Estudo de Jeremias 4:2 – Comentado e Explicado

se pela vida do Senhor jurares, lealmente, com retidão e justiça, então as nações incluir-te-ão em suas bênçãos, e almejarão partilhar de tua glória.
Jeremias 4:2

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 4: 2 . E as nações abençoarão, etc. – Esta é uma previsão dos tempos do Evangelho, quando os pagãos deveriam se unir aos israelitas para pagar todos os atos solenes de adoração e devoção somente ao verdadeiro Deus, e ao atribuir toda honra e glória a ele e seu único filho, o Messias, em quem todas as nações deveriam ser abençoadas. Literalmente, é: “As nações desejarão as mesmas bênçãos para si mesmas, como o Deus de Israel concedeu ao seu povo; nem negarão seus louvores a ele, que deu tanta paz e prosperidade aos que o adoram”. Veja Houb.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 4: 2 . E jurarás, etc. – Ao fazer um juramento solene, apelarás, não para ídolos mortos e vaidosos, mas para Jeová, o Deus vivo e verdadeiro. Isto é colocado aqui para toda a adoração a Deus, reconhecendo e possuindo Deus como o único Deus, que é fortemente expresso por esse ato: ver Isaías 48: 1 ; Isaías 65:16 . Na verdade – com sinceridade, sabendo que a questão do juramento é estritamente verdadeira; no julgamento – Deliberadamente, aconselhável e reverentemente, a ocasião sendo grande e importante; em justiça – que ninguém se machuque com isso, que as coisas que fazemos ou que façamos sejam lícitas e possíveis, e que observamos o cumprimento de nossos juramentos. E as nações se abençoarão nele – Este será um meio de induzir as nações pagãs a se voltarem para o Deus verdadeiro e adotarem o mesmo caminho de adoração. Eles se acharão felizes em serem incorporados a ti, para que seja com eles de acordo com a promessa, Gênesis 12: 3 . E nele, eles se gloriarão – Considerando que antes de se gloriarem em seus ídolos, agora se gloriarão somente em Jeová. Isto é evidentemente “uma predição dos tempos do evangelho, quando os pagãos deveriam se unir aos israelitas para prestar todos os atos solenes de adoração e devoção somente ao verdadeiro Deus, e atribuir toda a honra e glória a ele e a seu único Filho, o Messias, em quem todas as nações seriam abençoadas. ”

Comentário de Adam Clarke

Jurarás: O Senhor vive – Não te vincularás a nenhum deus falso; Tu Me reconhecerás como o Supremo. Ligue-se a mim e a mim; e faça isso na verdade, no julgamento e na justiça.

As nações se abençoarão nele – devem estar totalmente convencidas do poder e da bondade de Jeová ao ver a mudança exercida sobre ti, e as misericórdias amontoadas sobre ti, para que seu modo usual de bênção seja: Que Deus de Israel te abençoe!

Comentário de John Calvin

Aqui o Profeta continua com o mesmo assunto; pois ele nega essas lisonjas, pelas quais eles pensavam que Deus poderia ser pacificado; pois quando eles tinham o nome dele na boca, achavam suficiente para sua defesa: – “O que! não invocamos a Deus? não lhe atribuímos a devida honra quando juramos pelo nome dele? Há nas palavras do Profeta uma parte dada para o todo; pois jurar deve ser tomado por toda a adoração de Deus. Quando, portanto, os israelitas fizeram uma profissão do nome de Deus, pensaram que estavam absolvidos de toda culpa.

Por isso, o Profeta diz : Jurarás verdadeiramente em nome de Deus; isto é, “Você é realmente autoconfiante, porque uma profissão externa de religião lhe parece uma espécie de expiação, sempre que você busca contender com Deus: você se vangloria de ser a semente de Abraão e jura pelo nome de Deus ; mas vós és um sacrilégio, quando assim professas falsamente o nome de Deus. ” Juro então, ele diz, na verdade

Vemos, portanto, como as palavras do Profeta se harmonizam: ele havia dito que Israel até então havia negociado falsamente com Deus, porque eles não haviam cumprido o que prometiam em palavras, pois se perderam; e agora ele acrescenta que isso de nada valeu aos israelitas, que eles clamaram abertamente a Deus e se mostraram para ser seu povo por uma adoração externa: isto, ele diz, não é nada, exceto que você adora a Deus em verdade e em juízo e em retidão.

A verdade, sem dúvida, deve ser tomada aqui por integridade, como veremos no quinto capítulo: é o mesmo como se ele dissesse que Deus não é adorado corretamente, exceto quando o coração está livre de todas as artimanhas e enganos; em resumo, ele quer dizer que não há adoração a Deus sem sinceridade de coração. Mas a verdade, da qual o Profeta fala, é especialmente conhecida pelo julgamento e pela retidão; isto é, quando os homens lidam fielmente uns com os outros, e prestam todo o seu direito, e não buscam seu próprio ganho à custa dos outros. Quando, portanto, a equidade e a retidão são assim observadas pelos homens, cumpre-se o que é exigido aqui pelo Profeta: pois eles não adoram a Deus de maneira falaciosa, nem com palavras vãs, mas realmente mostram que fazem, sem disfarce, temer e reverenciar a Deus.

O que se segue é explicado de várias formas pelos intérpretes; mas o Profeta, sem dúvida, aqui indiretamente reprova os israelitas, porque o nome de Deus havia sido exposto a muitas censuras e zombarias, quando os pagãos disseram, que não havia poder em Deus para ajudar os israelitas e quando o próprio povo expostos a Deus, como se eles tivessem uma justa causa para brigar com ele: – “O que! Deus prometeu que devemos ser modelos de sua bênção; mas estamos expostos às censuras dos pagãos: como pode ser isso? ” Desde então, os israelitas deploraram a sorte deles e jogaram a culpa em Deus. O Profeta dá a resposta: Abençoem a si mesmos as nações e a glória nele. Alguns referem isso aos israelitas, mas não corretamente. De fato, foi dito a Abraão: “Em tua descendência serão abençoadas todas as nações”, ou abençoarão a si mesmas. Mas essa bênção teve seu começo, como é aqui observado pelo Profeta. Pois devemos procurar a causa ou a fonte dessa bênção: como as nações poderiam se abençoar através da semente ou dos filhos de Abraão, exceto que Deus, o autor da bênção, manifestou seu favor pelos filhos de Abraão? Muito apropriadamente então o Profeta diz aqui: Então se abençoem em Deus em todas as nações, e nele se gloriarão; isto é, “Você deve ser responsabilizado, que a maldição de Deus está sobre você e faz de você objetos de reprovação a todas as pessoas, e também que os pagãos desprezam e desprezam o nome de Deus: pois sua impiedade obriga Deus a lidar mais severamente com você do que ele desejava; pois ele está sempre pronto para mostrar sua clemência paterna. Qual é então o obstáculo, para que as nações não se abençoem em Deus e se gloriem nele? isto é, que a religião pura não floresce no mundo inteiro e que todas as nações não vêm a você e se unem na adoração ao único Deus verdadeiro? O obstáculo é a sua impiedade e maldade; esta é a razão pela qual Deus não é glorificado e por que sua felicidade não é celebrada em todos os lugares entre as nações. ” Agora percebemos o significado do Profeta – que os judeus atribuíam sem culpa culpa a Deus, porque foram oprimidos por tantos males; pois haviam adquirido para si todas as suas calamidades e, ao mesmo tempo, deram ocasião aos pagãos para profanarem o nome de Deus por suas reprovações. (99) Segue –

2. Quando jurar: “Vivo vive a Jeová”, na verdade, no juízo e na justiça; Então o chame nações abençoadas, e nele se gloriarão.

Jurar é confessar a Jeová como nosso Deus. Os verbos “abençoar” e “glória” estão no Hithpael, que geralmente tem um sentido recíproco, mas nem sempre. Veja Salmos 72:17 ; Salmos 105: 3 . Este e o versículo anterior pertencem ao último capítulo. – Ed .

Comentário de E.W. Bullinger

jurarás. Referência ao Pentateuco ( Deuteronômio 10:20 ).

na verdade, no julgamento e na justiça. Figura do discurso Hendiatris (App-6) = verdadeiramente, sim, com justiça e retidão, os três se referindo à única coisa, “juraremos” .

Comentário de John Wesley

E jurarás: O Senhor vive, em verdade, em juízo e em justiça; e as nações se abençoarão nele, e nele se gloriarão.

Juro – Isto é colocado aqui para toda a adoração a Deus, reconhecendo e possuindo Deus como o único Deus; o que é fortemente manifestado por este ato.

Na verdade – Que a matéria e a substância disso sejam verdadeiras.

Em julgamento – deliberadamente, com prudência e reverência.

Em retidão – Que ninguém se machuque com isso, que as coisas que envolvemos sejam legais e possíveis, e que olhemos para o desempenho.

As nações – Este será um meio de trabalhar sobre as nações pagãs, para entrar no mesmo caminho de adoração. Eles se acharão felizes em serem incorporados a você, para que seja com eles de acordo com essa promessa, Gênesis 12: 3 .

Glória – Considerando que antes de se gloriarem em seus ídolos, se gloriariam somente em Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *