Estudo de 1 João 4:18 – Comentado e Explicado

No amor não há temor. Antes, o perfeito amor lança fora o temor, porque o temor envolve castigo, e quem teme não é perfeito no amor.
1 João 4:18

Comentário de Albert Barnes

Não há medo no amor – o amor não é um afeto que produz medo. No amor que temos por um pai, um filho, um amigo, não há medo. Se um homem tivesse perfeito amor a Deus, ele não teria medo de nada – pois o que ele teria que temer? Ele não teria medo da morte, pois não teria nada a temer além da sepultura. É a culpa que faz as pessoas temerem o que está por vir; mas aquele cujos pecados são perdoados e cujo coração está cheio do amor de Deus, não tem nada a temer neste mundo ou no mundo vindouro. Os anjos no céu, que sempre amaram a Deus e uns aos outros, não têm medo, pois não têm nada a temer no futuro; os remidos no céu, resgatados de todo perigo e cheios do amor de Deus, não têm nada a temer; e, na medida em que esse mesmo amor opera na terra, ele libera a alma agora de toda a apreensão do que está por vir.

Mas o amor perfeito lança fora o medo – isto é, o amor que é completo ou que pode exercer sua influência adequada sobre a alma. Tanto quanto existe, sua tendência é libertar a mente dos alarmes. Se existisse em qualquer alma em um estado absolutamente perfeito, essa alma estaria completamente livre de todo medo em relação ao futuro.

Porque o medo tem tormento – é uma emoção dolorosa e angustiante. Assim, os homens sofrem com o medo da pobreza, das perdas, do luto, das doenças, da morte e das aflições futuras. De todas essas apreensões angustiantes, esse amor de Deus que fornece uma evidência da verdadeira piedade nos liberta.

Aquele que teme, não é aperfeiçoado no amor – Aquele sobre cuja mente permanece a apreensão da ira futura, mostra que o amor em sua alma não realizou sua obra completa. Talvez isso nunca aconteça em ninguém até que cheguemos ao mundo celestial, embora existam muitas mentes tão cheias de amor a Deus, que sejam livremente libertadas do medo.

Comentário de Joseph Benson

1 João 4: 18-19 . Não há medo no amor – Nenhum medo servil ou atormentador, desconfiança ou desconfiança podem estar onde o amor reina; mas o amor perfeito e maduro lança fora tal medo, porque tal medo os atormenta – E assim é inconsistente com a felicidade do amor. Aquele que teme não é aperfeiçoado no amor – no sentido acima explicado. Estude, portanto, para aumentar cada vez mais essa nobre afeição do amor a Deus, e você encontrará sua felicidade aumentando proporcionalmente a ela. Observa, leitor, um mero homem natural não tem medo nem amor de Deus; alguém que é despertado e convencido do pecado, tem medo sem amor; um bebê em Cristo, amor e medo; um pai em Cristo, ame sem medo. Nós o amamos, porque ele nos amou primeiro – Essa é a soma de toda religião, o genuíno modelo do cristianismo. Ninguém pode dizer mais; por que alguém deveria dizer menos ou falar menos inteligivelmente?

Comentário de E.W. Bullinger

não = não, 1 João 4: 3 .

perfeito . App-125.

tormento = punição. Grego. kolasia. Veja Mateus 25:46 .

Comentário de John Calvin

18 Não há medo Ele agora elogia a excelência dessa bênção afirmando o efeito contrário, pois ele diz que somos atormentados continuamente até que Deus nos liberte da miséria e da angústia pelo remédio de seu próprio amor por conosco. O significado é que, como não há nada mais infeliz do que ser assediado pela inquietação contínua, obtemos conhecendo o amor de Deus por nós o benefício de uma calma pacífica além do alcance do medo. Portanto, parece que um dom singular de Deus é ser favorecido com seu amor. Além disso, a partir dessa doutrina, ele atualmente fará uma exortação; mas antes que ele nos exorte ao dever, ele nos recomenda esse dom de Deus, que pela fé remove nosso medo.

Esta passagem, eu sei, é explicada de outra maneira por muitos; mas considero o que o apóstolo significa, não o que os outros pensam. Dizem que não há medo no amor, porque, quando amamos voluntariamente a Deus, não somos constrangidos pela força e pelo medo de servi-lo. Então, de acordo com eles, o medo servil é aqui posto em oposição à reverência voluntária; e daí surgiu a distinção entre medo servil e filial. De fato, permito que seja verdade que, quando voluntariamente amamos a Deus como Pai, não somos mais constrangidos pelo medo de punição; mas essa doutrina não tem nada em comum com esta passagem, pois o apóstolo apenas nos ensina que, quando o amor de Deus é por nós visto e conhecido pela fé, a paz é concedida às nossas consciências, para que elas não mais tremam e temam.

Pode-se perguntar, no entanto, quando o amor perfeito expele o medo, pois, como somos dotados de algum gosto apenas do amor divino para conosco, nunca podemos ser totalmente libertos do medo? A isto respondo que, embora o medo não seja totalmente abalado, ainda quando fugimos para Deus como um porto tranquilo, a salvo e livre de todo o perigo de naufrágios e tempestades, o medo é realmente expulso, pois dá lugar à fé . Então o medo não é tão expulso, mas que assola nossas mentes, mas é tão expulso que não nos atormenta nem impede a paz que obtemos pela fé.

O medo atormenta Aqui, o apóstolo amplia ainda mais a grandeza daquela graça da qual ele fala; pois, como é uma condição extremamente miserável sofrer tormentos contínuos, não há mais nada a desejar do que apresentar-nos diante de Deus com uma consciência tranquila e uma mente calma. O que alguns dizem que os servos temem, porque têm diante de seus olhos castigo e vara, e que não cumprem seu dever, exceto quando forçados, não têm nada a ver, como já foi afirmado, com o que o apóstolo diz aqui. Assim, na próxima cláusula, a exposição dada, que aquele que teme não é perfeito no amor, porque ele não se submete de bom grado a Deus, mas prefere se libertar de seu serviço, não se comporta absolutamente com o contexto. Pelo contrário, o apóstolo nos lembra que é devido à descrença quando alguém teme, isto é, tem uma mente perturbada; pois o amor de Deus, realmente conhecido, tranquiliza o coração. (88)

“Medo” é o medo do julgamento, mencionado no versículo 17, e diz-se que quem teme não é aperfeiçoado ou aperfeiçoado no amor, o que obviamente se refere ao amor em nós. E então segue-se imediatamente: “Nós o amamos “, e o motivo é atribuído “porque ele nos amou primeiro”. Depois, ele passa a mostrar a necessidade indispensável de ter amor a Deus e aos irmãos – Ed .

Comentário de Adam Clarke

Não há medo no amor – O homem que sente que ama a Deus de todo o coração nunca pode temê-lo como seu juiz. Como ele agora é participante de seu Espírito e carrega em sua consciência uma sensação da aprovação Divina, ele não tem nada desse medo que produz terror ou traz tormento. O amor perfeito – essa plenitude de amor que ele recebeu expulsa o medo – remove todo o terror relativo a esse dia de julgamento, pois é disso que o apóstolo fala particularmente. E como é inconsistente com o gracioso desígnio de Deus deixar seus seguidores infelizes, e como ele não pode ser infeliz cujo coração está cheio do amor de seu Deus, esse amor deve necessariamente excluir esse medo ou terror; porque isso traz tormento e, portanto, é inconsistente com a felicidade que um homem deve ter e que desfruta continuamente da aprovação de seu Deus.

Aquele que teme – Aquele que ainda é incerto a respeito de seu interesse em Cristo; que, apesar de ter muitos desenhos celestiais, e muitas vezes se sentar com Cristo em alguns momentos em um trono de amor, sente dos males do coração um pavor do dia do julgamento; não é aperfeiçoado em amor – ainda não recebeu o testemunho permanente do Espírito de que ele é gerado por Deus; nem aquela plenitude de amor a Deus e ao homem que exclui a inimizade da mente carnal e que é seu privilégio receber. Mas o caso de um homem assim está desesperado? Não: não é desesperador nem deplorável; ele está no caminho da salvação, e não muito longe do reino dos céus. Que tais pessoas busquem seriamente, e acreditem fervorosamente no Filho de Deus; e em breve ele lhes dará outro batismo de seu Espírito, limpará todo o fermento antigo e encherá toda a sua alma com aquele amor que é o cumprimento da lei. Aquele que ainda não é perfeito em amor pode rapidamente se tornar assim, porque Deus pode dizer em um momento: eu quero, seja limpo; e imediatamente sua lepra partirá. Entre os homens, encontramos alguns que não têm amor nem medo; outros que têm medo sem amor; outros que têm amor e medo; e outros que têm amor sem medo.

  1. Desprezados, e homens mundanos em geral, não têm medo nem amor de Deus.
  • Penitentes profundamente despertos e angustiados têm o medo ou o terror de Deus sem o seu amor.
  • Os bebês em Cristo, ou jovens convertidos, costumam ter um medo angustiante misturado ao amor.
  • Cristãos adultos têm amor sem esse medo; porque o medo atormenta, e eles são sempre felizes, sendo cheios de Deus. Veja a nota do Sr. Wesley neste lugar.
  • Não devemos supor que o amor de Deus derramado no coração seja sempre imperfeito em si; é apenas isso em grau. Pode haver um grau menor ou maior do que é perfeito em si; assim é com respeito ao amor que os seguidores de Deus têm; eles podem ter medidas ou graus de amor perfeito sem a sua plenitude. Não há nada imperfeito no amor de Deus, seja considerado existente em si mesmo ou comunicado aos seus seguidores.
  • Não devemos supor que o amor de Deus libere todo tipo de medo da alma; apenas expulsa aquilo que atormenta.
  • Um medo filial é consistente com os mais altos graus de amor; e até necessário para a preservação dessa graça. Este é propriamente seu guardião; e, sem isso, o amor logo degeneraria em apatia, ou ousadia presuntiva.
  • Tampouco expulsa aquele medo que é tão necessário para a preservação da vida; aquele medo que leva um homem a fugir do perigo, para que sua vida não seja destruída.
  • Tampouco expõe esse medo que pode ser gerado por um súbito alarme. Tudo isso é necessário para o nosso bem-estar. Mas isso destrói,
  • O medo da falta;
  • O medo da morte; e
  • 3. O medo ou terror do julgamento. Todos esses medos trazem tormento e são inconsistentes com esse amor perfeito.

    Comentário de Thomas Coke

    1 João 4:18 . Não há medo no amor, etc. – “Esse amor perfeito é de uma natureza tão agradável que, embora seja sempre acompanhado por uma santa reverência filial de Deus e um cauteloso medo filial de ofender; ainda assim, não há medo desconfiado ou aterrorizante. de Deus nela, como se ele fosse nosso inimigo, mas esse amor perfeito por ele e por nossos companheiros cristãos por causa dele, quando exaltado a tão alto tom e fervor sob uma forte garantia de seu amor por nós, bane todo medo temido e servil de Deus; porque esse tipo de medo é uma paixão angustiante, totalmente inconsistente com esse amor perfeito e com a doçura, o prazer e a humildade, mas forte confiança que fluem a partir dele. Portanto, é uma conseqüência clara que aquele que tem algum pavor servil de Deus, está longe de viver sob o poder desse maravilhoso e perfeito amor, que brota da plena segurança da fé, e nos permite considerar Deus, não apenas como o objeto mais amável, infinitamente amável em si mesmo, mas como todo o amor a ele. nos.”

    Comentário de John Wesley

    Não há medo no amor; mas o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo atormenta. Aquele que teme não é perfeito no amor.

    Não há medo no amor – Nenhum medo servil pode estar onde o amor reina. Mas o amor perfeito e adulto lança fora o medo servil: porque tal medo os atormenta – E assim é inconsistente com a felicidade do amor. Um homem natural não tem medo nem amor; alguém que é despertado, teme sem amor; um bebê em Cristo, amor e medo; um pai em Cristo, ame sem medo.

    Referências Cruzadas

    Jó 15:21 – Só ouve ruídos aterrorizantes; quando se sente em paz, ladrões o atacam.

    Salmos 73:19 – Como são destruídos de repente, completamente tomados de pavor!

    Salmos 88:15 – Desde moço tenho sofrido e ando perto da morte; os teus terrores levaram-me ao desespero.

    Salmos 119:120 – O meu corpo estremece diante de ti; as tuas ordenanças enchem-me de temor.

    Lucas 1:74 – resgatar-nos da mão dos nossos inimigos para servi-lo sem medo,

    Romanos 8:15 – Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: “Aba, Pai”.

    2 Timóteo 1:7 – Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.

    Hebreus 12:28 – Portanto, já que estamos recebendo um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor,

    Tiago 2:19 – Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios crêem — e tremem!

    1 João 4:12 – Ninguém jamais viu a Deus; se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *