Estudo de Deuteronômio 10:12 – Comentado e Explicado

E agora, ó Israel, o que pede a ti o Senhor, teu Deus, senão que o temas, andando nos seus caminhos, amando-o e servindo-o de todo o teu coração e de toda a tua alma,
Deuteronômio 10:12

Comentário de Albert Barnes

Após essas advertências enfáticas contra a justiça própria, o tópico principal é retomado em Deuteronômio 10:12

O que o Senhor teu Deus exige … – Uma exigência notável. Deus na lei mosaica ordenou positivamente muitas coisas. No entanto, eles se referem a observâncias externas, que, se necessário, podem ser aplicadas. Mas o amor e a veneração não podem ser impostos, nem mesmo pelo próprio Deus. Eles devem ser espontâneos. Portanto, mesmo sob a lei das ordenanças, onde tanta coisa foi peremptoriamente estabelecida, e a onipotência estava pronta para obrigar a obediência, esses sentimentos, que são o espírito e a vida do todo, devem ser, como aqui, convidados e solicitados.

Comentário de Thomas Coke

Ver. 12. E agora, Israel Moisés aqui, aplicando o que ele havia dito, exorta os israelitas à obediência, por vários motivos retirados dos benefícios anteriores de Deus, ver. 10, 11. 22 de Sua autoridade suprema e sua dependência, ver, 14 de seu cuidado particular e ternura paterna em relação a eles, ver. 15 do seu poder infinito, ver. 17 e de sua justiça inflexível, ver. 17, 18.

Comentário de Scofield

medo

(Veja Scofield “ Salmos 19: 9 “) .

Comentário de Adam Clarke

Agora, Israel, o que o Senhor exige de ti – Uma resposta é imediatamente dada. Deus exige,

  1. Que o temeis como Jeová, teu Deus; quem fez, preserva e governa você.
  • Que vocês andem em todos os seus caminhos – que, tendo recebido seus preceitos, todos bons e excelentes, obedeçam ao todo; andando nos caminhos de Deus, não nos seus, nem nos caminhos das pessoas da terra.
  • Que você o ama – confie nele como seu pai e amigo, recorra a ele em todas as suas necessidades e ame-o em troca de seu amor.
  • 4. Que você o sirva – dê a ele a adoração que ele exige, realizando-a com todo o seu coração – com toda a sua afeição e com toda a sua alma – com sua vontade, entendimento e julgamento. Em uma palavra, coloque toda a sua força e energia de corpo e alma na obra sagrada.

    Comentário de John Wesley

    E agora, Israel, o que o Senhor teu Deus exige de ti, senão temer ao Senhor teu Deus, andar em todos os seus caminhos, e amá-lo, e servir ao Senhor teu Deus com todo o teu coração e com todo o teu alma,

    O que ele exige – Como dever e gratidão por essas misericórdias incríveis.

    Comentário de John Calvin

    Deuteronômio 10:12 . E agora, Israel, o que o Senhor teu Deus exige? Depois de expor cada Mandamento em sua ordem, resta agora ver qual é a soma do conteúdo da Lei e qual o objetivo e o objetivo de suas instruções. Pois Paulo provoca seu verdadeiro uso, quando declara que seu fim é

    “Caridade de coração puro, de boa consciência e de fé não fingida” ( 1 Timóteo 1: 5 )

    desde então, havia seus falsos intérpretes, que, segundo ele, haviam “se desviado para vaias”, quando se desviaram desse objeto. Agora, como está contido em duas Tabelas, Moisés também o reduz a duas cabeças, para que amemos a Deus de todo o coração e ao próximo como a nós mesmos; pois, embora ele não una os dois em uma passagem, ainda Cristo, por cujo Espírito ele falou, deve ser suficiente para nos explicar sua intenção ( Mateus 22:37 😉 pois, quando lhe perguntaram qual era o grande mandamento da lei, ele respondeu que o primeiro era, de fato, que Deus deveria ser amado, e o segundo como ele, com relação ao amor ao próximo; como se Ele tivesse dito, que toda a perfeição da justiça, que nos é apresentada na Lei, consiste em duas partes: devemos servir a Deus com verdadeira piedade e nos comportar inocentemente em relação aos homens, de acordo com a regra da caridade. O mesmo é o sentido das palavras de Paulo, pois a fé, ali chamada fonte e origem da caridade, compreende nela o amor de Deus. De qualquer forma, a declaração de Cristo tem certeza de que nada nos é exigido pela Lei, mas que devemos amar a Deus, juntamente com nossos vizinhos. A partir daí, pode ser definida uma definição curta e clara, de que nada é necessário para uma vida boa, exceto piedade e justiça. (174)

    Paulo, de fato, parece acrescentar uma terceira cláusula, quando ele diz, que

    “A graça de Deus apareceu, ensinando-nos que, negando a iniqüidade e as concupiscências mundanas, devemos viver sobriamente, retamente e piedosamente neste mundo presente” ( Tito 2:11, 12 😉

    mas esse s?f??s??? (sobriedade) é acrescentado como tempero, por assim dizer, de uma vida justa e piedosa; e certamente ninguém provará que ele visa à santidade e à integridade, a menos que viva castamente, honestamente e com moderação. Assim, onde o serviço de Deus é omitido (175) e a doutrina da Lei confinada apenas ao amor ao próximo, não é tanto que a religião é ocultada (176) ( sepelitur ) como prova disso é feita para repousar em sério auto-exame; pois como é o caminho dos hipócritas para se cobrirem de cerimônias como de uma máscara de santidade, enquanto estão cheios de orgulho, queimam com avareza e rapacidade, estão cheios de inveja e malícia, sopram ameaças e crueldade e são abandonados Para concupiscências sujas, Cristo, a fim de dispersar essas nuvens de fingimento, declara que os três principais pontos da Lei são “julgamento, misericórdia” e fidelidade (177) ( Mateus 23:23 😉 e em outros lugares, discursos sobre o justiça da Lei, Ele não faz menção à Primeira Mesa. ( Mateus 19:18 .)

    Pela mesma razão, Paulo chama a caridade o cumprimento da Lei ( Romanos 13: 8 ) e, em outros lugares, “o vínculo da perfeição”. ( Colossenses 3:14 .) Ainda assim, nada estava mais longe da intenção deles do que afastar-nos do temor de Deus, para que pudéssemos dedicar-nos aos nossos deveres para com os homens, como já mostrei em outra passagem, onde Cristo, em resumindo a lei, começa com o amor de Deus. E Paulo, onde ele ensina que devemos ser completamente perfeitos, se a fé opera em nós por amor ( Gálatas 5: 6 ), não omite a causa e o princípio de uma vida boa. E assim são reconciliadas as passagens que mais poderiam parecer contraditórias, via que a santidade é aperfeiçoada no temor do Senhor, quando

    “Purificamo-nos de toda a imundície da carne e do espírito” ( 2 Coríntios 7: 1 😉

    e

    “Toda a lei é cumprida em uma palavra, mesmo nisso: amarás o teu próximo como a ti mesmo” ( Gálatas 5:14 😉

    isto é, porque nossa piedade não pode, de outra maneira, tornar-se clara por certas provas, a menos que nos comportemos de maneira justa e inofensiva em relação aos homens. (178) Novamente, como “nossa bondade não se estende a” Deus, então percebe-se qual é a nossa mente pelo desempenho dos deveres da Segunda Mesa, como é dito no Salmo,

    “A minha bondade não se estende a ti, mas aos santos que estão na terra, em quem há todo o meu prazer” (179) ( Salmos 16: 2 😉

    pois como alguém se gloriará (como João diz) de que ama a Deus, a quem não vê, se não ama seu irmão com quem está familiarmente unido? ( 1 João 4:20 .) Visto que, portanto, a falsidade é assim detectada, Deus nos exercita em piedade por caridade mútua; e, portanto, John conclui que

    “Temos este mandamento dele, que aquele que ama a Deus também ama a seu irmão.” ( 1 João 4:21 .)

    Antes, porém, de dizer mais desses dois preceitos, devemos observar o fim da Lei, conforme descrito por Moisés; “Agora, Israel, o que o Senhor teu Deus exige de ti, senão temer ao Senhor teu Deus, andar em todos os seus caminhos, e amá-lo, e servir ao Senhor teu Deus com todo o teu coração e toda a tua alma ? Pois, embora ele elogie ainda mais a Lei, porque ela não prescreve nada que a própria natureza não dite ser mais certa e mais justa, e que a própria experiência não mostra que somos mais rentáveis ??ou mais desejáveis ??do que qualquer outra coisa, ainda assim, ao mesmo tempo, ele nos lembra quais são os meios pelos quais deve ser mantido. (180) Por isso, ele coloca diante de nós ao mesmo tempo o temor e o amor de Deus; pois, na medida em que Deus é o Senhor, Ele deseja justamente ser temido no direito de Seu domínio; e, na medida em que Ele é nosso Pai, Ele precisa ser amado, como é dito em Malaquias 1: 6 . Vamos aprender, portanto, se quisermos cumprir a Lei, que devemos começar com o temor de Deus, que é, portanto, chamado de “princípio da sabedoria”. ( Salmos 111: 10 ; Provérbios 1: 7 e Provérbios 9:10 .) Mas, como Deus não tem prazer em obediência extorquida e forçada, o amor é adicionado imediatamente. E isso merece ser bem ponderado, pois, embora não haja nada mais agradável do que amar a Deus, ele sempre ocupa o primeiro lugar em todo o Seu serviço. Certamente ele deve ser mais do que sincero, que não se sente atraído por essa bondade; visto que, por nenhuma outra causa, Ele nos convida e exorta a amá-Lo, a não ser porque Ele nos ama; antes, Ele já nos impediu com Seu amor, como é dito em 1 João 4:10 . Enquanto isso, podemos ao mesmo tempo concluir que nada é agradável a Deus que é oferecido “de má vontade ou por necessidade; porque Deus ama um doador alegre. ” ( 2 Coríntios 9: 7. ) É verdade que Paulo está ali falando em dar esmolas; mas essa inclinação voluntária e calorosa de obedecer, como vemos em crianças boas e ingênuas, que se deliciam com a sujeição de seus pais, deve ser estendida a todas as ações de nossas vidas. E seguramente a reverência que é paga a Deus não flui de outra fonte senão a degustação de Seu amor paterno em relação a nós, pelo qual somos atraídos a amá-Lo em troca; como é dito nos Salmos 130: 4: “Há perdão contigo, para que sejas temido”. Sempre que ouvimos o que as Escrituras constantemente inculcam; “Amai a Jeová, todos os seus mansos!” ( Salmos 31:23 .) Lembremo-nos de que Deus se mostra amoroso conosco, para que possamos, voluntariamente e com alegria, concordar com o que Ele ordena.

    A perfeição que aqui é requerida mostra com clareza suficiente a que distância estamos de uma completa obediência à Lei. Somos ordenados a amar a Deus com todo o nosso coração, alma e força. Por mais que nos esforcemos, nossos esforços são fracos e imperfeitos, a menos que o amor de Deus possua todos os nossos sentidos, e todos os nossos desejos e pensamentos sejam totalmente dedicados a Ele, enquanto todos os nossos esforços também são direcionados somente a Ele. Mas cada um é abundantemente convencido por sua própria experiência, de quantas maneiras nossas mentes são levadas à vaidade; quantas afeições corruptas nos cercam; quão difícil é para nós conter e vencer os maus movimentos de nossa carne. Certamente, o melhor lutador, com todos os seus esforços, dificilmente é capaz de avançar nessa guerra espiritual; e se é uma grande conquista não desmaiar completamente, certamente ninguém se atreverá a se gabar de que ele se aproxima da marca que nos é apresentada na Lei. Em resumo, sempre que laços mundanos e apetites tolos se insinuam sobre nós, devemos sentir com frequência que uma parte de nossa alma está vazia do amor de Deus, pois, caso contrário, nada repugnante a ela penetraria ali. A palavra coração aqui, (182) como em outros lugares, não é usada para a sede dos afetos, mas para o intelecto; e, portanto, teria sido supérfluo acrescentar d?????a? , como fizeram os evangelistas, a menos que com o objetivo de remover toda ambiguidade; mas como essa significação não era comum entre os gregos, eles não hesitaram em acrescentar uma palavra própria à explicação. Aqueles, no entanto, que conhecem bem os ensinamentos de Moisés, não ignoram que a palavra coração é equivalente à mente ; pois ele em outro lugar diz: “O Senhor não lhe deu um coração para entender (183) nem olhos para ver até hoje” ( Deuteronômio 29: 4 😉 mas a expressão teria sido obscura para os gregos, como sendo incomum em seu idioma. (184)

    Referências Cruzadas

    Deuteronômio 4:29 – E lá procurarão o Senhor, o seu Deus, e o acharão, se o procurarem de todo o seu coração e de toda a sua alma.

    Deuteronômio 5:33 – Andem sempre pelo caminho que o Senhor, o seu Deus, lhes ordenou, para que tenham vida, tudo lhes vá bem e os seus dias se prolonguem na terra da qual tomarão posse.

    Deuteronômio 6:5 – Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças.

    Deuteronômio 6:13 – Temam o Senhor, o seu Deus, e só a ele prestem culto, e jurem somente pelo seu nome.

    Deuteronômio 11:13 – Portanto, se vocês obedecerem fielmente aos mandamentos que hoje lhes dou, amando o Senhor, o seu Deus, e servindo-o de todo o coração e de toda a alma,

    Deuteronômio 30:16 – Pois hoje lhes ordeno que amem o Senhor, o seu Deus, andem nos seus caminhos e guardem os seus mandamentos, decretos e ordenanças; então vocês terão vida e aumentarão em número, e o Senhor, o seu Deus, os abençoará na terra em que vocês estão entrando para dela tomar posse.

    Deuteronômio 30:20 – e para que vocês amem o Senhor, o seu Deus, ouçam a sua voz e se apeguem firmemente a ele. Pois o Senhor é a sua vida, e ele lhes dará muitos anos na terra que jurou dar aos seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó.

    Josué 22:5 – Mas guardem fielmente o mandamento e a lei que Moisés, servo do Senhor, lhes deu de amar o Senhor, o seu Deus, andar em todos os seus caminhos, obedecer aos seus mandamentos, apegar-se a ele e servi-lo de todo o coração e de toda a alma”.

    Jó 36:11 – Se lhe obedecerem e o servirem, serão prósperos até o fim dos seus dias e terão contentamento nos anos que lhes restam.

    Salmos 18:1 – Eu te amo, ó Senhor, minha força.

    Salmos 34:9 – Temam o Senhor, vocês que são os seus santos, pois nada falta aos que o temem.

    Salmos 81:13 – “Se o meu povo apenas me ouvisse, se Israel seguisse os meus caminhos,

    Salmos 128:1 – Como é feliz quem teme ao Senhor, quem anda em seus caminhos!

    Salmos 145:20 – O Senhor cuida de todos os que o amam, mas a todos os ímpios destruirá.

    Jeremias 7:22 – Quando tirei do Egito os seus antepassados, nada lhes falei nem lhes ordenei quanto a holocaustos e sacrifícios.

    Jeremias 32:39 – Darei a eles um só pensamento e uma só conduta, para que me temam durante toda a sua vida, para o seu próprio bem e o de seus filhos e descendentes.

    Ezequiel 11:20 – Então agirão segundo os meus decretos e serão cuidadosos em obedecer às minhas leis. Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.

    Miquéias 6:8 – Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: Pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus.

    Sofonias 3:9 – “Então purificarei os lábios dos povos, para que todos eles invoquem o nome do Senhor e o sirvam de comum acordo.

    Mateus 11:29 – Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.

    Mateus 22:37 – Respondeu Jesus: ” ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’.

    Marcos 12:29 – Respondeu Jesus: “O mais importante é este: ‘Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor.

    Lucas 10:27 – Ele respondeu: ” ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’ e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’”.

    Lucas 11:42 – “Ai de vocês, fariseus, porque dão a Deus o dízimo da hortelã, da arruda e de toda a sorte de hortaliças, mas desprezam a justiça e o amor de Deus! Vocês deviam praticar estas coisas, sem deixar de fazer aquelas.

    Atos dos Apóstolos 9:31 – A igreja passava por um período de paz em toda a Judéia, Galiléia e Samaria. Ela se edificava e, encorajada pelo Espírito Santo, crescia em número, vivendo no temor do Senhor.

    Romanos 1:9 – Deus, a quem sirvo de todo o coração pregando o evangelho de seu Filho, é minha testemunha de como sempre me lembro de vocês

    Romanos 8:28 – Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

    Tito 2:11 – Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.

    Hebreus 12:28 – Portanto, já que estamos recebendo um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor,

    1 Pedro 1:15 – Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem,

    1 Pedro 1:17 – Uma vez que vocês chamam Pai aquele que julga imparcialmente as obras de cada um, portem-se com temor durante a jornada terrena de vocês.

    1 João 2:15 – Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele.

    1 João 4:19 – Nós amamos porque ele nos amou primeiro.

    1 João 5:2 – Assim sabemos que amamos os filhos de Deus: amando a Deus e obedecendo aos seus mandamentos.

    1 João 5:3 – Porque nisto consiste o amor a Deus: obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados.

    1 João 5:5 – Quem é que vence o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *