Estudo de Josue 2:12 – Comentado e Explicado

Agora, vo-lo peço, jurai-me pelo Senhor, que, assim como usei de bondade para convosco, do mesmo modo poupareis a casa de meu pai.
Josue 2:12

Comentário de Albert Barnes

Um sinal verdadeiro – literalmente, “um sinal” ou “penhor da verdade; “Algo para obrigá-los a manter fielmente sua promessa. O “sinal” foi o juramento que os espiões fazem Josué 2:14 .

Comentário de Thomas Coke

Ver. 12. Agora, portanto, oro, jura-me pelo Senhor . Em reconhecimento ao serviço de sinalização que Raabe havia prestado aos dois espiões, ela pede a eles um favor, que é que, ao tomar Jericó, não apenas ela e seus pais, mas também todos os familiares que foram encontrados em sua casa, devem ser isentos da destruição geral. E ela deseja que isso seja assegurado por um juramento: essa era a maior segurança que ela poderia ter; um juramento é o laço de fidelidade mais respeitável e sagrado em todos os discursos e promessas. Todas as nações o consideraram. Todos acreditavam que os deuses, vingadores do pecado, eram particularmente perjúrios; e, sem dúvida, os adoradores do Deus verdadeiro devem ser os mais religiosos de todos os mortais na observância de um juramento. Mas quão animada deve ter sido a fé dessa mulher, que poderia excitá-la a agir como ela! Ela fala de Jericó, mais como uma cidade já tomada, do que mal ameaçada; e comporta-se como se ela realmente visse o cumprimento do terrível decreto de Deus. Portanto, as precauções que ela toma e o juramento que exige são tantas provas da confiança com que recebeu a palavra de Deus e de sua perfeita aquiescência na vontade dele.

E me dê um sinal verdadeiro isto é, um sinal que possa servi-la como salvaguarda e colocar sua casa em perfeita segurança contra a violência dos soldados. Houbigant a processa e você me dará um verdadeiro sinal.

Comentário de Adam Clarke

– This is a farther proof that this woman had received considerable instruction in the Jewish faith; Jure me pelo Senhor – Esta é mais uma prova de que essa mulher havia recebido considerável instrução na fé judaica; ela reconheceu o verdadeiro Deus por seu caráter essencial, Jeová; e sabia que um juramento em seu nome era a obrigação mais profunda e mais solene sob a qual um judeu poderia vir. Isso não se refere também ao mandamento de Deus: Temerás ao Senhor e juraremos por seu nome? Veja a nota em Deuteronômio 6:13 .

Comentário de John Wesley

Agora, pois, peço-lhe que jure pelo Senhor, uma vez que vos mostrei benignidade, que também mostrareis benignidade à casa de meu pai, e me dê um verdadeiro sinal.

Pelo Senhor – Pelo seu Deus, que é o único Deus verdadeiro: então ela é dona da adoração dele, um ato eminente do qual jura pelo nome dele.

Casa de meu pai – Meus parentes próximos, que ela nomeia particularmente Josué 2:13 , marido e filhos, parece que ela não tinha nenhum. E para si mesma, era desnecessário falar, sendo um dever claro e inegável salvar o seu preservador.

Verdadeiro sinal – ou uma garantia de que você irá preservar a mim e aos meus da ruína comum: ou um sinal que eu possa produzir como testemunha deste acordo e um meio de minha segurança. Isso é tudo o que ela pede. Mas Deus fez por ela mais do que ela podia perguntar ou pensar. Posteriormente, ela foi promovida a princesa em Israel, esposa de Salmon e um dos ancestrais de Cristo.

Comentário de John Calvin

12. Agora, portanto, oro, juro, etc. É outra manifestação de fé que ela coloca os filhos de Abraão em possessão segura da terra de Canaã, sem se basear em nenhum outro argumento além de ter ouvido que era prometido divinamente. para eles. Pois ela não supunha que Deus estivesse favorecendo intrusos sem lei que estavam forçando seu caminho para os territórios de outros com violência injusta e licenciosidade incontida, mas concluiu que eles estavam entrando na terra de Canaã, porque Deus lhes havia atribuído o domínio dela. . Não se pode acreditar que, quando procuraram uma passagem dos edomitas e de outros, nada disseram para onde estavam indo. Não, essas nações estavam familiarizadas com a promessa feita a Abraão, e cuja memória havia sido renovada novamente pela rejeição de Esaú.

Além disso, na língua de Raabe, contemplamos aquela propriedade característica da fé descrita pelo autor da Epístola aos Hebreus, quando a chama de visão ou visão de coisas que não aparecem. ( Hebreus 11: 1 ) Raabe está morando com seu povo em uma cidade fortificada; e, no entanto, ela dedica sua vida a seus convidados aterrorizados, como se eles já tivessem tomado posse da terra e tivessem pleno poder de salvar ou destruir enquanto eles satisfeito. Essa rendição voluntária foi, de fato, a mesma coisa que abraçar a promessa de Deus e se lançar em sua proteção. Além disso, ela faz um juramento, porque muitas vezes, na tomada das cidades, o calor e o tumulto da luta sacudiam a lembrança do dever. Do mesmo modo, ela menciona a bondade que demonstrou com eles, para que a gratidão os estimule ainda mais a cumprir sua promessa. Pois, embora a obrigação do juramento deva ter sido efetiva, teria sido duplamente básico e desumano não demonstrar gratidão a uma anfitriã a quem eles deviam se libertar. Raabe mostra a bondade de sua disposição, em sua ansiedade em relação aos pais e parentes. Isso é de fato natural; mas muitos são tão dedicados a si mesmos que as crianças hesitam em não resgatar suas próprias vidas pela morte de seus pais, em vez de exercer coragem e zelo para salvá-los.

Referências Cruzadas

Gênesis 24:3 – e jure pelo Senhor, o Deus dos céus e o Deus da terra, que não buscará mulher para meu filho entre as filhas dos cananeus, no meio dos quais estou vivendo,

Gênesis 24:9 – Então o servo pôs a mão debaixo da coxa de Abraão, seu senhor, e jurou cumprir aquela palavra.

Exodo 12:13 – O sangue será um sinal para indicar as casas em que vocês estiverem; quando eu vir o sangue, passarei adiante. A praga de destruição não os atingirá quando eu ferir o Egito.

Josué 2:13 – de que pouparão a vida de meu pai e de minha mãe, de meus irmãos e minhas irmãs, e de tudo o que lhes pertence. Livrem-nos da morte”.

Josué 2:18 – se, quando entrarmos na terra, você não tiver amarrado este cordão vermelho na janela pela qual nos ajudou a descer, e se não tiver trazido para a sua casa o seu pai e a sua mãe, os seus irmãos e toda a sua família.

Josué 9:15 – Então Josué fez um acordo de paz com eles, garantindo poupar-lhes a vida, e os líderes da comunidade o ratificaram com juramento.

Josué 9:18 – Mas não os atacaram, porque os líderes da comunidade lhes haviam feito um juramento em nome do Senhor, o Deus de Israel. Toda a comunidade, porém, queixou-se contra os líderes,

1 Samuel 20:14 – Se eu continuar vivo, mostre a lealdade do Senhor a mim; mas se eu morrer,

1 Samuel 20:14 – Se eu continuar vivo, mostre a lealdade do Senhor a mim; mas se eu morrer,

1 Samuel 20:17 – E Jônatas fez Davi reafirmar seu juramento, por causa de sua amizade por ele, pois ele havia se tornado seu amigo leal.

1 Samuel 24:21 – Portanto, jure-me pelo Senhor que você não eliminará meus descendentes nem fará meu nome desaparecer da família de meu pai”.

1 Samuel 30:15 – Davi lhe perguntou: “Você pode levar-me até esse bando de invasores? ” Ele respondeu: “Jura, diante de Deus, que não me matarás nem me entregarás nas mãos de meu senhor, e te levarei até eles”.

2 Crônicas 36:13 – Também se revoltou contra o rei Nabucodonosor, que o havia obrigado a fazer um juramento em nome de Deus. Tornou-se muito obstinado e não quis se voltar para o Senhor, o Deus de Israel.

Ester 8:6 – Pois, como suportarei ver a desgraça que cairá sobre meu o povo? Como suportarei a destruição da minha própria família? “

Jeremias 12:16 – E se aprenderem a comportar-se como meu povo, e jurarem pelo nome do Senhor, dizendo: ‘Juro pelo nome do Senhor’ — como antes ensinaram o meu povo a jurar por Baal — então eles serão estabelecidos no meio do meu povo.

Ezequiel 9:4 – e lhe disse: “Percorra a cidade de Jerusalém e ponha um sinal na testa daqueles que suspiram e gemem por causa de todas as práticas repugnantes que são feitas nela”.

Marcos 14:44 – O traidor havia combinado um sinal com eles: “Aquele a quem eu saudar com um beijo, é ele: prendam-no e levem-no em segurança”.

Romanos 1:31 – são insensatos, desleais, sem amor pela família, implacáveis.

1 Timóteo 5:8 – Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente.

2 Timóteo 1:16 – O Senhor conceda misericórdia à casa de Onesíforo, porque muitas vezes ele me reanimou e não se envergonhou por eu estar preso;

Tiago 2:13 – porque será exercido juízo sem misericórdia sobre quem não foi misericordioso. A misericórdia triunfa sobre o juízo!

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *