus, é Deus; ele é o Deus fiel, que mantém a aliança e a bondade por mil gerações daqueles que o amam e guardam os seus mandamentos.

Deuteronômio 10:12 – E agora, ó Israel, que é que o Senhor seu Deus pede de você, senão que tema o Senhor, o seu Deus, que ande em todos os seus caminhos, que o ame e que sirva ao Senhor, ao seu Deus, de todo o seu coração e de toda a sua alma,

Salmos 19:7 – A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes.

Salmos 119:45 – Andarei em verdadeira liberdade, pois tenho buscado os teus preceitos.

Salmos 119:47 – Tenho prazer nos teus mandamentos; eu os amo.

Salmos 119:103 – Como são doces para o meu paladar as tuas palavras! Mais do que o mel para a minha boca!

Salmos 119:127 – Eu amo os teus mandamentos mais do que o ouro, mais do que o ouro puro.

Salmos 119:140 – A tua promessa foi plenamente comprovada, e, por isso, o teu servo a ama.

Provérbios 3:17 – Os caminhos da sabedoria são caminhos agradáveis, e todas as suas veredas são paz.

Daniel 9:4 – Orei ao Senhor, ao meu Deus, e confessei: “Ó Senhor, Deus grande e temível, que mantém a sua aliança de amor com todos aqueles que o amam e obedecem aos seus mandamentos,

Miquéias 6:8 – Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: Pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus.

Mateus 11:28 – “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.

Mateus 12:47 – Alguém lhe disse: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar contigo”.

João 14:15 – “Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.

João 14:21 – Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele”.

João 15:10 – Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço.

João 15:14 – Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno.

Romanos 7:12 – De fato a lei é santa, e o mandamento é santo, justo e bom.

Romanos 7:22 – Pois, no íntimo do meu ser tenho prazer na lei de Deus;

Hebreus 8:10 – “Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor. “Porei minhas leis em suas mentes e as escreverei em seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.

2 João 1:6 – E este é o amor: que andemos em obediência aos seus mandamentos. Como vocês já têm ouvido desde o princípio, o mandamento é este: que vocês andem em amor.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *