Estudo de Deuteronômio 6:13 – Comentado e Explicado

Temerás o Senhor, teu Deus, prestar-lhe-ás o teu culto e só jurarás pelo seu nome.
Deuteronômio 6:13

Comentário de Thomas Coke

Ver. 13. Jurarás por seu nome Juramento é um ato solene de culto religioso; assim, jurar por qualquer outro nome que não seja o verdadeiro Deus, é reconhecer outro deus como o verdadeiro e cair em um politeísmo. Portanto, segue-se que as palavras, jurarás pelo nome dele, são sinônimos de que professarás a verdadeira religião; e, em diversas passagens do Antigo Testamento, os adoradores do Deus verdadeiro são especialmente caracterizados como aqueles que juram pelo nome do Senhor. O próprio Deus, predizendo, pela boca de Isaías, a conversão dos gentios, faz isso com estas palavras; para mim todo joelho se dobrará, e toda língua jurará, cap. Isaías 45:23, que São Paulo explica, toda língua confessará a Deus. Romanos 14:11 . Veja também Isaías 19:18 ; Isaías 65:16 . Jeremias 4: 1-2 ; Jeremias 5: 7 . Este parece ser o verdadeiro significado da passagem: muitos, no entanto, entendem que, ao fazer um juramento, eles deveriam jurar apenas por Jeová, e nunca por nenhum dos deuses dos gentios. Ver Josué 23: 7-8 .

Comentário de Adam Clarke

Temerás o Senhor teu Deus – O respeitarás e reverenciarás como teu legislador e juiz; como teu Criador, Preservador, e o único objeto de tua adoração religiosa.

E sirva-o – Nosso abençoado Senhor, em Mateus 4:10 ; Lucas 4: 8 cita estas palavras da seguinte maneira: E somente Ele (a) você servirá. Parece, portanto, que ???? lebaddo estava antigamente no texto hebraico, como era e é na Septuaginta ( a?t? µ??? ), da qual nosso Senhor o citou. O copta preserva a mesma leitura; o mesmo acontece com a Vulgata ( illi soli ) e a Anglo-Saxônica. O Dr. Kennicott argumenta que, sem a palavra, apenas o texto não seria conclusivo para o propósito para o qual nosso Senhor o avançou; pois, conforme aprendemos nas Escrituras que alguns homens adoravam falsos deuses em conjunto com a verdade, a citação aqui não teria sido completa ao ponto sem essa palavra exclusiva. Pode ser apropriado observar que a palavra omitida ???? lebaddo , retida nas versões acima, não existe no texto impresso em hebraico, nem em qualquer MS. até agora descoberto.

Jurar pelo seu nome – ???? tishshabea , de ??? shaba , ele estava cheio, satisfeito ou deu o que estava cheio ou satisfatório. Portanto, um juramento e um juramento, porque apelar a Deus e levá-lo como testemunha em qualquer caso de promessa, etc., davam total e suficiente segurança à realização; e, se feito em evidência, ou na verdade de qualquer fato específico, dava total segurança à verdade dessa evidência. Um juramento, portanto, é um apelo a Deus, que conhece todas as coisas, sobre a verdade do assunto em questão: e quando um homem religioso faz esse juramento, ele dá plena e razoavelmente satisfeito que a coisa é assim, como afirmado; pois sempre se presume que nenhum homem, a menos que esteja em estado de profunda degradação, faça um apelo falso, pois isso implicaria uma tentativa de fazer de Deus uma parte no engano.

Comentário de John Wesley

Temerás ao SENHOR teu Deus, e o servirás, e pelo seu nome jurarás.

Jurarás pelo nome dele – Quando tiveres um chamado e justificares jurar, não por ídolos ou por quaisquer criaturas.

Comentário de John Calvin

13. Temerás o Senhor teu Deus. Portanto, é mais evidente por que Ele acabou de declarar que existe um Deus, a saber, que somente Ele pode ser adorado; pois, a menos que nossas mentes estejam concentradas somente nEle, a religião é dividida, por assim dizer, em diversas partes, e isso logo é seguido por um labirinto de erros. Mas, primeiro, ele pede reverência e depois a adoração que pode testemunhar e demonstrar. O “medo” contém nela a idéia de sujeição, quando os homens se dedicam a Deus, porque Sua terrível majestade os mantém em seu devido lugar. Daí resulta a adoração, que é a prova da piedade. Mas devemos observar que o medo estabelecido nesta passagem é voluntário, de modo que os homens influenciados por ela desejam nada mais do que obedecer a Deus. Quando afirmei, portanto, que Deus nos coloca sob o jugo por um senso de Seu poder e grandeza, não entendi que uma obediência violenta e servil nos é extorquida; Eu só queria afirmar que os homens não podem ser induzidos a obedecer a Deus antes de serem subjugados pelo medo; porque sua corrupção inata sempre carrega consigo um desprezo pela religião e um espírito de licenciosidade. Portanto, em Jeremias ( Jeremias 5:22 ), a fim de exortar os homens a temer, ele expõe Seu terrível poder em restringir a força do mar; mas esse medo leva ainda mais a Seus verdadeiros adoradores. Na outra passagem que separamos de Deuteronômio 10: 0 , a palavra apegar novamente confirma a verdade: que assim que os homens se recusam a Deus no mínimo grau, Sua adoração é corrompida. Pois este é o significado dessa união consigo mesmo, à qual Ele chama Seus adoradores, para que eles sejam colados a Ele, por assim dizer, e não devam procurar em outro lugar.

Referências Cruzadas

Levítico 19:12 – “Não jurem falsamente pelo meu nome, profanando assim o nome do seu Deus. Eu sou o Senhor.

Deuteronômio 5:29 – Quem dera eles tivessem sempre no coração esta disposição para temer-me e para obedecer a todos os meus mandamentos. Assim tudo iria bem com eles e com seus descendentes para sempre! “

Deuteronômio 6:2 – Desse modo vocês, seus filhos e seus netos temerão ao Senhor, o seu Deus, e obedecerão a todos os seus decretos e mandamentos, que eu lhes ordeno, todos os dias da sua vida, para que tenham vida longa.

Deuteronômio 10:12 – E agora, ó Israel, que é que o Senhor seu Deus pede de você, senão que tema o Senhor, o seu Deus, que ande em todos os seus caminhos, que o ame e que sirva ao Senhor, ao seu Deus, de todo o seu coração e de toda a sua alma,

Deuteronômio 10:20 – Temam o Senhor, o seu Deus, e sirvam-no. Apeguem-se a ele e façam os seus juramentos somente em nome dele.

Deuteronômio 13:4 – Sigam somente o Senhor, o seu Deus, e temam a ele somente. Cumpram os seus mandamentos e obedeçam-lhe; sirvam-no e apeguem-se a ele.

Josué 2:12 – Jurem-me pelo Senhor que, assim como eu fui bondosa com vocês, vocês também serão bondosos com a minha família. Dêem-me um sinal seguro

Salmos 15:4 – que rejeita quem merece desprezo, mas honra os que temem ao Senhor, que mantém a sua palavra, mesmo quando sai prejudicado,

Salmos 63:11 – Mas o rei se alegrará em Deus; todos os que juram pelo nome de Deus o louvarão, mas as bocas dos mentirosos serão tapadas.

Isaías 45:23 – Por mim mesmo eu jurei, a minha boca pronunciou com toda integridade uma palavra que não será revogada: Diante de mim todo joelho se dobrará; junto a mim toda língua jurará.

Isaías 65:16 – Quem pedir bênção para si na terra, que o faça pelo Deus da verdade; quem fizer juramento na terra, que o faça pelo Deus da verdade. Porquanto as aflições passadas serão esquecidas e estarão ocultas aos meus olhos.

Jeremias 4:2 – se você jurar pelo nome do Senhor, com fidelidade, justiça e retidão, então as nações serão por ele abençoadas e nele se gloriarão. “

Jeremias 5:2 – Embora digam: ‘Juro pelo nome do Senhor’, ainda assim estão jurando falsamente. “

Jeremias 5:7 – “Por que deveria eu perdoar-lhe isso? Seus filhos me abandonaram e juraram por aqueles que não são deuses. Embora eu tenha suprido as suas necessidades, eles cometeram adultério e freqüentaram as casas de prostituição.

Jeremias 12:16 – E se aprenderem a comportar-se como meu povo, e jurarem pelo nome do Senhor, dizendo: ‘Juro pelo nome do Senhor’ — como antes ensinaram o meu povo a jurar por Baal — então eles serão estabelecidos no meio do meu povo.

Mateus 4:10 – Jesus lhe disse: “Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto’”.

Lucas 4:8 – Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto’”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *