Estudo de Tiago 2:13 – Comentado e Explicado

Haverá juízo sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o julgamento.
Tiago 2:13

Comentário de Albert Barnes

Pois ele terá julgamento sem misericórdia, que não demonstrou misericórdia – Este é obviamente um princípio eqüitativo, e é um princípio encontrado em toda parte na Bíblia. Provérbios 21:13 . “Quem parar de ouvir o clamor do pobre, também chorará, mas não será ouvido.” 2 Samuel 22: 26-27 , “com o misericordioso te mostras misericordioso, e com o perverso te mostras desagradável”. Compare o Salmo 18: 25-26 ; Mateus 6:15 ; Mateus 7: 1-2 . A idéia que o apóstolo parece projetar transmitir aqui é que certamente haverá um julgamento e que devemos esperar que seja conduzido com princípios eqüitativos; que nenhuma misericórdia deve ser mostrada quando o personagem não é tal que será apropriado que seja; e que devemos habitualmente sentir em nossa conduta que Deus será imparcial e que enquadraremos nossas vidas de acordo.

E a misericórdia se alegra com o julgamento – Margem, “gloriosamente”. Grego se vangloria, gloria ou exulta. A idéia é a de se gloriar, como onde um é superior ao outro, ou ganhou uma vitória sobre o outro. A referência o tempo todo aqui é o julgamento, a prova do grande dia; e o apóstolo está declarando os princípios nos quais o julgamento naquele dia será conduzido – em que uma classe será condenada e a outra absolvida e salva. Em referência a uma classe, os ímpios, ele diz que onde não houve misericórdia demonstrada a outros – referindo-se a isso como uma evidência de piedade – isto é, onde não há piedade verdadeira, haverá julgamento sem piedade; no outro caso, haverá, por assim dizer, um triunfo da misericórdia, ou a misericórdia parecerá ter conquistado uma vitória sobre o julgamento. A justiça estrita realmente imploraria por sua condenação, mas o atributo da misericórdia triunfará e eles serão absolvidos.

Os atributos de misericórdia e justiça pareceriam entrar em conflito, mas a misericórdia prevaleceria. Esta é uma afirmação verdadeira do plano de salvação e do que realmente ocorre na redenção de um pecador. A justiça exige, como lhe é devido, que o pecador seja condenado; a misericórdia pede que ele seja salvo – e a misericórdia prevalece. Não é incomum que pareça haver um conflito entre os dois. Nas dispensações da justiça perante tribunais humanos, isso geralmente ocorre. A justiça estrita exige a punição do ofensor; e, no entanto, há casos em que a misericórdia implora, e quando todo homem sente que seria desejável que o perdão fosse estendido aos culpados, e quando sempre nos regozijamos se a misericórdia triunfar. Nesse caso, por exemplo, como o do major André, isso é notável. Por um lado, havia a prova indubitável de que ele era culpado; que ele foi levado como espião; que pelas leis da guerra ele deveria ser morto; que, como o que ele havia feito tendia à ruína da causa americana, e como tal ato, se não fosse punido, sempre exporia um exército à surpresa e à destruição, ele deveria, de acordo com a lei das nações, morrer.

Por outro lado, havia sua juventude, suas altas realizações, suas honrosas conexões, suas brilhantes esperanças, todos implorando que ele pudesse viver e que pudesse ser perdoado. No seio de Washington, os sussurros da justiça e da misericórdia entraram em colisão. Ambos não puderam ser satisfeitos, e parecia haver apenas um caminho a seguir. Seu senso de justiça foi demonstrado no ato pelo qual ele assinou a sentença de morte; seus sentimentos de compaixão pelo fato de que, quando o fez, seus olhos derramaram uma enxurrada de lágrimas. Como todo sentimento generoso de nossa natureza teria sido gratificado se a misericórdia pudesse triunfar, e o oficial jovem e talentoso pudesse ser poupado! No plano da salvação, isso ocorre. O respeito é feito à justiça, mas a misericórdia triunfa. De fato, a justiça implorou pela condenação do pecador, mas a misericórdia se interpôs e ele é salvo. A justiça não é desconsiderada, pois o grande Redentor da humanidade fez tudo o que é necessário para defendê-la; mas há o exercício mais livre e pleno da misericórdia e, enquanto a justiça de Deus é mantida, todo sentimento benevolente nos seios de todos os seres sagrados pode ser gratificado na salvação de inúmeros milhares.

Comentário de E.W. Bullinger

ele . . julgamento = (haverá) julgamento para ele.

julgamento . App-177.

sem piedade . Grego. anileos. Só aqui.

não = não, como Tiago 2: 1 .

regozija-se contra = se vangloria. Grego. katakauchaomai. Veja Tiago 3:14 e Romanos 11:18 .

Comentário de John Calvin

13 Pois ele terá juízo. Esta é uma aplicação do último versículo ao assunto em questão, que confirma completamente a segunda explicação que mencionei: pois ele mostra que, como mantemos a misericórdia de Deus apenas, devemos mostrar isso àqueles a quem o próprio Senhor recomenda. para nós. É, de fato, um elogio singular de bondade e benevolência, que Deus promete que será misericordioso conosco, se formos assim com nossos irmãos: não que nossa misericórdia, por maior que seja, mostrada aos homens, mereça misericórdia de Deus; mas que Deus gostaria que aqueles a quem ele adotou, como ele é para eles um Pai gentil e indulgente, levassem e exibissem sua imagem na terra, de acordo com as palavras de Cristo,

“Sede misericordiosos, como o vosso Pai celestial é misericordioso.”
( Mateus 5: 7. )

Por outro lado, devemos notar que ele não poderia denunciar nada mais severo ou mais terrível do que o julgamento de Deus. Daqui resulta que todos eles são miseráveis ??e perdidos, que não fogem ao asilo do perdão.

E a misericórdia se alegra . Como se ele tivesse dito, “somente a misericórdia de Deus é aquela que nos livra do pavor e do terror do julgamento”. ele se regozija ou se gloria no sentido de ser vitorioso ou triunfante; pois o julgamento da condenação está suspenso em todo o mundo, e nada além de misericórdia pode trazer alívio.

Dura e forçada é a explicação daqueles que consideram a misericórdia como aqui colocada para a pessoa, pois não se pode dizer que os homens se regozijam ou se gloriam adequadamente contra o julgamento de Deus; mas a própria misericórdia triunfa, e só reina quando a severidade do juízo cede; embora eu não negue, mas que daí exista confiança em regozijo, ou seja, quando os fiéis sabem que a ira de Deus de certa maneira cede à misericórdia, para que, sendo aliviados por estes, não sejam dominados pelos primeiros.

Comentário de Adam Clarke

Pois ele terá julgamento – Aquele que não mostrar misericórdia ao homem, ou, em outras palavras, aquele que não se exercitar em obras de caridade e misericórdia para com seus semelhantes necessitados, não receberá misericórdia pelas mãos de Deus; pois ele disse: Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles obterão misericórdia. Os impiedosos, portanto, são amaldiçoados, e não obterão misericórdia.

A misericórdia se alegra com o julgamento – Essas palavras são entendidas de várias maneiras.

  1. A misericórdia, o homem misericordioso, o abstrato para o concreto, exulta sobre o julgamento, ou seja, ele não tem medo disso, tendo agido de acordo com a lei da liberdade: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
  • Sereis exaltados pela misericórdia acima do julgamento.
  • Pois ele (Deus) exalta a misericórdia acima do julgamento.
  • Um homem misericordioso se alegra mais com as oportunidades de mostrar misericórdia do que agir de acordo com a justiça estrita.
  • No grande dia, embora a justiça possa condenar todo homem de acordo com o rigor da lei, Deus fará com que a misericórdia triunfe sobre a justiça, trazendo à sua glória aqueles que, por sua causa, haviam alimentado os famintos, vestido os nus, ministrado para os doentes e visitou os prisioneiros. Veja o que nosso Senhor diz, Mateus 25: 31-46.
  • No MSS. e versões, há uma variedade considerável de leituras neste versículo, e alguns dos sentidos dados acima são derivados dessas leituras. O espírito do ditado pode ser encontrado em outra escritura: terei misericórdia e não sacrifício – prefiro obras de caridade e misericórdia a tudo o mais, e especialmente a todos os atos de adoração. A Lei Real, amarás o teu próximo como a ti mesmo, deve prevalecer particularmente entre os homens, por causa do estado miserável ao qual todos são reduzidos pelo pecado, de modo que cada um precisa da ajuda de seu irmão.

    Comentário de Thomas Coke

    Tiago 2:13 . Pois ele terá juízo sem misericórdia, etc. – “Aquele cuja fé não opera por amor, de acordo com a graça e a obrigação do evangelho, de modo a mostrar compaixão por seus irmãos pobres, passará sob severa sentença de condenação. e ira, a serem executadas contra ele no dia do juízo, sem nenhuma mistura daquela misericórdia que se mantém na doutrina de Cristo; e, pelo contrário, aquele que, como fruto de sua fé, exerce ternura e a benignidade para com eles se regozijará em sua libertação da condenação e da ira, e o medo de ser lançado em juízo; e a misericórdia divina, de acordo com o evangelho, triunfará em seu favor e se gloriará sobre a estrita justiça de acordo com a lei, no último dia do relato, de acordo com a própria representação de nosso Senhor, Mateus 25: 34-46 . ”

    Comentário de John Wesley

    Pois ele terá julgamento sem piedade, que não demonstrou piedade; e a misericórdia se alegra com o julgamento.

    Julgamento sem piedade será para ele – Naquele dia.

    Quem não mostrou misericórdia – A seus pobres irmãos. Mas a misericórdia de Deus para com os crentes, respondendo ao que eles demonstraram, se gloriará sobre o julgamento.

    Referências Cruzadas

    Gênesis 42:21 – Eles se prontificaram a fazer isso e disseram uns aos outros: “Certamente estamos sendo punidos pelo que fizemos a nosso irmão. Vimos como ele estava angustiado, quando nos implorava por sua vida, mas não lhe demos ouvidos; por isso nos sobreveio esta angústia”.

    Juízes 1:7 – Então Adoni-Bezeque disse: “Setenta reis com os polegares das mãos e dos pés cortados apanhavam migalhas debaixo da minha mesa. Agora Deus me retribuiu por aquilo que lhes fiz”. Eles o levaram para Jerusalém, onde morreu.

    Jó 22:6 – Sem motivo você exigia penhores dos seus irmãos; você despojava das roupas os que quase nenhuma tinham.

    Salmos 85:10 – O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se beijarão.

    Provérbios 21:13 – Quem fecha os ouvidos ao clamor dos pobres também clamará e não terá resposta.

    Isaías 27:11 – Quando os seus ramos estão secos e quebram-se, as mulheres fazem fogo com eles, pois esse é um povo sem entendimento. Por isso aquele que o fez não tem compaixão dele, aquele que o formou não lhe mostra misericórdia.

    Jeremias 9:24 – mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois eu sou o Senhor, e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que me agrado”, declara o Senhor.

    Ezequiel 33:11 – Diga-lhes: ‘Juro pela minha vida, palavra do Soberano Senhor, que não tenho prazer na morte dos ímpios, antes tenho prazer em que eles se desviem dos seus caminhos e vivam. Voltem! Voltem-se dos seus maus caminhos! Por que iriam morrer, ó nação de Israel? ’

    Miquéias 7:18 – Quem é comparável a ti, ó Deus, que perdoas o pecado e esqueces a transgressão do remanescente da sua herança? Tu que não permaneces irado para sempre, mas tens prazer em mostrar amor.

    Mateus 5:7 – Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia.

    Mateus 6:15 – Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas”.

    Mateus 7:1 – “Não julguem, para que vocês não sejam julgados.

    Mateus 18:28 – “Mas quando aquele servo saiu, encontrou um de seus conservos, que lhe devia cem denários. Agarrou-o e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Pague-me o que me deve! ’

    Mateus 25:41 – “Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos.

    Lucas 16:25 – “Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembre-se de que durante a sua vida você recebeu coisas boas, enquanto que Lázaro recebeu coisas más. Agora, porém, ele está sendo consolado aqui e você está em sofrimento.

    Efésios 1:6 – para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.

    Efésios 2:4 – Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,

    Tiago 5:4 – Vejam, o salário dos trabalhadores que ceifaram os seus campos, e que por vocês foi retido com fraude, está clamando contra vocês. O lamento dos ceifeiros chegou aos ouvidos do Senhor dos Exércitos.

    1 João 4:8 – Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.

    1 João 4:18 – No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *