Estudo de Sofonias 3:9 – Comentado e Explicado

Então darei aos povos lábios puros, para que invoquem todos o nome do Senhor, e o sirvam num mesmo espírito de zelo.
Sofonias 3:9

Comentário de Albert Barnes

Para então – Na ordem das misericórdias de Deus. A libertação de Babilônia foi a precursora da do Evangelho, que era seu objetivo. A propagação do Evangelho é então mencionada na conexão da Providência e do plano de Deus, e o tempo é negligenciado. Suas bênçãos são mencionadas como “então” dadas quando o fervoroso foi dado, e as pessoas, de quem de acordo com a carne que Cristo nasceria, foram colocadas novamente na terra em que Ele nasceria. Lap .: “O profeta nasce, como é seu costume, para Cristo e o tempo da nova lei.” E em Cristo, o fim da lei, o profeta termina.

Voltarei – ao contrário do que eles tinham antes, “ao povo”, literalmente, “povos”, as nações da terra, “uma linguagem pura”, literalmente, “um lábio purificado”. É uma conversão real, como foi dito de Saul no começo 1 Samuel 10: 9 ; “Deus” (literalmente) “voltou-se para ele outro coração”. Antes da dispersão de Babel, o mundo era “de um só lábio”, mas isso, impuro, pois estava em rebelião contra Deus. Agora será novamente de “um lábio”; e isso “purificado”. A pureza é da fé e da vida, “para que invoquem o Nome do Senhor”, não como até agora nos ídolos, mas para que toda língua confesse o único Deus verdadeiro, Pai Filho e Espírito Santo, em cujo nome eles são. batizado. Isso é pureza de fé. Para “invocar o Nome do Senhor Jesus” Atos 22:16 ; Romanos 10:13 é o próprio título da adoração cristã; “Tudo o que invocava o nome” de Jesus, o próprio título de cristãos Atos 9:14 , Atos 9:21 ; 1 Coríntios 1: 2 . “Servir a Ele com um consentimento”, literalmente, “com um ombro”, uniformemente, firmemente, “não de jugo desigual”, mas todos com força unida, portando o “jugo fácil” de Cristo e os “encargos uns dos outros, cumprindo a lei de Cristo . ” Isso é pureza da vida. O fruto dos lábios é o “sacrifício de louvor” Hebreus 13:15 .

Deus devolveu uma linguagem pura, quando, no dia de Pentecostes, o Espírito Santo, o Autor da pureza, desceu em línguas ardentes sobre os apóstolos, ensinando-os e guiando-os “para toda a verdade” João 16:13 , e “falar a cada um em sua própria língua, em que ele nasceu, as maravilhosas obras de Deus” Atos 2: 8 , Atos 2:11 . A partir de então, haveria uma unidade superior à da linguagem externa. Pois a fala não é o som externo, mas os pensamentos que ela transmite e incorpora. O pensamento interior é a alma das palavras. A confusão externa de Babel era impedir a unidade no mal e uma confusão pior. No Pentecostes, a unidade restaurada era a unidade de alma e coração, operada por Um Espírito, cujo dom é a única Fé e a única Esperança de nosso chamado, no Único Senhor, em quem somos um, enxertado em um corpo, por nosso batismo Efésios 4: 3-6 . A Igreja, então criada, é a Única Igreja Universal Sagrada difundida em todo o mundo, em todos os lugares com uma regra de Fé, “a Fé de uma vez por todas entregue aos santos”, confessando um Deus, a Trindade em Unidade, e servindo-O em a única lei do Evangelho com um consentimento.

Os cristãos, como cristãos, falam a mesma língua da fé e, de todos os cantos do mundo, uma língua de louvor sobe ao Deus único e Pai de todos: “Deus dividiu as línguas em Babel, para que não se entendessem, eles devem formar uma unidade destrutiva. Por homens orgulhosos, as línguas foram divididas; através das humildes línguas dos apóstolos foram reunidas em uma. O espírito do orgulho dispersou as línguas; o Espírito Santo reuniu línguas em uma. Pois quando o Espírito Santo veio sobre os discípulos, eles falaram com a língua de todos, foram entendidos por todos; as línguas dispersas foram reunidas em uma. Então, se eles ainda estão zangados e gentios, é melhor que eles tenham suas línguas divididas. Se eles desejam uma língua, venham à Igreja, pois na diversidade das línguas da carne, há uma língua na fé do coração. ” Em qualquer grau em que a unidade seja prejudicada dentro da Igreja, embora exista apenas uma fé nos credos, somente Ele pode restaurá-la e ‘voltar a ela uma linguagem purificada’, que primeiro a deu àqueles que esperavam por ele. Tanto o louvor quanto o serviço são aperfeiçoados acima, onde o Bem-aventurado, com uma voz alta, clamará: Salvação ao nosso Deus que está assentado no Trono e no Cordeiro; bênção e glória e sabedoria e ação de graças e honra e poder e podem ser para o nosso Deus para todo o sempre ‘ Apocalipse 7:10 , Apocalipse 7:12 . E aqueles que saíram de grande tribulação e lavaram suas vestes e as embranqueceram no Sangue do Cordeiro ”estarão perante o Trono de Deus e O servirão dia e noite em Seu templo” Apocalipse 7: 14- 15

Comentário de Thomas Coke

Sofonias 3: 9 . Pois então voltarei , etc. – Houbigant a processa; pois então derramarei no povo uma linguagem pura; para que todos invoquem o nome de Jeová e o sirvam com um ombro; isto é, com unanimidade e consentimento; aludindo à unanimidade dos levitas em carregar a arca. O profeta prediz as mesmas coisas aqui com Joel, Joel 2:28 . Derramarei meu espírito sobre toda a carne, etc.

Comentário de Joseph Benson

Sofonias 3: 9 . Pois então – ou depois, como a partícula ?? parece significar aqui, voltarei ou restaurarei ao povo uma linguagem pura – voltarei de suas idolatria e outras iniqüidades (ver Sofonias 3:13 ). para me glorificar com uma mente e uma boca. O mesmo se expressa ao falar a língua de Canaã, Isaías 19:18 . Essa promessa parece respeitar principalmente os cativos judeus na Babilônia, e sugerir que Deus, pelo cativeiro e por outros métodos de sua providência, os reformará e os despojará de suas idolatias e outros pecados, para que, ao voltarem, em sua própria terra, todos se unem para glorificá-lo com uma mente e uma boca, e servi-lo sozinho em sinceridade e verdade. E isso foi, em grande medida, realizado. Pois eles nunca após a restauração adoraram deuses diferentes, como haviam feito antes; mas todos se uniram também às das dez tribos que retornaram, como as de Judá e Benjamim, na adoração a Jeová; nem a nação, em geral, jamais caiu em idolatria grosseira. E não há dúvida de que a moral deles em geral era muito mais pura quando retornavam da Babilônia do que na época em que foram levados para lá. É, no entanto, geralmente suposto pelos comentaristas, que o pleno cumprimento desta promessa é reservado para os últimos dias, após a conversão dos judeus e a chegada da plenitude dos gentios, quando haverá um único Senhor, e seu nome um, Zacarias 14: 9 . Consequentemente, a palavra traduzida para pessoas na primeira cláusula está no plural, ??? , povos, restaurarei aos povos uma linguagem pura: uma expressão que dificilmente poderia ser destinada apenas aos judeus, mas parece evidentemente incluir também os gentios. Para servi-lo com um consentimento – hebraico, com um ombro; isto é, por unanimidade, e com empreendimentos conjuntos. A metáfora é tirada de bestas reunidas em um jugo, ou de homens ajeitando seus ombros em um único fardo.

Comentário de Scofield

então eu vou virar

Em Sofonias, a conversão dos “povos” é declarada fora da ordem profética usual, na qual as bênçãos de Israel e a criação do reino precedem a conversão dos gentios. (Veja Scofield “ Zacarias 12: 1 “) . Veja Scofield ” Zacarias 12: 8 “. Mas a passagem dá testemunho claro de quando a conversão das nações ocorrerá. É após o ferimento das nações. Cf. Isaías 11: 9 com contexto; Daniel 2:34 ; Daniel 2:35 ; Salmos 2: 5-8 ; Atos 15: 15-17 ; Apocalipse 19:19 a Apocalipse 20: 6 .

Comentário de John Wesley

Pois então voltarei ao povo uma linguagem pura, para que todos invoquem o nome do Senhor, para servi-lo com um único consentimento.

Uma linguagem pura – darei a eles uma maneira pura de me adorar, a questão de um coração puro.

Comentário de Adam Clarke

Voltarei ao povo – Essa promessa deve se referir à conversão dos judeus sob o Evangelho.

Para que todos possam chamar – Para que toda a nação possa invocar Deus por Cristo e servi-lo com um consentimento; nenhum incrédulo sendo encontrado entre eles.

A língua pura, ????? ??? saphah berurah , pode aqui significar a forma de culto religioso. Eles foram antes de idólatras: agora Deus promete restaurar sua adoração pura entre eles. A palavra certamente tem esse significado no Salmo 81: 6 ; onde, como Deus é o orador, as palavras não devem ser pronunciadas: “Ouvi uma língua que não entendi”, mas “ouvi uma confissão religiosa, que não aprovei”. Ver Isaías 19:18 ; Oséias 14: 3 ; e veja Joel 2:28 , onde uma promessa semelhante é encontrada.

Comentário de E.W. Bullinger

então: ou seja, depois de tudo o que está implícito em Sofonias 3: 8 . Observe a ordem das bênçãos em “9, 10” : primeiro os gentios e depois Israel; Mas em “18-20-“, Israel primeiro e depois os gentios.

pessoas = povos.

uma linguagem pura = um lábio purificado: isto é, um lábio limpo em contraste com os lábios “impuros” ( Isaías 6: 5 ).

puro = separado daquilo que é impuro ou impuro. Hebraico. barar, como em Ezequiel 20:38 . Isaías 52:11 . Daniel 11:35 ; Daniel 12:10 . A referência é: estar preparado para a adoração a Jeová, como mostra a próxima cláusula. Compare Sofonias 1: 4 , Sofonias 1: 5 .

para que eles possam. Alguns códices, com siríaco e vulgata, leem “e podem” .

consentimento. Ombro hebraico. Colocado pela figura do discurso Metonymy (of Adjunct), App-6, para o serviço prestado por ele. Não é a metáfora da figura do discurso como alegada.

Comentário de John Wesley

Pois então voltarei ao povo uma linguagem pura, para que todos invoquem o nome do Senhor, para servi-lo com um único consentimento.

Uma linguagem pura – darei a eles uma maneira pura de me adorar, a questão de um coração puro.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *