Estudo de Salmos 119:103 – Comentado e Explicado

Quão saborosas são para mim vossas palavras! São mais doces que o mel à minha boca.
Salmos 119:103

Comentário de Albert Barnes

Quão doces são as tuas palavras para o meu gosto … – Margem, como em hebraico, “paladar”. A referência é ao sabor, talvez porque o sentido do paladar deveria residir no paladar. A palavra hebraica “pode” também inclui todo o interior da boca. A palavra traduzida como “doce” não ocorre em nenhum outro lugar. Significa apropriadamente “ser suave” e, portanto, é aplicado a palavras gentis ou agradáveis. Sobre o sentimento aqui, veja as notas no Salmo 19:10 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 119: 103-104 . Quão doces são as tuas palavras para o meu gosto! Observa, leitor, existe um gosto espiritual, um sabor interior e sabor das coisas divinas; tal evidência deles para nós mesmos, por experiência, como não podemos dar aos outros. Para esse gosto, a palavra de Deus é doce; sim, mais doce que qualquer uma das gratificações dos sentidos, mesmo as mais deliciosas. Aqui, Davi fala como se quisesse que as palavras expressassem a satisfação que sentia nas descobertas da vontade e da graça divinas: ele julgou que nenhum prazer era comparável a isso. Através dos teus preceitos, entendo – Conhecimento verdadeiro, útil e salvador; portanto – Porque isso me descobre, como a maldade, a loucura e a maldade de tais práticas; Eu odeio todo caminho falso – Tudo o que é contrário a essa regra da verdade e do direito, toda doutrina e adoração falsas e todos os caminhos pecaminosos.

Comentário de E.W. Bullinger

doce = suave ou agradável. Não é a mesma palavra que nos Salmos 19:10 .

Comentário de Adam Clarke

Mais doce que o mel para a minha boca! Que profunda comunhão este homem deve ter com seu Criador! Essas expressões mostram uma alma cheia de Deus. Ó cristãos, quão vastamente superiores são nossos privilégios! e ai! Quão vastamente inferiores em geral são nossas consolações, nossa comunhão com Deus e nossa mente celestial!

Comentário de John Calvin

103. Quão doces foram as tuas palavras ao meu paladar! Ele repete novamente o que havia declarado anteriormente em palavras diferentes, que se sentiu tão poderosamente atraído pela doçura da Lei Divina, que não desejou nenhum outro prazer. É possível que um homem seja afetado com reverência à Lei de Deus; mas ninguém o seguirá com alegria, exceto quem provou essa doçura. Deus não exige de nós nenhum serviço servil: ele nos fará procurá-lo alegremente, e é por isso que o profeta recomenda tantas vezes a doçura da palavra de Deus neste salmo. Se for exigido em que sentido ele declara que se deleitou com a Lei de Deus, que, de acordo com o testemunho de Paulo ( 1 Coríntios 3: 9 ), nada mais faz do que assustar os homens, a solução é fácil: O profeta não fala da letra morta que mata quem a lê, mas ele compreende toda a doutrina da Lei, cuja parte principal é a livre aliança da salvação. Quando Paulo contrasta a Lei com o Evangelho, ele fala apenas dos mandamentos e das ameaças. Agora, se Deus apenas ordenasse e denunciasse a maldição, toda a sua comunicação seria, sem dúvida, mortal. Mas o profeta não está aqui opondo a lei ao evangelho; e, portanto, ele poderia afirmar que a graça da adoção, que é oferecida na lei, era mais doce para ele do que o mel; isto é, que nenhum deleite lhe era igual a isso. O que eu disse anteriormente deve ser lembrado, que a Lei de Deus será desagradável para nós, ou, pelo menos, que nunca será tão doce para nós, a ponto de nos retirar dos prazeres da carne, até que tenhamos lutado. masculinamente contra a nossa própria natureza, a fim de subjugar as afeições carnais que prevalecem dentro de nós.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *