Estudo de Deuteronômio 10:20 – Comentado e Explicado

Temerás o Senhor, teu Deus, e o servirás. Estarás unido a ele, e só pelo seu nome farás os teus juramentos.
Deuteronômio 10:20

Comentário de John Wesley

Temerás ao SENHOR teu Deus; servirás a ele, e a ele se apegarão e jurarão por seu nome.

A ele se apegar – Com firme confiança, verdadeira afeição e obediência constante.

Comentário de John Calvin

Levítico 19:12 . E não jurareis falsamente por meu nome. Embora Moisés esteja tratando dos deveres da Segunda Mesa, e anteriormente havia proibido homens de lidar fraudulentamente com seus vizinhos, ele ainda acrescenta essa frase como forma de confirmação. No entanto, pode-se inferir da segunda cláusula do versículo que Ele tinha diretamente respeito à glória de Deus quando diz: ” Não profanas o nome do teu Deus”. Pois a ganância furiosa após o ganho faz com que o homem avarento e voraz não apenas defraude os homens, mas se torne insolente ao próprio Deus. Moisés, portanto, embora esteja professando condenar a falsidade e o engano com que nossos vizinhos são feridos, ao mesmo tempo aproveita a ocasião para apresentar a declaração de que devemos tomar cuidado para que, enquanto a cobiça nos impele a cometer erros, a injustiça deve ser feita não apenas para homens, mas também para o próprio Deus. A palavra usada aqui, no entanto, não é ??? , shau, como antes, mas , ? , sheker , o que significa propriamente engano; e, portanto, eu disse que nos ordena que tomemos cuidado para que ninguém, por seu perjúrio, cause algum dano ao próximo; no entanto, que essa proibição tem referência direta ao Terceiro Mandamento, uma vez que Moisés insiste especialmente nesse ponto, que o nome de Deus é profanado por perjúrio e, portanto, ele não apenas inculca a integridade, mas também tem relação com a religião, para que a majestade de Deus não seja violado. A expressão é digna de nota: “Não poluirás o nome de Deus”, porque Deus, que é verdade eterna e imutável, não pode ser mais grosseiramente insultado do que ser convocado como testemunha da falsidade, o que certamente é vergonhoso e perverso. poluição. Isso não foi considerado pelos pagãos, que, embora fingissem reverenciar o nome de Deus em seus juramentos, ainda não fizeram escrúpulos em enganar, se aquele a quem haviam prometido o merecia. Thyestes no poeta diz: “Nunca prometi minha fé, nem a prometo a qualquer pessoa sem fé”; (310) já que seu irmão era um vilão, ele considerou que não tinha nenhuma obrigação válida com ele. É como se a majestade de Deus dependesse dos méritos dos homens, de modo que fosse permitido chamá-Lo para testemunhar enquanto lidamos de maneira enganosa. Que seja, então, nossa firme conclusão: que em nossos juramentos Deus é o primeiro a ser considerado, cujo santo nome é mais precioso do que cem mundos.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 4:4 – mas vocês, que permaneceram fiéis ao Senhor, o Deus de vocês, estão hoje todos vivos.

Deuteronômio 6:13 – Temam o Senhor, o seu Deus, e só a ele prestem culto, e jurem somente pelo seu nome.

Deuteronômio 11:22 – Se vocês obedecerem cuidadosamente todo o mandamento que lhes mando cumprir, amando o Senhor, o seu Deus, andando em todos os seus caminhos e apegando-se a ele,

Deuteronômio 13:4 – Sigam somente o Senhor, o seu Deus, e temam a ele somente. Cumpram os seus mandamentos e obedeçam-lhe; sirvam-no e apeguem-se a ele.

Josué 23:8 – Mas apeguem-se somente ao Senhor, ao seu Deus, como fizeram até hoje.

Salmos 63:11 – Mas o rei se alegrará em Deus; todos os que juram pelo nome de Deus o louvarão, mas as bocas dos mentirosos serão tapadas.

Isaías 45:23 – Por mim mesmo eu jurei, a minha boca pronunciou com toda integridade uma palavra que não será revogada: Diante de mim todo joelho se dobrará; junto a mim toda língua jurará.

Mateus 4:10 – Jesus lhe disse: “Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto’”.

Lucas 4:8 – Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto’”.

Atos dos Apóstolos 11:23 – Este, ali chegando e vendo a graça de Deus, ficou alegre e os animou a permanecerem fiéis ao Senhor, de todo o coração.

Romanos 12:9 – O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *