Estudo de Mateus 5:7 – Comentado e Explicado

Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!
Mateus 5:7

Comentário de Albert Barnes

Bem-aventurados os misericordiosos – Ou seja, aqueles que são tão afetados pelos sofrimentos dos outros que estão dispostos a aliviá-los. Isso é dado como evidência de piedade e diz-se que aqueles que mostram misericórdia com os outros a obterão. O mesmo sentimento é encontrado em Mateus 10:42 ; “Todo aquele que der para beber a um desses pequeninos apenas um copo de água fria, em nome de um discípulo, em verdade vos digo que nunca perderá sua recompensa.” Veja também Mateus 25: 34-40 . Isso deve ser feito com o desejo de glorificar a Deus; isto é, em obediência aos seus mandamentos, e com um desejo de que ele seja honrado, e com um sentimento de que estamos beneficiando uma de suas criaturas. Então ele considerará isso feito a ele e nos recompensará. Veja o sentimento deste versículo, que os misericordiosos obterão misericórdia, mais plenamente expressa em 2 Samuel 22: 26-27 ; e no Salmo 18: 25-26 .

Em nenhum lugar imitamos a Deus mais do que em mostrar misericórdia. Em nada Deus se deleita mais do que no exercício da misericórdia, Êxodo 34: 6 ; Ezequiel 33:11 ; 1 Timóteo 2: 4 ; 2 Pedro 3: 9 . Para nós, pecadores culpados; para nós, miserável, moribundo e exposto à aflição eterna, ele demonstrou sua misericórdia ao dar a seu Filho que morresse por nós; expressando sua vontade de perdoar e nos salvar; e enviando seu Espírito para renovar e santificar nossos corações. Cada dia de nossa vida, cada hora e cada momento, participamos de sua misericórdia imerecida. Todas as bênçãos que desfrutamos são provas de sua misericórdia. Se, então, mostramos misericórdia aos pobres, aos miseráveis, aos culpados, isso mostra que somos como Deus. Temos o espírito dele e não perderemos nossa recompensa. E temos muitas oportunidades para fazê-lo. Nosso mundo está cheio de culpa e angústia, que podemos ajudar a aliviar; e todos os dias de nossas vidas, temos oportunidade, ajudando os pobres e miseráveis, e perdoando aqueles que nos ferem, para mostrar que somos como Deus. Veja as notas em Mateus 6: 14-15 .

Comentário de Joseph Benson

Mateus 5: 7 . Bem-aventurados [ou felizes ] são os misericordiosos – os ternos, compassivos, bondosos e beneficentes, que, sendo afetados interiormente pelas enfermidades, necessidades e misérias de seus semelhantes, e sentindo-os como seus, com terna simpatia esforçar-se, como eles têm capacidade, para aliviá-los; e que, não limitando seus esforços à comunicação de alívio temporal aos necessitados e miseráveis, trabalham também para fazer o bem espiritual; iluminar as trevas da mente dos homens, curar os distúrbios de suas almas e recuperá-los do vício e da miséria, de todo temperamento profano e infeliz, de toda palavra e obra pecaminosa; sempre manifestando disposição para perdoar as falhas dos outros, pois eles mesmos precisam e esperam perdão de Deus. Os misericordiosos, diz Erasmus, são aqueles “que, através do amor fraterno, consideram a própria miséria de outra pessoa; que choram as calamidades dos outros; que, por sua própria propriedade, alimentam os famintos e vestem os nus; que advertem os que estão errados, informam os ignorantes, perdoam os ofensores; e que, em suma, envidam todos os esforços para aliviar e confortar os outros. ” Eles obterão misericórdia – Quando mais precisarem. Ao lidar com seus semelhantes, Deus irá lidar com eles. Ele inclinará os homens a mostrar-lhes misericórdia e a lidar com eles neste mundo, e ele próprio lhes concederá misericórdia e bondade amorosa no dia das contas finais. E como os melhores e mais felizes da humanidade podem precisar até do primeiro, e na medida em que todos desejarem o segundo, esse é certamente um argumento forte e poderoso para nos convencer a mostrar misericórdia aos homens, de todas as formas ao nosso alcance, que Deus e os homens podem mostrar misericórdia de nós. Acrescente a isso, que, se não houvesse outro incentivo, o conforto e a satisfação decorrentes de uma disposição que nos torna tão parecidos com nosso Pai celestial, poder-se-ia supor que fosse suficiente para prevalecer conosco, tentando, especialmente neste caso, imitar Aquele que, sendo tocado com o sentimento de nossas enfermidades, trabalhava diariamente para aliviá-las, e até as tomava sobre si mesmo, continuando a fazer o bem e, finalmente, desistindo de sua vida para resgatar a nossa.

Comentário de E.W. Bullinger

misericordioso = compassivo. Compare Salmos 41: 1 .

misericórdia. Não apenas agora, mas na manifestação do reino, Tiago 2:13 (compare Hebreus 4:16 ; Hebreus 8:12 ; Hebreus 10:28 ).

Comentário de John Calvin

7. Felizes são os misericordiosos Este paradoxo também contradiz o julgamento dos homens. (367) O mundo considera esses homens felizes, que não se preocupam com as angústias dos outros, mas consultam sua própria facilidade. Cristo diz que aqueles são felizes, que não estão apenas preparados para suportar suas próprias aflições, mas para participar das aflições de outros – que ajudam os miseráveis ??- que participam de boa vontade com aqueles que estão em perigo – que vestem eles mesmos, por assim dizer, com as mesmas afeições, para que possam estar mais prontamente dispostos a prestar assistência. Ele acrescenta, pois eles obterão misericórdia – não apenas com Deus, mas também entre os homens, cujas mentes Deus disporá para o exercício da humanidade. (368) Embora o mundo inteiro às vezes seja ingrato e possa retribuir a pior recompensa àqueles que fizeram atos de bondade com eles, deve ser considerado o suficiente, que a graça é concedida a Deus pelos misericordiosos e humanos, para que eles, por sua vez, o considerem gracioso e misericordioso ( Salmos 103: 8 ).

Comentário de Adam Clarke

O misericordioso – A palavra misericórdia, entre os judeus, significava duas coisas: o perdão dos ferimentos e a esmola. Nosso Senhor, sem dúvida, leva-o em sua latitude mais completa aqui. Para conhecer a natureza da misericórdia, precisamos apenas consultar o significado gramatical da palavra latina misericordia , da qual deriva a nossa. É composto de duas palavras: miserans , piedade e cor , o coração; ou miseria cordis , dor no coração. A misericórdia supõe duas coisas:

  1. Um objeto angustiado: e,
  • Uma disposição do coração, através da qual é afetado ao ver esse objeto.
  • Essa virtude, portanto, não é outra senão uma emoção viva do coração, que é excitada pela descoberta da miséria de qualquer criatura; e uma emoção que se manifesta externamente, por efeitos adequados à sua natureza. , to cry, or lament grievously; O homem misericordioso é aqui denominado por nosso Senhor e?e?µ?? , de e?e?? , que geralmente é derivado do hebraico il?? chil , para sentir dor, como uma mulher de parto: ou de ??? galal , para chorar ou lamentar-se gravemente; porque um homem misericordioso entra nas misérias do próximo, sente e chora com ele.

    Eles obterão misericórdia – a misericórdia não é comprada, mas ao preço da própria misericórdia; e mesmo esse preço é um presente da misericórdia de Deus. Que misericórdia essas pessoas vingativas esperam, que não perdoam nada e estão sempre prontas para melhorar todas as vantagens que têm de se vingar? Qualquer que seja a misericórdia que um homem mostre a outro, Deus cuidará de mostrar o mesmo a ele. A seguinte frase elegante e nervosa de um de nossos melhores poetas é digna da atenção mais séria do leitor:

    “A qualidade da misericórdia não é forçada;

    Gota como a chuva suave do céu

    Sobre o lugar abaixo. É duas vezes abençoado;

    Ele abençoa quem dá e quem recebe:

    É o mais poderoso no mais poderoso: torna-se

    O monarca trono melhor do que sua coroa

    É um atributo do próprio Deus;

    E o poder terreno mostra o mais semelhante de Deus,

    Quando a misericórdia tempera a justiça. –

    Embora a justiça seja o teu apelo, considere isso,

    Que, no curso da justiça, nenhum de nós

    Deve ver a salvação. Oramos por misericórdia;

    E essa mesma oração nos ensina a prestar

    Os feitos da misericórdia. –

    Ora, todas as almas que foram perdidas foram uma vez:

    E aquele que poderia ter melhor aproveitado a vantagem

    Descobri o remédio. Como você seria,

    Se Aquele que é o topo do julgamento deveria

    Mas julgar você como você é? O! pense nisso;

    E a misericórdia então respirará dentro dos seus lábios,

    Como homem, novo feito

    Como você espera pela misericórdia, sem render nada? ”

    No folheto Shabbath, fol. 151, há um ditado muito parecido com o do nosso Senhor.

    “Quem mostra misericórdia para com os homens, Deus mostra misericórdia para com ele; mas para quem não mostra misericórdia para com o homem, Deus não mostra misericórdia.

    Comentário de Thomas Coke

    Mateus 5: 7 . Bem-aventurados os misericordiosos Aqueles que sentem as tristezas dos outros como suas e com terna simpatia, apressam-se em aliviá-las. O Dr. Heylin comenta excelentemente essa bem-aventurança, quase nas seguintes palavras; que a fragilidade da natureza humana torna os homens continuamente sujeitos a abusos e perverte as boas disposições que a religião excitaria; assim, o luto pelo pecado pode degenerar em uma melancolia sombria e melancolia; e alguns, por estarem descontentes, por terem razão consigo mesmos, ficarem irritados e irritados com eles; e novamente, no que diz respeito à fome e sede de justiça, isto é, santidade e virtude universal (ver cap. Mateus 3:15 .), os homens, quando chamados a Cristo e à verdadeira religião, têm convicções poderosas em relação à turvação da virtude. vício, com o perigo e a culpa de negligenciar a Cristo e a santidade, de deixar de lado o perdão de seus pecados e a santificação de sua natureza. E eles devem cultivar cuidadosamente essas convicções e imprimi-las profundamente em suas mentes por meditações assíduas; mas, sobretudo, indo a Jesus Cristo em fervorosa oração, como o único refúgio da alma penitente. Mas, não obstante, como as especulações da justiça são agradáveis ??e a prática dela trabalhosa; e como é muito mais fácil desejar que os outros sejam santos, do que se tornarem eles mesmos; acontece com demasiada frequência que eles aplicam mal sua preocupação com os interesses da religião à moral de outros homens e estão mais concentrados nas falhas de seus vizinhos do que nas suas. Assim, eles desviam o zelo e fazem com que evapore nas quimeras de reformar o público; enquanto eles mesmos estão sob o domínio do pecado. Mas fome e sede são pessoais; pois ninguém anseia pelo desejo do outro, mas pelo seu. Os santos desejos que o Espírito de Deus excita em seus servos tendem principalmente a seu próprio perdão e sua própria purificação: e no progresso dessa obra, quero dizer, enquanto lamentam por sua própria loucura e anseiam por sua própria falta de justiça , eles vão suportar as loucuras de outros homens e são muito indulgentes com a falta de justiça deles ; um desejo que eles experimentam tão sensatamente em si mesmos. Para amadurecer essa boa disposição à qual, através da graça onipotente, o estado já descrito os leva, Cristo aqui tão oportunamente pronuncia sua bênção: Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia. Veja as reflexões para obter mais visões sobre este assunto.

    Comentário de John Wesley

    Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.

    Os misericordiosos – os bondosos: aqueles que amam a todos os homens como a si mesmos: obterão misericórdia – Qualquer misericórdia que desejamos de Deus, o mesmo mostremos aos nossos irmãos. Ele nos pagará mil vezes, o amor que temos a alguém por ele.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *