Estudo de Mateus 22:37 – Comentado e Explicado

Respondeu Jesus: Amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda tua alma e de todo teu espírito {Dt 6,5}.
Mateus 22:37

Comentário de Albert Barnes

Jesus disse-lhe … – Marcos diz que ele introduziu isso referindo-se à doutrina da unidade de Deus “Ouve, Israel! o Senhor teu Deus é um Senhor ”- retirado de Deuteronômio 6: 4 . Isso foi dito, provavelmente, porque toda verdadeira obediência depende do conhecimento correto de Deus. Ninguém pode guardar seus mandamentos que não estão familiarizados com sua natureza, suas perfeições e seu direito de comandar,

Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração – O significado disso é: amarás ele com todas as tuas faculdades ou poderes. Tu o amarás supremamente, mais do que todos os outros seres e coisas, e com todo o ardor possível. Amá-lo de todo o coração é fixar as afeições supremamente nele, mais fortemente do que em qualquer outra coisa, e estar disposto a desistir de tudo o que consideramos querido por seu comando,

Com toda a tua alma – ou com toda a tua “vida”. Isso significa estar disposto a desistir da vida a ele e dedicar tudo ao seu serviço; viver para ele e estar disposto a morrer sob seu comando,

Com toda a tua mente – Submeter o “intelecto” à sua vontade. Amar sua lei e seu evangelho mais do que as decisões de nossas próprias mentes. Estar disposto a submeter todas as nossas faculdades ao seu ensino e orientação, e dedicar a ele todas as nossas realizações intelectuais e todos os resultados de nossos esforços intelectuais.

“Com toda a tua força” (Marcos). Com todas as faculdades da alma e do corpo. Trabalhar e labutar por sua glória, e fazer disso o grande objetivo de todos os nossos esforços.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 22: 37-40 . Jesus disse: Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração – Sobre este primeiro e grande mandamento, e as palavras com as quais Moisés o antecedeu, veja nota em Deuteronômio 6: 5 ; e para a elucidação de todo esse parágrafo, veja as notas em Marcos 12: 28-34 , onde a conversa que nosso Senhor teve com esse escriba está mais amplamente relacionada. Nesses dois mandamentos, dependem toda a lei e os profetas – isto é, eles contêm a substância ou abreviação de todos os deveres religiosos e morais contidos na lei e nos profetas, que, portanto, podem ser considerados pendentes ou dependentes deles. A expressão, diz o Dr. Whitby, é uma metáfora tirada de um costume mencionado por Tertullian de suspender suas leis em um local público para ser visto por todos os homens; e importa que, nesses preceitos, compendiosamente esteja contido tudo o que a lei e os profetas exigem, em referência ao nosso dever para com Deus e o homem; pois, embora existam alguns preceitos de temperança que devemos a nós mesmos, ainda assim são tais que podemos ser movidos a praticar a partir do verdadeiro amor de Deus e do próximo; quem, se realmente amamos, não podemos querer neles. Pois o amor de Deus nos tornará humildes e contentes com nossa sorte; nos preservará de toda intemperança, impaciência e desejos profanos; nos tornará vigilantes para nós mesmos, para que possamos manter uma boa consciência e solicitados para o nosso bem-estar eterno. E o amor do próximo nos libertará de todas as paixões iradas, inveja, malícia, vingança e outros temperamentos desagradáveis: de modo que ambos juntos nos introduzam toda a mente que estava em Cristo, e nos fazem andar como ele andou .

Comentário de E.W. Bullinger

Tu amarás, etc. Citado em Deuteronômio 6: 5 ; Deuteronômio 10:12 ; Deuteronômio 30: 6 .

o SENHOR = Jeová. App-98.

alma. Grego. psuche. App-110.

Comentário de John Calvin

Mateus 22:37 . Amarás o Senhor, tu Deus. Segundo Marcos, o prefácio é inserido, que somente Jeová é o Deus de Israel; pelas quais palavras Deus apóia a autoridade de sua lei de duas maneiras. Pois, primeiro, deveria ser uma excitação poderosa para a adoração a Deus, quando estamos plenamente convencidos de que adoramos o verdadeiro Criador do céu e da terra, porque a indiferença é naturalmente produzida pela dúvida; e, segundo, porque é um incentivo agradável amá- lo, quando ele nos adota livremente como seu povo. Então, para que não hesitem, como geralmente acontece em casos de incerteza, os judeus são informados de que a regra da vida lhes é prescrita pelo verdadeiro e único Deus; e, por outro lado, para que não sejam retidos pela desconfiança, Deus se aproxima deles de uma maneira familiar e os lembra de sua graciosa aliança com eles. E, no entanto, não há razão para duvidar que o Senhor se distinga de todos os ídolos, para que os judeus não sejam afastados dele, mas possam aderir à adoração pura do próprio Deus. Agora, se a incerteza não impede que os miseráveis ??adoradores dos ídolos sejam levados ao amor deles por zelo impetuoso, que desculpa resta para os ouvintes da Lei, se eles permanecerem indiferentes, depois que Deus se revelou a eles?

O que se segue é um resumo da Lei, (73) que também se encontra nos escritos de Moisés ( Deuteronômio 6: 5 ). Pois, embora seja dividido em duas tabelas, a primeira delas diz respeito à adoração a Deus, e o segundo da caridade, Moisés, de maneira adequada e sábia, elabora este resumo (74) para que os judeus possam perceber qual é a vontade de Deus em cada um dos mandamentos. E, embora devamos amar a Deus muito mais do que os homens, Deus, mais propriamente, em vez de adoração ou honra, exige amor de nós, porque assim ele declara que nenhum outro culto lhe agrada além do que é voluntário; pois ninguém realmente obedecerá a Deus, senão aquele que O ama . Mas quando as inclinações perversas e pecaminosas da carne nos afastam do que é certo, Moisés mostra que nossa vida não será regulada corretamente até que o amor de Deus encha todos os nossos sentidos. Portanto, aprendamos que o início da piedade é o amor de Deus, porque Deus despreza os serviços forçados dos homens e escolhe ser adorado livre e voluntariamente; e aprendamos também que, sob o amor de Deus, está incluída a reverência devida a ele.

Moisés não acrescenta a mente, mas menciona apenas o coração, a alma e a força; e embora a atual divisão em quatro cláusulas seja mais completa, ela não altera o sentido. Pois, embora Moisés pretenda ensinar geralmente que Deus deve ser perfeitamente amado, e que quaisquer poderes pertencentes aos homens devem ser dedicados a esse objetivo, ele reconheceu o suficiente, depois de mencionar a alma e o coração, para acrescentar força, para que ele pode não deixar nenhuma parte de nós não influenciada pelo amor de Deus; e sabemos também que, sob a palavra coração, os hebreus às vezes incluem a mente, (75) particularmente quando ela se une à palavra alma. Qual é a diferença entre a mente e o coração, tanto nesta passagem quanto em Mateus, eu não me incomodo em perguntar, exceto que considero a mente como a morada mais elevada da razão, da qual fluem todos os nossos pensamentos e deliberações.

Parece agora a partir deste resumo que, nos mandamentos da Lei, Deus não olha para o que os homens podem fazer, mas para o que eles devem fazer; uma vez que nesta enfermidade da carne é impossível que o amor perfeito possa obter domínio, pois sabemos quão fortemente todos os sentidos de nossa alma estão dispostos à vaidade. Por fim, aprendemos disso, que Deus não fica satisfeito com a aparência externa das obras, mas exige principalmente os sentimentos internos, de que, a partir de uma boa raiz, bons frutos podem crescer.

Comentário de Adam Clarke

Amarás o Senhor – Este é um assunto da maior importância e deve ser bem compreendido, pois nosso Senhor mostra que toda a verdadeira religião é composta por amar a Deus e ao próximo.

Pode não ser desnecessário investigar o significado literal da palavra amor. ??ap? , de a?apa? , eu amo, deve ser composto de a?a? e p??e?? , para agir com veemência ou intensamente; ou, de a?e?? ?ata pa? , porque o amor está sempre ativo e agirá de todas as maneiras possíveis; pois quem ama é levado, com toda a sua afeição e desejo, ao objeto amado, para possuí-lo e desfrutá-lo. Alguns o derivam de a?a? e pa?es?a? , estar completamente em repouso ou ser intensamente satisfeito; porque aquele que ama é extremamente satisfeito e descansa completamente satisfeito naquilo que ama. Outros, de a?a? e pa? , porque uma pessoa abraça avidamente, e se apega vigorosamente, àquilo que é o objeto de seu amor. Por fim, outros supõem que seja composto de a?a? , admiro, e pa??µa? , descanso, porque aquilo que um homem ama intensamente repousa, com admiração e contemplação fixas. De modo que o amor genuíno não muda, mas sempre permanece firmemente ligado àquilo que é amado.

Qualquer que seja o pensamento dessas etimologias, como sendo justo ou provável, uma coisa será evidente para todos aqueles que sabem o que significa amor, que eles lançam muita luz sobre o assunto e o manifestam em uma variedade de pontos de vista impressionantes. O antigo autor de um MS. O léxico na biblioteca do falecido rei francês, sob a palavra a?ap? , tem a seguinte definição: ?spa??? p???es?? ep? t? f???a t?? f????µe???S?µ????a . “Uma agradável entrega de amizade a um amigo: – uma identidade ou identidade da alma.” Uma preferência soberana dada a um acima de todos os outros, presente ou ausente: uma concentração de todos os pensamentos e desejos em um único objeto, que um homem prefere a todos os outros. Aplique essa definição ao amor que Deus requer de suas criaturas, e você terá a visão mais correta do assunto. Portanto, parece que, com esse amor, a alma apega-se avidamente, admira carinhosamente e repousa constantemente em Deus, supremamente satisfeita e satisfeita com ele como sua porção: que ela age como sua autora; para ele, como seu mestre; e para ele, como seu fim. Por isso, todos os poderes e faculdades da mente estão concentrados no Senhor do universo. Que, com isso, todo o homem se entrega voluntariamente ao Altíssimo; e que, através dele, é adquirida uma identidade ou semelhança de espírito com o Senhor – o homem sendo feito participante da natureza Divina, tendo a mente em aquele que estava em Cristo, e assim habitando em Deus, e Deus nele.

Mas o que está implícito em amar a Deus com todo o coração, alma, mente, força etc., e quando se pode dizer que um homem faz isso?

  1. Ele ama a Deus de todo o coração, que não ama nada em comparação a ele, e nada além de referência a ele: – quem está pronto para desistir, fazer ou sofrer qualquer coisa para agradar e glorificá-lo: – que tem em seu coração nem amor, nem ódio, esperança, nem medo, inclinação, nem aversão, desejo, nem deleite, mas como eles se relacionam com Deus e são regulados por ele.
  • Ele ama a Deus com toda a sua alma, ou melhor, com toda a sua vida, que está pronto para desistir da vida por causa dele – para suportar todos os tipos de tormentos e para ser privado de todos os tipos de conforto. do que desonrar a Deus: – que emprega a vida com todos os seus confortos e conveniências, para glorificar a Deus em, por e através de todos: – para quem a vida e a morte não são nada, mas como elas vêm e conduzem a Deus, a partir deste princípio divino brotou o sangue dos mártires, que se tornou a semente da Igreja. Eles venceram o sangue do Cordeiro, e não amaram suas vidas até a morte. Ver Apocalipse 12:11 .
  • Ele ama a Deus com todas as suas forças ( Marcos 12:30 ; Lucas 10:27 😉 que exerce todos os poderes de seu corpo e alma a serviço de Deus: – que, para a glória de seu Criador, não poupa trabalho nem custo – que sacrifica seu tempo, corpo, saúde, tranqüilidade, para a honra de Deus, seu Divino Mestre: – que emprega em seu serviço todos os seus bens, talentos, poder, crédito, autoridade e influência.
  • 4. Ele ama a Deus com toda a sua mente (intelecto – d?a???a ) que se aplica apenas a conhecer a Deus e sua santa vontade: – que recebe com submissão, gratidão e prazer, as verdades sagradas que Deus revelou ao homem: – quem não estuda arte nem ciência, mas na medida do necessário para o serviço de Deus, e a utiliza sempre para promover sua glória – que não cria projetos nem desígnios, mas em referência a Deus e aos interesses da humanidade: – que bane de sua compreensão e memória de todos os pensamentos inúteis, tolos e perigosos, juntamente com todas as idéias que têm alguma tendência a contaminar sua alma, ou desviá-la por um momento do centro do repouso eterno. Em uma palavra, aquele que vê Deus em todas as coisas – pensa nele o tempo todo – tendo sua mente continuamente fixada em Deus, reconhecendo-o em todos os seus caminhos – que começa, continua e termina todos os seus pensamentos, palavras e obras, para a glória do seu nome: – esta é a pessoa que ama a Deus com todo o seu coração, vida, força e intelecto. Ele é crucificado para o mundo, e o mundo para ele: ele vive, mas não ele, mas Cristo vive nele. Ele vê como num copo a glória do Senhor, e é transformado à mesma imagem de glória em glória. Simples e constantemente olhando para Jesus, o autor e aperfeiçoador de sua fé, ele recebe suprimentos contínuos de graça esclarecedora e santificadora e, portanto, é adequado a toda boa palavra e obra. Ó estado glorioso! muito, muito além desta descrição! que compreende uma comunhão inefável entre a sempre abençoada Trindade e a alma do homem!

    Comentário de Thomas Coke

    Mateus 22:37 . Amarás com todo o teu coração, etc. – Estas palavras coração, alma, etc. embora usado de maneira promíscua, ainda assim, quando assim reunidos, parece pretender expressar, de maneira mais distinta, as circunstâncias necessárias dessa obediência, que é a evidência apropriada de nosso amor a Deus. As palavras com todo o teu coração indicam que nosso amor e obediência devem ser sinceros, consistindo não apenas no ato externo, mas também nos afetos internos da mente. As palavras com toda a tua alma mostram que nossa obediência deve ser universal; pois ele não ama a Deus no sentido das Escrituras, que o obedece apenas em alguns casos, e não em todos. Por fim, as palavras com toda a mente ensinam que nossa obediência a Deus deve ser voluntária e alegre.

    Comentário de John Wesley

    Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o teu entendimento.

    Deuteronômio 6: 5 .

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *