Estudo de Gênesis 42:21 – Comentado e Explicado

Disseram uns aos outros: "Em verdade, expiamos o crime cometido contra o nosso irmão, porque víamos a angústia de sua alma quando ele nos suplicava, e não o escutamos! Eis por que veio sobre nós esta desgraça!"
Gênesis 42:21

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 42:21 . Eles disseram um para o outro nada pode nos mostrar mais forte ou lindamente o poder da consciência, e a utilidade da aflição para despertar esse poder, do que essa conversa e essas reprovações mútuas. Vemos, em sua representação, o pequeno Joseph inocente estendendo as mãos ternas e implorando misericórdia, enquanto eles, cheios de inveja sarcástica e barbárie selvagem, o consignam à destruição; vimos a angústia de sua alma quando ele nos rogou e não quisemos ouvir. Esta circunstância é omitida no capítulo 37, que mostra que os escritores sagrados não relacionam todos os detalhes.

Comentário de Adam Clarke

Somos verdadeiramente culpados – Quão finamente são o cargo e a influência da consciência exemplificados nessas palavras! Fazia vinte e dois anos desde que venderam o irmão e, provavelmente, sua consciência estava adormecida até a presente hora. Deus combina e produz aquelas circunstâncias favoráveis ??que produzem atenção e reflexão, e dão peso às exposições da consciência. Quão necessário é ouvir sua voz a tempo, pois aqui pode ser o instrumento da salvação; mas se não for ouvido neste mundo, deve ser ouvido no próximo; e ali, em associação com o fogo inextinguível, será o verme que nunca morre. Leitor, ainda não te descobriu o seu pecado? Ore a Deus para tirar o véu do seu coração e dar-lhe aquele profundo sentimento de culpa que o obrigará a fugir em busca de refúgio para a esperança que lhe é apresentada no Evangelho de Cristo.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 42:21 . Eles disseram um para o outro nada pode nos mostrar mais forte ou lindamente o poder da consciência, e a utilidade da aflição para despertar esse poder, do que essa conversa e essas reprovações mútuas. Vemos, em sua representação, o pequeno Joseph inocente estendendo as mãos ternas e implorando misericórdia, enquanto eles, cheios de inveja sarcástica e barbárie selvagem, o consignam à destruição; vimos a angústia de sua alma quando ele nos rogou e não quisemos ouvir. Esta circunstância é omitida no capítulo 37, que mostra que os escritores sagrados não relacionam todos os detalhes.

Comentário de John Calvin

21. E eles disseram um ao outro . Esta é uma passagem notável, mostrando que os filhos de Jacó, quando reduzidos ao extremo, lembram-se de um fratricídio cometido treze anos antes. Antes que a aflição os pressionasse, eles estavam em um estado de torpor. Moisés relata que, até recentemente, eles falaram sem agitação da morte de José, como se tivessem consciência de que não eram maus. Mas agora eles são compelidos (por assim dizer) a entrar em suas próprias consciências. Vemos então como, na adversidade, Deus procura e tenta os homens; e como, ao dissipar todas as ilusões lisonjeiras, ele não apenas penetra suas mentes com um medo secreto, mas também extorque uma confissão que eles evitariam com prazer. E esse tipo de exame é muito necessário para nós. Maravilhosa é a hipocrisia dos homens em cobrir seus males; e se a impunidade for permitida, sua negligência será aumentada duas vezes. Portanto, nenhum remédio permanece, exceto que aqueles que se entregam ao sono quando o Senhor lida gentilmente com eles devem ser despertados por aflições e punições. José, portanto, produziu um bom efeito quando extorquiu de seus irmãos o reconhecimento de seus pecados, nos quais eles se agradaram com segurança. E o Senhor teve compaixão deles, ao tirar a cobertura com a qual eles haviam sido enganados por muito tempo. Da mesma maneira, enquanto ele diariamente nos castiga pelas mãos do homem, ele nos atrai, como culpados, ao seu tribunal. No entanto, de nada adiantava ser provado pela adversidade, a menos que ele tocasse interiormente o coração; pois vemos como poucos refletem sobre seus pecados, embora advertidos pelas mais severas punições; certamente ninguém chega a esse estado de espírito, mas com relutância. Portanto, não há dúvida de que Deus, a fim de levar os filhos de Jacó ao arrependimento, os impeliu, tanto pelo instinto secreto de seu Espírito quanto pelo castigo externo, a se tornar sensível àquele pecado que havia sido escondido por muito tempo. Observe também o leitor que os filhos de Jacó não apenas fixaram suas mentes em algo próximo, mas consideraram que os castigos divinos foram infligidos de várias maneiras aos pecadores. E, sem dúvida, para apreender os julgamentos divinos, devemos estender nossos pontos de vista. Às vezes, de fato, Deus, ao infligir o castigo atual aos pecadores, os sustenta para observação como num teatro; mas muitas vezes, como se visasse outro objeto, ele se vingou de nossos pecados inesperadamente e de um quarto invisível. Se os filhos de Jacó tivessem meramente procurado alguma causa atual de seus sofrimentos, eles poderiam ter feito nada além de reclamar em voz alta que haviam sido feridos; e finalmente o desespero teria se seguido. Mas, considerando o quão longe a providência de Deus se estende, olhando para além da ocasião imediatamente diante de seus olhos, eles ascendem a uma causa remota. É, no entanto, duvidoso, se eles dizem que serão considerados culpados por causa de seu irmão, ou por causa de seu irmão, ou que eles próprios confessarão que pecaram: pois o substantivo hebraico ????? ( ashaimim ) é ambíguo porque às vezes se refere ao crime cometido, e às vezes à punição, como no latim, piaculum significa tanto o crime quanto a expiação. No geral, é de pouca importância qual significado é preferido, pois eles reconhecem seu pecado na culpa ou no castigo. Mas o último sentido me parece mais simples e genuíno: eles são merecidamente punidos por terem sido tão cruéis com o irmão.

Nisto vimos a angústia de sua alma . Eles reconhecem que é pelo justo julgamento de Deus que eles não obtiveram nada com seus pedidos suplicantes, porque eles mesmos haviam agido de maneira tão cruel com seu irmão. Cristo ainda não havia pronunciado a sentença,

“Com que medida medirdes, isso vos será medido novamente” ( Mateus 7: 2 ,)

mas era um ditame da natureza que aqueles que haviam sido cruéis com os outros eram indignos de comiseração. Quanto mais devemos prestar atenção, para que não sejamos surdos a tantos que ameaçam as Escrituras. Terrível é essa denúncia,

“Quem parar de ouvir o clamor do pobre, também a si mesmo chorará, e não será ouvido.” ( Provérbios 21:13 .)

Portanto, enquanto temos tempo, aprendamos a exercitar a humanidade, a simpatizar com os miseráveis ??e a estender a mão para ajudar. Mas se, a qualquer momento, formos tratados grosseiramente por homens, e nossas orações forem orgulhosamente rejeitadas; então, pelo menos, deixe-nos a pergunta: se nós mesmos, em alguma coisa, agimos mal com os outros; pois embora fosse melhor ser sábio de antemão; é, no entanto, uma vantagem, sempre que outros nos desprezam orgulhosamente, refletir se eles com quem tivemos que lidar, não experimentaram dificuldades semelhantes de nós. “Nosso irmão”, dizem eles, “nos rogou quando ele estava no último extremo: rejeitamos suas orações; portanto, é por retribuição divina que nada podemos obter”. Por essas palavras, eles testemunham que os corações dos homens estão tão sob o governo Divino, que podem ser inclinados à equidade ou endurecidos com rigor inflexível. Além disso, a crueldade deles era odiosa para Deus, porque, uma vez que sua bondade é difundida através do céu e da terra, e sua beneficência é estendida não apenas aos homens, mas também aos animais brutos, nada é mais contrário à sua natureza do que deveríamos cruelmente. rejeitar aqueles que imploram nossa proteção.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 42:21 . Somos verdadeiramente culpados – Este é o justo castigo dessa maldade que cometemos contra nosso irmão. Embora pudéssemos escondê-lo dos homens, agora vemos e sentimos que era conhecido por Deus, que está achando que ele é nosso. Assim, a vingança divina os domina, e a consciência os tortura por um pecado cometido vinte anos antes, e sua aflição, podemos esperar, os levou ao arrependimento. Vimos a angústia de sua alma quando ele nos rogou – Esse particular não é mencionado na história deste caso, registrou o cap. 37., a partir das quais aprendemos as circunstâncias, que o silêncio das Escrituras sobre certos assuntos não é prova suficiente de que eles não ocorreram. Não lemos que os irmãos de Joseph foram levados a sentir esse remorso de consciência, ou confessaram um ao outro durante seus três dias de prisão; mas agora, quando o assunto chegou a uma questão, e eles se viram ainda envergonhados, começaram a ceder. Talvez a menção de Joseph ao temor de Deus os tenha levado em consideração e extorquido essa reflexão deles.

Comentário de John Wesley

E eles disseram um ao outro: Somos verdadeiramente culpados em relação a nosso irmão, porque vimos a angústia de sua alma quando ele nos rogou e não quisemos ouvir; portanto, essa angústia nos sobrevém.

Somos muito culpados em relação ao nosso irmão – não lemos que eles disseram isso durante os três dias de prisão; mas agora, quando o assunto chegou a uma questão, e eles se viram ainda envergonhados, começaram a ceder. Talvez a menção de Joseph ao temor de Deus os tenha levado em consideração e extorquido essa reflexão.

Referências Cruzadas

Gênesis 37:23 – Chegando José, seus irmãos lhe arrancaram a túnica longa,

Gênesis 41:9 – Então o chefe dos copeiros disse ao faraó: “Hoje me lembro de minhas faltas.

Números 32:23 – “Mas, se vocês não fizerem isso, estarão pecando contra o Senhor; e estejam certos de que vocês não escaparão do pecado que cometeram.

Juízes 1:7 – Então Adoni-Bezeque disse: “Setenta reis com os polegares das mãos e dos pés cortados apanhavam migalhas debaixo da minha mesa. Agora Deus me retribuiu por aquilo que lhes fiz”. Eles o levaram para Jerusalém, onde morreu.

2 Samuel 12:13 – Então Davi disse a Natã: “Pequei contra o Senhor! ” E Natã respondeu: “O Senhor perdoou o seu pecado. Você não morrerá.

1 Reis 17:18 – E a mulher reclamou a Elias: “Que foi que eu te fiz, ó homem de Deus? Vieste para lembrar-me do meu pecado e matar o meu filho? “

Jó 33:27 – Depois ele vem aos homens e diz: ‘Pequei e torci o que era certo, mas ele não me deu o que eu merecia.

Jó 34:31 – “Suponhamos que um homem diga a Deus: ‘Sou culpado, mas não vou mais pecar.

Jó 36:8 – Mas, se os homens forem acorrentados, presos firmemente com as cordas da aflição,

Provérbios 1:27 – quando aquilo que temem abater-se sobre vocês como uma tempestade, quando a desgraça os atingir como um vendaval, quando a angústia e a dor os dominarem.

Provérbios 21:13 – Quem fecha os ouvidos ao clamor dos pobres também clamará e não terá resposta.

Provérbios 24:11 – Liberte os que estão sendo levados para a morte; socorra os que caminham trêmulos para a matança!

Provérbios 28:17 – O assassino atormentado pela culpa será fugitivo até a morte; que ninguém o proteja!

Jeremias 2:17 – Não foi você mesma a responsável pelo que lhe aconteceu, ao abandonar o Senhor, o seu Deus?

Jeremias 2:19 – O seu crime a castigará e a sua rebelião a repreenderá. Compreenda e veja como é mau e amargo abandonar o Senhor, o seu Deus, e não ter temor de mim”, diz o Soberano, o Senhor dos Exércitos.

Jeremias 4:18 – “A sua própria conduta e as suas ações trouxeram isso sobre você. Como é amargo este seu castigo! Ele atinge até o seu coração! “

Jeremias 34:17 – “Portanto, assim diz o Senhor: Vocês não me obedeceram; não proclamaram libertação cada um para o seu compatriota e para o seu próximo. Por isso, eu agora proclamo libertação para vocês, diz o Senhor, pela espada, pela peste e pela fome. Farei com que vocês sejam um objeto de terror para todos os reinos da terra.

Oséias 5:15 – Então voltarei ao meu lugar até que eles admitam sua culpa. E eles buscarão a minha face; em sua necessidade eles me buscarão ansiosamente”.

Mateus 7:2 – Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês.

Mateus 27:3 – Quando Judas, que o havia traído, viu que Jesus fora condenado, foi tomado de remorso e devolveu aos chefes dos sacerdotes e aos líderes religiosos as trinta moedas de prata.

Marcos 9:44 – onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.

Marcos 9:46 – onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.

Marcos 9:48 – onde ‘o seu verme não morre, e o fogo não se apaga’.

Lucas 16:28 – pois tenho cinco irmãos. Deixa que ele os avise, a fim de que eles não venham também para este lugar de tormento’.

Atos dos Apóstolos 19:18 – Muitos dos que creram vinham, e confessavam e declaravam abertamente suas más obras.

Tiago 2:13 – porque será exercido juízo sem misericórdia sobre quem não foi misericordioso. A misericórdia triunfa sobre o juízo!

1 João 1:9 – Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *